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1 O IMPACTO DA GESTÃO E OS FATORES DE COMPETITIVIDADE * PRÊMIO MPE BRASIL *

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Apresentação em tema: "1 O IMPACTO DA GESTÃO E OS FATORES DE COMPETITIVIDADE * PRÊMIO MPE BRASIL *"— Transcrição da apresentação:

1 1 O IMPACTO DA GESTÃO E OS FATORES DE COMPETITIVIDADE * PRÊMIO MPE BRASIL *

2 2 FATORES DE COMPETITIVIDADE

3 3

4 4 O que essas organizações têm em comum? No passado, quando tinham sucesso, o que essas organizações tinham em comum? O que causou o desaparecimento dessas e de outras organizações de sucesso do mercado? G E S T Ã O... que não garantem a perenidade da organização: somente produtos ou serviços de qualidade; somente atendimento a uma parte interessada; e somente a preocupação com resultados financeiros (fim em si mesmos). Algumas conclusões...

5 5 Novos paradigmas para as organizações Fonte: Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão - Fundação Nacional da Qualidade - 2006 Redes e integração horizontal.Pirâmide e integração vertical.Estrutura Sistema vivo, ecossistema, interdependência e adaptabilidade. Máquina como metáfora, sistema isolado e independente. Organizações Turbulência, descontinuidade e mudança exponencial. Estabilidade, mudança progressiva e linearidade. Ambiente Externo Presente/FuturoPassado/Presente Cultural, distribuída e abrangendo o ecossistema. Localizada, tarefa de experts.Inovação Avaliação subjetiva de ativos intangíveis. Avaliação objetiva de ativos tangíveis. Percepção de Valor Liderança distribuída e abrangente. Comando e controle, liderança centralizadora, restrita à organização. Liderança

6 6 Posicionamento Conceitual “A excelência em uma organização depende fundamentalmente de sua capacidade de perseguir seus propósitos em completa harmonia com seu ecossistema, com ênfase na qualidade de suas relações”.

7 7 ISO 9.000 ISO 14.000 BS 8.800 Benchmarking Balanced Scorecard Six Sigma ABNT 16.000 SA 8.000 Sete Ferramentas da Qualidade TQC TQM Vantagem Competitiva EVA QFD Planejamento Estratégico Todas as tecnologias são válidas e adequadas, depende do foco de aplicação, maturidade e cultura organizacional Existe metodologia / ferramenta ruim? Fonte: HOLUS Gestão Empresarial e Educacional Ltda.

8 8 Capacidade da organização de se adaptar a um mundo em transformação, buscando o equilíbrio entre o qualitativo e o quantitativo. Fatores de competitividade: GESTÃO

9 9 Fonte: Fórum de Inovação – Fundação Getulio Vargas ProdutoProcesso GestãoModelo de Negócio Tecnologia Fatores de competitividade: INOVAÇÃO

10 10 Fatores de competitividade: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

11 11 Ativos Intangíveis são aqueles que, divididos em categorias básicas de acordo com a organização e em linha com a estratégia, proporcionam a valorização e a diferenciação de uma Organização. Fonte: Fundação Nacional da Qualidade Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, intencional e alinhado à estratégia que visa gerar, preservar e compartilhar o conhecimento Organizacional, para o aumento dos ativos tangíveis e intangíveis. Fonte: Fundação Nacional da Qualidade Fatores de competitividade: ATIVOS INTANGÍVEIS E CONHECIMENTO

12 12 Fatores de competitividade REDES DE RELACIONAMENTO

13 13 Marco Polo descreve uma ponte, pedra por pedra. “Mas qual é a pedra que sustenta a ponte?”, pergunta Kublai Khan. “A ponte não é sustentada por esta ou aquela pedra”, responde Marco, “mas pela curva do arco que estas formam.” Kublai Khan permanece em silêncio, refletindo. Depois acrescenta: “Por que falar das pedras? Só o arco me interessa.” Marco Polo responde: “Sem as pedras o arco não existe.” Ítalo Calvino Entendimento das relações de interdependência entre as diversas partes integrantes de uma organização, incluindo o ecossistema. Fatores de competitividade VISÃO SISTÊMICA

14 14 Nova Visão para as organizações Cadeia de Valor CULTURA ORGANIZACIONAL Fonte: HOLUS Gestão Empresarial e Educacional Ltda.

