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O presente artigo tem como objetivo apresentar como os programas de aprendizagem autogerida, realizados pela UNA-SUS/UERJ, orientam seus alunos a navegarem.

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2 O presente artigo tem como objetivo apresentar como os programas de aprendizagem autogerida, realizados pela UNA-SUS/UERJ, orientam seus alunos a navegarem nos conteúdos disponíveis dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle em seus cursos autoinstrucionais. Esse tipo de aprendizagem propicia ao aprendiz a percorrer o curso de forma flexível e atemporal, no qual planeja, desenvolve e adequa a construção do seu aprendizado se apropriando dos recursos que se encontram disponíveis. Introdução

3 Sistema de Tutoriais Inteligentes (STI), de acordo com Sleeman (1982): “programas de computador que utilizam técnicas da Inteligência Artificial para representar o conhecimento e levar a termo uma interação com o aluno”. Sua formação contempla quatro componentes funcionais: Modelo do Domínio Modelo do Aluno Modelo Pedagógico Modelo de Interface (SELF, 1988; VICCARI, 1990; OLIVEIRA, 1994). Introdução

4 Modelo de interface faz um elo de comunicação bidirecional entre o STI e o aluno. Ou seja, apresenta possibilidades de aprendizagem através do sistema usando uma linguagem de interface que auxilie o aluno na compreensão do conteúdo como ator ativo no processo de ensino e aprendizagem. Para que esse aprendizado ocorra de forma efetiva apresentamos casos específicos a temática do curso, no qual engloba vários formatos de informação como: hipertextos, textos, infográficos, áudio, vídeo, exercícios etc. Introdução

5 Framework Front-end fornece componentes front-end (css,js...) prontos para utilizar; estrutura pré fabricada que segue padrões internacionais de programação, possibilitando uma melhor integração com diversos sistemas operacionais e resoluções; O que utilizamos? Bootstrap: getbootstrap.com Foundation (Zurb) Foundation.zurb.com

6 MouseOver O aluno ao passar o mouse sobre um elemento há uma alteração visual sobre ele, como uma legenda; Propicia uma interação entre aluno e conteúdo, no qual ocorre uma apropriação maior da informação. O que utilizamos? HTML+CSS Programa utilizado: Sublime Text – www.sublimetext.com

7 Modal janela secundária da tela principal, para solicitar ou oferecer informações complementares. Substitui o antigo Popup; possibilita ao aluno interação e informações complementares; O que utilizamos? HTML+CSS Programa utilizado: Sublime Text – www.sublimetext.com

8 Accordion item pode ser "expandido" ou "esticado" para revelar o conteúdo associado; proporciona interatividade com o conteúdo e mais informações; O que utilizamos? Html+css+javascript Programa utilizado: Sublime Text – www.sublimetext.com

9 Podcast arquivos de áudio digital publicados na Internet com conteúdo acerca de um tema específico; possibilita a apropriação da informação de maneira estimulante, transmitindo proximidade e afetividade por meio da entonação. O que utilizamos? Software de gravação: o Reaper - www.reaper.fm o Audacity - www.audacity.org/download/ Hospedagem gratuita o Sound Cloud - www.soundcloud.com/

10 Ilustrações é uma imagem, desenho ou pintura, que serve, normalmente, para acompanhar um texto. facilita o processo de ensino- aprendizagem, possibilitando uma reflexão e enriquecimento sobre os conteúdos. O que utilizamos? Software: Illustrator e Photoshop

11 Infográficos É uma ilustração que, com o auxilio de um texto, explica ou informa sobre um assunto que não seria muito bem compreendido somente com um texto. O que utilizamos? Designer Illustrator e Photoshop Sites Ícones e vetores: o www.flaticon.com o qvectors.net/ Template de infográficos: o www.easel.ly o www.piktochart.com Gráficos: o www.chartpart.com o www.onlinecharttool.com

12 PHP+Json uma linguagem que permite criar sites dinâmicos; possibilita uma criação linear do conteúdo com ferramentas que facilitem sua manutenção; O que utilizamos? Modelo disponível gratuitamente: www.technotarek.com

13 Atividades Ao final do conteúdo são apresentadas exercícios com a finalidade de fixar o assunto, verificar a aprendizagem e reforçar conceitos importantes. à medida que o aluno responde há a correção, possibilitando o imediato feedback. O que utilizamos? Html+css+javascript Programa utilizado: Sublime Text – www.sublimetext.com

14 Screencast demonstrar como algo funciona ou explicar um assunto, através da gravação do que se apresenta na tela do computador facilitar a comunicação. O que utilizamos? Software de gravação: o Audacity www.audacity.org/download/ www.audacity.org/download/ Captura da tela o Camtasia www.techsmith.com/camtasia.html Edição do vídeo o Sony Vegas www.sonyvegas.com.br o Windows Movie Maker www.windows.microsoft.com/pt- br/windows/movie-maker

15 Conclusão A diversidade de recursos fazem dos sistemas de hipermídia uma ferramenta de alto potencial para apresentação do material instrucional em sistemas tutoriais inteligentes. Segundo PALANGE( 2015) a aprendizagem autodirigida pode se desenvolver a partir de materiais autoinstrucionais, com ou sem tutoria, em atividades com a simulação de problemas e soluções. Nossa experiência tem demonstrado que os objetos de aprendizagem produzidos para as aulas Autoinstrucionais da UNA-SUS/UERJ representam potentes instrumentos auxiliadores do processo de ensino-aprendizagem.

16 Conclusão A diversidade de recursos fazem dos sistemas de hipermídia uma ferramenta de alto potencial para apresentação do material instrucional em sistemas tutoriais inteligentes. Segundo PALANGE( 2015) a aprendizagem autodirigida pode se desenvolver a partir de materiais autoinstrucionais, com ou sem tutoria, em atividades com a simulação de problemas e soluções. Nossa experiência tem demonstrado que os objetos de aprendizagem produzidos para as aulas Autoinstrucionais da UNA-SUS/UERJ representam potentes instrumentos auxiliadores do processo de ensino-aprendizagem.

17 Referências SLEEMAN, D. Assessing aspects of competence in basic algebra. In: SLEEMAN, D.; BROWN, J.S. (eds.) Intelligent Tutoring Systems. New York: Academic Press, 1982. ANA PAULA, Costa e Silva (2006). Aplicações de Sistemas Tutores Inteligentes na Educação a Distância: possibilidades e limites > http://www.abed.org.br/seminario2006/pdf/tc056.pdf >Acesso em abril de 2016;

18 Obrigada! Juliana Mercês : jmerces@unasus.uerj.br Rita Lisboa : rlisboa@unasus.uerj.br www.unasus.uerj.br


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