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Treinamento de liderança Times Enactus Ciclo

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Apresentação em tema: "Treinamento de liderança Times Enactus Ciclo"— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento de liderança Times Enactus Ciclo 2013-2014

2 A Proposta da Enactus Possibilitar o progresso através da ação empreendedora Comunidades: Desenvolvimento dos projetos Empoderamento Times: Desenvolvimento de soft skills Formação dos líderes do amanhã

3 Líder do Amanhã

4 O Líder de HOJE! O Time é o maior projeto Enactus que vocês tem!
Por isso... Pare de procrastinar Entenda suas responsabilidades Seja humilde Divirta-se

5 Mas... O que é ser um líder? Ser líder é:
Enxergar oportunidade  Valores significativos Ir além do Status quo Ter Imaginação, criatividade e determinação para enfrentar os desafios. Agir!

6 Líder Vs. Dominante Natureza instintiva
Dominante: O que exerce a dominância no grupo, o primeiro a agir durante uma questão em prol do grupo, sacrificando-se pelo bem coletivo. Líder: O que guia o grupo para situações de harmonia, o “resolvedor”de problemas. Ex. Disputas, falta de alimento, etc.

7 Habilidades de um líder
Hard Skills – Conhecimento e habilidades técnico-científicas que nos capacitam a exercer denominadas tarefas. O que aprendemos em sala de aula. Soft Skills – Atitudes comportamentais inatas ou aperfeiçoadas por cada pessoa. A nossa inteligência emocional.

8 Touch Points

9 Touch Points O que? Oportunidades de criar conexões valiosas de lideranças, a qualquer momento. Reuniões Conversas por telefone s SMS Facebook, Whatsapp, Etc.

10 Touch Points Por que? Conhecer mais sobre nosso time
Conhecer mais sobre nós mesmos e nossa capacidade de liderança Traçar objetivos e metas que nos levem ao crescimento pessoal e individual.

11 A ação está na interação
Touch points acontece quando duas ou mais pessoas estão juntas para lidar com uma questão e fazer algo a respeito. Algumas pessoas vêem as interações com outras pessoas como um distração do trabalho quando, na verdade, esses momentos SÃO o verdadeiro trabalho. Esses momentos de interação possibilitam que as estratégias e prioridades venham à tona, traduzindo idéias em novos e melhores comportamentos.

12 Três variáveis, um Touch Point
Em um Touch Point, sempre haverá 3 variáveis A Questão Outra(s) Pessoa(s) O líder

13 A Questão Algo importante que afeta a performace de um indivíduo, de várias pessoas ou o time todo.

14 Outra(s) Pessoa(s) Quem está diretamente envolvido na questão, e sofre diretamente o impacto das decisões.

15 O líder A pessoa que traz um pouco de magia ao momento.
Tomar a liderança não é questão de cargo, e sim de COMPORTAMENTO. Funções do líder: Ouvir atentamente Ajudar as pessoas a enquadrar o problema Trazer o senso de urgência Criar a confiança necessária para dar os próximos passos Resolver agora, enquanto pensa na próxima vez.

16 Então, em o Rei Leão... O líder... É ELE!!!!

17 Outras Pessoas O Touch Point O Líder A Questão
Assumir a liderança em um Touch Point requer “visão dupla”. Você precisa ser capaz de atender a necessidade mais urgente e fazer de um jeito que faça os demais serem mais capazes, prontos para enfrentar o próximo problema.

18 Meu problema, seu problema, ou nosso problema?
Nem todo problema é responsabilidade direta do líder! Por isso, é importante entender e descobrir de quem é o real problema, para poder resolvê-lo da forma mais efetiva possível. Meu problema – Eu tomarei as decisões Para conhecer os problemas, preciso conhecer a equipe! “Walkabouts” Seu problema – Eu ajudarei você a tomar as decisões Deixar a pessoa dizer o que ela acha que deve ser feito, para então, adicionarmos algum comentário ao plano delas. Nosso problema – Eu dividirei a responsabilidade com minha equipe. Trabalhar em conjunto, avaliar todas as possíveis soluções e construir um plano de ação. Não caiam no clichê de “Agora vamos resolver nosso problema”  Saiam do ambiente em que estão para respirar novos ares e enxergarem outras soluções.

19 O potencial de um Touch Point
O touch point pode inspirar as pessoas a dar o seu melhor, da mesma forma que pode desmotivar totalmente uma pessoa. Varia conforme a abordagem (líder) e conforme a reação (outra pessoa) Sempre visar aumentar o nível de “Me saí bem”, em relação ao “Agora eu F%!* tudo” Façam sempre uma autoavaliação! Não se trata de se tornar mais legal, e sim, mais EFETIVO!

