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LIDERANÇA E GESTÃO DE CONFLITOS

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Apresentação em tema: "LIDERANÇA E GESTÃO DE CONFLITOS"— Transcrição da apresentação:

1 LIDERANÇA E GESTÃO DE CONFLITOS
ÁREA DE AÇÕES ESTRATÉGICAS - CEERJ LIDERANÇA E GESTÃO DE CONFLITOS

2 “Deus fez o homem para viver em sociedade.”
Livro dos Espíritos p.766 “O homem deve progredir. Sozinho, ele não pode porque não tem todas as faculdades. É necessário o contato com outros homens.” Livro dos Espíritos p.768

3 O OUTRO A vida do homem é, portanto, uma vida de relação. E é a partir da sua relação com o outro que o homem se desenvolve, fazendo florescer as suas mais recônditas e angélicas potencialidades.

4 Através das relações sociais, os indivíduos buscam o atendimento das suas necessidades e expectativas. O bom relacionamento ocorre quando os indivíduos são capazes de atender a suas necessidades e expectativas, explorando suas afinidades e gerenciando as tensões que surgem a partir de suas diferenças.

5 NECESSIDADES HUMANAS Abraham Maslow

6 PODER: “Faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer” (O Monge e o Executivo –J.C.Hunter) Adolf Hitler

7 AUTORIDADE: “Habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal” (O Monge e o Executivo –J.C.Hunter) Francisco de Assis

8 AUTORIDADE: “Diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas” (O Monge e o Executivo –J.C.Hunter) Francisco Cândido Xavier.

9 (J.C.HUNTER - autor de O Monge e o Executivo”)
Martin Luther King Jr. Liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas. Isso envolve foco na tarefa e no relacionamento [...] Liderança é executar as tarefas enquanto se constroem relacionamentos (J.C.HUNTER - autor de O Monge e o Executivo”)

10 Qual é a Liderança e a Gestão que Jesus quer de nós?

11 “Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.”
“Estou entre vós como quem serve” Jesus

12 JESUS NA LÍDERANÇA Investe na confiança, no respeito, no cuidado (amor recíproco) Vivencia a compaixão e cumpre Sua missão evangelizadora através da palavra e do exemplo Ouve atentamente seu interlocutor, identificando necessidades, propondo mudanças, estimulando a vontade do mesmo mas respeitando suas escolhas

13 JESUS NA LÍDERANÇA Toma decisões claras, não apresentando qualquer ambigüidade Auxilia seus colaboradores a buscarem seus próprios caminhos para que alcancem a autonomia Respeita aqueles que erram sem ser conivente com o erro

14 JESUS: OLHAR QUALIFICADO
Marcos 4:10 – E, quando se achou só, os que estavam junto dele com os doze interrogaram-no acerca da parábola. 4:11 – E Ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas.

15 JESUS: RESPEITAR ESCOLHAS
João - 6:64-69 “Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.”

16 LIDERANÇA SERVIDORA A liderança servidora tem como referência o perfil de liderança de Jesus Cristo que na essência é mobilizada pelo amor e na sua missão de ensinar os seus apóstolos que o papel daquele que conduz é servir. O próprio Jesus sugeriu, em diversas alusões, de que ele mesmo é um “Servo”, ao dizer que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em favor de muitos.

17 LIDERANÇA SERVIDORA O líder servidor é também um facilitador nos processos que envolvem o relacionamento entre as pessoas. Ele estimula o diálogo construtivo e o olhar positivo sobre as questões, além de conscientizar as pessoas acerca do valor da participação, do respeito mútuo e da construção de soluções coletivas em que todos saiam vitoriosos. 17

18 LIDERANÇA SERVIDORA AMOR LIDERANÇA AUTORIDADE SERVIÇO E SACRIFÍCIO
LONGO PRAZO SOBRE SE CONSTRÓI SOBRE AUTORIDADE SERVIÇO E SACRIFÍCIO SE CONSTRÓI SOBRE AMOR SE CONSTRÓI SOBRE VONTADE INTENÇÕES – AÇÕES = NADA É PRECISO OBRAR

19 DIMENSÕES DA LIDERANÇA SERVIDORA
Amor: possui o sentido do amor moral, na valorização da equipe e estar genuinamente interessado pela sua vida; Empoderamento: empodera os subordinados, escutando efetivamente e fazendo com que eles se sintam importantes; Visão: zela pelos valores e a peculiaridade de cada indivíduo da equipe, fortalecendo o indivíduo, a equipe e a performance da empresa; Humildade: consiste na constância do líder em demonstrar o respeito para com os subordinados e a contribuição de cada um; Confiança: há confiança no processo de troca de confidências e no depender dos membros da equipe.

20 CONFLITO. Processo ou estado em que duas ou mais pessoas divergem em razão de interesses ou objetivos individuais percebidos como mutuamente incompatíveis.

