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1 CAPACITAÇÃO DE GESTORES Prêmio MPE BRASIL 14 de abril de 2009.

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1 1 CAPACITAÇÃO DE GESTORES Prêmio MPE BRASIL 14 de abril de 2009

2 2 Agenda HorárioAssunto 9h00Abertura 9h10Cronograma 2009 9h15Capacitação 9h30 Comunidade internacional e nacional de modelos de excelência e prêmios da gestão 10h30Regulamento MPE 2009 - Etapas Estadual e Nacional 12h30Almoço 14h00Processo de avaliação 2009 16H00Questionário 2009 17h00Portal e software 2009 17h30Encerramento

3 3  Segurança e facilidades do local.  Manter o celular desligado (preferencialmente) ou na opção vibracall.  Manter a Pontualidade.  Deixar o crachá visível. Acordos

4 4 Conteúdo do Curso 1.Fatores de competitividade e a comunidade internacional e nacional dos modelos de excelência e prêmio de gestão 2.Detalhamento e entendimento do Regulamento Nacional do MPE Brasil – Ciclo 2009 3.Detalhamento do Manual do Processo de Gestão do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas ano 2009 Processo de gestão do prêmio – etapa estadual Processo de gestão do prêmio – etapa nacional Metodologia de Cálculo da Pontuação do Prêmio Plano de Visita Código de Ética 4.Apresentação do Portal MPE Brasil e do sistema de avaliação

5 5 Material Didático Manual de gestão do MPE Brasil + anexos Código de ética (anexo ao manual) Regulamento 2009 Questionário 2009 Cópia dos slides

6 6 Objetivos do Curso Compreender o Prêmio MPE Brasil no contexto mundial e nacional Aprimorar o entendimento quanto a aplicação do regulamento, código de ética e processo de avaliação. Compreensão dos principais conceitos aplicados no Prêmio MPE Brasil

7 7 AçãoDataLocal Capacitação de novos gestores13/4Brasília Capacitação de gestores – sistema e processo14/4Brasília Workshop de práticas de gestão do MPE Brasil15/4Brasília Seminário do MPE Brasil16/4Brasília Evento de reconhecimento Nacional16/4Brasília Capacitação de instrutores (Curso de Preparação de Avaliadores do MPE Brasil e Curso ICE) 11 à 13/5 (à confirmar) São Paulo SEBE Internacional20 e 21/5São Paulo Capacitação de avaliadores e cursos ICE (a FNQ encaminhará os instrutores dos cursos) Junho a AgostoEstados Capacitação e reconhecimento de gestores Dez/2009 (a definir) São Paulo Evento de Reconhecimento de voluntários4/12São Paulo Envio das empresas vencedoras na etapa estadual 15/12 Cronograma Geral

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9 9 FATORES DE COMPETITIVIDADE

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11 11 O que essas organizações têm em comum? No passado, quando tinham sucesso, o que essas organizações tinham em comum? O que causou o desaparecimento dessas e de outras organizações de sucesso do mercado? G E S T Ã O... que não garantem a perenidade da organização: somente produtos ou serviços de qualidade; somente atendimento a uma parte interessada; e somente a preocupação com resultados financeiros (fim em si mesmos). Algumas conclusões...

12 12 Novos paradigmas para as organizações Fonte: Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão - Fundação Nacional da Qualidade - 2006 Redes e integração horizontal.Pirâmide e integração vertical. Estrutura Competição e cooperação, “globalidade” e relacionamento de qualidade. Competição, regionalidade e relacionamento utilitário. Interação Partes integrantes do ecossistema da organização. Restrições sujeitas a considerações de custo/benefício. Sociedade e meio ambiente Sistema vivo, ecossistema, interdependência e adaptabilidade. Máquina como metáfora, sistema isolado e independente. Organizações Turbulência, descontinuidade e mudança exponencial. Estabilidade, mudança progressiva e linearidade. Ambiente Externo Presente/FuturoPassado/Presente Maior conteúdo intelectual e o trabalho experiência mais rica e desafiadora. Automação. Mais tecnologia, menos pessoas. Tecnologia da Informação Função da escola e organização. Aprendizado contínuo para toda a vida. Função da escola e que se aprende uma vez para o resto da vida. Aprendizado/ educação Crescimento exponencial e acesso universal.Crescimento linear e acesso restrito. Conhecimento Cultural, distribuída e abrangendo o ecossistema.Localizada, tarefa de experts. Inovação Avaliação subjetiva de ativos intangíveis.Avaliação objetiva de ativos tangíveis. Percepção de Valor Liderança distribuída e abrangente. Comando e controle, liderança centralizadora e restrita à organização. Liderança

13 13 Posicionamento Conceitual “A excelência em uma organização depende fundamentalmente de sua capacidade de perseguir seus propósitos em completa harmonia com seu ecossistema, com ênfase na qualidade de suas relações”.

14 14 ISO 9.000 ISO 14.000 BS 8.800 Benchmarking Balanced Scorecard Six Sigma ABNT 16.000 SA 8.000 Sete Ferramentas da Qualidade TQC TQM Vantagem Competitiva EVA QFD Planejamento Estratégico Todas as tecnologias são válidas e adequadas, depende do foco de aplicação, maturidade e cultura organizacional Existe metodologia / ferramenta inadequada? Fonte: HOLUS Gestão Empresarial e Educacional Ltda.

15 15 Capacidade da organização de se adaptar a um mundo em transformação, buscando o equilíbrio entre o qualitativo e o quantitativo. Fatores de competitividade: GESTÃO

16 16 Fonte: Fórum de Inovação – Fundação Getulio Vargas ProdutoProcesso GestãoModelo de Negócio Tecnologia Fatores de competitividade: INOVAÇÃO

17 17 Fatores de competitividade: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

18 18 Ativos Intangíveis são aqueles que, divididos em categorias básicas de acordo com a organização e em linha com a estratégia, proporcionam a valorização e a diferenciação de uma Organização. Fonte: Fundação Nacional da Qualidade Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, intencional e alinhado à estratégia que visa gerar, preservar e compartilhar o conhecimento Organizacional, para o aumento dos ativos tangíveis e intangíveis. Fonte: Fundação Nacional da Qualidade Fatores de competitividade: ATIVOS INTANGÍVEIS E CONHECIMENTO

19 19 Fatores de competitividade REDES DE RELACIONAMENTO

20 20 Marco Polo descreve uma ponte, pedra por pedra. “Mas qual é a pedra que sustenta a ponte?”, pergunta Kublai Khan. “A ponte não é sustentada por esta ou aquela pedra”, responde Marco, “mas pela curva do arco que estas formam.” Kublai Khan permanece em silêncio, refletindo. Depois acrescenta: “Por que falar das pedras? Só o arco me interessa.” Marco Polo responde: “Sem as pedras o arco não existe.” Ítalo Calvino Entendimento das relações de interdependência entre as diversas partes integrantes de uma organização, incluindo o ecossistema. Fatores de competitividade VISÃO SISTÊMICA

21 21 Nova Visão para as organizações Cadeia de Valor CULTURA ORGANIZACIONAL Fonte: HOLUS Gestão Empresarial e Educacional Ltda.

22 22 COMO VENCER OS DESAFIOS?

