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Preparação do Relatório Final do Projeto de Formatura I

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Apresentação em tema: "Preparação do Relatório Final do Projeto de Formatura I"— Transcrição da apresentação:

1 Preparação do Relatório Final do Projeto de Formatura I
Projeto de Formatura I º. Semestre

2 Agenda Comentários sobre o 1º. Relatório – Proposta de projeto
Avaliação Intermediária Relatório Apresentação Avaliação Final Relatório Final de PF-I: Pré-Projeto Apresentação Final Poster

3 Quadro geral A maioria das equipes mostrou evolução entre as duas avaliações Fechamento do escopo Estudo do referencial teórico Melhor compreensão do problema e das alternativas de solução Poucos chegaram ao projeto conceitual Houve evolução na qualidade de redação Apresentação e Arguição: em geral as apresentações foram de boa qualidade alguns alunos mostraram melhor desempenho do que outros dentro de um mesmo grupo

4 Quadro geral - Recomendações
Os alunos devem melhorar na forma e conteúdo o Relatório Final Focalização Referencial teórico Artigos de Revistas e Congressos Teses, Dissertações e trabalhos de TCC Normas Técnicas!!! Fazer o WBS (EAP) visando: Cronograma Recursos/orçamento Riscos do Projeto Os alunos devem se preocupar com as promessas!!! Como mostrar (quantitativamente) que foi cumprido?

5 1º. Relatório Maioria: algumas propostas de projeto muito preliminares, sem grande elaboração -> já era esperado! Algumas propostas bem elaboradas Redação: Falta de cuidado com formatação, estilo pessoal de escrita, verificação ortográfica etc. Bibliografia: muito limitada, e de baixa qualidade Discussão de Viabilidade variou de acordo com o nível de detalhamento do Projeto Conceitual: Técnica Financeira Temas: em geral, bem escolhidos!!!

6 Avaliação Intermediária

7 Relatório Intermediário
Objetivo do Relatório: Mostrar evolução em relação à Definição do TEMA (ESCOPO) do PROJETO DE ENGENHARIA Definição do Problema Levantamento do Referencial Técnico/Teórico para Entendimento do Problema Levantamento de Alternativas Possíveis de Solução para o Problema Tomadas de Decisão – Escolha de uma Solução Avaliar melhor a Viabilidade/Riscos Trabalhar nos Aspectos Gerenciais de Execução do PROJETO

8 Relatório Intermediário - Avaliação
O documento apresenta evolução em relação ao RT1? Há um entendimento melhor do problema? QUALIDADE DA BIBLIOGRAFIA!!! Há uma apresentação de um leque de alternativas para solução? Há uma escolha de uma particular solução? Como a decisão foi tomada? Há evolução no Plano Gerencial?

9 Apresentação Mostrar o Problema de forma objetiva
Apresentar o Referencial Técnico/Teórico Conceitos Outros Trabalhos e Produtos Concorrentes Normas Técnicas Patentes Apresentar um leque de alternativas Apresentar a solução proposta Defender a solução proposta Apresentar uma possível metodologia de implementação da solução Apresentar os aspectos de viabilidade/Riscos Apresentar o plano gerencial Apresentar com qualidade, dentro do intervalo de tempo!!!

10 Avaliação Final

11 Objetivo da Avaliação Final
Convencer a banca que o grupo tem uma proposta interessante no contexto de Engenharia de sistemas eletrônicos Discussão do problema Referencial Teórico Discussão das Alternativas de Solução Convencer que há um Plano de Projeto que possa NORTEAR a fase de EXECUÇÃO Mostrar a viabilidade de Execução Tempo Custo Recursos Humanos Infraestrutura Conhecimento Etc

12 Estrutura do Relatório Final RT3
Introdução Desenvolvimento Resultados Conclusões

13 Uma possível estruturação do Relatório Final de PF1. (ref
Uma possível estruturação do Relatório Final de PF1!!! (ref. Iara Augustin) Resumo Introdução Contextualização do leitor: motivação, tema, problema; objetivos e hipóteses; Breve descrição da organização do texto. Definições e Trabalhos Relacionados Descrição crítica dos principais trabalhos relacionados com a pesquisa e usados como referência. Procurar apontar as restrições e limitações destes, evidenciando o problema que a pesquisa procura resolver. Modelo Conceitual Requisitos e conceitos fundamentais da proposta Arquitetura geral definida como solução Prova de Conceito Preliminar Implementação Tecnologias a serem utilizadas, detalhamento da implementação, testes, potenciais problemas Validação Exemplo: Aplicação desenvolvida para testar a implementação do modelo e obter dados que permitam comprovar/rejeitar a hipótese. Cronograma (pode ser um resumo – os detalhes podem ser colocados no apêndice) Orçamento (pode ser um resumo – os detalhes podem ser colocados no apêndice) Gerenciamento Referências

