Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCacilda Cavalheiro Coimbra Alterado mais de 8 anos atrás
1
17 SET 13DGP
2
2ª SUBCHEFIA DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2ª SUBCHEFIA DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
3
OBJETIVOOBJETIVO ATUALIZAR CONHECIMENTOS
4
ROTEIROROTEIRO INTRODUÇÃO PRORASAM ALINHAMENTO METODOLOGIA CONCLUSÃO
5
ORGANIZAÇÃO E MÉTODO 1969 1969 QUALIDADE TOTAL 1995 1995 PROGRAMA DE EXCELÊNCIA GERENCIAL 2003 2003 SISTEMA DE EXCELÊNCIA 2007 2007
6
Port nº 220-EME, de 27 ABR 07. Projeto Sistema de Gestão Estratégica Projeto Sistema Integrado de Gestão Projeto Gestão de Processos Projeto Consolidação do PEG
7
SISTEMA DE EXCELÊNCIA Port nº 220-EME, de 27 ABR 07. Projeto Sistema de Gestão Estratégica Projeto Sistema Integrado de Gestão Projeto Gestão de Processos Projeto Consolidação do PEG
8
SISTEMA DE EXCELÊNCIA Port nº 220-EME, de 27 ABR 07. Projeto Sistema de Gestão Estratégica Projeto Sistema Integrado de Gestão Projeto Gestão de Processos Projeto Consolidação do PEG Projetos Estratégicos do Exército
9
a ERA DO CONHECIMENTO GESTÃO
10
DIRIGIR e CONTROLAR PLANEJAR e ORGANIZAR Cmt U Cmt SU EM FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS UNIDADE
11
P DC A Processos Indicadores Projetos Planejamento Estratégico Organizacional Melhoria Contínua
12
ROTEIROROTEIRO INTRODUÇÃO PRORASAM ALINHAMENTO METODOLOGIA CONCLUSÃO
13
Programa de Racionalização Administrativa da Guarnição de Santa Maria 1. Gerente: Cmt 3ª DE 2. Abrangência: Guarnição de Santa Maria 3. Objetivo O programa tem por objetivo a concepção, a formulação e a implementação de uma nova sistemática para a gestão dos processos administrativos, desonerando, no maior grau possível, desses encargos as OM da Guarnição de Santa Maria. O programa tem por objetivo a concepção, a formulação e a implementação de uma nova sistemática para a gestão dos processos administrativos, desonerando, no maior grau possível, desses encargos as OM da Guarnição de Santa Maria.
14
PROCESSOS CRÍTICOS - Pagamento de Pessoal - Assuntos de Justiça - Aquisições, licitações e contratos - Identificação de Pessoal - Fardamento (controle e distribuição) - Administração de Vila Militar e PNR
15
ROTEIROROTEIRO INTRODUÇÃO PRORASAM ALINHAMENTO METODOLOGIA CONCLUSÃO
16
SISTEMÁTICA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO (SIPLEX) SISTEMÁTICA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO (SIPLEX) Estratégia Mil Ter GESTÃO DE RISCO Planos CenáriosEB-2031 DiagnósticoEstratégico Indicações AnáliseEstratégicaMissão VisãodeFuturo Valores Orçamentação e Contratação Contrato de Objetivos Concepção Estratégica do Exército Estratégias Ações Estratégicas Indicadores e Metas Política Mil Ter ObjetivosEstratégicosExército Mapa Estratégico MARCO LEGAL CF / LC LBDN / PND / PMD END / EMiD Concepção de Transformação do Exército Diretriz Geral do Comandante do Exército Proposta Orçamentária FASE 1 FASE 2 FASE 3 FASE 4 FASE 5 FASE 6
17
SISTEMÁTICA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO (SIPLEX) SISTEMÁTICA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO (SIPLEX) Estratégia Mil Ter GESTÃO DE RISCO EXECUÇÃOEXECUÇÃO Medição do Desempenho Organizacional (Resultados) Planos CenáriosEB-2031 DiagnósticoEstratégico Indicações AnáliseEstratégicaMissão VisãodeFuturo Valores Orçamentação e Contratação Contrato de Objetivos Concepção Estratégica do Exército Estratégias Ações Estratégicas Indicadores e Metas Política Mil Ter ObjetivosEstratégicosExército Mapa Estratégico MARCO LEGAL CF / LC LBDN / PND / PMD END / EMiD Concepção de Transformação do Exército Diretriz Geral do Comandante do Exército Proposta Orçamentária FASE 1 FASE 2 FASE 3 FASE 4 FASE 5 FASE 6
18
MAPA ESTRATÉGICO
19
