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O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.

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Apresentação em tema: "O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo. No entanto, vários autores falam sobre tal conceito que é fundamental em uma organização: Carvalho (1997,p.67) afirma que: ”[...] usando métodos mais ou menos sistemáticos, levar alguém a ser capaz de fazer algo que ele nunca fez antes, e fazê-lo sem a assistência de quem a ensina[...] é preciso saber o que queremos que alguém aprenda diagnosticar que alguém precisa aprendê-lo, preparar situações que possibilitem o aprendizado, verificar os resultados” .

2 Segundo Patrícia Moreira Gonçalves –p
Segundo Patrícia Moreira Gonçalves –p.03 ( Davies ; 1973) , “Define treinamento como sendo parte de uma atividade profissional, que capacita o indivíduo, afim de otimizar os trabalhos realizados na organização, para tanto se faz necessário, a especialização do treinamento e dos instrutores. ( Macian- 1987) , o treinamento tem caráter educacional, visto que engloba atividades de aprendizagem e educação para o bom aproveitamento futuro , para “crescimento pessoal“ , impulsionando o desenvolvimento da organização.

3 (Stammers e Patrick -1978) , atribuiu que o treinamento é um “desenvolvimento sistemático do padrão de atitude/ conhecimento/ habilidade/ conduta requerido pra que o indivíduo desempenhe de forma adequada uma determinada tarefa”. No entanto eles afirmam ainda a importância da aprendizagem para a integração dos conhecimentos adquiridos. (Milkovivick e Boudreau -2000) , treinamento leva caráter de qualificação do indivíduo nas questões de habilidades e conhecimentos , atitudes que irão resultar na melhoria da “ adequação “ e entre aspectos e características das pessoas e as exigências da função.”

4 Podem-se dar diversos significados a palavra treinamento, mas, basicamente treinamento significa dar condições a uma pessoa para que ela possa exercer alguma atividade ou ainda, treinar uma pessoa para que ela possa desenvolver de uma maneira mais eficaz as suas atividades. Portanto , treinamento em caráter educacional, visto que engloba atividades de aprendizagem e educação.

5 Oferecer programa de treinamento, no entanto das organizações visa promover melhor atuação funcional. O treinamento é visto como um instrumento implementador de procedimentos mais racionais, mais qualificados e mais eficazes, porém estará sempre carregado de um propósito de respeito às necessidades do desenvolvimento individual . Treinar para desenvolver significa, assim , ampliar as possibilidades de acesso à educação no seu sentido mais autêntico.

6 OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO TREINAMENTO SEGUNDO CHIAVENATTO PODEM SER:
“a) Preparar os recursos humanos para a execução imediata das diversas tarefas peculiares à organização: b) Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções para as quais a pessoa pode ser considerada; c) Mudar a atitude das pessoas com várias finalidades entre as quais, criar um clima mais satisfatório entre empregados, aumentar-lhes a motivação e torná-los mais receptivos às técnicas de supervisão e gerência”.

7 MODALIDADES DE TREINAMENTO:
Treinamento de integração; Treinamento técnico – operacional; Treinamento voltado para gerentes ou executivos; Treinamento a nível comportamental.

8 FASES DO PROCESSO DE TREINAMENTO:
O treinamento, com instrumento de desenvolvimento de recursos humanos à serviço dos objetivos da organização, visa especialmente, responder as seguintes perguntas: Em que treinar? A quem treinar? Como treinar? Quando treinar?

9 PROCESSOS DE TREINAMENTO : Levantamento de necessidades; Planejamento; Programação; Avaliação.

10 DESENVOLVIMENTO: Desenvolvimento corresponde às experiências não necessariamente relacionadas com o cargo atual , mas que proporcionam oportunidades para o desenvolvimento e crescimento profissional. O desenvolvimento de pessoas está mais relacionado com a educação e orientação para o futuro que propõe o treinamento.

11 DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL: O desenvolvimento de pessoal aumenta a competência técnica, decisória e a competência social dos empregados em relação às metas e à filosofia da empresa. O desenvolvimento de pessoal precisa estar estreitamente ligado à filosofia da empresa, o que significa é fundamental que os valores e as metas da companhia sejam considerados no processo.

12 Filosofia da empresa: abrange todos os valores e normas, sendo, portanto, a diretriz dos atos das pessoas que a compõem . Cultura da empresa: a soma total dos valores e normas efetivamente praticados pelas pessoas da empresa, contém também aquelas peculiaridades e comportamentos que não são desejados , mas que persistem. As metas da empresa são os resultados mensuráveis que a empresa deseja alcançar no futuro.

13 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL: Hoje todas as empresas estão conscientes de que os potenciais mais importantes de imagem e sucesso estão nos empregados. Se o desenvolvimento de pessoal é entendido como um processo ,a companhia precisa não só reagir constantemente à mudança contínua, mas também desenvolver a si própria com base nas futuras tendências esperadas.


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