14 ATENÇÃO: PF1 2013 OS GRUPOS DEVEM APRESENTAR PROVA DE CONCEITO PRELIMINAR DA SOLUÇÃO ESCOLHIDA!!!!

15 PF1 2013 OS GRUPOS DEVEM APRESENTAR UM ORÇAMENTO DO PROJETO!!!

16 Relatório Final Deve seguir a norma: ABNT NBR NBR 15.287/05
Diretrizes da USP:

17 Relatório, cont. Atenção aos seguintes pontos: Estruturação Formatação
Figuras, Tabelas, Quadros Referências (!!!) ao longo do texto (utilize referências de boa qualidade!!!) Gramática Redação Estilo, Linguagem: CLAREZA, CONCISÃO, PRECISÃO, COMUNICABILIDADE, CONSISTÊNCIA ATENÇÃO: Ter sempre claro a INFORMAÇÃO que se pretende passar!!!

18 Estrutura do documento
Elementos Pré-Textuais Elementos Textuais Elementos Pós-Textuais

19 Estrutura

20 Elementos Pré-Textuais
Capa Deve seguir o padrão Constar o nome de cada integrante da equipe Título: SIGLA + Título (exemplo: SIDENE: Sistema Didático de Ensino de Engenharia Eletrônica)

21 Folha de Rosto Deve mencionar:
“Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso ....” Identificar o(s) orientador(es) e seus respectivos departamentos

22 Sumário Deve seguir a norma ABNT NBR-6027

23 Resumo na língua vernácula
Deve seguir a norma ABNT NBR-6028. Deve apresentar de forma concisa os objetivos, metodologia; utilizar o verbo na voz ativa, não devendo ultrapassar 500 palavras. Cuidado na escolha das Palavras-chave.

24 Listas Ilustrações Tabelas Quadros Abreviatura e Siglas Símbolos
Equações e Fórmulas

25 Elementos Textuais Introdução Referencial Técnico
Contexto Objetivos: Geral e Específicos Referencial Técnico Descrição da proposta Metodologia (Materiais e Métodos) Cronograma (detalhar no apêndice) Recursos/Orçamento (detalhar no apêndice) Plano de Gerenciamento (detalhar no apêndice) Não se esqueça de incluir Gerenciamento de Riscos Resultados Esperados

26 Resultados Esperados Esse item é opcional nos trabalhos de graduação, porém é exigido em projetos com financiamento. Devem ser explicitados os resultados práticos esperados com a pesquisa, como: números e características de publicações (artigos, livros etc.); apresentações em congressos ou simpósios; registro de patentes; exposição; criação ou industrialização de produtos.

27 Elementos Pós-Textuais
Referências Bibliografia Glossário Indice Apêndices Anexos

28 Apêndice Documentos gerados ao longo do Projeto
Documento de Especificação de Requisitos Requisitos de Marketing Requisitos de Engenharia Restrições Projeto Conceitual WBS Network Diagrams e Gantt Chart AHPs, House of Quality, ... Entrevistas com clientes/usuários Etc.

29 Anexos Documentos de Terceiros Cotações de produtos Catálogos
Normas Técnicas

30 Referências Elemento obrigatório, relacionando somente referências das publicações citadas no texto. Segundo NBR 6023 (ABNT, 2002b), Não se usa mais o título Referências Bibliográficas e sim Referências, pois existem outros tipos de referências que não são bibliográficas, como as dos documentos on line, objetos, DVDs e outras mídias.

31 Apresentação Mesmo esquema da apresentação Intermediária: 20 minutos + 20 minutos de arguição

32 Poster Tamanho ISO A2 Formato: livre, mas orientação vertical
Os alunos devem trazê-los impressos Conteúdo Identificação da Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, disciplina PSI2591 projeto de Formatura I Apresentar a sigla e o título do Projeto Logotipo do Projeto Alunos e Orientadores Resumo Introdução Objetivos Justificativa Referencial Teórico Descrição da Solução Proposta para o Problema Cronograma Referências

33 Perguntas???

34 Transparências Adicionais

35 Redação de Texto Científico
Profa. Iara Augustin

36 monografia Característica: redução da abordagem a um único assunto.
Sentido lato: tese relevância, originalidade e profundidade teórica produção de conhecimento Sentido estrito: dissertações e monografias acadêmicas Extração de conhecimento

37 Monografia Definição MDT-UFSM
trata-se de um estudo que versa sobre um assunto/tema, seguindo uma metodologia, apresentado mediante uma revisão bibliográfica ou revisão de literatura. É mais um trabalho de assimilação de conteúdos e de prática de iniciação na reflexão científica. sugere que a Monografia não exceda oitenta páginas (NBR).