15 15 COMO VENCER OS DESAFIOS?

16 16 “Time que está ganhando não se mexe.” “Querer levar vantagem sozinho em tudo, sem pensar nos outros”. A “culpa” pelo insucesso é sempre do outro. Mudar os paradigmas exemplos

17 17 COMUNIDADE INTERNACIONAL E NACIONAL DE MODELOS DE EXCELÊNCIA E PRÊMIOS DA GESTÃO

18 18 + de 75 prêmios, em 100 países Japan Quality Award Prêmio Europeu da Qualidade Prêmio Malcolm Baldrige Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ Singapore Quality Award Australia Quality Award South Africa Quality Award Principais Modelos e Prêmios de Excelência à Gestão

19 19 Rede Nacional da Gestão Rumo à Excelência 9 Prêmios/ Programas Setoriais: Transporte Saneamento – ABES Saúde Gestão Pública Polícia Militar Tecnologia – ABIPTI Design Exército Energia – Abradee “Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos” Programas/ Movimentos alinhados ao Modelo de Excelência da Gestão R R R R R R R R R R R R R R R R R R R R R 22 Programas Estaduais 16 Prêmios Estaduais 27 Prêmios das MPEs R

20 20 Escada para a Excelência Modelo de Excelência da Gestão Versão para organizações em estágio intermediário CRITÉRIOS RUMO À EXCELÊNCIA Modelo de Excelência da Gestão Versão para organizações em estágio intermediário CRITÉRIOS RUMO À EXCELÊNCIA Base para avaliação de candidatas aos prêmios estaduais e setoriais Rumo à Excelência Estágio intermediário Excelência Estágio avançado Modelo de Excelência da Gestão Versão para organizações em estágio inicial CRITÉRIOS DE COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA Modelo de Excelência da Gestão Versão para organizações em estágio inicial CRITÉRIOS DE COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA Base para avaliação de candidatas aos prêmios estaduais e setoriais Modelo de Excelência da Gestão Versão para organizações em estágio avançado CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA Modelo de Excelência da Gestão Versão para organizações em estágio avançado CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA Base para avaliação de candidatas ao PNQ Compromisso com Excelência Estágio inicial Prêmio MPE Brasil Modelo de Excelência da Gestão Versão para Micro e Pequenas Empresas em estágio inicial CRITÉRIOS DO PRÊMIO MPE BRASIL Modelo de Excelência da Gestão Versão para Micro e Pequenas Empresas em estágio inicial CRITÉRIOS DO PRÊMIO MPE BRASIL Base para avaliação de Micro e Pequenas empresas no MPE Brasil

21 21 O Caminho para a Excelência Esforço Nível de Maturidade Excelência – PNQ - 1000 pontos Compromisso com a Excelência – Nível I - 250 pontos Rumo à Excelência – Nível II - 500 pontos Prêmio MPE Brasil Implementação das práticas de gestão Evolução mais lenta com maior esforço Forte obtenção de resultados

22 22 Está alicerçado sobre: Conjunto de conceitos fundamentais – Fundamentos da Excelência Conceito de aprendizado e melhoria contínua, segundo o ciclo de PDCL (Plan, Do, Check, Learn). Modelo de Excelência da Gestão ® Fonte: Critérios de Excelência - Fundação Nacional da Qualidade - 2009 Referenciar o modelo de gestão da organização

23 23 Fundamentos da Excelência Pensamento sistêmico Aprendizado organizacional Cultura de inovação Liderança e constância de propósitos Visão de futuro Orientação por processos e informações Geração de valor Valorização de pessoas Conhecimento sobre o cliente e o mercado Desenvolvimento de parcerias Responsabilidade social Referenciar o modelo de gestão da organização Fonte: Critérios de Excelência - Fundação Nacional da Qualidade - 2009

24 24 Valor gerado com a adoção do MEG 1.Desenvolvimento da visão sistêmica. 2.Melhoria do desempenho do negócio. 3.Medição clara do desempenho do sistema de gestão. 4.Foco em resultados planejados. 5.Uniformidade de linguagem e comunicação gerencial. 6.Reconhecimento das partes interessadas que influenciam e são influenciadas pelo sistema de gestão. 7.Comprometimento e cooperação das pessoas. 8.Clareza de pontos fortes e oportunidades para melhoria da gestão (autoavaliação). 9.Confiança das partes interessadas na administração.

