A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Letramento Digital Profa. Reane Franco Goulart Video.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Letramento Digital Profa. Reane Franco Goulart Video."— Transcrição da apresentação:

1 Letramento Digital Profa. Reane Franco Goulart Video

2 O que significa Letramento Digital? Significa não apenas saber como utilizar as tecnologias digitais, mas entrar em contato com ela de maneira significativa, entendendo seus usos e possibilidades em nossa vida social. O letramento digital não vem substituir alfabetização. O conceito de letramento, ao ser incorporado à tecnologia digital, significa que, para além do domínio de “como” se utiliza essa tecnologia, é necessário se apropriar do “para quê” utilizar essa tecnologia.

3 Como usar o Letramento Digital? Fazendo um curso sobre um software de edição de texto, de imagem, ou planilha eletrônica que proporciona o ensino a dominar os códigos dessa linguagem, ou seja, a nos “alfabetizar”.

4 Uso das tecnologias na escola No espaço escolar, o letramento digital significa apresentar oportunidades para que toda a comunidade possa utilizar as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumentos de leitura e escrita que estejam relacionadas às práticas educativas e com as práticas e contextos sociais desses grupos.

5 Alfabetização Digital O professor espanhol Ramiro Tomé Conejo afirmou que 'Alfabetização digital não é curso de informática‘. Priscila Gonsales, do EducaRede, afirmar que o conceito de “letramento digital” é mais que alfabetização digital, “é conhecer e dominar recursos para o desenvolvimento pleno como cidadão”.

6 Uso do Letramento Digital na Internet Há grandes eixos de aprendizagens focando no uso da internet: ◦ Internet e aprendizagem ◦ Pesquisar na internet ◦ Publicar na internet ◦ Comunicar-se digitalmente. A informação e o conhecimento estão cada vez mais acessíveis no mundo digital

7 Internet e Aprendizagem Computador e Internet estão sendo incorporados ao cotidiano das escolas e trazem desafios para os professores, amplia o processo de ensino e de aprendizagem.

8 Internet e Aprendizagem Favorece o diálogo e a troca entre educadores e alunos. A relação entre múltiplas linguagens e tecnologias, cabe ao professor selecionar: ◦ fontes de pesquisa, ◦ refletir criticamente sobre as informações encontradas, ◦ atribuir-lhes significados, ◦ contribuir para que os alunos identifiquem o que é relevante, ◦ orientar a publicação de trabalhos ◦ qualificar a comunicação digital entre alunos.

9 Professor X Internet É necessário que o professor entenda a Internet como instrumento cognitivo, sabendo equilibrar seu uso em tarefas nas quais ela realmente faça a diferença. O papel do educador é fundamental para estimular nos alunos uma ampla gama de aprendizagens e também para provê-los da orientação e do apoio necessários para que se tornem aptos a pesquisar, publicar e interagir na Internet com segurança, de forma crítica e autônoma, dentro ou fora da escola.

10 Aluno X Internet Ao aluno, passa a assumir uma postura ativa no desenvolvimento das habilidades necessárias para ter acesso às oportunidades que a Internet oferece.

11 Pesquisar na internet Acessar o conhecimento é condição para compreendermos a sociedade em que estamos e condição de cidadania. ◦ Os conteúdos culturais, científicos, tecnológicos e históricos presentes nas relações sociais, afetivas e comunicacionais podem ser acessados por qualquer pessoa, na medida em que lhes permitam alguma significação.

12 Pesquisar na internet Conhecer implica em trabalhar com as informações classificando-as, analisando-as e contextualizando-as. ◦ Esse trabalho de selecionar, analisar, contextualizar as informações, discutir suas fontes, suas implicações é tarefa da escola. Na escola os professores vão ajudando os alunos a construírem os conhecimentos, o que envolve avançar para os níveis mais elevados da simples informação e para os níveis mais complexos do decidir.

13 Pesquisar na internet Pesquisar na Internet nos permite exercitar a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito, mas contextualizar, analisar e classificar essas informações é o que nos garante o acesso ao conhecimento. ◦ Para isso, é necessária a mediação do professor. enciclopédias, dicionários, livros, websites, bancos de imagens, animações, vídeos...

14 Exercício!!! Como você trabalha um assunto com seu aluno, permitindo que ele construa o seu próprio conhecimento? Faça um exercício no Word que você permite passar o conhecimento ao aluno. Escolha o tema que tem trabalhado atualmente.

15 Pesquisar na internet Como você faz para que o aluno não realize o processo de “copiar e colar” ? É importante adotar os seguintes recursos: ◦ Levantamento de hipóteses; ◦ Análise; ◦ Comparação; ◦ Síntese. Video

16 Como usar a pesquisa? O letramento digital é dividido em três etapas: ◦ Pesquisar ◦ Comunicar ◦ Publicar Iremos comunicar e publicar em outro momento.

17 Sites e sugestões de texto para ler O mito do aluno digital: 11/17/o-mito-do-aluno-digital/ Você é um professor digital: 06/30/voce-e-um-professor-digital/


Carregar ppt "Letramento Digital Profa. Reane Franco Goulart Video."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google