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Aluna: Tatiana Olicio Orientadora: Ms. Juliene Silva Vasconcelos Uberlândia /2010 UNIMINAS Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais em Laboratório.

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1 Aluna: Tatiana Olicio Orientadora: Ms. Juliene Silva Vasconcelos Uberlândia /2010 UNIMINAS Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais em Laboratório de Aprendizagem

2 O uso do laboratório de informática como recurso pedagógico na educação básica Trabalho de conclusão do curso de Especialização em Tecnologias Educacionais em Laboratório de Aprendizagem Orientadora:Professora Ms. Juliene Silva Vasconcelos Orientadora: Professora Ms. Juliene Silva Vasconcelos

3 Objetivo Geral Utilizar o laboratório de informática de forma prática, elaborando proposta de trabalho numa abordagem educacional que favoreça efetivamente o processo de conhecimento do aluno, estabelecendo novas relações para a construção da aprendizagem por meio de interação com o espaço virtual.

4 Introdução Não é possível pensar na educação nos tempos atuais sem discutir sobre mudanças. Na sociedade atual, as modificações vão gradativamente influenciando em nosso dia-a-dia, principalmente com o avanço da tecnologia que busca mobilizar as escolas e a sociedade num todo, compreendendo os recursos e a dimensão, daí a necessidade de reorganizarmos, pois, aos poucos a tecnologia invade o nosso espaço alterando nossos hábitos e nossas atividades cotidianas. O educador deve conhecer o que cada ferramenta tecnológica tem a oferecer e como pode ser explorada em diferentes situações educacionais. A experiência educacional é fundamental e permitirá que sejam selecionadas as ferramentas e as formas de trabalho como objetivo de uma atuação pedagógica de qualidade. Almeida(2001)

5 O respectivo trabalho é de caráter bibliográfico, com levantamento de informações por meio de revisão literária, quanto ao uso de softwares educacionais livres e proprietários no laboratório de informática no ensino fundamental. O acesso a tecnologia não é o suficiente para construção da aprendizagem, é preciso educação de qualidade para que os alunos alcancem as informações e as utilizam de forma correta, resolvendo problemas de sua vida e de seu contexto.

6 Utilização da Informática na Educação Há uma década, computador em escola brasileira era, quando muito, privilégio da elite ou classes economicamente privilegiadas. Seu uso praticamente restringia a processar textos e a internet era novidade absoluta. Hoje esses recursos são os mais básicos de uma enorme gama de opções. (MENEZES, 2006, p.31). É no âmbito escolar que se forma alunos cr í ticos que saibam atuar na sociedade exigindo forma ç ão adequada e ensino de qualidade, mas, para que isso aconte ç a é preciso que os laborat ó rios estejam equipados em perfeito funcionamento para que os alunos possam garantir bons resultados futuros.

7 A sua utiliza ç ão na educa ç ão é muito mais complexa do que outros recursos dispon í veis, pois, permite uma comunica ç ão mais ampla, as suas fun ç ões vão al é m do que precisamos e o importante que pode ser utilizado em todas as á reas de trabalho. Para Valente (1993) apud Silva (2009, p.08) O computador passa a ter uma fun ç ão maior do que simplesmente passar informa ç ão. Ele é uma ferramenta que o aluno usa para realizar uma tarefa. Do mesmo modo, o professor, atrav é s do trabalho do aluno, ter á mais recursos para entender o que o aluno sabe e o que não sabe sobre um determinado assunto, conhecer o estilo de trabalho do aluno, bem como seus interesses, frustra ç ões.

8 Tecnologia no cotidiano: desafios para o educador “ As tecnologias invadem o nosso cotidiano ” (Boelter, 2006, p. 19). Hoje a tecnologia faz parte do dia-a-dia da escola e cabe aos professores propor condi ç ões de uso da tecnologia, organizando a metodologia de trabalho as possibilidades que a ferramenta pode oferecer.