23 23 “Time que está ganhando não se mexe.” “Querer levar vantagem sozinho em tudo, sem pensar nos outros”. A “culpa” pelo insucesso é sempre do outro. Mudar os paradigmas exemplos

24 24 COMUNIDADE INTERNACIONAL E NACIONAL DE MODELOS DE EXCELÊNCIA E PRÊMIOS DA GESTÃO

25 25 + de 75 prêmios, em 100 países Japan Quality Award Prêmio Europeu da Qualidade Prêmio Malcolm Baldrige Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ Singapore Quality Award Australia Quality Award South Africa Quality Award Principais Prêmios

26 26 Rede Nacional da Gestão Rumo à Excelência 9 Prêmios/ Programas Setoriais: Transporte Saneamento – ABES Saúde Gestão Pública Polícia Militar Tecnologia – ABIPTI Design Exército Energia – Abradee R R R R R R R R R R R R R R R R R R R R R R 22 Programas Estaduais 16 Prêmios Estaduais 24 Prêmios das MPEs R “Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos” Programas/ Movimentos alinhados ao Modelo de Excelência da Gestão

27 27 Escada para a Excelência Modelo de Excelência da Gestão Versão para organizações em estágio intermediário CRITÉRIOS RUMO À EXCELÊNCIA Modelo de Excelência da Gestão Versão para organizações em estágio intermediário CRITÉRIOS RUMO À EXCELÊNCIA Base para avaliação de candidatas aos prêmios estaduais e setoriais Rumo à Excelência Estágio intermediário Excelência Estágio avançado Modelo de Excelência da Gestão Versão para organizações em estágio inicial CRITÉRIOS DE COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA Modelo de Excelência da Gestão Versão para organizações em estágio inicial CRITÉRIOS DE COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA Base para avaliação de candidatas aos prêmios estaduais e setoriais Modelo de Excelência da Gestão Versão para organizações em estágio avançado CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA Modelo de Excelência da Gestão Versão para organizações em estágio avançado CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA Base para avaliação de candidatas ao PNQ Compromisso com Excelência Estágio inicial Prêmio MPE Brasil Modelo de Excelência da Gestão Versão para Micro e Pequenas Empresas em estágio inicial CRITÉRIOS DO PRÊMIO MPE BRASIL Modelo de Excelência da Gestão Versão para Micro e Pequenas Empresas em estágio inicial CRITÉRIOS DO PRÊMIO MPE BRASIL Base para avaliação de Micro e Pequenas empresas no MPE Brasil

28 28 O Caminho para a Excelência Esforço Nível de Maturidade Excelência – PNQ - 1000 pontos Compromisso com a Excelência – Nível I - 250 pontos Rumo à Excelência – Nível II - 500 pontos Prêmio MPE Brasil Implementação das práticas de gestão Evolução mais lenta com maior esforço Forte obtenção de resultados

29 29 Está alicerçado sobre: Conjunto de conceitos fundamentais – Fundamentos da Excelência Conceito de aprendizado e melhoria contínua, segundo o ciclo de PDCL (Plan, Do, Check, Learn). Modelo de Excelência da Gestão ® Fonte: Critérios de Excelência - Fundação Nacional da Qualidade - 2009 Referenciar o modelo de gestão da organização

30 30 Fundamentos da Excelência Pensamento sistêmico Aprendizado organizacional Cultura de inovação Liderança e constância de propósitos Visão de futuro Orientação por processos e informações Geração de valor Valorização de pessoas Conhecimento sobre o cliente e o mercado Desenvolvimento de parcerias Responsabilidade social Referenciar o modelo de gestão da organização Fonte: Critérios de Excelência - Fundação Nacional da Qualidade - 2009

31 31 Valor gerado com a adoção do MEG 1.Desenvolvimento da visão sistêmica. 2.Melhoria do desempenho do negócio. 3.Medição clara do desempenho do sistema de gestão. 4.Foco em resultados planejados. 5.Uniformidade de linguagem e comunicação gerencial. 6.Reconhecimento das partes interessadas que influenciam e são influenciadas pelo sistema de gestão. 7.Comprometimento e cooperação das pessoas. 8.Clareza de pontos fortes e oportunidades para melhoria da gestão (autoavaliação). 9.Confiança das partes interessadas na administração.

32 32 Evolução do Modelo de Excelência da Gestão ® 2003 - 2009 1992-2000 Comitê Critérios de Excelência 2001 - 2002 Resu ltado s ( 460 ) Referenciais Teóricos e Normativos (ex. ISO) Referenciais Teóricos e Normativos (ex. ISO) FÓRUM EMPRESARIAL FÓRUM EMPRESARIAL Encontros Internacionais Encontros Internacionais

33 33 Correlação entre Fundamentos x Critérios de Excelência CONHECIMENTO SOBRE O CLIENTE E O MERCADO

34 34 REGULAMENTO DO PRÊMIO MPE BRASIL CICLO 2009

35 35 COMPROMETIMENTO COM PROCEDIMENTOS E PRAZOS RESPEITO AO CÓDIGO DE ÉTICA TOMADA DE DECISÕES BASEADA NA VERDADE, OU SEJA, EM CIMA DE FATOS E DADOS. Premissas importantes

36 36 INSCRITAS – empresas que preenchem e encaminham o cadastro (ficha de inscrição). CANDIDATAS – empresas que preenchem o questionário de autoavaliação (30 questões de gestão da Parte I). CLASSIFICADAS PARA VISITA – empresas definidas pela comissão técnica estadual para a visita. FINALISTAS – empresas definidas pela comissão técnica estadual para irem para a banca de juízes. VENCEDORAS – empresas definidas pela banca de juízes como vencedoras em suas categorias (pode ser mais de uma por categoria, ou nenhuma em alguma categoria). Nomenclatura

37 37 Art. 1º O “MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas” objetiva o reconhecimento estadual e nacional de micro e pequenas empresas que promovem aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade por disseminação de conceitos e práticas de gestão. Regulamento 2009 - síntese -

38 38 Regulamento 2009 - síntese - Art. 2º O “Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas” será dirigido às empresas que se enquadrem nas seguintes características: I.ter receita bruta anual de até R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais), incluindo a soma dos orçamentos de filiais e matriz, segundo o Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte; II.ter completado pelo menos um ano fiscal; III.ter domicílio fiscal no estado da respectiva inscrição; IV.comprovar regularidade fiscal e estatutária: a)Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ; b)Certidão Negativa de Débito do INSS; c)Certidão Negativa do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço; d)Certidão Conjunta de Débitos relativos a Tributos Federais e Dívida Ativa da União; e)Recibo de entrega da Declaração da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais (último exercício); f)Declaração do contador da empresa, informando que ela não ultrapassa o limite máximo de enquadramento de micro e pequena empresa (MPE), conforme o Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte (caso necessário, consulte a coordenação estadual) – Base 2008; g)Demais documentos legais, de acordo com seu ramo de atividade.

39 39 Regulamento 2009 - síntese - Art. 3º Não será permitida a participação de empresas e órgãos públicos, subsidiárias de grandes grupos empresariais, fundações, associações de classe, organizações não-governamentais (ONGs), empresas cujos donos ou sócios sejam empregados ou prestadores de serviços dos promotores do prêmio que tenham acesso a informações privilegiadas envolvidas no processo de avaliação deste Prêmio. § 1º As empresas vencedoras do Prêmio na etapa estadual não poderão concorrer em duas edições posteriores ao ciclo atual. § 2º As empresas vencedoras do Prêmio na etapa nacional não poderão mais concorrer a este Prêmio.

40 40 Regulamento 2009 - síntese - Art. 4º Os critérios de avaliação serão os seguintes: § 1º Na etapa estadual, a avaliação das empresas candidatas será realizada por meio de questionário de autoavaliação que analisa as dimensões de Gestão Empresarial, Empreendedorismo e Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social, sendo os dois últimos opcionais. I.a primeira dimensão, obrigatória, avaliará a gestão praticada pela empresa candidata e os seus resultados, com base no Modelo de Excelência da Gestão ®, da Fundação Nacional da Qualidade; II.a segunda dimensão, opcional, avaliará a atitude empreendedora do empresário a partir de atributos e características pessoais validadas internacionalmente; III.a terceira dimensão, também opcional, avaliará práticas de responsabilidade social em que porventura a empresa se destaque. § 2º Na etapa nacional, a avaliação das empresas vencedoras da etapa estadual e concorrentes à etapa nacional será realizada pela análise no questionário de autoavaliação por elas respondido na etapa estadual e do relatório de avaliação, também da etapa estadual, com os comentários do avaliador sobre os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. § 3º A avaliação da gestão praticada pela empresa candidata e dos seus resultados no ciclo em que está concorrendo ocorrerá com base no Modelo de Excelência da Gestão ® da Fundação Nacional da Qualidade.

