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O PROJETO DE PESQUISA E A CONTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Aula 2 Prof. Dr. David Lopes Neto.

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1 O PROJETO DE PESQUISA E A CONTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Aula 2 Prof. Dr. David Lopes Neto

2 Pesquisa científica Pesquisa científica Solução de problemas Solução de problemas Processos científicos Processos científicos Consulta bibliográfica Consulta bibliográfica Relatório dos resultados Relatório dos resultados PESQUISA

3 PROJETO DE PESQUISA Documento em que são explicitadas as atitudes que devem ocorrer durante todo o processo de elaboração da pesquisa. Documento em que são explicitadas as atitudes que devem ocorrer durante todo o processo de elaboração da pesquisa. QUEM ANALISA: QUEM ANALISA: Orientador Orientador Comissão ou Banca Julgadora Comissão ou Banca Julgadora Experts Experts

4 Projeto de Pesquisa – estrutura Folha de Rosto CONEP Folha de Rosto CONEP Capa Capa Folha de rosto Folha de rosto Resumo Resumo Introdução Introdução Justificativa Justificativa Objetivos – geral e específicos Objetivos – geral e específicos Embasamento teórico Embasamento teórico Metodologia Metodologia Cronograma de atividade Cronograma de atividade Cronograma de orçamento Cronograma de orçamento Referências bibliográficas Referências bibliográficas Apêndices Apêndices Anexos Anexos

5 Projeto de pesquisa - capa Cabeçalho – nome da instituição, setor administrativo, unidade acadêmica, curso Cabeçalho – nome da instituição, setor administrativo, unidade acadêmica, curso Título do projeto Título do projeto Nome do pesquisador Nome do pesquisador Local e ano Local e ano UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA UFAM MARIA APARECIDA DO COUTO MANAUS 2003 FONTE TAMANHO 16 FONTE TAMANHO 14

6 Projeto de Pesquisa: Folha de Rosto Cabeçalho – nome da instituição, setor administrativo, unidade acadêmica, curso Cabeçalho – nome da instituição, setor administrativo, unidade acadêmica, curso Nome do pesquisador Nome do pesquisador Título do projeto Título do projeto Natureza, objetivo, nome da instituição a qual é submetido ao trabalho, nome do programa com área de concentração Natureza, objetivo, nome da instituição a qual é submetido ao trabalho, nome do programa com área de concentração Orientador e co-orientador Orientador e co-orientador Local e ano Local e ano MARIA APARECIDA DO COUTO IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA UFAM Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Amazonas, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ciência da Informação, área de concentração Gestão do Conhecimento. Orientadora: Profª Drª Célia Regina Simonetti Barbalho MANAUS 2003 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

7 Projeto de Pesquisa : Sumário Relação dos capítulos e subcapítulos do projeto (opcional) Relação dos capítulos e subcapítulos do projeto (opcional) Numeração das páginas Numeração das páginas Algarismo romano (opcional) e arábico Algarismo romano (opcional) e arábico A indicação das páginas começa pela Apresentação ou Introdução A indicação das páginas começa pela Apresentação ou Introdução Seqüência lógica Seqüência lógica Alinhamento à esquerda Alinhamento à esquerda

8 Por quê fazer pesquisa? Para contribuir com o progresso científico. formular a pergunta realizar a pesquisa interpretar resultados divulgar resultados sem divulgação dos resultados, sua pesquisa não servirá a seu fim

9 O Projeto de Pesquisa O TERMO “ PROJETO” Do Latim pro-jicere ─ ─ ─> colocar adiante Fatores fundamentais para elaborar projetos: a) construir imagem mental de uma situação futura b) Conceber um plano de ação a ser executado em um determinado tempo

10 O PROJETO DEVE RESPONDER ÀS CLÁSSICAS QUESTÕES: O que fazer? Por que fazer? Para que fazer? Onde fazer? Como, com que, quanto e quando fazer? Com quanto fazer e como pagar? Quem vai fazer? Ferramenta 5w2h (what, why, where, who, when, how many e how much) aplicada à pesquisa científica

