A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BELC - 2010 APLICAÇÕES GOOGLE MARCADORES SOCIAIS (SOCIAL BOOKMARKING) Adaptação dos materiais disponibilizados na formação “A Biblioteca Escolar e a WEB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BELC - 2010 APLICAÇÕES GOOGLE MARCADORES SOCIAIS (SOCIAL BOOKMARKING) Adaptação dos materiais disponibilizados na formação “A Biblioteca Escolar e a WEB."— Transcrição da apresentação:

1 BELC - 2010 APLICAÇÕES GOOGLE MARCADORES SOCIAIS (SOCIAL BOOKMARKING) Adaptação dos materiais disponibilizados na formação “A Biblioteca Escolar e a WEB 2.0” – RBE – 2008

2 BE, LITERACIA E CURRÍCULO Google  Uma das maiores empresas mundiais  Fundada em 1998 por Larry Page e Sergey Brinv  Sede Mountain View –Califórnia

3 BE, LITERACIA E CURRÍCULO Google – Ferramentas da Web 2.0  Google Sites- criação de sites  Google Docs – processador de texto, apresentações electrónicas, folha de cálculo, formulários, desenho  Calendar – agenda  Blogger – blogue  Orkut – rede social  Picasa (partilha de fotos)  Grupos  Youtube (partilha de vídeos)  …

4 BE, LITERACIA E CURRÍCULO Cf. Tutoriais  Google Agenda /Calendar  Google Docs  Google álbuns Picasa

5 BELC MARCADORES SOCIAIS Ferramentas da web 2.0

6 BE, LITERACIA E CURRÍCULO Serviços

7 BE, LITERACIA E CURRÍCULO  Existem diferentes serviços na Internet:  Del.icio.us (mais popular) Del.icio.us  Connotea Connotea  …  Diigo - http://www.diigo.comhttp://www.diigo.com Organizar lista de favoritos Criar grupos Adicionar notas aos endereços guardados

8 BE, LITERACIA E CURRÍCULO  “Um sistema de bookmarks (também conhecido como favoritos ou marcadores ) online, público e gratuito, que tem por finalidade disponibilizar seus favoritos na internet para o seu fácil acesso e para compartilhar com os usuários deste tipo de serviço.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Social_bookmarks [Consultado.01.08.10]

9 BE, LITERACIA E CURRÍCULO  O conceito de Social Bookmarks relaciona-se com o conceito de Social Tagging.  Tags – etiquetas (classificação dos favoritos com palavras- chave).  Objectivo – Facilitar a posterior recuperação da informação; possibilitar pesquisar nas nossas tags quer nas de outros utilizadores.

10 BE, LITERACIA E CURRÍCULO Ambientes de aprendizagem  Desenvolvem a capacidade de conceptualizar e de estabelecer relações entre conceitos.  Estimulam a aprendizagem colaborativa. Facilitam a posterior recuperação da informação

11 BE, LITERACIA E CURRÍCULO Biblioteca – Promoção de literacia  Permite: Seleccionar Seleccionar Organizar Organizar Classificar Classificar Partilhar Partilhar

12 BE, LITERACIA E CURRÍCULO  Método de armazenar e organizar a informação disponível na Internet mediante etiquetas (tags) ou palavras ‐ chave.  Os bookmarks (favoritos) ficam armazenados num sítio da Internet e passam a estar disponíveis em qualquer computador com acesso à rede, sendo fácil partilhá-los com outros utilizadores. Processo de indexar recursos Social Bookmarking Social Tagging Tagging

13 BE, LITERACIA E CURRÍCULO Modo de funcionamento 1. Criação de uma conta de utilizador, mediante registo 2. Instalação de uma barra de ferramentas no navegador da Internet, disponível em http://www.diigo.com/tools/toolbar http://www.diigo.com/tools/toolbar 3. Selecção, armazenamento e etiquetagem dos recursos (páginas de Internet), mediante um clique num botão da barra de ferramentas.

14 BE, LITERACIA E CURRÍCULO  Cada recurso mostra também as etiquetas (tags) que lhe associámos. Ao clicarmos numa determinada tag, são mostrados os bookmarks associados. Exemplo: ao clicar em Modernismo lista as páginas 2 e 3 ao clicar em Literatura lista as páginas a 1, 2 e 4 Exemplo: ao clicar em Modernismo lista as páginas 2 e 3 ao clicar em Literatura lista as páginas a 1, 2 e 4

15 BE, LITERACIA E CURRÍCULO Etiquetas relacionadas São úteis para encontrar recursos  São as que foram utilizadas para indexar os recursos juntamente com a etiqueta em causa. Ex: Gramática tem várias etiquetas relacionadas: Literatura, Linguística e Dicionário

16 BE, LITERACIA E CURRÍCULO Etiquetas  Cada recurso pode (e deve) ter mais do que uma etiqueta  São a base dos marcadores sociais  Da sua boa utilização depende a utilidade do social bookmarking para o trabalho da biblioteca.  São apresentadas na página principal do sítio de social bookmarking, sob a forma de lista ou nuvem.