41 41 Regulamento 2009 - síntese - Art. 5º As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas em uma das seguintes modalidades: a)inscrição eletrônica pela Internet no endereço ;www.premiompe.sebrae.com.br b)inscrição em formulário impresso distribuído no SEBRAE ou nas organizações parceiras. § 1º A candidatura estadual será considerada completa com o preenchimento da ficha de inscrição e o questionário respondido. A não-entrega, por parte da empresa candidata, de todas as informações solicitadas implicará sua desclassificação. § 2º A candidatura nacional será automática para as empresas ganhadoras estaduais que apresentarem a documentação exigida na etapa estadual e a comprovação de regularidade fiscal.

42 42 Agronegócio Comércio Indústria Serviços: Educação Serviços: Saúde Serviços: Tecnologia de Informação - desenvolvimento, implantação e gerenciamento de software. Serviço: Turismo - bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens, transportes turísticos; Serviços: Outros – empresas de serviços que não se enquadram nas categorias de serviços acima. Destaque: Boas Práticas de Responsabilidade Social Categorias de reconhecimento (Art. 6º) Cuidado na classificação das empresas

43 43 Regulamento 2009 - síntese - Art. 8º A avaliação estadual será realizada pela Comissão Técnica, pela Banca de Juízes e pelos Examinadores estaduais. § 1º A Comissão Técnica será formada por profissionais que representam as organizações realizadoras do prêmio no estado, responsáveis pela operacionalização das etapas do prêmio. § 2º A Banca de Juízes será formada por representantes das organizações parceiras realizadoras do Prêmio no estado, alinhadas à missão do Prêmio. § 3º Os examinadores selecionados e capacitados pela Comissão Técnica validarão as informações fornecidas no questionário de autoavaliação, emitindo relatório com comentários de pontos fortes e oportunidades para melhoria e ajustando a pontuação em relação à autoavaliação, caso necessário. § 4º Os membros integrantes do processo de avaliação cumprirão as exigências do Código de Ética deste Prêmio e assumirão o compromisso de sigilo em relação aos dados e às informações que chegarem a seu conhecimento.

44 44 Regulamento 2009 - síntese - Art. 9º Caso nenhuma empresa classificada atinja a pontuação mínima, definida pela Banca de Juízes, a categoria não terá empresa vencedora. § 1º A Banca de Juízes será soberana, sendo seu julgamento definitivo sem caber recurso ou apelação. § 2º Será facultada às empresas vencedoras a ampla divulgação dessa condição em até 12 meses após a divulgação dos resultados. A divulgação deverá ocorrer com utilização obrigatória do nome da razão social que consta do contrato social ou com o uso do nome fantasia, desde que acompanhado da descrição exata do endereço da empresa. § 3º Será reservado às organizações promotoras do Prêmio o direito de divulgar os nomes das vencedoras, além de exibir os respectivos casos em universidades, seminários e outros eventos, por tempo indeterminado. § 4º Será compromisso das empresas vencedoras compartilhar suas experiências e suas práticas de gestão com outras organizações, resguardando informações de caráter confidencial. § 5º As empresas.........

45 45 Regulamento 2009 - síntese - Art. 10 As inscrições iniciarão em 16/4/2009 e encerrarão às 24 horas de 31/7/2009. Será considerada a data da entrega no SEBRAE ou da postagem no correio para verificação do cumprimento do prazo de inscrição ou ainda o protocolo emitido pela Internet. § 1º A divulgação dos resultados e a entrega do Prêmio serão feitas em data e local a serem informados oportunamente. Art. 11 Os casos considerados omissos na parte estadual deste Regulamento serão submetidos à Banca Estadual de Juízes do Prêmio, cujas decisões serão soberanas, não cabendo recurso ou apelação. O prazo para envio dos questionários é 17/8 – decisão do Comitê Gestor em 13/4/2009.

46 46 Regulamento 2009 - síntese - Art. 12 Nas etapas dos critérios de avaliação e seleção nacional, será verificada a autenticidade dos dados e dos fatos apresentados, por meio de análise documental e de visitas técnicas, sob pena de desclassificação da empresa candidata. § 1º Serão desclassificadas as empresas candidatas que, com sua operação, tenham desenvolvido ações que possam acarretar qualquer tipo de prejuízo à comunidade. § 2º O processo de avaliação das empresas obedecerá às seguintes etapas: I – na primeira etapa, as empresas premiadas na etapa estadual que tenham se classificado para a etapa nacional deverão comprovar sua regularidade fiscal, bem como confirmar as informações e os dados prestados na inscrição e apresentados no questionário de autoavaliação, conforme o art. 2º. A comprovação será realizada via SEBRAE a partir dos documentos enviados na etapa estadual: a).........; II – na segunda etapa, as informações prestadas e apresentadas no questionário de autoavaliação e no relatório de avaliação serão tabuladas e analisadas pela Comissão Técnica, resultando em pontuação obtida para cada empresa e consequente ordenação por classificação das pontuações resultantes: a) serão consideradas empresas aptas para visita aquelas que obtiverem desempenho igual ou superior a linha de corte a ser definida na 1ª reunião da Comissão Técnica Nacional, considerando o conjunto de organizações candidatas, suas pontuações e seus relatórios de avaliação estadual. Poderão também ser selecionadas para a visita candidatas consideradas aptas pela Comissão Técnica; III – na terceira etapa, as empresas selecionadas serão visitadas por avaliadores que validarão as informações fornecidas na inscrição e no questionário de autoavaliação, emitindo relatório das empresas visitadas e ajustando a pontuação, caso necessário; IV – na quarta etapa, os relatórios emitidos pela Comissão Técnica serão apresentados a uma Banca de Juízes, que os validará, considerando as etapas anteriores, definindo e declarando a empresa vencedora em cada Categoria. § 4º Os pareceres emitidos pela Comissão Técnica não serão divulgados, dando-se conhecimento às empresas vencedoras somente por ocasião do evento de entrega do Prêmio.

47 47 Regulamento 2009 - síntese - Art. 13 A avaliação nacional será realizada pela Comissão Técnica e pela Banca de Juízes. § 1º A Comissão Técnica será formada por profissionais com experiência comprovada em processos de avaliação com base no Modelo de Excelência da Gestão ®, indicados pela FNQ (haverá prioridade para examinadores seniores do processo do Prêmio Nacional da Qualidade ® ). § 2º Os membros da Comissão Técnica validarão as informações fornecidas no questionário de autoavaliação e no relatório de avaliação elaborado pela equipe avaliadora dos estados, emitindo relatório com comentários de pontos fortes e oportunidades de melhoria e ajustando a pontuação em relação à avaliação, caso necessário. § 3º Os membros da Comissão Técnica indicarão as finalistas em reunião específica para a Banca de Juízes. § 4º A Banca de Juízes será formada por representantes das organizações realizadoras do Prêmio. § 5º Os membros integrantes do processo de avaliação cumprirão as exigências do Código de Ética deste Prêmio e assumirão o compromisso de manter sigilo em relação aos dados e às informações que chegarem a seu conhecimento.

