A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ CLUBE DE PROTEÇÃO CIVIL CLUBE PROTEÇÃO CIVIL Normas de Evacuação 1 Clube de Proteção Civil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ CLUBE DE PROTEÇÃO CIVIL CLUBE PROTEÇÃO CIVIL Normas de Evacuação 1 Clube de Proteção Civil."— Transcrição da apresentação:

1

2 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ CLUBE DE PROTEÇÃO CIVIL CLUBE PROTEÇÃO CIVIL Normas de Evacuação 1 Clube de Proteção Civil

3 CLUBE DE PROTEÇÃO CIVIL O que é? Responsável por tratar todas as questões relacionadas com a cidadania. Toda a informação disponível em www2.nonio.uminho.pt/ebafeijo disciplina Clube de Proteção Civil. Quem faz parte? Professores (Prof.º Filinto Elísio, Prof.ª Sandra Fernandes e Prof.ª Eduarda Vale e Coordenadores Estabelecimento); Funcionários (Sr.º Eduardo Amorim e Sr.º José Cruz); Alunos – INFORMA-TE COM O TEU DIRETOR DE TURMA; Comissão Municipal de Proteção Civil (Colaboração). O que fazem os membros? Onde? Terças e quintas feiras das 11:45 às 12:40 Na sala 4 B3 Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 2 Preparam e dinamizam as atividades. Participam de forma mais ativa nas atividades (Simulacro, Comemorações do Dia Mundial de Proteção Civil, etc.).

4 O QUE É O PLANO DE SEGURANÇA INTERNA? Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 3 Documento Orientador com Medidas de intervenção em caso de Emergência, que tomam a forma de procedimentos de emergência ou de planos de emergência interno, conforme a categoria de risco.

5 SEGURANÇA INTERNA  A segurança deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa – pessoal docente e não docente, alunos, pais, encarregados de educação e representantes autárquicos. Assim todos devemos: Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 4 Dar cumprimento aos imperativos legais Portaria 1532/2008 E Decreto Lei 220-2008 Conhecer o Plano de Segurança Interno Proceder de forma cívica: Nos Exercícios de Simulação; Em situações de emergência.

6 SEGURANÇA INTERNA Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 5  Juntamente com o teu Diretor de Turma, deves :  Participar na análise e discussão desta apresentação;  Localizar e analisar a sinalética das plantas de emergência afixadas no bloco onde te encontras.

7 O QUE FAZER EM CASO DE INCÊNDIO?  Manter sempre a calma;  Avisar rapidamente o primeiro adulto que encontrares;  Se o fogo se prender às tuas roupas, não correr. Atira-te ao solo e rola sobre ti próprio;  Se ouvir uma explosão, atira-te ao solo e protege a nuca com os braços;  Perante o fumo, proteger a boca e o nariz com um pano, de preferência molhado. Caminhar agachado, pois junto ao solo há menos fumo;  Se o fumo te impedir a fuga, anunciar a tua presença, fazendo-te ouvir e aguardar socorro. Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 6

8 O QUE FAZER EM CASO DE SISMO  Sair pelas janelas;  Aceder às varandas;  Utilizar elevadores;  Correr para as saídas se estiveres num andar superior do edifício, pois as escadas podem ficar congestionadas;  Posicionar-te no meio da sala e junto das saídas. Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 7  Agir imediatamente (Não deixar passar o tempo);  Manter a calma;  Manter-te afastado de:  Janelas e painéis de vidro, espelhos, candeeiros ou móveis, prateleiras ou outros objetos que possam cair;  Posicionar-te perto de:  vãos de portas, de preferência em paredes mestras, cantos das salas, debaixo de mesas, camas ou outras superfícies resistentes;  Ajoelhar-te e protege a cabeça e os olhos com as mãos. CORRETO INCORRETO (Se te encontrares no interior de um edifício)

9 O QUE FAZER EM CASO DE SISMO  Entrar em edifícios;  Colocar-te perto de obstáculos que possam cair (árvores, postes, candeeiros, muros) e muito perto dos edifícios. Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 8 CORRETO INCORRETO Se estiveres no exterior:  Afastar-te dos edifícios altos, postes de eletricidade e outros objetos que possam cair.  Dirigir-te para um local aberto;  Deitar-te no solo e proteger os olhos e a cabeça;  Estar atento ao que se passa ao teu redor.

10 SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA  QUEM DECIDE O QUE FAZER? Em caso de emergência na escola, é à direção da escola que cabe decidir sobre a evacuação total ou parcial das instalações. SINAL DE ALARME  O sinal de alarme será dado através de três toques de campainhas interrompidos por pausas  Seguir as instruções do professor se estiveres em sala de aula ou de um funcionário no exterior. Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 9

11 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ CLUBE DE PROTEÇÃO CIVIL NORMAS DE EVACUAÇÃO Normas de Evacuação 10 Clube de Proteção Civil

12 EVACUAÇÃO, Como proceder Ao ouvires o sinal de alarme, três toques de campainhas interrompidos por pausas Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 11  Mantém a calma. Segue as orientações do teu professor.  Não te preocupes com o material escolar. Deixa-o em cima da carteira tal como está.  Deves formar uma fila, juntamente com os teus colegas de turma.  O Delegado vai à frente e é designado por Chefe de Fila, que se dirige de imediato para a porta da sala de aula, abre-a completamente e com rapidez;  Todos devem sair em fila indiana ;  O Professor vai em último lugar. É designado de Cerra-Fila. É ele quem fecha (e não tranca) a porta, assegurando-se que não fica ninguém na sala. EM SALA DE AULA

13 EVACUAÇÃO, Como proceder Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 12  Se te encontrares no 1.º andar, desce as escadas sempre em fila ;  Circula pela direita ;  Desloca-te imediatamente para o exterior ;  Segue as instruções do funcionário do bloco. Ao ouvires o sinal de alarme, três toques de campainhas interrompidos por pausas NO EXTERIOR NOS BLOCOS  Desloca-te imediatamente para o ponto de reunião.

14 PONTO DE REUNIÃO Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 13  O ponto de reunião é o CAMPO DESPORTIVO ;  Forma uma fila juntamente com os teus colegas de turma e aguarda a contagem feita pelo professor para assegurar que não falta ninguém.  Enquanto não se volta à normalidade deves permanecer sempre no mesmo local, junto dos teus colegas e professor ;  O regresso à normalidade é definido pela direção da escola que informará a comunidade educativa pelos meios que julgar mais convenientes.  Só depois todos regressarão ao local onde se encontravam.

15 ALGUNS ENDEREÇOS DE INTERESSE  Disciplina Clube de Proteção Civil (categoria Comunidade) em :  http://www2.nonio.uminho.pt/ebafeijo http://www2.nonio.uminho.pt/ebafeijo  Comissão Municipal de Proteção civil (Menu Proteção Civil) em:  http://www.cm-pontedelima.pt http://www.cm-pontedelima.pt  Autoridade Municipal de Proteção Civil em:  http://www.proteccaocivil.pt/InformacaoPublica/RecInformativosP edagogicos http://www.proteccaocivil.pt/InformacaoPublica/RecInformativosP edagogicos NOTA: Esta apresentação está disponível para consulta na disciplina Clube de Proteção Civil e nos computadores da biblioteca escolar. Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 14


Carregar ppt "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ CLUBE DE PROTEÇÃO CIVIL CLUBE PROTEÇÃO CIVIL Normas de Evacuação 1 Clube de Proteção Civil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google