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Capítulo 4.

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Apresentação em tema: "Capítulo 4."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 4

2 A transformação do trabalho e do mercado de trabalho

3 A transformação do trabalho e do mercado de trabalho
“A transformação tecnológica e administrativa do trabalho e das relações produtivas dentro e em torno da empresa emergente em rede”

4 Trabalhadores ativos na rede, desempregados e trabalhadores com jornada flexível

5 A evolução histórica da estrutura ocupacional e do emprego nos países capitalistas avançados

6 A evolução histórica da estrutura ocupacional e do emprego nos países capitalistas avançados
“ Transformação de estrutura ocupacional, ou seja, da composição das categorias profissionais e do emprego”.

7 Mercado de trabalho 1920 2005 G7

8 Mercado de trabalho de 1920 a 2005
“Variação histórica de modelos de mercado de trabalho segundo as instituições , a cultura e os ambientes políticos específicos”. Transição à sociedade informacional.

9 O Pós-industrialismo, a economia de serviços e a sociedade informacional

10 O Pós-industrialismo, a economia de serviços e a sociedade informacional
Conhecimento, muita informação e prestação de serviços, este é o novo modelo da sociedade informacional.

11 A transformação da estrutura do emprego, 1920-1970 e 1970-1990

12 A transformação da estrutura do emprego, 1920-1970 e 1970-1990
A Transição de pós rurais para pós industriais, devido a um grande aumento de produção.

13 A nova estrutura ocupacional

14 Pessoas envolvidas em diferentes atividades e ocupando novos cargos.
A nova estrutura ocupacional Pessoas envolvidas em diferentes atividades e ocupando novos cargos.

15 O amadurecimento da sociedade informacional:
Projeções de emprego para o século XXI

16 O amadurecimento da sociedade informacional:
“O compartilhamento de tecnologia, a interdependência da economia e as variações da história na determinação de um mercado de trabalho que atravessa fronteiras”.

17 Existe uma força de trabalho global?

18 Existe uma força de trabalho global?
Há uma tendência histórica para a interdependência da força de trabalho em escala global, e a tecnologia da informação é o meio indispensável para as conexões entre os diferentes segmentos da força de trabalho nas fronteiras nacionais.

19 O processo de trabalho no paradigma informacional

20 O processo de trabalho no paradigma informacional
“O amadurecimento da revolução das tecnologias da informação na década de 90 transformou o processo de trabalho, introduzindo novas formas de divisão técnica e social de trabalho”.

21 Os efeitos da tecnologia da informação sobre o mercado de trabalho:
Rumo a uma sociedade sem empregos?

22 Os efeitos da tecnologia da informação sobre o mercado de trabalho:
“A difusão da tecnologia da informação em fábricas, escritórios e serviços reacendeu um temor centenário dos trabalhadores de serem substituídos por máquinas”.

23 O trabalho e a divisão informacional:
Trabalhadores de jornada flexível

24 O trabalho e a divisão informacional:
Empregado ou desempregado? Eis a questão . “A tecnologia em si não gere nem elimina empregos, ela, na verdade, transforma profundamente a natureza do trabalho e a organização da produção”.

25 Dualismo social ou sociedades fragmentadas?
A tecnologia da informação e a reestruturação das relações capital-trabalho: Dualismo social ou sociedades fragmentadas?

26 A tecnologia da informação e a reestruturação das relações capital-trabalho:
Trabalho informacional - desagregação do trabalho e introdução da sociedade em rede.

27 Bibliografia www.google.com.br www.efeitosespeciais.net/gifs
Castells, M., Sociedade em Rede, A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura,V. 1, Cap. 4. Prefácio de Fernando Henrique Cardoso. Ed. Paz e Terra Elaborado por: Elinei Morais Maria Therezinha Kuroci Viviane R. Viana


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