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Elaboração do Projeto do Trabalho Monográfico. A etapa denominada Elabora ç ão do projeto do trabalho monogr á fico constitui a última etapa da fase Pensando.

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1 Elaboração do Projeto do Trabalho Monográfico

2 A etapa denominada Elabora ç ão do projeto do trabalho monogr á fico constitui a última etapa da fase Pensando e definindo o trabalho a ser realizado.

3 Deve-se ter clareza da distin ç ão entre projeto e relat ó rio do trabalho monogr á fico (monografia, disserta ç ão e tese). O projeto de um trabalho monográfico consiste em registrar, em um documento escrito, as decisões tomadas nas etapas da fase que antecede a realização do trabalho. Trata-se, portanto de um texto escrito que descreve o caminho a ser seguido na construção de uma investigação de natureza científica que impõe ao autor ordem e disciplina, de acordo com prazos previamente definidos, para execução da proposta de trabalho.

4 É necessário para o autor do projeto monográfico: discutir suas id é ias com colegas e professores em reuniões apropriadas; iniciar contatos com poss í veis orientadores; participar de semin á rios e encontros cient í ficos; solicitar bolsa de estudos ou financiamento para o desenvolvimento da pesquisa (dependendo do caso).

5 Composição do Projeto (a) Parte pré-textual ou preliminar; (b) Parte textual ou corpo do trabalho; (c) Parte pós-textual.

6 Parte pré-textual ou preliminar: (será detalhada em apostila: Estruturação Gráfica do Projeto Monográfico) 1. Capa; 2. Folha de rosto; 3. Ep í grafe (opcional); 4. Lista de ilustra ç ões (figuras, quadros, tabelas), abreviaturas, siglas e s í mbolos; 5. Sumário.

7 Parte textual ou corpo do trabalho (projeto): 1. Introdu ç ão (tema; justificativa; sujeito(s) e objeto(s) de estudo; espa ç o e tempo; problema; hip ó tese(s); objetivo(s)); 2. Desenvolvimento (Referencial Teórico e Procedimentos Metodológicos).

8 Parte pós-textual: 1. Cronograma; 2. Or ç amento, se necess á rio; 3. Referências;

9 Introdução: a)Tema: especificar o assunto que se deseja provar ou desenvolver, a área do conhecimento em que acontece o estudo com os limites bem definidos. Na exposição do tema deve-se levantar as razões, os motivos teórico-práticos que levaram à escolha do tema, bem como apresentar argumentos fortes que evidenciam a importância do estudo e que, portanto o tornam relevante. As respostas às questões relacionadas a seguir facilitam a apresentação do tema:

10 Qual é o tema do estudo? Por que foi escolhido esse tema? Que autores constituem fonte de inspira ç ão para o aprofundamento do tema? Para quem o estudo do tema oferece contribui ç ões? Qual a contribuição social do tema? Qual a relevância do tema?

11 b) Sujeito(s) e objeto(s): especificar a realidade a respeito da qual se deseja saber alguma coisa. Caracterizar objetos, fatos, fenômenos ou pessoas sobre os quais faz-se o estudo com o objetivo de melhor apreendê-los ou de agir sobre eles.

12 c)Espa ç o e tempo: especificar a á rea geogr á fica, local, é poca, circunstância e outros detalhes que permitam situar com seguran ç a o sujeito e/ou o objeto do estudo. d)Problema: deve ser apresentado de forma clara, precisa e, preferencialmente, através de uma proposição interrogativa. Trata-se de uma questão ainda sem solução, de uma pergunta ainda sem resposta.

13 e)Hip ó tese(s): quando houver, a(s) hip ó tese(s) deve(m) ser explicitada(s) enquanto suposi ç ão(ões) que se faz na tentativa de explicar o que se desconhece. f)Objetivo(s): deve retratar, o mais precisamente possível, os fins teórico- práticos do estudo, isto é, o objetivo maior do trabalho, tendo por base o problema levantado.

14 Desenvolvimento: a)Referencial Teórico: deve apresentar o marco- teórico e sua relação com o estudo. O autor do projeto deve apresentar os autores (e/ou obras e teorias) que pretende utilizar para sua análise crítica na monografia futura (pelo menos os centrais), destacando quais são as idéias principais desenvolvidas por cada um deles e como essas idéias colaborarão para a reflexão sobre seu tema de pesquisa.

15 O ideal é que o marco teórico possa dar conta de analisar os enfoques utilizados pelo autor do projeto monográfico (ex: educação / meio ambiente; educação ambiental / economia; educação / meio ambiente /políticas públicas, etc.).

16 b)Procedimentos Metodológicos: devem estar descritos de forma clara e objetiva A escolha desses procedimentos deve estar relacionada e justificada em função dos objetivos a serem alcançados

17 Cronograma: O cronograma expressa a compatibiliza ç ão das atividades propostas com o tempo previsto para o desenvolvimento do projeto como um todo. As atividades e os per í odos são definidos a partir das caracter í sticas de cada estudo. Os per í odos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc., e são determinados a partir dos crit é rios de tempo adotados por cada autor. O cronograma, ao retratar a previsão do tempo considerada necess á ria para iniciar e concluir o estudo, permite uma avalia ç ão cont í nua do andamento do projeto e da disponibilidade de tempo ainda existente (modelos de cronograma em apostila).

18 Referências: Ao se elaborar um trabalho é imprescind í vel men ç ão dos documentos que serviram de base para sua produ ç ão. Para que esses documentos possam ser identificados, é necess á rio que os elementos que permitam sua identifica ç ão sejam reconhecidos, e isto s ó acontecer á atrav é s das referências bibliogr á ficas, que consistem numa listagem alfabética das publica ç ões utilizadas para a elabora ç ão do trabalho monogr á fico.

19 Na elabora ç ão das referências devem ser observadas as normas t é cnicas da Associa ç ão Brasileira de Normas T é cnicas vigentes (apostila para a próxima aula). De acordo com o tema abordado, a lista de referências pode também ser sistemática (por assunto) ou cronol ó gica (por datas). Mas o mais comum é que ela seja elaborada em ordem alfabética por sobrenomes dos autores.

20 O título REFERÊNCIAS é escrito com letras maiúsculas. As obras relacionadas são separadas por dois espaços simples uma da outra. Quando as especificações da obra ocupam mais de uma linha, o espaço entre as linhas é simples e a segunda linha inicia- se na mesma altura da primeira linha, ou seja, na altura da primeira letra (formatação detalhada em apostila).


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