38 Publicação Fases da Pesquisa Planejamento Realização Conclusão
Divulgação dos resultados da pesquisa

39 Como Produzir um Texto 1º Passo: (biblioteca) Leitura
Tipos de Leitura Fases Fichamento 2º Passo: Escritura Organização do Texto Normas Técnicas UFSM

40 Preparativos para escrever
Definir conteúdo Reunir informações Pensar e registrar Organizar as informações

41 Leitura Realizada com um propósito bem definido: subsídios para a pesquisa, saber se o tema já foi ou não objeto de outras pesquisas. Ajuda a definir tema, problema, hipóteses. Planejamento do estudo. Cada obra tem seu momento e importância dentro da pesquisa. Com a leitura se obtém informações para preencher, ampliar ou reduzir as seções previstas dentro do desenvolvimento da pesquisa.

42 Método de leitura Leitura de reconhecimento Leitura exploratória
Leitura reflexiva Leitura interpretativa

43 1. Leitura de Reconhecimento
Leitura prévia Leitura rápida na estrutura teórica da obra. Título pode ser sugestivo, mas depois do reconhecimento do conteúdo pode-se concluir que não está relacionada com a pesquisa. Seleção de material bibliográfico.

44 2. Leitura Exploratória Pré-leitura
Procurar informações nas obras selecionadas para a realização da pesquisa. Fazer leitura seletiva, salientando as informações diretamente relacionadas com o problema em foco. Anotações de informações importantes (fichamento).

45 3. Leitura Reflexiva Leitura crítica
Analisar as informações úteis com o propósito de entender o pensamento do autor. Compreensão mais profunda do problema. Reduz a bibliografia selecionada para as mais relevantes. Seleção será usada em trabalhos relacionados e estado-da-arte.

46 4. Leitura Interpretativa
Ler pensando no potencial esclarecedor que o texto possui. Relação direta com o problema da pesquisa. Comparando com as hipóteses da pesquisa.

47 Fichamento Documentação sistemática dos resultados da leitura.
Apontamentos. Idéias retiradas dos autores que mantém relação com o problema da pesquisa. Processo que facilita a escrita.

48 Como Resumir Estrutura base do texto: Idéia principal
Introdução (primeiro parágrafo) Desenvolvimento Conclusão (último parágrafo) Idéia principal Texto argumentativo: tema – tese – argumentos

49 Processo de Leitura Identificação do TEMA Identificação do PROBLEMA.
indícios no título, resumo, introdução, estrutura do texto. Identificação do PROBLEMA. Identificação dos ARGUMENTOS (prós, contra). Analisar os passos para a solução. Analisar a solução. Analisar a conclusão.

50 Comunicação do conhecimento científico
Descreve o processo de pesquisa detalhadamente, para que outro pesquisador possa refazê-la, se o desejar. Escrita descritiva e argumentativa. Bom uso das informações documentadas (fichamento) – demonstrar conhecimento aprofundado do assunto. Disposição coerente e oportuna do raciocínio do investigador. Estrutura: Introdução – desenvolvimento – conclusão mais complementares: prefácio, sumário, referências...

51 Texto científico Versa sobre temas que podem ser tratados cientificamente, à luz da experimentação, do raciocínio lógico, da análise, da aplicação de um método/técnica. Objetiva expor informações comprovadas ou passíveis de comprovação, divulgar idéias próprias ou de outrem, partilhar um saber, informar. Estilo marcado pela objetividade, precisão, clareza, concisão, simplicidade e formalidade. Linguagem respeitando o padrão culto da escrita, usando terminologia específica da área do saber, recorrência ao sentido denotativo da palavra.

