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APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ( AO) E COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E MÉTODOS Marcelo Alves Carrera.

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Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ( AO) E COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E MÉTODOS Marcelo Alves Carrera."— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ( AO) E COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E MÉTODOS Marcelo Alves Carrera

2 Ciclo do Aprendizado Organizacional Gestão do Conhecimento Melhoria contínua/GQT Inovação Processos/ Sistemas Socialização da aprendizagem individual Cultura AprendizagemOrganizacional

3  Pesquisadors com diferentes visões sobre A.O::  Lewitt e March (1988) referem que as organizações são vistas como contextos de aprendizagem para extraírem inferências da história das rotinas que orientam a sua ação.  Huber (1991) defende que uma entidade aprende quando, através do processamento de informação que opera, modifica o conjunto dos seus comportamentos potenciais.  Garvin(1993) defende que uma organização de aprendizagem é uma organização especializada em criar, adquirir e transferir conhecimento e em modificar a sua ação para refletir os novos conhecimentos e compreensões.  Senge (1992) afirma que uma organização inteligente é uma organização que aprende e expande continuamente a sua capacidade para criar no futuro. São organizações capazes de se sobreporem às dificuldades, de reconhecerem as ameaças e de enfrentarem novas oportunidades. Conceitos sobre Aprendizado Organizacional

4 Vistas sob esses ângulos, a aprendizagem passa a ter características bastante específicas muito ligadas à memória e à cultura da organização. Conceitos sobre Aprendizagem Organizacional

5 ORGANIZAÇÕES COM FOCO EM CULTURA

6 "É a maneira de ser de cada empresa e de seus participantes". (Chiavenato, 1992). "A cultura é a cola social e normativa que segura a organização. A cultura expressa os valores e crenças que os membros da organização partilham. Estes valores manifestam-se por símbolos como mitos, rituais, histórias, lendas e uma linguagem especializada". (Reimann & Wiener, 1988). Realidades socialmente construídas de informações, aprendizagem e inteligência; cérebro como um comutador, cérebro com um holograma (fotografia tridimensional). Organizações com foco em Cultura

7 ORGANIZAÇÕES COM FOCO EM APRENDIZAGEM INDIVIDUAL

8 Teoria de Garvin - considera a experimentação como um dos elementos importante para a aprendizagem, para adquirir e transferir conhecimentos. Teoria de Sveiby - preocupa-se com a identificação do conhecimento individual, como se este sozinho fosse capaz de alcançar os fins planejados. Teoria de Senge - focaliza, também, aprendizagem individual dentro da organização (aprendizagem generativa (que tem relação) e adaptativa). Teoria de Stewart – faz uma abordagem economicista (corrente de pensamento que dá prioridade à economia em detrimento dos aspectos sociais, ambientais, políticos etc.) e individual do conhecimento (capital intelectual). Teoria de Kolb – destaca apenas um estilo de aprendizagem, valorizando apenas determinadas habilidades em detrimento de outras. Organizações com foco de aprendizagem individual

9 O conceito de aprendizagem na organização ocorre de forma gradativa, e os indivíduos devem ser motivados e treinados para que este processo aconteça. O papel da organização neste processo é fundamental, pois a troca de conhecimento entre empresa e colaboradores pode se tornar uma forma estratégica de crescimento para os indivíduos pertencentes à ela e, conseqüentemente, para a empresa. Organizações com foco de aprendizagem individual

10 ORGANIZAÇÕES COM FOCO EM PROCESSO/SISTEMA

11 Processo/sistema: Gestão de Competências. Gestão do Capital Intelectual. Inteligência Competitiva. Educação Corporativa. Inovação. Liderança. Organizações com foco processo-sistema

12  Nenhum sistema que formaliza o capital intelectual corporativo terá sucesso se as pessoas não estiverem preparadas para a sua implantação. Deve-se haver mudanças culturais para:  Pesquisa de clima e cultura: identificar valores da organização e sentimento dos indivíduos.  Trabalho comportamental: trabalhar resistências às mudanças.  Escolha de lideranças: identificar indivíduos que conheçam a organização e de fácil relacionamento interpessoal.  Capacitação: capacitar as pessoas para o aprendizado contínuo. Organizações com foco processo-sistema

13 ORGANIZAÇÕES COM FOCO EM GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO

14  No AO falta visão de que o desenvolvimento do conhecimento constitui aprendizagem.  Toda organização precisa ter habilidade em criar, adquirir e transferir conhecimento e além de tudo mudar comportamento.  Transformar o conhecimento tácito em explícito.  A AO é um processo de mudança no estado do conhecimento a fim de compartilhar entendimento comum.  O processo de aprendizagem é muito mais amplo e muito mais profundo do que a mera acumulação de informações.  Atualmente a AO tem sido essencialmente vinculada a criação de conhecimento. Organizações com foco em gerenciamento do conhecimento

15 ORGANIZAÇÕES COM FOCO EM MELHORIA CONTÍNUA

16  Facilitar a aprendizagem individual.  Busca incessante pela melhoria contínua.  A A.O. é resultado planejado da G.Q.T..  Sucesso da G.Q.T. está relacionado a habilidade da organização em aprender, absorver e aplicar mudanças integrando-as à organização. Organizações com foco em melhoria contínua

17 ORGANIZAÇÕES COM FOCO EM INOVAÇÃO

18  Competitividade X Globalização.  A Inovação gera idéias, às quais podem levar a criação do conhecimento e, consequentemente, constituir aprendizagem.  Empresas japonesas – ligação com o ambiente interno e externo.  Inovação apresenta uma oportunidade para as pessoas aprenderem, se adaptarem e enfrentarem a mudança num novo contexto organizacional. Organizações com foco em inovação

19 A AO dá à organização a possibilidade de resolver os problemas. A AO engloba saberes técnicos, procedimentos, modos de fazer e compreender processos de intercâmbio mútuo, retenção e dissiminação. AO é um processo contínuo de apropriação e geração de novos conhecimentos nos níveis individual, grupal e organizacional envolvendo todas a formas de apredizagem formal e informal no contexto organizacional. Considerações Finais


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