20 Mente Severa com o problema Coração Gentil com as pessoas
Situações difíceis aparecem todos os dias, e muitos problemas precisam ser resolvidos “aqui e agora” Situação Darwiniana  Ou você se adapta e prevalesce, ou morre sobre o peso de uma performance medíocre. Porém... Ser mente severa não é desculpa para ser grosseiro. Devemos ser duros com os problemas, mas ainda sim nos importar com as pessoas.

21 A abordagem “Mente severa”
Performance Objetivos e metas, definição de médias, apontando as tarefas e competindo para ganhar. Quando enfretando um problema: enfrenta de cabeça Quando pessoas falham: Diz diretamente Quando há conflito: Lida com isso Rápido e decisivo Não se esqueça que o time é feito de pessoas dignas de respeito.

22 A Abordagem “Coração Gentil”
Pessoas Definição da direção, Foco no potencial individual das pessoas, pouca orientação para possibilitar o envolvimento pessoal na causa. Quando enfrentando um problema: Parcerias altamente confiáveis Quando pessoas falham: Deixa claro que o erro de um é o erro de todos Quando há conflito: Procura envolver os demais com a causa que os une. Não se esqueça que para um líder, é mais importante ser confiável do que ser amado.

23 Seja Mente Severa e Coração Gentil!
Defina médias altas! Não contente-se com o mediano Ex.: Nível de engajamento no time: 10:1 ou 90% Mostre que você se importa! O que podemos fazer melhor? Como posso ajudar?

24 A Escolha é sua Líderes são EXECUTORES
Construir, crescer, seguir em frente Líderes moldam o futuro fazendo algo melhor, mais ousado ou mais emocionante Líderes vão além do sonho: Eles fazem virar realidade! Quanto maior for sua responsabilidade, maior será os desafios que surgirão e cada vez mais habilidoso você precisará ser. Para se tornar um expert, comprometa-se a: Pesquisar Refletir Praticar

25 O essencial da Liderança
3 H Head: O que Sabemos. Ideias, pensamentos e conceitos que nos guiam Heart: Quem somos, o que valorizamos, nosso código de ética Hands: O que fazemos, como agimos

26 Saindo da Linha Inautêntico Incompetente Ilógico
Ilógico: As pessoas tem dificuldade de entender como agimos, por que tomamos certas decisões. Quando pode acontecer – Quando não deixamos claro o que queremos dizer. Lembrem-se sempre que o óbvio para nós pode não ser tão óbvio para os demais. Inautêntico: As pessoas tem dificuldade em criar uma real conexão com você, pois não conseguem confiar. Não sentem que está mostrando seu real sentimento. Se você não tem paixão em liderar, não o faça... Se você sente-se, de alguma forma impedido de mostrar o quanto você ama o que faz, descubra o que te impede fazendo uma reflexão sobre o assunto. Incompetente: Se você não mostrar que está envolvido na causa, sendo o exemplo, as pessoas começarão a não achar que você é um bom líder, ou pior, vão seguir o seu mal exemplo. Se o líder não faz, por que os demais membros deveriam?

27 Antes de aprender como agir...
Faça uma promessa consigo mesmo! E CUMPRA! Lembre-se se que: um bom líder não espera que apareça problemas para mudar, ele deseja melhorar cada vez mais para poder desenvolver a si mesmo e a sua equipe!

28 Use a cabeça! Criando seu modelo de liderança: Modelo de Liderança
Conceitos Duas Questões Vitais

29 Consultando os conceitos
Esses conceitos remetem ao que quase instintivamente pensamos sobre pessoas e performance. Pensem nas metáforas e analogias que você usa. Alguns exemplos de conceitos: Guerreiro: “Reunir as tropas”, “Tomar uma área”, “apunhar a espada” Esportista: “Percorrer uma maratona”, “Sprint final”... Criativo e comunitário: “criar”, “construir”, Hollywoodiano: “Protagonista”, “coadjuvantes”, “Figurantes”, “produtor” Aventureiro: “Escalar uma montanha”, “Atingir o topo” Biólogo: “adaptar para sobreviver”, “células”, “câncer”

30 Competição ou Colaboação Instruir ou Convidar
Expandir rapidamente ou Evoluir gradualmente Visar a Eficiência ou criar Relacionamento Você tem preferência por uma das duas palavras? É uma preferência muito forte, os você se arriscaria tentando a outra opção? Primeiras palavras – Perfil assertivo Segundas palavras – Perfil adaptativo

31 Perfil adaptativo: As pessoas são seres altruístas
Engajando pessoas Caso: Temos um membro que não quer participar das atividades designadas a ele... Perfil assertivo: Pessoas são racionais, capitalistas e fazem apenas o que é de seu interesse. Repreender a atitude Procurar algo que o instigue a fazer aquilo (“colocar uma cenoura na frente”) Perfil adaptativo: As pessoas são seres altruístas Ajudar membro a encontrar significado em seu trabalho Explicar o que ele deve fazer e o porque é importante Qual dos dois é o Certo? Ambos! O que precisamos fazer, é trabalhar com os dois tipos de perfil para fazer o que deve ser feito agora, mas desenvolver capacitação para as próximas vezes.