17 BE, LITERACIA E CURRÍCULO As etiquetas são sempre apresentadas na página principal do sítio de social bookmarking, normalmente do lado direito, podendo o utilizador definir se as apresenta sob a forma de lista (em que ao lado de cada etiqueta figura o nº de recursos que a utilizam) ou sob a forma de nuvem (cloud) em que o tamanho da letra é indicativo do maior ou menor número de recursos que usam essa etiqueta.

18 BE, LITERACIA E CURRÍCULO Endereço de um sítio de marcadores sociais Barra de ferramentas do serviço Etiqueta seleccionada Etiqueta seleccionada e as relacionadas Número de recursos com a etiqueta seleccionada Exemplos de recursos

19 BE, LITERACIA E CURRÍCULO Boa utilização das etiquetas O que fazer quando a etiqueta tem mais do que uma palavra? Plural ou singular? Língua? Classificar ou descrever? Etiquetas subjectivas ou objectivas?

20 BE, LITERACIA E CURRÍCULO Boa utilização das etiquetas Não há regras definidas! Critérios uniformes Equipa da BE Recuperação fácil Instrumento útil

21 BE, LITERACIA E CURRÍCULO Boas práticas Ulises Ali Mejias sugere:  Plural  Minúsculas  Agrupar palavras com travessão baixo (underscore)  Seguir a convenção de etiquetas iniciada por outros  Agregar sinónimos

22 BE, LITERACIA E CURRÍCULO Boa utilização das etiquetas Outros conselhos:  Ser exaustivo na atribuição de etiquetas – descrever o recurso com o maior número possível de etiquetas  Consultar diversos sítios de Social Bookmarking em bibliotecas

23 BE, LITERACIA E CURRÍCULO DIIGO  Permite etiquetas com várias palavras, desde que colocadas entre aspas.  Ex.: Para etiquetar Idade Média idademédia, idade-média, idade_média (a tendência é o underscore)

24 Tipo de etiquetas Felipe Zayas Tipos O que é? Ferramenta apresentação tabela base_de_dados Meio de comunicação blogue portal wiki Género de texto post poema tutorial De que se trata? Área de conhecimento literatura geografia história Tema romantismo migrações idade_média Subtemas liberdade natalidade comércio Para que serve? - resumir debater treinar

25 Integração de marcadores sociais no blogue 1. Iniciar a sessão no sítio de marcadores sociais 2. Aceder ao endereço http://www.diigo.com/toolshttp://www.diigo.com/tools 3. Clique em Tagrolls

26 Integração de marcadores sociais no blogue 4. Na caixa “Title” escreva o título da Nuvem (ex: Etiquetas da Biblioteca) 5. Modifique o tamanho da nuvem (size), cor e tamanho da letra, a ordenação (alfabética ou por frequência) 6. Seleccione e copie o código da caixa 7. Aceda ao seu blogue e adicione uma miniaplicação

27 Integração de marcadores sociais no blogue 8. Dê um título à mini-aplicação 9. Na caixa “Conteúdo” cole o código que copiou anteriormente 10. Clique em guardar. Verifique se o processo foi concluído com êxito.

28 Integração de marcadores sociais no blogue Adicionar ao blogue a lista dos últimos favoritos 1. Iniciar a sessão no sítio de marcadores sociais 2. Aceder ao endereço http://www.diigo.com/toolshttp://www.diigo.com/tools 3. Clique em EnhanceLinkrolls

29 Integração de marcadores sociais no blogue Adicionar ao blogue a lista dos últimos favoritos 4. Na caixa “Title” escreva o título dos favoritos (ex: Favoritos da Biblioteca) 5. Clique em Create Script 6. Seleccione e copie o código 7. Repita os passos 7 a 10 do processo anterior

30 FERRAMENTAS WEB 2.0 BELC - 2010 30 Isabel Nina em colaboração com Sónia Brito isabel.nina07@gmail.comisabel.nina07@gmail.com / britosms@gmail.combritosms@gmail.com


Carregar ppt "BELC - 2010 APLICAÇÕES GOOGLE MARCADORES SOCIAIS (SOCIAL BOOKMARKING) Adaptação dos materiais disponibilizados na formação “A Biblioteca Escolar e a WEB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google