A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –"— Transcrição da apresentação:

1 A IMPORTÂNCIA DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA BUSCA DE NOVOS DOMÍNIOS DA EAD

2 Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO – elvianr@gmail.com
Gilda Aquino de Araújo Mendonça – CEFET-GO – Alzino Furtado de Mendonça – CEFET-GO –

3 Início da Educação a Distância
A educação a distância surgiu no Brasil em 1904, utilizando o texto escrito (correspondência) para a troca de informações. A partir de 1970 a EAD iniciaram a teleducação, com aulas via satélite.

4 Início da Educação a Distância
Em 1990 as Instituições de Ensino Superior no Brasil, começaram a dar importância para a EAD, com uso de Novas Tecnologias da Comunicação e Informação. Em 1995 a internet começou a se expandir no ambiente universitário, juntamente com as novas tecnologias, contribuindo para o grande impulso do crescimento da modalidade de Educação a Distância (EAD).

5 Contribuição da tecnologia para a EAD
A tecnologia teve uma grande importância na história da EAD. Desta forma podemos defini-la como uma modalidade de educação, onde o aprendizado é constituído a distância física e temporal, mediada por alguma forma de tecnologia, responsável por permitir a comunicação e a interação entre os participantes.

6 Crescimento da Educação a Distância
A Educação a Distância cresceu muito nos últimos anos. Um dos fatores que contribuiu para este crescimento foram as facilidades proporcionadas pelo desenvolvimento tecnológico.

7 Crescimento da Educação a Distância
Com o surgimento da internet, a EAD tornou-se mais atrativa, com perspectivas de ampliação. A incorporação de novas tecnologias computacionais de comunicação, possibilitou o desenvolvimento dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA).

8 Ambientes virtuais de aprendizagem
Os AVA's são softwares educacionais via internet, destinados a apoiar as atividades educacionais, eles oferecem um conjunto de tecnologias de informação e comunicação, que permitem desenvolver as atividades no tempo, espaço e ritmo de cada participante.

9 Ambientes virtuais de aprendizagem
Os AVA's permitem criar um ambiente virtual em que alunos e professores se sintam próximos, diminuindo as dificuldades encontradas na EAD. As ferramentas de comunicação e disponibilização de materiais existentes nos AVA’s facilitam o processo de ensino-aprendizagem e estimula a colaboração e interação entre os participantes.

10 Ambientes virtuais de aprendizagem
Os Ambientes virtuais de aprendizagem fornecem aos participantes ferramentas a serem utilizadas durante um curso, para facilitar o compartilhamento de materiais de estudo, manter discussões, coletar e revisar tarefas, registrar notas, promover a interação entre outras funcionalidades.

11 Vantagens dos AVA's: Interação entre o computador e aluno
Possibilidade de se dar atenção individual ao aluno O aluno controlar seu próprio ritmo de aprendizagem Apresentação dos materiais de estudo de modo criativo Possibilidade de ser usada para avaliar o aluno

12 Grupos de ferramentas dos AVA’s
Ferramentas de coordenação - servem de suporte para a organização de um curso; Ferramentas de comunicação - tem o objetivo de facilitar a comunicação no processo de ensino-aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os participantes;

13 Grupos de ferramentas dos AVA’s
Ferramentas de produção dos alunos ou de cooperação - oferece o espaço de publicação e organização do trabalho dos alunos; Ferramentas de administração - oferecem recursos de gerenciamento;

14 TelEduc Início de desenvolvimento 1997 – Unicamp;
Desenvolvimento participativo; 1ª versão em 2001; Principais usuários: universidades públicas e privadas.

15 TelEduc - Visões de usuário
Administrador: responsável pela administração do ambiente; Coordenador: responsável pelo curso; Formador: responsável pela produção das atividades referentes à aula; Aluno: são os usuários finais do ambiente, para quem o curso é destinado; Convidado: são os usuários que não pertence à turma dos alunos; Visitante: são os usuários que participa do curso através de convite;

16 TelEduc - Ferramentas

17 Teleduc Um dos pontos fortes observado no TelEduc é a facilidade de uso por qualquer pessoa, mesmo aquelas que não possuem um bom conhecimento de informática.

18 Moodle Início de desenvolvimento 1999 – australiano Martin Dougiamas;
Desenvolvimento focalizado na área de conhecimento e aprendizagem colaborativa; 1ª versão em 2002 Várias instituições no mundo utilizam este AVA.

19 Moodle – Visões de usuário
Administrador: É responsável pela estrutura do ambiente; Criador de cursos: É responsável pelo funcionamento dos cursos; Professor: É responsável por acompanhar os alunos dos cursos de sua responsabilidade; Aluno: É o usuário que realiza o curso; Visitante: É o usuário que pode acessar o ambiente e as informações disponibilizadas;

20 Moodle – Administração
Ativar edição Alunos Editar perfil Tutores Grupos Configurações Backup Restaurar Escalas Importar dados do curso Notas Registros; Arquivos Fórum dos Tutores; Ajuda

21 Moodle – Materiais Os materiais são os conteúdos inseridos pelos tutores no ambiente de um curso e disponibilizados aos alunos como material de apoio e leitura para o processo de aprendizagem. No Moodle é possível disponibilizar páginas de texto nos formatos: html, texto e wiki, inserir links para arquivos ou páginas web.

22 Moodle – Atividades As atividades são um dos pontos fortes do Moodle, ele oferece um conjunto de ferramentas de comunicação e discussão (fórum, bate-papo, diálogos), assim como de avaliação e construção coletiva (Teste, trabalhos, workshops, wikis, glossários), e de disponibilização de materiais (lições, livros) ou de pesquisa (pesquisa de opinião e questionários).

23 Moodle O Moodle permite a adequação das necessidades das instituições e dos usuários, isto acontece por ser um ambiente open source que ao ser utilizado e modificado por várias pessoas do mundo recebe contribuições de melhorias e novas idéias de funcionalidade, ajudando para o aperfeiçoamento do sistema.

24 TelEduc e Moodle O TelEduc e o Moodle são ambientes para EAD que foram desenvolvidos levando em consideração que o aprendizado acontece através da colaboração do conhecimento

25 Conclusões O TelEduc e Moodle são exemplos de ambientes virtuais de aprendizagem, eles oferecem várias funcionalidades de aplicação para a EAD servindo como elemento facilitador nas maiores dificuldades encontradas na educação a distância.

26 Conclusões AVA’s são utilizados para apoiar o desenvolvimento de cursos a distância, a seleção do conjunto de suas funcionalidades, configurações para serem disponível em um curso, assim como a maneira adequada de utilizar estas funcionalidades garante o sucesso do ambiente na educação a distância e permite a busca de novos domínios e novos públicos para a EAD.


Carregar ppt "Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google