A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CROSTA TERRESTRE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CROSTA TERRESTRE."— Transcrição da apresentação:

1 A CROSTA TERRESTRE

2 O QUE ACONTECEU NO HEMISFÉRIO NORTE ÁSIA EUROPA PANGÉIA ÁFRICA
AMÉRICA DO NORTE LAURÁSIA ÁSIA EUROPA PANGÉIA ÁFRICA AMÉRICA DO SUL GONDWANA ANTÁRTICA AUSTRÁLIA NO HEMISFÉRIO SUL ÍNDIA

3 PRINCIPAIS PLACAS TECTÔNICAS

4 INSTABILIDADES DAS PLACAS
ATIVIDADE DAS CORRENTES CONVECTIVAS QUE OCORREM NO MANTO SUPERIOR OU ASTENOSFERA, INFLUENCIAM NA ESTABILIDADE DAS PLACAS.

5 CONSEQUÊNCIAS DOS DESLOCAMENTOS
AS PLACAS AO SE DESLOCAREM PROVOCAM INSTABILIDADES TECTÔNICAS, REPRESENTADAS, PRINCIPALMENTE, PELO: A) VULCANISMO; B) TERREMOTOS.

6 AS MAIORES AÇÕES VULCÂNICAS DA TERRA OCORREM NO CINTURÃO DO FOGO DO PACÍFICO.

7 ÁREAS INSTÁVEIS COM TERREMOTOS NOS CONTATOS ENTRE PLACAS TECTÔNICAS.

8 TIPOS DE MOVIMENTOS AS PLACAS, AO SE DESLOCAREM, UMA EM RELAÇÃO À OUTRA, APRESENTAM TRÊS TIPOS DE MOVIMENTOS. ESTES TRES MOVIMENTOS SÃO:

9 MOVIMENTO CONVERGENTE
CARACTERIZA POR SER UM MOVIMENTO DE COLISÃO ENTRE AS PLACAS. TRÊS INTERAÇÕES MECÂNICAS DIFERENTES ATUAM ENTRE AS PLACAS COM O MOVIMENTO CONVERGENTE. EM CADA TIPO DE INTERAÇÃO ASSOCIAM-SE ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS ESPECÍFICAS.

10 CONTINENTAL - CONTINENTAL
COMO CONSEQUÊNCIAS DESSA INTERAÇÃO TEM-SE A FORMAÇÃO: B) DE UMA ZONA DE SUBDUCÇÃO, ISTO É, ÁREA ONDE OCORRE A ENTRADA DO MATERIAL DA LITOSFERA PARA O MANTO. A) DAS CADEIAS MONTANHOSAS CONTINENTAIS; COMO EXEMPLO DE PLACAS COM ESSE MOVIMENTO, PODE SER CITADA A INDIANA COM A EURO-ASIÁTICA.

11 OCEÂNICA - CONTINENTAL
A) CINTURÕES VULCÂNICOS; B) MONTANHAS LITORÂNEAS, COMO OS ANDES; C) DE FOSSAS OCEÂNICAS, ISTO É, ÁREAS DE MAIORES PROFUNDIDADES DOS OCEANOS. COMO EXEMPLO DE PLACAS COM ESSE TIPO DE MOVIMENTO É PLACA DE NAZCA COM A SUL-AMERICANA.

12 OCEÂNICA - OCEÂNICA COMO CONSEQUÊNCIAS DESSA INTERAÇÃO TEM-SE A FORMAÇÃO: COMO EXEMPLO DE PLACAS COM ESSE MOVIMENTO PODE SER CITADA A DO JAPÃO COM A DO PACÍFICO. A) DE FOSSAS ABSSAIS B) DE ARCOS DE ILHAS, CUJA ORIGEM SE DÁ A PARTIR DO VULCANISMO SUBMARINO.

13 Pode-se observar, que as montanhas têm origem como consequência do movimento convergente.

14 Movimento divergente Caracteriza por ser um movimento de separação entre as placas. Existem duas interações diferentes entre as placas com o movimento divergente. Para cada tipo de interação associa-se consequências específicas.

15 Fossa tectônica ou “rift valley”.
Como consequência dessa interação, tem-se a formação de lagos tectônicos, como os existentes no leste da África. É exemplo dessa situação a relação entre as placas da África e da Somália.

16 Dorsal oceânica ou montanha submarina
Como consequência da interação, tem-se: B) a expansão do fundo do mar como na Cordilheira Meso Atlântica ou Dorsal do Atlântico. A) formação de uma zona de agregação, isto é, área onde ocorre a saída de material do manto para a crosta;

17 As principais dorsais oceânicas são:
1 2 As principais dorsais oceânicas são: 1. Dorsal do Atlântico 2. Dorsal do Pacífico

18 A formação da Península do Sinai está ligada ao movimento divergente entre placas.

19 Movimento tangencial Caracteriza por ser um movimento paralelo entre as placas. Este movimento também é denominado de falha transformante.

20 Como consequência desse movimento tem-se as instabilidades tectônicas.
É um contato conservativo entre as placas, pois a litosfera não é criada ou destruída durante o movimento.

21 A Falha de San Andreas, localizada no contato entre as placas Juan de Fuca (do pacífico) e Norte-americana, é o principal exemplo de movimento tangencial ou transformante.

22 RESUMO


Carregar ppt "A CROSTA TERRESTRE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google