52 Modos de Organização do Texto Científico
Base narrativa Relata o FATO, com sucessão de ações que se desenvolvem em uma linha temporal cronológica e que evidenciam uma relação causal Base descritiva Apresenta seres e ambientes, destacando características, atributos, propriedades que permitem reconhecer o referido objeto. Base dissertativa Expõe, analisa e interpreta DADOS da realidade, apresentados através de um raciocínio lógico, destacando as relações causa-conseqüência, oposição, condição, ... Dissertação informativa Autor escreve o que sabe sobre o fenômeno, sem manifestar seu ponto de vista ou emitir juízo de valor. Dissertação argumentativa Autor expõe idéias manifestando seu ponto de vista e construindo uma argumentação tentando convencer o leitor de que o que está sendo defendido é verdadeiro.

53 Para selecionar o que escrever
Com base no leitor O que o leitor precisa saber? assunto Para que o leitor precisa dessas informações? Pontos a evidenciar Que tipo de conhecimento o leitor já tem? Profundidade do texto Qual utilidade e alcance do texto? Tipo de texto (relatório, projeto, artigo, monografia,...) Linguagem e apresentação do texto.

54 O ruído na comunicação Exemplo: mobilidade física Idéia ou conceito
Equipamento – mobile computing Implementação – mobile computation Idéia ou conceito Forma mais simples do pensamento pela qual conhecemos as coisas e estas ficam representadas em nossa mente. São adquiridos ao longo da vida. Difere de juízo – relação entre conceitos. Exemplo: windows é lento (baixo desempenho). Linux é melhor que windows. Definir conceito de “algo” é dizer o que sabe sobre “algo” e que foi aprendido, sobretudo, de experiências. Definir conceitos quando estes não são amplamente difundidos no meio em que o texto será lido, ou há diferentes interpretações.

55 conceitos São definidos / explicados através de suas “características”. Exemplo 1: computação móvel é toda computação distribuída cujos elementos (código, dados, equipamentos, usuários) apresentam três propriedades: portabilidade, mobilidade e conectividade. Esta definição identifica a existência de diferentes cenários: Computação nômade – conectividade ausente, mobilidade restrita a equipamento/usuário (palm computing) Computação wireless - conectividade e mobilidade restrita (redes) Internet Computing – mobilidade de código (Agentes Móveis) Computação global (pervasive) – máximo da mobilidade. Exemplo 2: Computação móvel é a área da Computação que aborda as questões relativas à mobilidade física (equipamentos e usuários) e mobilidade lógica (dados e código). Para se comunicar bem é necessário apresentar convenientemente os conceitos e utilizar apropriadamente as palavras e os termos. Para ser eficaz, é necessário que as palavras sirvam para ajudar o outro a representar na mente o que estamos (se está) representando na nossa e que desejamos (se deseja) transmitir.

56 definições Definir é fazer conhecer o conceito que se tem de “algo”.
Para que a definição seja certa e verdadeira é necessário que o conceito esteja de acordo com o que realmente é. A exigência para realizar uma pesquisa é estudar com profundidade e experimentar o tema, a fim de que as nossas definições sejam corretas. Nem todos os termos precisam ser definidos. Somente os pouco usados, os que apresentam ambigüidade de interpretação, ou os que desejamos que sejam compreendidos com um significado específico. Qual termos devem ser definidos? Discernimento do pesquisador Público-alvo Como definir? Teoria científica já consagrada – definição aceita (não inventar). Novas tecnologias – definição mais corrente adequada a visão do pesquisador.

57 Redação do texto (n-versões)
Primeira versão – rascunho. Esboçar a estrutura preliminar do texto Seqüência de idéias e desenvolvimento da pesquisa Começar escrevendo o texto principal Introdução Corpo Conclusão. Estimular o fluxo de idéias e escrever rapidamente. Escrever e revisar são tarefas que não devem ser feitas simultaneamente.

58 Introdução “chamar a atenção do leitor para a pesquisa” – despertar seu interesse. Situar o leitor no contexto da pesquisa. Descrever o tema, o enfoque e o problema de pesquisa. Descrever as hipóteses de solução, e resumidamente como estas serão comprovadas. Descrever ao leitor a estrutura do texto – o que aborda cada capítulo. Obs: leitores costumam ler introdução – conclusão, se interessar o resto. Não conter pormenores ou informações em demasia.

59 Corpo do Texto Definições e conceitos, o que o leitor deve saber (supondo o que ele já sabe). Seqüência de desenvolvimento da pesquisa. Ex: modelo computacional, escolhas realizadas, metodologia, execução do experimento, coleta de dados. Resultados obtidos e Discussões Ex: implementação, testes e resultados coletados, gráficos comparativos. Obs: não criar muitas subdivisões nos capítulos. Equilíbrio de divisões (capítulo pequeno, capítulo muito grande,...) Uso de figuras, tabelas, gráficos para auxiliar o esclarecimento (dá um ar de leveza ao texto). Conceituações longas e mais aprofundadas podem ser colocadas como anexo (para leitor menos especialista). Evitar parágrafos longos. Um parágrafo = um pensamento. Evitar saltos de raciocínio entre parágrafos.