21 CONFLITO GRUPO - GRUPO CONFLITO GRUPO - INDIVÍDUO CONFLITO INDIVÍDUO - INDIVÍDUO

22 AS PRINCIPAIS FONTES DE
CONFLITOS PERCEPÇÕES EMOÇÕES INTERESSES NECESSIDADES EXPECTATIVAS VALORES E CRENÇAS PRÁTICAS CIRCUNSTÂNCIAS COMUNICAÇÃO INFORMAÇÃO

23 ESPIRAL DO CONFLITO

24 GUERRAS, CHOQUES...DOR, PERDAS E FRACASSOS
CONDUÇÃO DESTRUTIVA GUERRAS, CHOQUES...DOR, PERDAS E FRACASSOS

25 GUERRA BRIGA DISPUTA AGRESSÃO TRISTEZA VIOLÊNCIA PERDA DISTANCIAMENTO
PERCEPÇÃO NEGATIVA GUERRA BRIGA DISPUTA AGRESSÃO TRISTEZA VIOLÊNCIA PERDA DISTANCIAMENTO 25

26 “Um dos efeitos do conflito prolongado é o estreitamento da nossa visão sobre o que é possível. Repetidamente, os conflitos são resolvidos por meio de mudanças que a princípio pareciam inimagináveis.” Nelson Mandela

27 CONDUÇÃO CONSTRUTIVA Organização das Nações Unidas A condução construtiva de um processo de conflito desenvolve soluções, pessoas e instituições .

28 POSITIVA MODERAÇÃO EQUILÍBRIO NATURALIDADE SERENIDADE COMPREENSÃO
PERCEPÇÃO POSITIVA MODERAÇÃO EQUILÍBRIO NATURALIDADE SERENIDADE COMPREENSÃO SIMPATIA AMABILIDADE CONSCIÊNCIA VERBAL Liu Xiaobo (1955-): chinês, professor, ativista pelos direitos humanos, Prêmio Nobel da Paz (2010). 28

29 COMO VOCÊ PERCEBE O CONFLITO?
PERCEPÇÃO POSITIVA PERCEPÇÃO NEGATIVA MELINDRE

30 GESTÃO DE CONFLITOS Adoção de práticas que assegurem a condução construtiva do processo de conflito. A Gestão de Conflitos nos permite criar um ambiente organizacional onde estejam garantidos o respeito às diferenças, a livre manifestação do pensamento e o diálogo construtivo, fraterno e assertivo. Em ambientes institucionais que adotam tal prática, os indivíduos se desenvolvem, aprendendo a afirmar-se, sem desrespeitar os outros, e a lidar com o conflito de maneira natural e positiva.

31 DIÁLOGO CONSTRUTIVO “Não sou as minhas ideias e, portanto, você e eu podemos rejeitá-las sem que, com isso, eu seja rejeitado.” Adam Kahane

32 FALAR ABERTAMENTE SENSO COMUM “Falar abertamente é estar disposto a expor aos outros o que está dentro de nós.” Adam Kahane

33 OUVIR ABERTAMENTE “Ouvir abertamente significa estarmos dispostos a nos expor a algo novo que vem dos outros.” Adam Kahane

34 positivo sobre as pessoas. Seja
Desenvolva um olhar positivo sobre as pessoas. Seja pacífico e ativo. Adote a assertividade como virtude e o amor como caminho. Gandhi

35 LIDERANÇA SERVIDORA Diante de um processo de conflito destrutivo, cabe ao líder servidor: Identificar as partes envolvidas; Identificar o tipo de conflito; Identificar as possíveis causas; Identificar as possíveis conse-quências; Auxiliar o grupo a enxergar os problemas; Auxiliar o grupo a encontrar as soluções; Decidir sobre a melhor forma de intervenção.

36 MELHORES PRÁTICAS Realização de Reuniões de Trabalho Estudos em grupo com Facilitadores Capacitação de Facilitadores Estudos que abordem o conflito Melhoria na comunicação institucional Distribuição justa dos recursos Prontidão para a condução de conflitos Adoção de uma Cultura Participativa Uso de Soluções Negociadas Uso de Mediadores Uso de Arbitragem CRIAR UM CLIMA ORGANIZACIONAL PARTICIPATIVO, ONDE OS SEUS MEMBROS POSSAM FALAR E OUVIR ABERTAMENTE, LIVRES DO MILINDRE.

37 “O teu compromisso com Jesus é formal, e se trata de um contrato sério para todos os teus dias atuais e futuros”. Joanna de Ângelis In Liberta-te do Mal, p. 195

38 10 PRINCIPAIS CARÁCTERÍSTICAS DE UM BOM LÍDER

39 COMPETÊNCIAS DE UM LÍDER
1. SIGNIFICÂNCIA (Gerenciamento da Atenção) As pessoas sentem-se significativas e importantes. 2. APRENDIZADO E COMPETÊNCIA (Gerenciamento do Significado) As pessoas sabem que aprender a ser competente é importante – os erros funcionam como feedback. 3. ESPÍRITO DE EQUIPE (Gerenciamento da Confiança) As pessoas sentem-se parte de uma comunidade. Onde há liderança há equipe, família, unidade. 4. ESTÍMULO E ENERGIA (Gerenciamento do Eu) As pessoas vêem o trabalho estimulador. Onde há líderes o trabalho é desafiador, fascinante e divertido. As pessoas são “puxadas” e não “empurradas” = motivação por identificação.

40 LÍDER EFICAZ 1. Observe as pessoas 2. Tenha um norte 3. Comunique a sua visão 4. Ajuste as expectativas 5. Tenha foco nos resultados 6. Observe a si mesmo

41 Onde começa a mudança?

42 AÇÕES ESTRATÉGICAS DO CEERJ


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