25 25 Evolução do Modelo de Excelência da Gestão ® 2003 - 2009 1992-2000 Comitê Critérios de Excelência 2001 - 2002 Resu ltado s ( 460 ) Referenciais Teóricos e Normativos (ex. ISO) Referenciais Teóricos e Normativos (ex. ISO) FÓRUM EMPRESARIAL FÓRUM EMPRESARIAL Encontros Internacionais Encontros Internacionais

26 26 Correlação entre Fundamentos x Critérios de Excelência CONHECIMENTO SOBRE O CLIENTE E O MERCADO

27 27 PRÊMIO MPE BRASIL CICLO 2009

28 28 O “MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas” objetiva o reconhecimento estadual e nacional de micro e pequenas empresas que promovem aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade por disseminação de conceitos e práticas de gestão.

29 29 Quem pode participar? Micro e Pequenas Empresas que se enquadrem nas seguintes características: I.ter receita bruta anual de até R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais), incluindo a soma dos orçamentos de filiais e matriz, segundo o Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte; II.ter completado pelo menos um ano fiscal; III.ter domicílio fiscal no estado da respectiva inscrição; IV.comprovar regularidade fiscal e estatutária

30 30 Como participar? As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas em uma das seguintes modalidades: a)eletrônica pela Internet no endereço ; ouwww.premiompe.sebrae.com.br b)em formulário impresso distribuído no SEBRAE ou nas organizações parceiras. –A candidatura estadual será considerada completa com o preenchimento da ficha de inscrição e o questionário respondido. A não-entrega, por parte da empresa candidata, de todas as informações solicitadas implicará sua desclassificação. –A candidatura nacional será automática para as empresas ganhadoras estaduais que apresentarem a documentação exigida na etapa estadual e a comprovação de regularidade fiscal.

31 31 Agronegócio Comércio Indústria Serviços: Educação Serviços: Saúde Serviços: Tecnologia de Informação - desenvolvimento, implantação e gerenciamento de software. Serviço: Turismo - bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens, transportes turísticos; Serviços: Outros – empresas de serviços que não se enquadram nas categorias de serviços acima. Destaque: Boas Práticas de Responsabilidade Social Categorias de reconhecimento

32 32 Prazo para inscrições As inscrições iniciarão em 16/4/2009 e encerrarão às 24 horas de 17/8/2009. Será considerada a data da entrega no SEBRAE ou da postagem no correio para verificação do cumprimento do prazo de inscrição ou ainda o protocolo emitido pela Internet. –A divulgação dos resultados e a entrega do Prêmio serão feitas em data e local a serem informados oportunamente.

33 33 Parte I – Gestão da Empresa. 30 questões do tipo múltipla escolha, para as quais o respondente deve assinalar a opção mais coerente com a realidade da sua empresa. Para algumas questões são solicitadas e obrigatórias informações adicionais. Os resultados da empresa deverão ser apresentados conforme solicitado na questão 31. Há notas que esclarecem eventuais dúvidas destas questões e das alternativas de respostas. Parte II – Características de Comportamento do Empreendedor. Esta parte é OPCIONAL e é indicada ao dirigente da empresa que tiver interesse em conhecer o grau de desenvolvimento de suas características empreendedoras. Nesse caso, deverá ser assinalada a frequência com que cada uma das 30 perguntas acontece: Sempre, Às vezes, ou Nunca. Parte III – Práticas de Responsabilidade Social. Esta parte também é OPCIONAL e é indicada para as empresas que possuem ações estruturadas voltadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento da comunidade em que a empresa está inserida. São perguntas de múltipla escolha e abertas, nas quais o respondente poderá assinalar e detalhar as ações existentes. Questionário de Autoavaliação do MPE Brasil - 2009

34 34 “O fortalecimento das micro e pequenas empresas brasileiras é a peça-chave para o desenvolvimento do País” Jorge Gerdau Johannpeter Presidente-fundador do MBC


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