32 Respondendo a duas perguntas vitais
Assim como o oleiro conhece a argila e comprrende como transformá-la em um objeto de qualidade, um líder precisa conhecer seu “Material” Talentos, energia, criatividade e comprometimento das outras pessoas. 1) O que faz as pessoas darem o melhor de si? 2) Como aumentar o desempenho cada vez mais, em um mundo deconstante mudança?

33 Faça um download dos melhores pensamentos:
Frases, artigos, revistas, filmes, etc... Pense em suas próprias experiências: Lembre-se dos seus casos de sucesso, quando você conseguiu ajudar efetivamente um pessoa Pense nos membros do seu time Pense nas vezes que você deu o melhor de si. O que você sentiu? O que te faria ir atrás disso novamente?

34 Criando um modelo de liderança
Junte suas melhores idéias e as tornem tangíveis, para que você possa aprimorar até que esteja clara, coerente e efetiva. Pense nos seus insights Reflita sobre os pontos assertivos, adaptativos e integrativos, mais as respostas dadas as duas perguntas vitais. Não pensem muito nesse momento, anote tudo o que vier a mente – “Transparente e verdadeiro”, “Acredite no Time”, “Se não houve falha, não tentamos o suficiente ainda”

35 Pense em como as idéias se conectam!
Crie um protótipo Pense em como as idéias se conectam! É um passo crítico, porque você deve definir as idéias além de uma lista! Utilize modelos, diagramas, etc... Depois que você entender como as idéias se conectam, desenhe modelos brutos de seu modelo de liderança Lembre-se que, acima de tudo, ele deve fazer sentido para você Depois disso, escolha alguém de sua confiança para explicar seu modelo em dez minutos Se as coisas não estão bem encaixadas e não parecem certas, volte e redesenhe o protótipo.

36 Preparando-se para a estréia
Quando se sentir confiante para apresentar seu modelo, selecione 2 pessoas que você respeita a opinião (professor, orientador, amigo).Peça para eles ouvirem sobre seu modelo e darem feedback. Afinal, queremos um modelo que funcione! O modelo parece claro e coerente? Ele fará sentido para o time? Existe conexão entre as ideias? Existe algum ponto fraco? Após corrigir os detalhes, é o momento de apresentar suas ideias ao time. Isso irá ajudá-los a entender O QUE você está fazendo e o PORQUÊ deve ser feito. Seja consistente e flexível Não desista do modelo porque não funcionou a primeira vez! Usar a cabeça significa ter DISCIPLINA e PERSISTÊNCIA! Ajustes serão necessários! Conforme se ganha mais experiência, pode-se entender melhor o modelo e aprimorá-lo!

37 O ponto é... Entenda a natureza humana!
Uma mulher levará sempre 9 meses para ter um filho, não adianta colocar 9 mulheres juntas e pressioná-las para terem um filho em um mês! Use seus recursos e energias para trabalhar a favor, e não contra, a natureza de cada pessoa e do time, como um todo. Se, após seu modelo de liderança ser aplicado, as pessoas não se comportarem como deveriam, não fique nervoso... Fique CURIOSO! Pergunte-se o por que dessa resistência / Reação “Uma pessoa que não quer saber, que não sente admiração, é tão bom quanto um morto”- Einstein

38 Use seu Coração! Em um touch point, temos que considerar mais que números Em alguns momentos, inclusive, os números revelarão a coisa inteligente a se fazer, que pode não ser a coisa correta a se fazer. Nesse momento, você terá que rever seus valores e princípios, e liderar tanto com a mente, quanto com o coração! Liderar com o coração não significa que você sempre decidirá a favor de um indivíduo. Significa que, ao tomar decisões difíceis, você tem noção do quanto essas decisões podem imactar vidas. Para fazer conexão genuína com pessoas, você deve trazer mais que informação e experiência... Você precisa estar presente! Antes de se engajarem, os membros querem entender o time, e ver que ele é feito de pessoas reais.

