A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPÚBLICA VELHA (1889-1930).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPÚBLICA VELHA (1889-1930)."— Transcrição da apresentação:

1 REPÚBLICA VELHA ( )

2 O Movimento republicano se dividia entre:
Os Militares, que defendiam uma república militar, com governo forte e centralizado. Os Cafeicultores, desejavam uma República Liberal, um governo mínimo e economia livre. A Classe Média, chamados de radicais, defendiam a democracia popular.

3 A República Velha se divide em:
República da Espada ( ), onde o poder ficou nas mãos de dois presidentes militares. Neste período foi aprovada a primeira Constituição republicana (1891).Esta determinava: Federalismo- os Estados e municípios passaram a ter autonomia.

4 O voto seria limitado aos homens, maiores de 21 anos, alfabetizados e não militares.
A igualdade perante a Lei. A separação da Igreja em relação ao Estado. O voto seria aberto. Haveria eleições para os cargos executivos.

5

6 República Oligárquica, república dos Coroneis, República do café com leite ( ).Características: -Domínio político dos fazendeiros. -Política dos Governadores. Comissão Verificadora de poderes. -Voto do cabresto. -Fraudes eleitorais. Política de Valorização do Café. -Nepotismo.

7 A criação do imaginário republicano:

8 Uma economia agrícola de exportação

9 MOVIMENTOS SOCIAS DA REPÚBLICA VELHA:
A Guerra de Canudos: Local: Sertão nordestino. Período: Líder: Beato Antonio Conselheiro. Motivos: Religiosidade e abandono. Comunidade de Belo Monte ou Canudos. Desejavam o seu fim: Igreja Católica, Coroneis e Governo.

10 -A imprensa caracterizava o movimento como formado por fanáticos religiosos, marginais, assassinos e monarquistas. -Várias expedições militares foram realizadas até a destruição de Canudos. -O livro, “Os Sertões”, de Euclides da Cunha narra o massacre de Canudos.

11 O Contestado Local: Fronteira de SC e PR ( Região do Contestado).
Líder: Beato José Maria. Motivo: Expulsão dos colonos de suas terras, para a construção de uma ferrovia. Resultado: Tropas do Governo destruiram o movimento (1911).

12 O Cangaço Bandos armados que utilizavam a violência como forma de sobrevivência. Local: Nordeste brasileiro. O Bando mais conhecido foi o de Virgulino Ferreira da Silva, o “ Lampião”. O Cangaço desapareceu, após muita repressão policial, em 1930.

13 A Revolta da Vacina : Rio de Janeiro (1904).
Contexto: Processo de urbanização e modernização da cidade do RJ. Personagens: Oswaldo Cruz, Pereira Passos e o Povo do Rio de Janeiro. Motivo: A obrigatoriedade da Vacina contra a varíola. Local Após muitos conflitos a Revolta chegou ao fim com a forte repressão das forças militares.

14 A Revolta da Chibata Local: Rio de janeiro (1910)
Motivo: Os marinheiros exigiam o fim dos castigos corporais (Chibatada), melhores condições de vida e trabalho. Líder: João Cândido ( O Almirante Negro) A revolta: após tomarem os navios, ameaçaram bombardear a cidade do RJ. Resultado: O governo atendeu as reivindicações, mas puniu severamente os participantes.

15 O Tenentismo Reivindicações: Fim do poder oligárquico, da corrupção, do analfabetismo, diminuição dos gastos do Governo, proteção às riquezas nacionais e industrialização. Mobilização dos Tenentes brasileiros na década de 20 do século 20. Principais mobilizações: A Coluna Prestes e a revolta dos Dezoito do Forte de Copacabana.

16 O Movimento Operário Brasileiro na década de 20.
Motivo: Falta de uma legislação trabalhista, péssimas condições de trabalho , os baixos salários e exploração do trabalho infantil. Ideologias: Anarquismo ( defendiam o fim da burguesia e do Estado, dos partidos políticos e da exploração capitalista).Socialismo, diferenciava-se do anarquismo, pois defendiam o Estado, partidos políticos e eleições. Atuação: realizaram greves, foi criado o PCB , mobilizaram a classe operária na defesa de seus direitos. Patrões e Governo uniram-se na repressão ao movimento.

17 PRESIDENTES DO PERÍODO
PRUDENTE DE MORAIS ( ) Política de pacificação entre militares e oligarquia cafeeira Incentivo industrial e as oligarquias Massacre de Canudos durante a gestão do vice Manuel Vitorino

18 CAMPOS SALES ( ) Política de importações dos produtos industriais/ defesa das oligarquias exportadoras de produtos agrícolas e riquezas minerais: como, algodão, açúcar, erva-mate, borracha, cacau e principalmente o café. Medidas anti-inflacionárias, como corte de crédito as indústrias, não emissão de moeda, criação de novos impostos.

19 Criação do Funding-loan, acordo com banqueiros ingleses.
Política dos Governadores Solução da questão fronteiriça do Amapá, com a França, através da intermediação da Suíça.

20 AFONSO PENA ( ) Plano nacional de valorização do café. Aumento da dependência econômica com a Inglaterra. Centenário de abertura dos Portos e participação na conferência de Paz de Haia.

21 NILO PEÇANHA ( ) Criação do serviço de proteção ao Índio. Rompimento de relações políticas entre São Paulo e Minas, na disputa sucessória. Rui Barbosa e a campanha Civilista.

22 HERMES DA FONSECA ( ) Posto máximo da república volta a ser ocupado por um militar. Criação do PRC (Partido Republicano Conservador) por político rival gaúcho, Pinheiro Machado. Política salvacionista e conflitos no Ceará. Revolta da Chibata.

23 VENCESLAU BRÁS ( ) Rearticulação da política do café com Leite. Governou em meio aos efeitos da 1º Guerra Mundial, o que facilitou a industrialização brasileira. Início da Guerra do Contestado. Promulgação do Código Civil.

24 DELFIM MOREIRA ( ) Vice de Rodrigues Alves, assumiu após a morte deste. Era obrigado a convocar novas eleições. Jogo político pela sucessão e candidatura de Rui Barbosa.

25 EPITÁCIO PESSOA ( ) Substituição de ministros militares por ministros civis. Inspetoria Federal de Obras contra as Secas (nordeste). Reinício de importações de industrializados. Sujeição ao capital norte-americano. Crescimento da classe operária e promulgação da lei de repressão ao Anarquismo.

26 Semana da Arte Moderna (1922)
Contestavam a mentalidade artística brasileira tradicional e exigiam uma discussão mais ampla da realidade brasileira. Teve participação de Gênios como: Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Di Cavalcante, etc. Crise das oligarquias e Tenentismo.


Carregar ppt "REPÚBLICA VELHA (1889-1930)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google