48 48 Regulamento 2009 - síntese - Art. 14 Dentre as finalistas (empresas selecionadas pela Comissão Técnica, após a Etapa de Visita), será contemplada a melhor em cada categoria. § 1º As vencedoras da etapa nacional receberão, cumulativamente, os prêmios da etapa estadual e mais uma viagem de capacitação em território nacional, com duração de até sete dias, incluindo hospedagem e deslocamentos de ida e volta. § 2º A capacitação ocorrerá em evento de mercado, no segmento de Gestão Empresarial, em data e local a serem informados na premiação. § 3º Caso nenhuma empresa classificada atinja o desempenho necessário para ser considerada vencedora de determinada categoria, os juízes poderão declarar esta categoria sem empresa vencedora. § 4º A Banca de Juízes será soberana, sendo seu julgamento definitivo, não cabendo recursos ou apelação. § 5º Será facultada às empresas vencedoras ampla divulgação dessa condição em até 12 meses após a divulgação dos resultados. A divulgação ocorrerá com utilização obrigatória do nome da razão social que consta do contrato social ou com o uso do nome fantasia, desde que acompanhado da descrição exata do endereço da empresa, além da indicação da categoria e do ciclo de premiação. § 6º Será reservado às organizações promotoras do Prêmio o direito de divulgar os nomes das vencedoras, além de exibir os respectivos casos em universidades, seminários e outros eventos, por tempo indeterminado. § 7º Será compromisso das empresas vencedoras compartilhar suas experiências com outras organizações, resguardando informações de caráter confidencial. § 8º As empresas.......

49 49 Intervalo para o almoço (90 minutos)

50 50 MANUAL DO PROCESSO DE GESTÃO DO PRÊMIO DE COMPETITIVIDADE PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS 2009

51 51 1. Introdução 2. O que é o MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs 3. Rede Nacional dos Prêmios para MPEs 4. Planejamento Estratégico da Rede de Prêmios MPE 5. Instruções para atualização deste Manual 6. Abreviaturas utilizadas Manual do processo de gestão do Prêmio MPE 2009

52 52 7. Processo de Gestão do Prêmio 7.1 Planejamento do Ciclo 7.2 Lançamento 7.3 Mobilização 7.4 Inscrição 7.5 Autoavaliação 7.6 Avaliação – Etapa Estadual 7.6.1. Banca Avaliadora 7.6.2 Capacitação dos Avaliadores 7.6.3 Classificação das Empresas para Visita 7.6.4 Relatório de Autoavaliação das Empresas não classificadas para Visita 7.6.5. Designação dos Avaliadores 7.6.6 Visita 7.6.6.1- Planejamento da Visita 7.6.6.2- Execução da Visita 7.6.6.3 Elaboração do Relatório de Avaliação (RA) 7.6.7 Seleção das Empresas Finalistas 7.6.8 Seleção das Vencedoras 7.6.9 Evento de Premiação 7.6.10 Envio do Relatório de Avaliação 7.7 Aprendizado 7.7.1 Avaliação de desempenho do Avaliador Manual do processo de gestão do Prêmio MPE 2009

53 53 8. Etapa Nacional 8.1 Seleção das Vencedoras 8.2 Encaminhamento das Vencedoras para a FNQ 8.3 Designação da Comissão Técnica 8.4 Verificação da Documentação 8.5 Seleção para a Visita 8.6 Designação dos Avaliadores 8.7 Planejamento da Visita 8.8 Execução da Visita 8.9 Relatório de Avaliação 8.10 Seleção das Finalistas 8.11 Seleção das vencedoras Nacionais 8.12 Cerimônia de Premiação 8.13 Envio do Relatório de Avaliação 8.14 Aprendizado Manual do processo de gestão do Prêmio MPE 2009

54 54 9. Anexos: 1. Metodologia de Cálculo da Pontuação do Prêmio 2. Plano de Visita 3. Código de Ética 4. Cadastro de Candidato a Avaliador 5. Lei do Voluntariado 6. Termo de Adesão do Voluntário 7. Avaliação de Desempenho do Avaliador 8. Pesquisa de Avaliação dos Resultados das Finalistas e Vencedoras 9. Pesquisa de Avaliação de Satisfação das Candidatas 10. Pesquisa de Avaliação do Processo pelo Avaliador 11. Pesquisa de Avaliação da Não Participação no Prêmio 12. Check-list de eventos 13. Exemplo de roteiro de solenidade de entrega 14. Exemplo Roteiro do lançamento do MPE Brasil (resumido e completo) Manual do processo de gestão do Prêmio MPE 2009

55 55 Etapa Nacional Postura do avaliador perante a empresa: avaliador tratando empresa com prepotência e arrogância; avaliador dormiu na frente do empresário, no deslocamento até a organização. Processo de seleção para a visita. Aprendizado - 2008/2009 - Etapa Estadual Capacitação de avaliadores em 4 horas. Visitas por telefone, ou em 30 min. Conflito de interesses no processo de avaliação: participação de empresa que tem o relação pessoal com gestor; e avaliador que tem relação pessoal com as empresas. Formação da banca de juízes com pessoas que NÃO tem perfil para avaliar as empresas. Seleção das empresas para visita sem uma participação da comissão técnica. Decisão somente do gestor. Utilização de outras metodologias (ex.: microensino) na capacitação de avaliadores. Pouca utilização dos formulários de pesquisa anexo no manual do gestor. Não cumprimento de prazos para envio de documentos para a etapa nacional.

56 56 1. CÓDIGO DE ÉTICA DO PRÊMIO DE COMPETITIVIDADE PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Todas as pessoas envolvidas diretamente com o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas estão regidas por este CÓDIGO DE ÉTICA, definido pelo SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, pelo MBC – Movimento Brasil Competitivo e pela FNQ - Fundação Nacional da Qualidade. 2. DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS 3. REGRAS DE CONDUTA 4. REGRAS DE CONFIDENCIALIDADE 5. REGRAS SOBRE CONFLITO DE INTERESSES Os casos omissos e de inobservância às regras e princípios aqui estabelecidos serão avaliados pelo SEBRAE que deliberará sobre ações ou sanções cabíveis, sendo que até a deliberação, a pessoa permanecerá afastada de suas atribuições e/ou atividades. Código de Ética – anexo 3 - síntese -

57 57 1.Posso nas minhas atividades profissionais, em face do meu relacionamento com SEBRAE, MBC, FNQ, Gerdau, por exemplo, passar para candidatas ao Prêmio MPE Brasil informações sobre características pessoais e profissionais de avaliadores? 2.Posso me apresentar como membro da Comissão Técnica ou da banca de Avaliadores do Prêmio MPE Brasil em minhas atividades profissionais, por exemplo Consultoria e/ou Docência? 3.Na Etapa de Visita, em função de compromissos pessoais, posso reduzir o tempo de visita, considerando como válidas as informações da autoavaliação da candidata? 4.Quando fui designado Avaliador não tive nenhum problema de conflito de interesse com a(s) candidata(s). Porém, ao chegar para a visita, com surpresa, encontro como um dos seus sócios: o sogro do irmão da minha esposa. Como devo proceder? 5.Há dois anos contratei um serviço de uma organização que ficou muito aquém de minhas expectativas. Fui designado no presente ciclo do Prêmio MPE Brasil a avaliar aquela prestadora de serviços. Como devo proceder? 6.Estou com pouco tempo para executar plenamente minhas atividades de avaliador do Prêmio MPE Brasil. Posso solicitar a um liderado ou amigo, que fez o curso MEG-Virtual e o curso de preparação de avaliadores, me auxiliar nesta tarefa? Situações hipotéticas