9 Segundo Gouvêa (1999) apud Lopes (2002, p.4): O professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor, que um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento – sem deixar as outras tecnologias de comunicação de lado. Continuaremos a ensinar e a aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televisão, mas agora também pelo computador, pela informação em tempo real, pela tela em camadas, em janelas que vão se aprofundando às nossas vistas... A maioria dos professores teme o uso da inform á tica na sala de aula, resistem ao novo, ou simplesmente sentem menos preparados para lidar com a tecnologia do que os pr ó prios alunos, dificultando o processo de aprendizagem com as novas tecnologias

10 O uso de tecnologias como apoio ao ensino e à aprendizagem Educação presencial ou à distância Projeto Político Pedagógico Produzir, comunicar e representar conhecimento. Educação de qualidade Socializar os conteúdos à tecnologia Utilização de Softwares Cidadão crítico e participativo

11 Projeto de informática e internet A inform á tica é tão importante quanto à s outras disciplinas escolares. A sua utiliza ç ão requer projetos espec í ficos de aprendizagem, focando os recursos necess á rios ao trabalho cotidiano de sala de aula. A utiliza ç ão da internet na escola requer implica ç ões positivas e negativas, precisando ser direcionada para que o mesmo não perca o sentido. Como afirma Wissmann (2002, p.71). A internet consiste em um, sistema de comunica ç ão, onde podemos encontrar informa ç ões sobre qualquer assunto e em qualquer língua, onde podemos nos comunicar com pessoas de qualquer parte do mundo e em qualquer língua. E ao contr á rio do que muitas pessoas pensam não é necessário fazer curso de inform á tica para que possa acessar a rede, basta ter tempo e curiosidade. A riqueza de imagens e sons nos ajudará e guiará neste processo de descobrimento.

12 Alguns dos principais ganhos pedag ó gicos poss í veis com a internet são: (NASCIMENTO, 2007, p.01). Acessibilidade a fontes inesgotáveis de assuntos para pesquisas. Páginas educacionais específicas para a pesquisa escolar. Comunicação e interação com outras escolas. Estímulo à escrita e à leitura. Estímulo à curiosidade. Estímulo ao raciocínio lógico. Desenvolvimento da autonomia. Possibilidade do aprendizado individualizado. Troca de experiências entre professores/professores, aluno/aluno e professor/aluno.

13 É preciso tomar algumas precauções com a internet. “ A escola precisa estar preparada não só para utilizar o que a internet traz de positivo, mas também para lidar com seus aspectos negativos. ” como: (NASCIMENTO, 2007, p 01). Muitas informações sem fidedignidade. Lentidão de acesso quando o servi ç o da empresa que possibilita a conexão à rede é de baixa qualidade. Facilidade no acesso a sites inadequados. Facilidade de dispersão. Muitos alunos perdem-se no emaranhado de possibilidades de navega ç ão e não procuram o que deveriam. Impaciência. A impaciência de muitos alunos os faz mudar de um endere ç o para outro, aprofundando poucas as possibilidades de cada p á gina.

14 Softwares educacionais Criação de aulas Jogos de raciocínio Prática pedagógica Os softwares necessitam de avaliação quanto a sua qualidade com a aprendizagem, metodologia e cognitivo da criança.

15 Segundo Morellato, Felippim, Passerino e Geller (2006, p.01). A proposta para o uso de software educacional, numa perspectiva de aprendizagem, desenvolve-se a partir da utilização da informática educativa considerando questões como: adequação dos conteúdos à realidade do educando, aplicação de novas metodologias que incentivem a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem e redefinição dos objetivos a fim de ampliar o desenvolvimento do indivíduo para a sua inserção na sociedade moderna, trabalho de maior qualidade e/ou diferenciado até a falta de incentivo a pesquisas na área.

16 Considerações Finais É importante considerar que a inform á tica faz parte da vida di á ria da escola, que sua inser ç ão no espa ç o escolar é extremamente significante, promove e auxilia o professor na parte pedag ó gica, ampliando a constru ç ão do conhecimento. O gestor deve colocar a tecnologia à disposi ç ão de alunos, professores, pais e tamb é m a todos aqueles que não usufruem diretamente dos servi ç os escolares, minimizando assim a exclusão social e digital, tornando os ambientes de ensino e aprendizagem plurais e abertos.

17 Mensagem final “ O principal objetivo da educa ç ão é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gera ç ões fizeram ”. Jean Piaget


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