60 Conclusão Um parágrafo resumindo a pesquisa: o problema, objetivos e hipóteses. Retomar aos objetivos. Foram alcançados? Hipóteses? Foram aceitas/rejeitadas. Dificuldades, problemas na realização da pesquisa. Contribuições da pesquisa. Restrições, limitações, trabalhos futuros.

61 Resumo / abstract Abordagem resumida da pesquisa (máximo 1 página)
tema, problema, hipóteses, metodologia, conclusões.

62 Organização Canônica Introdução Definições e Trabalhos Relacionados
Contextualização do leitor: motivação, tema, problema; objetivos e hipóteses da pesquisa; Breve descrição da organização do texto. Definições e Trabalhos Relacionados Descrição crítica dos principais trabalhos relacionados com a pesquisa e usados como referência. Procurar apontar as restrições e limitações destes, evidenciando o problema que a pesquisa procura resolver. Modelo Conceitual Requisitos e conceitos fundamentais da proposta Arquitetura geral definida como solução Detalhes da Implementação Tecnologias utilizadas, detalhamento da programação, problemas encontrados... Descrição da realização da pesquisa. Validação ou Testes Aplicação desenvolvida para testar a implementação do modelo e obter dados que permitam comprovar/rejeitar a hipótese. Discussão e Conclusão Referências Bibliográficas

63 Revisão do texto - escritor
Resolver dúvidas deixadas ao longo do texto. “Limpar” o texto. Verificar se as idéias têm seqüência lógica (estão encadeadas segundo o fluxo da pesquisa), esclarecem adequadamente o leitor. Escrever e revisar são atividades distintas, uma mais criativa e descritiva, a outra mais crítica.

64 Revisão do texto - revisor
Revisor técnico – revisor lingüista Leitura rápida para ter idéia do conjunto. Numa segunda leitura, mais cuidadosa, anotar discordâncias, indagações, sugestões. Tentar detectar as falhas na transmissão das idéias e possíveis hesitações em termos de conteúdo.

65 Questões para o revisor técnico
O título delimita corretamente a pesquisa? Rever a organização do texto. Segue um fluxo de raciocínio coerente? Houve imparcialidade ao transmitir informações? A linguagem empregada é impessoal? O que foi afirmado é comprovado pela pesquisa ou referências? Referências estão identificadas no texto corretamente? Informações transmitidas foram suficientes para entender a pesquisa e sua metodologia? As idéias mais importantes estão em posição de destaque nos parágrafos? Os elementos de transição entre parágrafos expressam o fluxo de raciocínio? As conclusões são apoiadas pelos resultados da pesquisa? As recomendações e trabalhos futuros decorrem de questões analisadas no corpo do texto?

66 Questões para o revisor lingüista
Estilo impessoal e direto Hoje, indiscutivelmente, o computador é algo fundamental ao cotidiano das pessoas. A coisa é tão séria que uma empresa, por exemplo, não sobrevive sem colocar o computador nas suas atividades administrativas (linguagem coloquial – informal e não comprovado). Não houve, por parte dos nossos analistas, a possibilidade de procederem ao acompanhamento da implementação (Os analistas não puderam acompanhar a implementação). Objetividade, clareza e adequação gramatical Erros comuns: frases “truncadas”, períodos longos, ambigüidades, excessos de “quês”. Procurar: escrever na ordem direta (sujeito – verbo – complementos) com frases curtas e afirmativas.

67 Questões para o revisor lingüista
Nominações transformar verbo em substantivo Exemplo: a definição de conteúdo é tarefa difícil. Definir ... Fluência e coerência Problemas: Repetições de idéias e palavras, fragmentação, inadequação do emprego de pronomes e conjunções. Escrever do geral para o particular, do antecedente para o conseqüente. Usar parágrafos de transição.

68 Bibliografia SALOMON, Délcio V. Como Fazer uma Monografia.
São Paulo: Martins Fontes, 1999. FEITOSA, Vera C. Redação de Textos Científicos. Campinas: Papirus Editora, 1995. MEDEIROS, J. B. Redação Científica. 2ed. São Paulo: Atlas, 1996.


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