58 58 PROCESSO DE AVALIAÇÃO ETAPA ESTADUAL

59 59 Processo Etapa Estadual

60 60 Planejamento do ciclo

61 61 PLANO DE AÇÃO (MODELO) O QUÊPOR QUÊQUEMQUANDOONDECOMOQUANTOSTATUS DIVULGAÇÃO Apresentar o Prêmio às empresas dos programas setoriais (finalísticos). Interlocuto res nas Regionais e consultor. Calendário definido pelas Regionais de 19/05 a 30/06. Nos Escritó rios Region ais. Apresentar o Prêmio, ressaltando o Relatório de feedback e utilização das informações captadas nos grupos. R$ XXXXX Agendar com programas setoriais e regionais com os consultores. MATRIZ DE RESPONSABILIDADES DOS PARCEIROS (MODELO) Período Planejament o do ciclo Programa Estadual Responsável no Programa Sebrae Responsável no Sebrae Gerdau Responsável na Gerdau Janeiro 1.1 Plano de comunicação 1) Contribuir na revisão do plano; 2) Fazer levantamento de preços para impressão das peças. "Pedro" 1) Coordenar a revisão do plano; 2) Enviar o plano para a ASCOM - Sebrae; 3) Enviar o plano para a Gerdau (Ana Mohr). "Maria" 1) Contribuir na revisão do plano; 2) Enviar o plano para a SLM. "José" Planejamento do ciclo

62 62 Estrutura da Banca Avaliadora Gestor Estadual do Prêmio Viabilizar a capacitação dos avaliadores. Selecionar candidatos a avaliador aptos, para a Banca. Designar e cadastrar no software os avaliadores selecionados. Servir de intermediário entre a Banca e as Candidatas. Selecionar e designar juízes. Compilar dados para os juízes (tabelas e gráficos). Acompanhar o processo de avaliação. Garantir o cumprimento do código de ética.

63 63 Estrutura da Banca Avaliadora Comissão Técnica Selecionar as empresas a serem visitadas. Selecionar, dentre as empresas visitadas, as empresas finalistas. Decidir com base nas diretrizes nacionais, no caso de problemas com a documentação, se a empresa continua no prêmio ou não. Avaliadores Líderes Cumprir o Código de Ética. Liderar o processo de avaliação. Seguir as recomendações deste Manual. Cumprir os prazos da coordenação do Prêmio. Em caso de dúvida sobre o processo, contatar o gestor do prêmio. Avaliadores Cumprir o Código de Ética. Realizar a avaliação. Seguir as recomendações deste Manual. Cumprir os prazos da coordenação do Prêmio e dos avaliadores líderes. Em caso de dúvida sobre o processo, contatar o avaliador líder ou o gestor do prêmio. Juízes Cumprir o Código de Ética. Decidir, dentre as candidatas consideradas finalistas, as vencedoras nas categorias. Em caso de dúvida, os juízes podem solicitar informações genéricas dos RAs das candidatas ao Gestor Estadual que as libera sem revelar o nome das mesmas.

64 64 Critérios para Designação da Banca Avaliadora AVALIADORES Para atuar como avaliador é obrigatório a participação no curso MEG virtual ou presencial e do curso de preparação de avaliadores do MPE Brasil. Recomenda-se que sejam designados dois avaliadores por empresa, um deles designado como avaliador líder e outro como avaliador. Recomenda-se que os avaliadores sejam voluntários.

65 65 Capacitação de Avaliadores Os candidatos a avaliadores deverão freqüentar a aula do Curso de Formação da Banca Avaliadora para o MPE Brasil e ser aprovado pelo instrutor. É necessário o preenchimento do cadastro de avaliador, que se encontra em anexo a este Manual.

66 66 Ter Conhecimento em... Obrigatório Noções sobre gestão empresarial Modelo de Excelência da Gestão® Regulamento do MPE Brasil Processo de Avaliação Uso de Informática Desejável Gestão de Micro e Pequena Empresa Ferramentas da Qualidade Noções básicas financeiras Habilidades Ser Dinâmico Comunicativo Empático Organizado Flexível Negociador Ter Capacidade de interpretação / análise Fluência verbal e escrita Visão sistêmica Relacionamento interpessoal Percepção Trabalho em equipe Poder de envolvimento Atitudes Comprometimento Ética Humildade Gostar do que faz Vontade de contribuir Motivação Pró-atividade Dedicação Perseverança Solidariedade Benefícios Aprendizado Aumento da Rede de Relacionamento Satisfação pessoal Experiência Reconhecimento Aumento da Empregabilidade Conhecimento em Gestão Perfil e Benefícios

67 67 COMISSÃO TÉCNICA A Comissão Técnica deverá ser integrada pelo Gestor Estadual, por um representante de cada promotor/apoiador local e outro profissional especialista que poderá dar apoio ao gestor estadual, caso necessário. Essas pessoas deverão ter sólidos conhecimentos no Modelo de Excelência de Gestão ®. NÃO poderão integrar a Comissão Técnica, profissionais vinculados, direta ou indiretamente, às empresas que estejam concorrendo ao Prêmio. Critérios para Designação da Banca Avaliadora

68 68 JUÍZES É do Gestor Estadual a responsabilidade pela designação de uma Banca de Juízes que deverá ser composta, preferencialmente, por pessoas notoriamente isentas e qualificadas, que representem as organizações e instituições promotoras e parceiras, assim como outros setores representativos da sociedade. Recomenda-se designar no mínimo cinco juízes, ou sempre número ímpar, para no caso de desempate. A Banca de Juízes exercerá seu trabalho de forma não remunerada. É de responsabilidade ainda do Gestor Estadual, orientar (capacitar) a Banca de Juízes sobre todos os documentos pertinentes ao Prêmio incluindo o Regulamento e o Código de Ética Critérios para Designação da Banca Avaliadora

69 69 Classificação das Empresas para Visita Solicitação dos documentos antes da visita Empresas com pontuação acima de 39,5% (50% de enfoque = 35% + 50% de controle de resultados = 4,5%) e que tem as informações adicionais alinhadas com as respostas das questões.

70 70 Visita Organização da visita Caso as informações financeiras não sejam disponibilizadas pelos dirigentes ou não seja possível identificar a faixa de faturamento da empresa por outras deduções indiretas, o avaliador deve continuar a visita e informar ao gestor do prêmio, redigindo comentário para a Banca de Juízes na parte do software de redação de comentários. Chegar à empresa no horário marcado. Caso a visita seja feita em dupla, garantir que os avaliadores cheguem à empresa no mesmo horário. O descumprimento do horário por um dos avaliadores pode demonstrar falta de seriedade do prêmio. Não levar câmera, gravador e nem deixar-se filmar ou fotografar. Observar todas as normas de segurança, higiene e ambientais da candidata.

71 71 O gestor é responsável por: –cuidar das questões logísticas relacionadas à operacionalização da visita pelos avaliadores (deslocamento, hospedagem, alimentação). Em caso de candidata do setor de hospedagem (hotel, pousada etc) recomenda-se que a equipe de avaliação não utilize as instalações desta para se hospedar. –encaminhar ao avaliador, o login e a senha de acesso ao sistema, bem como orientá-lo em caso de dúvidas na utilização do sistema. O avaliador é responsável por: –Acessar o sistema e imprimir o Questionário de Autoavaliação, caso não tenha recebido impresso do gestor do prêmio. O acesso à área administrativa é realizado no site www.premiompe.sebrae.com.br/admwww.premiompe.sebrae.com.br/adm –Realizar a leitura das informações adicionais e da alternativa de resposta de cada questão –Redigir os comentários e definir os Pontos de Verificação (PVs). –Definir a data da visita e enviar do Plano de visitas Visita

72 72 Seleção das Empresas Finalistas Após a visita, o Gestor Estadual deverá preparar a documentação para a reunião da comissão técnica, incluindo: –Ranking emitido pelo sistema –Relatório de avaliação –Outras informações pertinentes (resultados de ciclos anteriores) –Verificação de documentação complementar conforme item 4.6.7 Com base nas informações disponibilizadas e tendo como direcionador a linha de corte definida pela Comissão Técnica Estadual, as candidatas são selecionadas como finalistas, se: –Pelo menos 50% da pontuação total, tiver sido obtida; e –Não ter zerado em nenhum dos critérios. OBS: Para a Categoria Destaque Boas Práticas de Responsabilidade Social, a empresa finalista também precisa atender a linha de corte referida anteriormente. Nas fases de seleção das empresas visitadas, finalistas e premiadas, Comissão técnica e Juízes não sabem os nomes das empresas. Os nomes das empresas são revelados para os juízes apenas no momento final da reunião de decisão de premiadas, após ter sido definida a linha de corte.