39 Responda às perguntas do coração
Neste momento, vamos refletir como VOCÊ trabalha. 1) Por que escolhi liderar? 2)Qual é meu código de conduta? 3)Como irei passar a mensagem?

40 Por que escolhi liderar?
Muitas vezes, as pessoas escolhem liderar pela posição. Querem a posição para GANHAR algo, mas não estão dispostas a DAR. A maioria tem MOTIVOS para liderar, mas não tem PROPÓSITO. Ocupar a liderança é mais do que ENTENDER o cargo... É sentir! Pense consigo mesmo: Vale a pena?

41 Qual é meu código de Conduta?
Todo líder precisa de um código de conduta, um conjunto de princípios claros, que as pessoas entendam o que ele defende. Seu código é baseado nas coisas que você acredita que são o certo a se fazer. Experiências de vida Família Escolhas Pense em quando você defendeu uma causa: Por que você a fez? Qual era o princípio envolvido? Como você se sentiu? Pense também em quando você não defendeu uma causa, mas sente que deveria ter feito: Que princípios você ignorou? Quais foram as consequências?

42 Quando tiverem dúvidas, pensem:
O que é mais justo, mais verdadeiro e mais ético a se fazer, nesta situação particular? Lembrem-se que vocês representam a Enactus e a Instituição... Todas as ações do time refletem diretamente em nossa conduta!

43 Como irei passar a mensagem?
Todo touch point é um pequeno teste: Você diz que precisa de mais comunicação com o time, mas você está realmente disposto a OUVIR? Você diz que você tem que fazer tudo sozinho, mas voê realmente deixou outras pessoas te ajudarem? Em uma pesquisa sobre desempenho, 70% dos entrevistados disseram que eles representavam os top 10%, comparados com seus colegas. As pessoas tendem a ouvir apenas o que lhes interessa, e ignorar qualquer opinião que contradiz o que elas acreditam ser verdade... Pode ser até que consiga enganar os outros, mas não podemos mentir para nós mesmos! O que você fala é muito importante, mas, ainda mais importante, é como as pessoas te enxergam!

44 Estratégias para liderar com o coração
Dedique tempo ao que você diz ser importante Planeje sua agenda, tanto para o time, quanto para a faculdade, trabalho e vida pessoal! Use Feedbacks! Um modelo muito bom é o feedack 360! Tenha um conselheiro confiável Pense em alguém que realmente se preocupa com você e que será sincero.

45 O ponto é... A quem devo ser leal? Ao time, ao meu chefe, à comunidade? ... Você deve ser leal consigo mesmo! E, para isso, você precisa se conhecer! Sempre tenha as três perguntas do coração funcionando como um personal GPS. Faça uma auto-avaliação: “Como me saí hoje? O que posso melhorar?” Pode ser difícil no começo, mas toda jornada começa com o primeiro passo!

46 Use as Mãos! Praticar muito para desenvolver as habilidades!
Darwin  Não é o mais inteligente, ou o mais forte, mas o mais adaptável! Portanto, aprenda a aprender. Aprendemos mais rápido quando temos paixão por aquilo que estamso fazendo! Não se desespere! É necessário bastante treino para se sentir seguro e confiante.

47 Lidere ouvindo! Ouvir é muito eficiente, mas pode ser muito difícil no começo, pois nossa vontade é de agira o mais rápido possível. Portanto, atente-se para ouvir corretamente: Com a cabeça – Procure pelos fatos! Caso queria fazer comentários, PENSE: no que meu comentário vai ajudar? Se não entender algum detalhe, não tente adivinhar, peça esclarecimento. Com o coração – Preste atenção ao que elas falam e às suas expressões faciais. Pense na conversa como um semáforo: Verde, amarelo e vermelho. Ouça exponencialmente - Não fique focado em apenas um ponto de vista. Procure uma ideia abrangente sobre a mesma questão, ouvindo mais de uma pessoa.

48 Lidere Falando! Falar com a cabeça - Seja sempre claro no que quer dizer e diga diretamente a quem deve ouvir! Evite más interpretações por comunicação controversa. Se não deixarmos claros e tiverem informações faltando, cada um preencherá da forma que achar melhor. Falar com o coração - Quanto mais voê exigir das pessoas, maior deverá ser sua conexão com elas. Pode parecer estranho falar com o emoção, mas com o treino, isso torna-se natural Falar exponencialmente – Devemos saber usar corretamente todos os meios de comunicação! CUIDADO com textos rápidos!

49 Dominando o Touch Point
Como posso ajudar? 1 - Ouça 2 – Enquadre o problema 3 – Tome a ação necessária Para onde fomos?

50 Obrigada!


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