11 “O QUE FAZER?” Definir tema Definir Título Tema  a) dificuldade prática b) curiosidade científica do pesquisador c) desafios científicos c) tema “encomendado” Título  Sintetiza o conteúdo da pesquisa (delimitação, abrangência temporal e espacial)

12 POR QUÊ FAZER? PROBLEMA DE PESQUISA É a questão, a pergunta espec í fica a qual pretendemos dar resposta. É a questão, a pergunta espec í fica a qual pretendemos dar resposta. O que ser á investigado mediante a formula ç ão de hip ó tese ou questões (questionamentos)? O que ser á investigado mediante a formula ç ão de hip ó tese ou questões (questionamentos)?

13 POR QUÊ FAZER? FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA Observar na formulação do problema:. Viabilidade. Relevância. Novidade. Exeqüibilidade. Oportunidade

14 POR QUÊ FAZER? A formulação do problema deve:. Ser interrogativa, clara precisa e objetiva.. Possuir solução viável. Expressar uma relação entre duas ou mais variáveis. Ser fruto de revisão de literatura e reflexão pessoal

15 POR QUÊ FAZER? HIPÓTESE É uma resposta preliminar ao problema proposto. Normalmente as hipóteses são formuladas com base em estudos já feitos sobre o assunto. A sua formulação se dá por meio de variáveis. Em uma pesquisa podemos ter várias hipóteses. É uma resposta preliminar ao problema proposto. Normalmente as hipóteses são formuladas com base em estudos já feitos sobre o assunto. A sua formulação se dá por meio de variáveis. Em uma pesquisa podemos ter várias hipóteses.

16 “POR QUE FAZER?” JUSTIFICATIVA DO PROJETO É a descrição do(s) motivo(s) que leva(m) o pesquisador a estudar um determinado tema. É a descrição do(s) motivo(s) que leva(m) o pesquisador a estudar um determinado tema. Lembre-se: uma boa justificativa deve apresentar a atualidade e a importância do estudo do tema proposto. Lembre-se: uma boa justificativa deve apresentar a atualidade e a importância do estudo do tema proposto. Responda as questões: Responda as questões: 1) Quais motivos (pessoais, profissionais ou acadêmicos) me levaram ao estudo desse tema? 1) Quais motivos (pessoais, profissionais ou acadêmicos) me levaram ao estudo desse tema? 2) Qual a importância do estudo desse tema na atualidade? 2) Qual a importância do estudo desse tema na atualidade? 3) Em que minha pesquisa pode contribuir para a academia, profissão e sociedade? 3) Em que minha pesquisa pode contribuir para a academia, profissão e sociedade? Não apresenta citações de outros autores

17 “PARA QUÊ FAZER?” Define, esclarece e revela os focos de interesse da pesquisa. a) Objetivo geral:. Deve está ligado a uma visão global do tema.. Deve ser iniciado com um verbo de ação. b) Objetivos específicos. Apresentam caráter mais concreto. Têm função intermediária e instrumental. Meios de atingir o objetivo geral e serem aplicados em situações particulares.

18 REVISÃO DA LITERATURA Analisar obras científicas recentes e clássicas, para embasamento teórico e metodológico. Analisar obras científicas recentes e clássicas, para embasamento teórico e metodológico.

19 “COMO FAZER?” O MÉTODO CIENTÍFICO METODOLOGIA MÉTODOS DE ABORDAGEM MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS TÉCNICAS

20 METODOLOGIA Descrição das abordagens e procedimentos da pesquisa Descrição das abordagens e procedimentos da pesquisa RESPONDE: RESPONDE: Como? Quando? Com quê? Onde? Quanto? Como? Quando? Com quê? Onde? Quanto?