73 73 Seleção das Empresas Vencedoras É de responsabilidade do Gestor Estadual a preparação da reunião da Banca de Juízes, desde o convite até a apresentação e compilação de dados. As informações a serem apresentadas devem incluir: –Panorama do prêmio (slides com as principais informações sobre o prêmio); –Tabelas e gráficos com pontuação por critério pós-visita; –Material de apoio: Informações do desempenho da candidata em anos anteriores, quando pertinente, relatório de avaliação e comentários dos avaliadores para a Banca.

74 74 Evento de Premiação Enviar uma carta com informações sobre o funcionamento e a participação das Finalistas e Vencedoras no evento; Elaborar um check list com as necessidades para o evento. O anexo 12 apresenta um modelo; Elaborar um roteiro do evento. O anexo 13 apresenta um modelo; Identificar as Finalistas e as Vencedoras na chegada do evento; Realizar uma reunião com as Finalistas e Vencedoras, um pouco antes de iniciar a solenidade, para agradecer a participação das empresas, parabenizá-las por terem chegado até ali, convidar as finalistas para continuarem participando e as vencedoras para seguirem nos Programas Estaduais (nos estados que tiverem) e incentivá-las a potencializar os resultados da premiação; A data e a reserva do local do evento devem ser definidas, preferencialmente, na etapa de planejamento.

75 75 Relatórios para as empresas O Relatório de Avaliação encaminhado às candidatas visitadas é composto por duas partes descritas a seguir, correspondendo ao mesmo formato do Questionário de Autoavaliação:  Parte I (questões de 1 a 31): Pontos Fortes e/ou Oportunidades para Melhoria, verificados na fase de visita, que são descritos por Critério do Questionário de Autoavaliação. Entretanto, diferentemente do questionário, os resultados de indicadores de desempenho, que foram apresentados na questão 31, serão consolidados no oitavo critério, denominado Resultados. Neste Critério, a empresa também recebe uma comparação de seus resultados com a média das candidatas de sua categoria. Os oito critérios apresentados no relatório seguem o Modelo de Excelência da Gestão ® da FNQ.  Parte II (questões de 1 a 30) - opcional: informações relativas às características de Comportamento Empreendedor, a partir das respostas da primeira parte do questionário, que são analisadas em função das dez combinações: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; correr riscos calculados; estabelecimento de metas; busca de informações; planejamento e monitoramento sistemático; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança

76 76 Aprendizado do ciclo Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências (Fundamento Aprendizado organizacional). Por que não melhorar?

77 77 O gestor deve encaminhar para a FNQ até dia 15 de dezembro de 2009 as seguintes informações sobre as empresas vencedoras na etapa estadual: Ata da reunião de juízes Cópia da documentação coletada das empresas Perfil de cada empresa Pontuação pré e pós visita Atividades do Gestor para a Etapa Nacional

78 78 PROCESSO DE AVALIAÇÃO ETAPA NACIONAL

79 79 Processo da Etapa Nacional Seleção das Vencedoras Estaduais Encaminhamento das Vencedoras para a FNQ Designação da Comissão Técnica Verificação de Documentos Seleção para a Visita Execução da Visita Planejamento da Visita Designação dos Avaliadores Seleção das Finalistas Envio de Relatório de Avaliação Seleção das Vencedoras Nacionais Cerimônia de Premiação Aprendizado Relatório de Avaliação Gestor Estadual Avaliador Banca de juízes Estadual Comissão Técnica FNQ Banca de juízes Nacional MBC/SEBRAE/FNQ

80 80 Etapa Nacional 1ª ETAPA As empresas vencedoras da Etapa Estadual deverão: Comprovar a sua regularidade fiscal, bem como confirmar as informações e dados prestados na inscrição e apresentados no questionário de autoavaliação, conforme artigo II. A comprovação será realizada via SEBRAE a partir dos documentos enviados na etapa estadual, com exceção da declaração do contador para o exercício de 2009. As empresas que não apresentarem cópias dos documentos solicitados ou apresentarem irregularidade(s) na comprovação dos dados e informações serão automaticamente desclassificadas. 2ª ETAPA As informações prestadas e apresentadas no questionário de autoavaliação e relatório de avaliação, serão tabuladas em planilha de Excel e analisadas pela Comissão Técnica, resultando em uma pontuação obtida para cada empresa e uma conseqüente ordenação por classificação das pontuações resultantes. Serão consideradas empresas aptas para visita àquelas que obtiverem desempenho igual ou superior a linha de corte a ser definida na 1ª reunião da Comissão Técnica Nacional, considerando o conjunto de organizações candidatas, suas pontuações e seus relatórios de avaliação estadual. Poderão também ser selecionadas para a visita candidatas consideradas aptas pela Comissão Técnica. 3ª ETAPA As empresas selecionadas serão visitadas por Avaliadores que validarão as informações fornecidas na inscrição e no questionário de autoavaliação, emitindo relatório das empresas visitadas e ajustando a pontuação, caso necessário. 4ª ETAPA A Comissão Técnica selecionará 2 candidatas de cada uma das categorias, sendo estas consideradas Finalistas da Etapa Nacional. 5ª ETAPA Os resultados emitidos pela Comissão Técnica serão apresentados a uma Banca de Juízes, que selecionará, dentre as finalistas a empresa vencedora em cada Categoria.

81 81 Comissão Técnica Etapa Nacional A Comissão Técnica é formada por um Coordenador e por profissionais com experiência comprovada em processos de avaliação com base no Modelo de Excelência da Gestão ®, indicados pela FNQ (haverá prioridade para os examinadores seniores do processo do Prêmio Nacional da Qualidade®). Obs.: representantes dos parceiros do Prêmio MPE, gestores estaduais e representantes de prêmios estaduais e setoriais NÃO podem fazer parte da Comissão Técnica em função de conflito de interesses.

82 82 Pré-seleção para a Visita 1.As organizações premiadas na etapa regional serão agrupadas por categoria. 2.Cada integrante da Comissão Técnica receberá uma categoria para análise dos comentários e pontuação de cada candidata. 3.Para a segunda reunião da Comissão Técnica: –Análise dos resultados quantitativos, tomando como base a linha de corte definida para a parte 1 (pontuação para Gestão e Resultados); –Análise qualitativa a partir das respostas dos questionários emitidos pelos avaliadores na etapa regional e das respectivas pontuações para inclusão ou exclusão das empresas. –Range para a visita: 3 a 5 empresas por categoria (adotado no processo em 2009) –Em caso de empate no desempenho e na análise da Comissão Técnica será adotado o Critério 7, como critério de desempate. 4.A FNQ enviará comunicação às empresas selecionadas, indicando a data da visita.