PLANO ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO 2014 2014 PLANO ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO 2014 2014 OEE 9 - AUMENTAR A EFETIVIDADE NA GESTÃO DO BEM PÚBLICO EstratégiaAção EstratégicaRsplProjeto 9.1 Implantação da Governança Corporativa 9.1.1 Aperfeiçoar o sistema de gestão do Exército. 9.1.1.1 Aperfeiçoar o modelo de excelência na gestão. 9.1.1.2 Prosseguir no desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão (SIG). EME (2ª SCh) Gestão e Inovação 9.1.2 Racionalizar os processos administrativos. 9.2.2.1 Prosseguir no Projeto de Racionalização Administrativa da Guarnição de Santa Maria (PRORASAM). 9.2.2.2 Implantar a gestão por processos na Alta Administração. 9.1.3 Adotar procedimentos para melhorar a qualidade do gasto. SEF 9.1.4 Otimizar a atuação do Controle Interno, buscando a proatividade das ações na proteção do Sistema Exército. CCIEx 9.2 Implantação do Programa de Racionalização 9.2.1 Implantar e racionalizar as estruturas administrativas comuns. 9.2.1.1 Prosseguir na implantação da Base Administrativa do Quartel-General do Exército. 9.2.1.2 Prosseguir na implantação da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste. 9.2.1.3 Implantar a Base Administrativa do Hospital Central do Exército. EME (7ª SCh) 9.2.2 Racionalizar e adequar cargos, cursos e estágios. 9.2.2.1 Prosseguir no projeto de racionalização e adequação de cargos. 9.2.2.2 Prosseguir no projeto de racionalização de cursos e estágios. EME (1ª SCh)
20
ROTEIROROTEIRO INTRODUÇÃO PRORASAM ALINHAMENTO METODOLOGIA CONCLUSÃO
22
Fornecedores Clientes Estruturas Organizacionais não foram criadas para servir Clientes, foram criadas para preservar a ordem interna. Para os Clientes a estrutura interna significa muito pouco, e pode servir como uma barreira. Os organogramas da organização são verticais e o serviço ao Cliente é horizontal. “George Ficher - CEO - Motorola” VISÃO DO PROCESSO ORGANIZACIONAL VISÃO DO PROCESSO ORGANIZACIONAL
23
CAUSAS PROBLEMAS Diretriz Medidas + Metas ANÁLISE DO PROCESSO ORGANIZACIONAL ANÁLISE DO PROCESSO ORGANIZACIONAL
24
PRINCÍPIO DE PARETTO REGRA 80-20 PRINCÍPIO DE PARETTO REGRA 80-20 ESSENCIAIS TRIVIAIS CAUSAS RESULTADOS 80% 20%
25
PROCESSOS CRÍTICOS - Pagamento de Pessoal - Assuntos de Justiça - Aquisições, licitações e contratos - Identificação de Pessoal - Fardamento (controle e distribuição) - Administração de Vila Militar e PNR
26
Estrutura Normas Tecnologia Pessoas INSUMOPRODUTO CONFIGURAÇÃO DO PROCESSO ORGANIZACIONAL CONFIGURAÇÃO DO PROCESSO ORGANIZACIONAL PERFORMANCE
27
MACROPROCESSOÓRGÃOS ENVOLVIDOS OPERACIONALIDADE EME, ODS, OADI e C Mil A DOUTRINA EME, COTER, DECEx e DCT COMANDO E CONTROLE EME, ODS, OADI e C Mil A LOGÍSTICA EME e ODS PESSOAL EME, DGP, DECEx, DCT, COTER, Gab Cmt e SGEx MOBILIZAÇÃO EME, COLOG, COTER, DGP, DEC, DCT, SEF e C Mil A EDUCAÇÃO E CULTURA EME, DECEx, DCT, DGP, COTER e SGEx FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO EME, SEF e Gab Cmt CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EME, DCT, DGP e COTER TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EME, ODS, OADI e C Mil A ENGENHARIA EME e DEC INTELIGÊNCIA EME, COTER, DCT e CIE COMUNICAÇÃO SOCIAL EME, COTER, CCOMSEx e SGEx GESTÃO EME, ODS, OADI e C Mil A MACROPROCESSOSMACROPROCESSOS
28
“Comece fazendo o que é n “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia.” William Edwards Demming
29
PROCESSAMENTO ENTRADAS SAÍDAS FORNECEDOR CLIENTE INDICADORES PARA MEDIÇÃO DO DESEMPENHO DO PROCESSO INDICADORES PARA MEDIÇÃO DO DESEMPENHO DO PROCESSO
30
6 Ʃ DIMENSÕES DE RESULTADO DIMENSÕES DE RESULTADO DIMENSÕES___ DE ESFORÇO___ DIMENSÕES___ DE ESFORÇO___ PRODUTOS IMPACTOS EFICIÊNCIA EFICÁCIA EFETIVIDADE ECONOMICIDADE EXCELÊNCIA EXECUÇÃO PROCESSOS INSUMOS
31
MAPA ESTRATÉGICO
32
INDICADORES DE PRODUTIVIDADE OU EFICIÊNCIA DENTRO DO PROCESSO UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS PARA OBTENÇÃO DO PRODUTO PERMITE CONTROLAR (CONDUZIR) A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS INDICADORES DE QUALIDADE OU EFICÁCIA COMO O PRODUTO É PERCEBIDO PELO CLIENTE CAPACIDADE DE ATENDER OS REQUISITOS DO CLIENTE BASEADO EM PESQUISAS - PERMITE IDENTIFICAR PROBLEMAS PRINCIPAIS TIPOS DE INDICADORES DE DESEMPENHO PRINCIPAIS TIPOS DE INDICADORES DE DESEMPENHO
33
Estratégia Processos Pessoas
34
Estratégia Processos Pessoas Cliente/Cidadão
36
ROTEIROROTEIRO INTRODUÇÃO PRORASAM ALINHAMENTO METODOLOGIA CONCLUSÃO
37
OPORTUNIDADESINOVAÇÕES IDEIAS NOVIDADES Fazer um pouco mais do mesmo nada transforma. Quem segue o mesmo caminho chega ao mesmo lugar.
38
Do ponto de vista do Exército, todos somos parte dele. Não há como ficar de fora apontando o dedo. Ele possui os nossos valores, as nossas virtudes e os nosso defeitos, a nossa força e a nossa fé. Ele possui a nossa cara. "O Exército somos todos nós".
40
“Comece fazendo o que é n “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” SÃO FRANCISCO DE ASSIS
41
“Comece fazendo o que é n
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.