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Inovação e sustentabilidade Pedro Passos Copresidente do Conselho de Administração Nova Geração de Políticas de Desenvolvimento Sustentável 30 de novembro.

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1 Inovação e sustentabilidade Pedro Passos Copresidente do Conselho de Administração Nova Geração de Políticas de Desenvolvimento Sustentável 30 de novembro de 2010

2 Índice 1. Cenário do Mundo 2. Novo Paradigma 3. Posição do Brasil 4. Ambições para o Brasil 5. O caso da Natura 6. Aspectos Conclusivos Agenda

3 Cenário do mundo » Crescimento populacional – população mundial estará entre 8 e 10 bilhões em 2030; » Aumento da demanda por recursos básicos e infraestrutura – 1,4 bilhão de pessoas terão restrições no acesso a água potável em 2030; » Concentração da população nas megacidades – as 30 maiores cidades em 2030 representarão 6% da população mundial; » Aumento significativo da perda de nossa biodiversidade e mudanças climáticas – busca por um novo modelo de desenvolvimento; Sustentabilidade como imperativo e como valor universal

4 Novo Paradigma » Aumento acelerado da eficiência energética; » Aumento da proporção de energias renováveis – hidroelétrica, eólica, solar, biocombustíveis, etc.; » Investimento cooperativo internacional em pesquisas de novas tecnologias (US$10 trilhões em investimentos até 2030 – 1% PIB mundial); Fonte: Agência Internacional de Energia (IEA) » Regulamentação ambiental mais severa; » Novos materiais e processos produtivos que minimizem a utilização de carbono: carros híbridos, edificações verdes, aviões com materiais leves; » Mudanças de comportamento e de padrões de consumo: posicionamento ativo dos consumidores ; Novo paradigma » Desenvolvimento sustentável como premissa para a perenidade das empresas;

5 Posição do Brasil » Rico patrimônio natural, social e cultural; » Enormes vantagens no acesso a fontes renováveis de energia e produção agrícola; » Pré-sal: importante riqueza a ser explorada, mas de forma responsável, evitando riscos ambientais e sem comprometer a qualidade da nossa matriz energética. » Solidez macroeconômica indica para a grande oportunidade do país realizar as reformas necessárias para a conquista de um crescimento sustentável;

6 » Ser líder mundial em química verde, em especial na produção de biopolímeros; » Fazer dos serviços ecossistêmicos uma forma de inclusão social e fonte de riqueza para o país. » Assegurar o fim do desmatamento e consolidação de vastas áreas de preservação da biodiversidade; » Ser líder mundial na produção de bioenergia; » Ser líder mundial na produção de alimentos sustentáveis (plantio direto, rastreabilidade); » Se tornar um dos mais importantes polos do desenvolvimento da biotecnologia mundial; » Ser referência em descarbonização: matriz energética limpa e preservação da Amazônia ; Ambições para o Brasil » Ser atrativo para o investimento internacional em novas tecnologias;

7 O crescimento a partir do desenvolvimento sustentável é uma oportunidade de transformar nossas vantagens comparativas naturais em vantagens competitivas globais e desenvolver uma sociedade com melhor qualidade de vida, baseada no avanço do conhecimento e da inovação.

8 O caso da Natura

9 Receita receita líquida de R$ 4,2 bilhões Market share 22,2% de market share no Brasil Venda Direta 1.034 mil consultoras e consultores Colaboradores 6260 colaboradores em 8 países Investimentos em P&D R$ 111,8 milhões Investimentos em RSC R$ 60 milhões Força da marca 4ª marca mais valiosa na BOVESPA 14ª marca mais valiosa da América Latina (Interbrand)

10 Sociobiodiversidade como fonte inovação » Encruzilhada estratégica (1997) - Pouca capacidade de investimento em P&D; - País ambientalmente e culturalmente megadiverso ; - Empresa brasileira com nome Natura; - Histórico compromisso de Responsabilidade Socioambiental; » Lançamento da linha Ekos (2000)

11 Oportunidades » Inovação: união entre conhecimento científico e tradicional; » Criação de valor para todos os stakeholders; » Fonte de aprendizado; » Impacto socioambiental positivo; » Diferencial competitivo: construção de marca;

12 - Acordos de repartição de benefícios pelo acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional associado que incluem o compartilhamento de benefícios não financeiros (ex.: certificação, pacotes de transferência de tecnologia), bem como % de receitas líquidas - Apoio financeiro para projetos de desenvolvimento local sustentável: preservação da biodiversidade e apoio na criação de organizações locais - Programa para qualificação de fornecedor rural – BioClicar: promove um diagnóstico, estabelecendo indicadores e identificando oportunidades de melhorias. Relações com as comunidades tradicionais locais

13 Comunidade do Iratapuru - A comunidade do Iratapuru, situada no entorno da Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável, no estado do Amapá, é nossa principal fornecedora de Breu Branco e de óleo de Castanha do Brasil. - Há várias gerações a comunidade vivia da colheita da castanha, usando técnicas pouco modificadas ao longo do tempo; - A partir de 2002, iniciamos um contrato com a comunidade e com ele vieram importantes mudanças: Certificação da castanha (FSC) Fábrica para processamento do óleo, gerando envolvimento maior da comunidade, mais empregos e parcerias locais Construção de passarela de 1,5km – melhores condições de trabalho Fundo para o Apoio ao Desenvolvimento Local das 32 famílias da comunidade

14 › Etnobotânica › Estudos › Abordagem científica › Conceitos inovadores Comunidade Acadêmica › Plano de gerenciamento de florestas › Novos conceitos › Produtos inovadores e de alto valor agregado › Repartição de benefícios › Recursos naturais › Conhecimento tradicional Comunidade Tradicional › Processo de produção › Cadeia de suprimento ética Fornecedores Órgãos de Certificação Governos › Ambiente legal adequado A cadeia de relacionamentos ONGs › Papel de agentes articuladores e fiscalizadores Empresa

15 2005 2006200720082009 Números

16 Recursos destinados às comunidades (R$ milhões) Fornecimento Repartição de benefícios por acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional associado Outros Total 200720082009 863,62.238,22.756,1 324,7 1.136,01.056,3 1281,2853,21703,7 2.469,64.227,25.516,1 Impacto social, ambiental e econômico

17 Fortalecimento dos atributos da marca Natura; Principal linha de produtos da empresa; Favoreceu o processo de internacionalização; Receita Bruta Consolidada (em milhões de reais) Impacto social, ambiental e econômico

18 Aspectos Conclusivos

19 » Agente de mudança: influenciando os processos de transformação dos atuais modelos de desenvolvimento; » União e cooperação: investir em parcerias pautadas por uma nova plataforma de negócios baseada na conservação e no uso sustentável da biodiversidade brasileira; » Apoio a institutos de pesquisas e modelos de open innovation: compartilhamento de conhecimento e experiências na construção de cadeias de valor e redes de excelência integradas; O papel das empresas

20 » Planejamento de longo prazo: concessões que viabilizem o uso dessas oportunidades da economia verde e do conhecimento; » Criar marcos regulatórios sólidos que reforcem e estimulem a agenda de inovação (acesso à biodiversidade); » Promover uma maior integração entre Estado, academia e setor privado, estabelecendo uma plataforma de pesquisas, C&T e intercâmbio do conhecimento (ex: Embrapa, IPT). O papel do governo

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