83 83 1.A seleção será realizada pela análise conjunta dos seguintes aspectos: Pontuação após a visita. Homogeneidade do sistema de gestão (equilíbrio entre as pontuações dos critérios de processos gerenciais e resultados. Fatores/aspectos identificados na visita pelo examinador, que possam de alguma maneira prejudicar a imagem das organizações gestoras do Prêmio MPE Brasil (SEBRAE, MBC, FNQ, Gerdau e Petrobras). Algum problema identificado na documentação após a seleção das organizações visitadas. 2.Outros aspectos a serem considerados: Regionalidade (seria interessante ter organizações que representem as 5 regiões brasileiras). Casos que possam ser multiplicados, como benchmark (respeitando o estágio correlato da régua de avaliação), para outras organizações. 3.Em caso de empate de uma ou mais organizações serão adotados os Critério 7, 1, 2, 3, 6, 4 e 5 (nessa sequência) como critérios de desempate. Seleção das Finalistas Agronegócio; Comércio; Indústria; Serviços: Educação, Saúde, Tecnologia de Informação, Turismo e Outros

84 84 1.A seleção será realizada pela análise conjunta dos seguintes aspectos: Ações desdobradas do plano estratégico da organização Continuidade das ações Relevância e impacto na comunidade das ações sociais realizadas Sanções recebidas nos últimos três anos, relativas aos requisitos legais, éticos, regulamentares ou contratuais Existência de planos de ações para as sanções Investimentos realizados 2.Em caso de empate de uma ou mais organizações será adotado o Critério 4 como critério de desempate. Seleção das Finalistas Destaque em Responsabilidade Social

85 85 CONCEITOS IMPORTANTES

86 86 Processo Transformam insumos em produtos Processos Operacionais Processos Gerenciais Transformam informações em decisões gerenciais “Práticas de gestão”

87 87 Processo Gerencial, Prática de Gestão e Padrão de Trabalho Processo Gerencial – O que o critério solicita Processo de natureza gerencial; Processos relativos aos critérios de 1 a 7 Prática de Gestão – O que a empresa faz Processo gerencial como efetivamente implementado pela organização Padrão de Trabalho – Como a empresa faz Regras de Funcionamento das práticas de gestão. Podem ser expressas na forma de procedimentos, rotinas de trabalho, normas administrativas, fluxogramas, comportamentos, coletivos, ou qualquer meio que permita a execução das práticas Prática de Gestão Padrão de Trabalho Processo Gerencial

88 88 P D A C P D L C APRENDER E MELHORAR Ciclo PDCL

89 89 Grau de Excelência Tempo P D L C P D L C P D L C Melhoria Contínua e Ruptura

90 90 Sistema de gestão Um conjunto de práticas de gestão (ou processos gerenciais) padronizadas, logicamente inter-relacionadas com a finalidade de gerir uma organização e produzir resultados. Sistema da Qualidade ISO 9000 Sistema de Mkt Sistema Financeiro Casa Matriz Sistema de Planejamento Porter Sistema de Informações SAP Sistema de Produção Sistema Ambiental ISO 14000 Sistema de RH OHSAS 18001 Sistema de Comunicações Sistema de Reuniões Sistema de Manutenção TPM Sistema de monit. Desempenho BSC Sistema de Resp. Social SA8000 Resultados

91 91 QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PRÊMIO MPE BRASIL 2009

92 92 Parte I – Gestão da Empresa. 30 questões do tipo múltipla escolha, para as quais o respondente deve assinalar a opção mais coerente com a realidade da sua empresa. Para algumas questões são solicitadas e obrigatórias informações adicionais. Os resultados da empresa deverão ser apresentados conforme solicitado na questão 31. Há notas que esclarecem eventuais dúvidas destas questões e das alternativas de respostas. Parte II – Características de Comportamento do Empreendedor. Esta parte é OPCIONAL e é indicada ao dirigente da empresa que tiver interesse em conhecer o grau de desenvolvimento de suas características empreendedoras. Nesse caso, deverá ser assinalada a frequência com que cada uma das 30 perguntas acontece: Sempre, Às vezes, ou Nunca. Parte III – Práticas de Responsabilidade Social. Esta parte também é OPCIONAL e é indicada para as empresas que possuem ações estruturadas voltadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento da comunidade em que a empresa está inserida. São perguntas de múltipla escolha e abertas, nas quais o respondente poderá assinalar e detalhar as ações existentes. Questionário Autoavaliação do MPE Brasil - 2009

93 93 Avaliação Práticas de Gestão Cada questão possui 4 (quatro) alternativas de respostas (a, b, c ou d). As questões solicitam Informações Adicionais que devem ser obrigatoriamente preenchidas, caso o empresário selecione uma das alternativas c ou d. As alternativas de respostas contemplam os fatores de pontuação (adequação, disseminação, continuidade) variando de acordo com a pertinência da pergunta.

94 94 Agrupamento de clientes e busca de novos Identificação, análise e compreensão das necessidades e expectativas dos clientes Divulgação de produtos Tratamento das reclamações Avaliação da satisfação dos clientes Clientes

95 95 Tratamento de impactos negativos Exigências legais conhecidas e atualizadas Comprometimento com as comunidades Sociedade

96 96 Disseminação da missão da empresa para colaboradores Comportamento ético Análise do desempenho do negócio Compartilhamento de informações com colaboradores Desenvolvimento gerencial dos dirigentes Promoção da melhoria dos produtos, serviços, processos e métodos de gestão Liderança

97 97 Estratégias e Planos Disseminação da visão da empresa para os colaboradores Definição das estratégias Estabelecimento de indicadores e metas Definição de planos de ação

98 98 Definição das funções e responsabilidades das pessoas Contratação dos colaboradores Capacitação dos colaboradores Identificação dos perigos e tratamento dos riscos de saúde e segurança no trabalho Tratamento dos fatores de bem- estar e a satisfação dos colaboradores Pessoas

99 99 Processos Execução das atividades da empresa conforme padrões documentados Controle do desempenho das atividades Seleção e avaliação do desempenho dos fornecedores Controle financeiro

100 100 Informações e Conhecimento Definição das informações necessárias para a execução das atividades, análise e condução do negócio Disponibilização das informações para os colaboradores Utilização de informações comparativas de outras empresas para avaliar o desempenho e melhorar os serviços, produtos e processos

101 101 São solicitados os resultados dos três últimos exercícios (2006, 2007 e 2008), mas caso a empresa não possua, apresentar apenas o que tiver. Na Etapa Nacional verificar os resultados de 2009. A empresa deve descrever uma média anual, caso tenha somente informações mensais ou semestrais. A pontuação das questões de Resultados levará em consideração o fator Tendência. Avaliação Resultados

102 102 Resultados

103 103 PORTAL E SOFTWARE 2009

104 104 Atualização do Sistema de Avaliação Software e área administrativa ciclo 2009

105 105 Demandas para atualização Identificação dos problemas e das oportunidades para melhoria na capacitação de gestores, dia 12 de dezembro de 2008. Análise dos problemas e reclamações durante o ciclo 2008. Análise das oportunidades para melhoria identificadas pelo Fornecedor (Tribal) – reunião de aprendizado com FNQ.

106 106 Premissas Pouco recurso para implementar muitas melhorias. Priorização dos problemas de alto impacto na gestão do prêmio com baixo custo. Alinhamento com as diretrizes do Sebrae Nacional (para cadastro). Alinhamento com planejamento estratégico 2008- 2010.

107 107 Problemas 2008 - software Capacitação de gestores ProblemaO que foi implementado Melhorar dinâmica do fechamento das inscrições. Fechamento nacional para inscrições e candidaturas até 31 de julho de 2009. Geração do Relatório de Autoavaliação imediato. A partir de 30 de abril o RA será gerado automaticamente após o preenchimento do questionário online. Inscrição: Trocar logradouro por endereço.ok Inscrição: Filtrar por razão social e nome fantasia. ok Configurar impressão dos relatórios de ranking por modo paisagem. ok Problema de visualização no ranking de outros estados. Atualização da plataforma do sistema permitindo melhor dinâmica nas atualizações e minimizando os problemas. Estruturação de sistema de testes. Inscrições, candidaturas, e relatórios / Limbo. Duplicação de empresas (CNPJ Duplicado). Na inscrição e-mail não obrigatório. Não foi implementado porque deve seguir as diretrizes do SEBRAE. Melhorar a seleção do CNAE. A seleção será igual a de 2008. Busca direto no site da Receita. Agilidade no suporte da FNQ e fornecedor de TI (Foco no retorno das soluções). Em negociação junto ao MBC para criação de um suporte único para software e portal, sem que os gestores tenham que contatar as empresas de TI.