21 Metodologia: métodos 1. Abordagem Indução, dedução, dialética 2. Procedimentos Estatístico, etnográfico, histórico, estudo de caso 3. População e amostra 4. Coleta de dados 5. Tratamento dos dados 6. Aspectos éticos e legais de pesquisa envolvendo seres humanos 7. Cronograma de atividades 8. Cronograma de orçamento detalhado e pessoa responsável

22 METODOLOGIA: 1. Abordagem Existem duas formas de abordagens de pesquisa: Existem duas formas de abordagens de pesquisa: - Quantitativa - Quantitativa - Qualitativa - Qualitativa Os métodos de abordagem: indutivo, dedutivo, hipótetico-dedutivo, dialético, fenomenológico Os métodos de abordagem: indutivo, dedutivo, hipótetico-dedutivo, dialético, fenomenológico

23 METODOLOGIA 2. Procedimentos técnicos: - Pesquisa bibliográfica: elaborada a partir de material já publicado; - Pesquisa bibliográfica: elaborada a partir de material já publicado; - Pesquisa documental: elaborada a partir de material que não recebeu tratamento análitico; - Pesquisa documental: elaborada a partir de material que não recebeu tratamento análitico; - Pesquisa experimental: se determina o objeto de estudo, seleciona variáveis, define forma de controle e de observação; - Pesquisa experimental: se determina o objeto de estudo, seleciona variáveis, define forma de controle e de observação; - Levantamento: envolve interrogação direta das pessoas; - Levantamento: envolve interrogação direta das pessoas; - Estudo de caso: estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos; - Estudo de caso: estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos; - Pesquisa expost-facto: o “experimento” se realiza depois dos far - Pesquisa expost-facto: o “experimento” se realiza depois dos far - Pesquisa-ação: realizada com uma ação ou rsolução de um problema coletivo; - Pesquisa-ação: realizada com uma ação ou rsolução de um problema coletivo; - Pesquisa participante: interação pesquisador/pesquisado. - Pesquisa participante: interação pesquisador/pesquisado.

24 METODOLOGIA 3. População e Amostra Sujeitos / participantes Sujeitos / participantes Critérios de inclusão Critérios de inclusão Critérios de exclusão Critérios de exclusão Riscos e benefícios Riscos e benefícios Confidencialidade Confidencialidade Autonomia e esclarecimento Autonomia e esclarecimento

25 METODOLOGIA 4. Coleta de dados: TÉCNICAS ENTREVISTA ENTREVISTA OBSERVAÇÃO OBSERVAÇÃO ANÁLISE DE CONTEÚDO ANÁLISE DE CONTEÚDO HISTÓRIA DE VIDA HISTÓRIA DE VIDA PESQUISA DE MERCADO PESQUISA DE MERCADOINSTRUMENTOS Questionário Questionário Formulário Formulário Roteiro Roteiro Check list Check list Documentos, testes, escalas Documentos, testes, escalas

26 METODOLOGIA 5. Tratamento de dados: RECURSOS COMPUTACIONAIS: CÁLCULOS CÁLCULOS TABULAÇÃO TABULAÇÃO QUADROS QUADROS GRÁFICOS GRÁFICOS

27 METODOLOGIA 6. Aspectos Éticos e Legais: ÉTICA CONEP CONEP CEPs CEPs TCLE TCLE

28 “QUANDO FAZER?” 7. CRONOGRAMA DIVIDIR A PESQUISA EM PARTES - Tempo necessário para passar de uma fase à outra - Atividades que podem ser executadas simultaneamente - Atividades cuja execução dependem da conclusão de outras

29 “COM QUANTO FAZER? 8. ORÇAMENTO 1) Pessoal 2) Material a) Material de consumo e pesquisa b) Material permanente 3) Diárias e Hospedagens 4) Serviços de terceiros

30 “QUEM VAI FAZER?” 1) PESQUISADOR - Trabalhos técnico-científicos (papers) 2) EQUIPE DO PROJETO a) Pesquisador-coordenador b) membros da equipe - Trabalhos técnico-científicos (papers), monografia, dissertação, tese.

