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PublicouNathan Fraga Dreer Alterado mais de 8 anos atrás
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BELC - 2010 APLICAÇÕES GOOGLE MARCADORES SOCIAIS (SOCIAL BOOKMARKING) Adaptação dos materiais disponibilizados na formação “A Biblioteca Escolar e a WEB 2.0” – RBE – 2008
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO Google Uma das maiores empresas mundiais Fundada em 1998 por Larry Page e Sergey Brinv Sede Mountain View –Califórnia
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO Google – Ferramentas da Web 2.0 Google Sites- criação de sites Google Docs – processador de texto, apresentações electrónicas, folha de cálculo, formulários, desenho Calendar – agenda Blogger – blogue Orkut – rede social Picasa (partilha de fotos) Grupos Youtube (partilha de vídeos) …
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO Cf. Tutoriais Google Agenda /Calendar Google Docs Google álbuns Picasa
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BELC MARCADORES SOCIAIS Ferramentas da web 2.0
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO Serviços
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO Existem diferentes serviços na Internet: Del.icio.us (mais popular) Del.icio.us Connotea Connotea … Diigo - http://www.diigo.comhttp://www.diigo.com Organizar lista de favoritos Criar grupos Adicionar notas aos endereços guardados
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO “Um sistema de bookmarks (também conhecido como favoritos ou marcadores ) online, público e gratuito, que tem por finalidade disponibilizar seus favoritos na internet para o seu fácil acesso e para compartilhar com os usuários deste tipo de serviço.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Social_bookmarks [Consultado.01.08.10]
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO O conceito de Social Bookmarks relaciona-se com o conceito de Social Tagging. Tags – etiquetas (classificação dos favoritos com palavras- chave). Objectivo – Facilitar a posterior recuperação da informação; possibilitar pesquisar nas nossas tags quer nas de outros utilizadores.
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO Ambientes de aprendizagem Desenvolvem a capacidade de conceptualizar e de estabelecer relações entre conceitos. Estimulam a aprendizagem colaborativa. Facilitam a posterior recuperação da informação
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO Biblioteca – Promoção de literacia Permite: Seleccionar Seleccionar Organizar Organizar Classificar Classificar Partilhar Partilhar
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO Método de armazenar e organizar a informação disponível na Internet mediante etiquetas (tags) ou palavras ‐ chave. Os bookmarks (favoritos) ficam armazenados num sítio da Internet e passam a estar disponíveis em qualquer computador com acesso à rede, sendo fácil partilhá-los com outros utilizadores. Processo de indexar recursos Social Bookmarking Social Tagging Tagging
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO Modo de funcionamento 1. Criação de uma conta de utilizador, mediante registo 2. Instalação de uma barra de ferramentas no navegador da Internet, disponível em http://www.diigo.com/tools/toolbar http://www.diigo.com/tools/toolbar 3. Selecção, armazenamento e etiquetagem dos recursos (páginas de Internet), mediante um clique num botão da barra de ferramentas.
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO Cada recurso mostra também as etiquetas (tags) que lhe associámos. Ao clicarmos numa determinada tag, são mostrados os bookmarks associados. Exemplo: ao clicar em Modernismo lista as páginas 2 e 3 ao clicar em Literatura lista as páginas a 1, 2 e 4 Exemplo: ao clicar em Modernismo lista as páginas 2 e 3 ao clicar em Literatura lista as páginas a 1, 2 e 4
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO Etiquetas relacionadas São úteis para encontrar recursos São as que foram utilizadas para indexar os recursos juntamente com a etiqueta em causa. Ex: Gramática tem várias etiquetas relacionadas: Literatura, Linguística e Dicionário
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO Etiquetas Cada recurso pode (e deve) ter mais do que uma etiqueta São a base dos marcadores sociais Da sua boa utilização depende a utilidade do social bookmarking para o trabalho da biblioteca. São apresentadas na página principal do sítio de social bookmarking, sob a forma de lista ou nuvem.
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO As etiquetas são sempre apresentadas na página principal do sítio de social bookmarking, normalmente do lado direito, podendo o utilizador definir se as apresenta sob a forma de lista (em que ao lado de cada etiqueta figura o nº de recursos que a utilizam) ou sob a forma de nuvem (cloud) em que o tamanho da letra é indicativo do maior ou menor número de recursos que usam essa etiqueta.
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO Endereço de um sítio de marcadores sociais Barra de ferramentas do serviço Etiqueta seleccionada Etiqueta seleccionada e as relacionadas Número de recursos com a etiqueta seleccionada Exemplos de recursos
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO Boa utilização das etiquetas O que fazer quando a etiqueta tem mais do que uma palavra? Plural ou singular? Língua? Classificar ou descrever? Etiquetas subjectivas ou objectivas?
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO Boa utilização das etiquetas Não há regras definidas! Critérios uniformes Equipa da BE Recuperação fácil Instrumento útil
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO Boas práticas Ulises Ali Mejias sugere: Plural Minúsculas Agrupar palavras com travessão baixo (underscore) Seguir a convenção de etiquetas iniciada por outros Agregar sinónimos
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO Boa utilização das etiquetas Outros conselhos: Ser exaustivo na atribuição de etiquetas – descrever o recurso com o maior número possível de etiquetas Consultar diversos sítios de Social Bookmarking em bibliotecas
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BE, LITERACIA E CURRÍCULO DIIGO Permite etiquetas com várias palavras, desde que colocadas entre aspas. Ex.: Para etiquetar Idade Média idademédia, idade-média, idade_média (a tendência é o underscore)
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Tipo de etiquetas Felipe Zayas Tipos O que é? Ferramenta apresentação tabela base_de_dados Meio de comunicação blogue portal wiki Género de texto post poema tutorial De que se trata? Área de conhecimento literatura geografia história Tema romantismo migrações idade_média Subtemas liberdade natalidade comércio Para que serve? - resumir debater treinar
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Integração de marcadores sociais no blogue 1. Iniciar a sessão no sítio de marcadores sociais 2. Aceder ao endereço http://www.diigo.com/toolshttp://www.diigo.com/tools 3. Clique em Tagrolls
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Integração de marcadores sociais no blogue 4. Na caixa “Title” escreva o título da Nuvem (ex: Etiquetas da Biblioteca) 5. Modifique o tamanho da nuvem (size), cor e tamanho da letra, a ordenação (alfabética ou por frequência) 6. Seleccione e copie o código da caixa 7. Aceda ao seu blogue e adicione uma miniaplicação
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Integração de marcadores sociais no blogue 8. Dê um título à mini-aplicação 9. Na caixa “Conteúdo” cole o código que copiou anteriormente 10. Clique em guardar. Verifique se o processo foi concluído com êxito.
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Integração de marcadores sociais no blogue Adicionar ao blogue a lista dos últimos favoritos 1. Iniciar a sessão no sítio de marcadores sociais 2. Aceder ao endereço http://www.diigo.com/toolshttp://www.diigo.com/tools 3. Clique em EnhanceLinkrolls
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Integração de marcadores sociais no blogue Adicionar ao blogue a lista dos últimos favoritos 4. Na caixa “Title” escreva o título dos favoritos (ex: Favoritos da Biblioteca) 5. Clique em Create Script 6. Seleccione e copie o código 7. Repita os passos 7 a 10 do processo anterior
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FERRAMENTAS WEB 2.0 BELC - 2010 30 Isabel Nina em colaboração com Sónia Brito isabel.nina07@gmail.comisabel.nina07@gmail.com / britosms@gmail.combritosms@gmail.com
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