108 108 Oportunidades para melhoria - software Capacitação de gestores Oportunidade para melhoriaO que foi implementado Responder questionário on-line.ok Indicar no Excel: Finalista / Classificadas / Vencedoras. ok Melhorar a navegabilidade do menu (consultas não são claras) no software. Estamos estudando a melhor navegabilidade. Simplificar / melhorar a nomenclatura dos Relatórios. ok Destacar no titulo/cabeçalho o filtro selecionado. ok Demonstrar a contagem nº total de candidatas inscritas vinculadas as metas e data final. ok Layout: Cor de fundo.Não foi priorizado Ter acesso único a área restrita pelos gestores. Não pode ser implementado em função de recursos. Isto faz parte da integração de todo o sistema, que será estudado em 2009 para implementar em 2010 Capacitação no software e no portal.Não está programado em função de alto custo Relatório de ranking por critério / Gerar relatório para banca de juízes. Não foi priorizado Inscrição do digitador / Incluir seleção de grupos e parceiros Verificar com gestores que tem esta necessidade. Entrar em contato com a Juliana - FNQ

109 109 Cronograma de implementação das atualizações O queQuando Front end (preenchimento online da inscrição e Questionário) 16-abr-09 Acesso à área administrativa pelos gestores e Digitadores 30-abr-09 Geração do relatório de autoavaliação30-abr-09 Relatório de empresas participantes30-abr-09 Relatórios de estatísticas30-abr-09 Acesso à área administrativa pelos demais perfis30-mai-09 Relatórios de ranking30-mai-09 Relatórios de desempenho30-set-09

110 110 Relembrando as funcionalidades Front end Grupos de usuários Inscrições inseridas pelos digitadores Relatório de empresas inscritas e candidatas Relatório de estatísticas Relatórios de ranking Relatórios de desempenho Relatório de autoavaliação Relatório de avaliação

111 111 Grupos de usuários – permissões de acesso à área administrativa MPE: acesso ao Portal para preenchimento de inscrições e questionários. DIGITADOR: inserir cadastros e questionários recebidos em papel. ADMINISTRADOR GERAL: acesso a visualizar e editar todos os estados. ADMINISTRADOR ESTADUAL: acesso a visualizar e editar todas as funcionalidades de seu estado. AVALIADOR: acesso para inserir os comentários da visita. ACOMPANHAMENTO NACIONAL: acesso para visualizar os relatórios de estatística de todos os estados. ACOMPANHAMENTO ESTADUAL: acesso para visualizar os relatórios de seu estado. ACOMPANHAMENTO Escritório Regional: acesso para visualizar os relatórios dos municípios relacionados a seu ER. REVISOR RA: acesso para revisar os comentários dos avaliadores.

112 112 Front end Preenchimento online. Preenchimento da ficha de inscrição:  Dados do cadastro  4 questões iniciais (NOVO) Preenchimento do questionário:  Parte I – 30 questões gestão (OBRIGATÓRIO)  Em algumas questões é obrigatório apresentar as informações adicionais se for selecionado C ou D.  Parte II – 30 questões empreendedorismo (OPCIONAL).  Parte III – formulário de Responsabilidade Social (OPCIONAL). Envio para candidatura ao prêmio:  Os dados preenchidos são salvados automaticamente.  A empresa somente poderá enviar após 100% preenchida a parte I.  A empresa poderá preencher o questionário em partes sem perder as informações e pode enviar quantas vezes achar necessário até 31 de julho.  O sistema entende que a última versão é a que vale para o prêmio.

113 113 Inscrições inseridas pelos digitadores Acesso pela área administrativa. Controle das digitações pelo gestor. Relatório de controle das digitações:  Nome do digitador  Nº empresas inscritas inseridas  Nº empresas candidatas inseridas Rastreabilidade:  Disponível no Excel: nome do digitador que inseriu o cadastro ou questionário.

114 114 Relatório de empresas inscritas e candidatas Acompanhamento das inscrições Possibilidade de buscar as empresas pelos filtros:  Ano  CNPJ  CPF  Razão social  nome fantasia  Estado  ER  Grupo  Região  Período de cadastro (de __ à __)  Categoria (pode-se selecionar mais de uma)  Status  Melhor maneira de receber o questionário  Cadastros inseridos pelo digitador  Questionário inserido pelo digitador Geração de Excel com todas as informações de cadastro e datas de inserção de inscrição e candidatura.

115 115 Relatório de estatísticas Acompanhamento do período de inscrições Apresentação de tabela com os números de participantes do prêmio: –Nº inscritas –Nº candidatas –Nº classificadas –Nº finalistas –Nº vencedoras Busca por estado, ER, categoria, digitador, período de inscrição. Gráfico empresas participantes no prêmio. Gráfico empresas inscritas e candidatas por digitador e MPE (portal Front end).

116 116 Relatórios de ranking Ranking candidatas Seleção das empresas para a visita Designação de avaliadores (avaliador sênior e avaliador) O ranking apresentará as informações:  CNPJ e razão social (acesso ao questionário respondido)  Pontuação enfoque + controle resultados (79%) – é a pontuação que vale para o ranking (1 - maior pontuada; N - menor pontuada)  Pontuação resultado tendência  Pontuação total Parte I  Pontuação total Parte II

117 117 Controle de recebimento das avaliações. Devolução do RA para avaliador. Desclassificação da empresa (inserção de justificativa da comissão técnica). Seleção das finalistas (inserção de justificativa da comissão técnica). Seleção das vencedoras (inserção de justificativa da banca de juízes). Ranking apresentará as informações:  CNPJ e razão social (acesso ao questionário avaliado)  Pontuação pré-visita  Pontuação pós-visita Pontuação que vale para gerar o ranking: total da parte I Relatórios de ranking Ranking candidatas

118 118 Relatórios de desempenho Desempenho por critério: média de pontuação por critério. Pode ser gerado por categoria, estado, ER, status da empresa (candidata, classificada, finalista).

119 119 Relatórios de desempenho Desempenho por questão: percentual de respostas por alternativa por questão Pode ser gerado por categoria, estado, ER, status da empresa (candidata, classificada, finalista).

120 120 Relatório de autoavaliação Emissão após o preenchimento completo do questionário. Para os questionário inseridos pelo digitador, os relatórios serão disponibilizados pela área administrativa, sendo o gestor ou digitador responsável pelo envio às empresas. As empresas recebem um feedback automático por questão a partir das alternativas selecionadas. Em 2009 as sugestões SEBRAE serão genéricas por critério, em função das oportunidades para melhoria recebidas das empresas e gestores.

121 121 Relatório de avaliação Emissão após a revisão dos comentários e solicitação do gestor. As empresas recebem um feedback por questão a partir dos comentários inseridos pelo avaliador (NOVO). Neste relatório não incluiremos mais os comentários automáticos, pois a empresa já os recebeu após o preenchimento do questionário Os relatórios devem ser revisados até dezembro de 2009, em função da etapa nacional.

122 122 “O fortalecimento das micro e pequenas empresas brasileiras é a peça-chave para o desenvolvimento do País” Jorge Gerdau Johannpeter Presidente-fundador do MBC Encerramento do Curso


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