31 ANEXOS São documentos oriundos de outras fontes São documentos oriundos de outras fontes Letra maiúscula seguida do título do anexo. Letra maiúscula seguida do título do anexo. ANEXO A – Planilha de custos UNIV ANEXO A – Planilha de custos UNIV Em um mesmo anexo pode-se fazer a inclusão de algarismos arábicos. Em um mesmo anexo pode-se fazer a inclusão de algarismos arábicos. ANEXO A ANEXO A ANEXO A1 ANEXO A1

32 APÊNDICES Documentos anexados no final do trabalho, elaborados pelo próprio pesquisador. Documentos anexados no final do trabalho, elaborados pelo próprio pesquisador. Grifado em letra maiúscula – APÊNDICE Grifado em letra maiúscula – APÊNDICE Seguido por letra – APÊNDICE A Seguido por letra – APÊNDICE A

33 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Normas internacionais de Vancouver Normas internacionais de Vancouver Normas Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT Normas Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT Normas dos periódicos – assinante Normas dos periódicos – assinanteExemplos: Até três Autores NORTON, Peter; AITKEN, Peter; WILTON, Richard. Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução: Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campos, 1994. 640 p. NORTON, Peter; AITKEN, Peter; WILTON, Richard. Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução: Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campos, 1994. 640 p. Mais de três Autores BRITO, Edson Vianna, et al. Imposto de renda das pessoas físicas: livro prático de consulta diária. 6. ed. atual. São Paulo: Frase Editora, 1996. 288 p. BRITO, Edson Vianna, et al. Imposto de renda das pessoas físicas: livro prático de consulta diária. 6. ed. atual. São Paulo: Frase Editora, 1996. 288 p. Artigo de revista ESPOSITO, I. et al. Repercussões da fadiga psíquica no trabalho e na empresa. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 8, n. 32, p. 37-45, out./dez. 1979. ESPOSITO, I. et al. Repercussões da fadiga psíquica no trabalho e na empresa. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 8, n. 32, p. 37-45, out./dez. 1979. Artigo de perídico on line MALOFF, Joel. A internet e o valor da "internetização". Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, 1997. Disponível em:. Acesso em: 18 maio 1998. MALOFF, Joel. A internet e o valor da "internetização". Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, 1997. Disponível em:. Acesso em: 18 maio 1998.

34 REFERÊNCIAS FINDALAY, E. A.G.; COSTA, M. A.; GUEDES, S. P. L. de C. Guia para elaboração de projetos de pesquisa. Joinville. SC: UNIVILLE, 2006, 26 p. FINDALAY, E. A.G.; COSTA, M. A.; GUEDES, S. P. L. de C. Guia para elaboração de projetos de pesquisa. Joinville. SC: UNIVILLE, 2006, 26 p. NARDI, N. B. Elaboração de relatórios e resumos científicos. UFRGS. RS. Disponível em. Acesso em 14/11/2006. NARDI, N. B. Elaboração de relatórios e resumos científicos. UFRGS. RS. Disponível em. Acesso em 14/11/2006. LOPES FILHO, R. P. O projeto de pesquisa. Macapá. AP: EMBRAPA. Disponível em. Acesso em 14/11/2006. LOPES FILHO, R. P. O projeto de pesquisa. Macapá. AP: EMBRAPA. Disponível em. Acesso em 14/11/2006. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. SILVA, Edna Lúcia; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. - Florianópolis: laboratório de Ensino a Distancia da UFSC, 2001. SILVA, Edna Lúcia; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. - Florianópolis: laboratório de Ensino a Distancia da UFSC, 2001. BARBALHO, C.R.S; MORAES, S.O. Guia para normalização de teses e dissertação. Manaus: UFAM, 2003. BARBALHO, C.R.S; MORAES, S.O. Guia para normalização de teses e dissertação. Manaus: UFAM, 2003.

35 “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos” Eleanor Roosevelt PARA REFLETIR


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