A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico."— Transcrição da apresentação:

1 Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico.

2 Os quatro principais ciclos biogeoquímicos são:
Ciclo da água. Ciclo do carbono Ciclo do Oxigênio Ciclo do Nitrogênio

3 Distribuição no planeta:
Ciclo da água Distribuição no planeta: Cerca de 70% da superfície do planeta e do corpo da maioria dos animais é constituído de água.

4 Evapotranspiração = Evaporação + Transpiração
2. Origem do vapor de água: A quantidade de vapor de água tem duas origens: Evaporação: da água líquida. Transpiração: de plantas e animais. Evapotranspiração = Evaporação + Transpiração

5 3. O ciclo: O ciclo hidrológico pode ser subdividido em dois ciclos: Ciclo curto: envolve a água da atmosfera, das geleiras, rios, lagos, oceanos e solos. Ciclo longo: envolve também os seres vivos, obtendo e liberando água.

6 4. Papel biológico da água:
Solvente universal. Reações químicas. Homeostase. Veículo de transporte. Fotossíntese. Umidade do ar.

7 4. Crise da água: Menos de 1% é potável. A falta de água atinge mais de 2 bilhões de pessoas no mundo. Crescimento desordenado das cidades. Poluição.

8 Ciclo do Carbono É encontrado combinado com oxigênio na atmosfera – CO2. Concentração: cerca de 0,03%. É removido da atmosfera pela fotossíntese e devolvido através da respiração. Energia solar Ecossistema Fotossíntese CO2+H2O C6H12O6+O2 Respiração Energia térmica

9

10 Transferência em bilhões de toneladas métricas (Gt) por ano.

11 As queimadas das florestas aumentam a concentração de gás carbônico atmosférico.
Os combustíveis fósseis restituem à atmosfera os átomos de carbono que ficaram fora de circulação durante milhões de anos.

12 Poluição Atmosférica Efeito Estufa
Aquecimento do clima da Terra devido ao aumento da concentração de CO2 e de outros componentes atmosféricos.

13

14 Fontes de poluição: automóveis, indústrias, incineração de lixo, queimadas.
Consequências: alterações climáticas, tempestades torrenciais, derretimento das geleiras, aumento do nível do mar etc.

15 Sem inversão Inversão Térmica Fenômeno em que se forma uma camada de ar quente, a determinada altitude, que impede a dispersão de poluentes, agravando a poluição atmosférica. Com inversão

16 Chuva ácida Precipitação com alta acidez causada pela solução de certos gases atmosféricos produzidos pela queima de combustíveis fósseis.

17 Combustão incompleta A combustão incompleta forma diversos compostos tóxicos que provocam prejuízos a saúde.

18 Ciclo do Oxigênio Concentração: cerca de 21%.
É encontrado sob a forma de diversos compostos químicos. Todo o oxigênio livre (O2) é originado do processo de fotossíntese. É essencial para a respiração aeróbica.

19 Ciclo do Oxigênio

20 Camada de Ozônio (O3) Camada formada pelo gás ozônio devido a liberação de átomos de oxigênio isolados pela radiação ultravioleta do sol. É encontrada entre 20 e 40km de altitude acima do nível do mar. Funciona como um filtro para a radiação ultravioleta.

21 Camada de Ozônio (O3) Camada formada pelo gás ozônio devido a liberação de átomos de oxigênio isolados pela radiação ultravioleta do sol. É encontrada entre 20 e 40km de altitude acima do nível do mar. Funciona como um filtro para a radiação ultravioleta.

22

23 Ciclo do Nitrogênio Concentração: cerca de 79% na forma de nitrogênio molecular – N2. Participa da composição das proteínas e ácidos nucléicos.

24 Fixação do Nitrogênio Bactérias fixadoras e alguns fungos conseguem incorporar diretamente o N2 em suas moléculas. Bactérias de vida livre: Azotobacter sp. Cianobactérias: Anabaena sp. Bacteriorrizas: Rhizobium sp. Micorrizas: Actinomicetos

25 Os animais obtêm o nitrogênio que necessitam através da alimentação.
Os teredos ou turus são os únicos animais conhecidos que possuem em seus corpos bactérias fixadoras de nitrogênio.

26 Nitrificação É todo processo de transformação da amônia em nitrato, que é o composto absorvido pela maioria das plantas. Ocorre pela ação de bactérias quimiossintetizantes presentes no solo, conhecidas como bactérias nitrificantes. Nitrosomonas NH NO2- NITROSAÇÃO NO NO3- Nitrobacter NITRATRATAÇÃO

27 Pseudomonas denitrificans
Desnitrificação Pseudomonas denitrificans É a transformação de nitratos e outras substâncias nitrogenadas em gás nitrogênio pela ação de bactérias desnitrificantes. NO N2 DESNITRIFICAÇÃO

28 Ciclo do Nitrogênio

29 Referências e Sites RICKEFS, ROBERT E. A Economia da Natureza. 5ª Edição. Ed. Guanabara BIZZO, NÉLIO – Novas Bases da Biologia: Ensino Médio. São Paulo: Ática 2010. LOPES, SÔNIA. – editorasaraiva.com/biosonialopes NELSON, D. L.; COX, M. Lehninger – Princípios de Bioquímica. 3ed. São Paulo: Sarvier, 2002. GEWANDSZNAJDER, FERNANDO; LINHARES, SÉRGIO. Biologia Hoje. Ed. Ática.2014. DA SILVA JÚNIOR, CESAR e SASSON,SEZAR – Biologia. ED. Saraiva DE WAAL, FRANS. Eu primata. Por que somos como somos. Companhia das letras.

30 Sites e Imagens https://pixabay.com/pt/ - Imagens de domínio público.
– domínio público. Acesso em 18/01/2016.


Carregar ppt "Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google