A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de SC Judicialização da saúde Clenio Jair Schulze Juiz federal Foi Juiz auxiliar da Presidência do Conselho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de SC Judicialização da saúde Clenio Jair Schulze Juiz federal Foi Juiz auxiliar da Presidência do Conselho."— Transcrição da apresentação:

1 63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de SC Judicialização da saúde Clenio Jair Schulze Juiz federal Foi Juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça e coordenador do Fórum da Saúde do CNJ cleniojschulze@yahoo.com.br

2 Judicialização no Brasil Judicialização: fenômeno cultural brasileiro. Judicialização da vida e da esperança. => 99,8 milhões de processos judiciais (CNJ, 2014).

3 Judicialização da saúde => 400 mil processos judiciais no Brasil (Fonte: CNJ/2014) Ascensão do Poder Judiciário => juiz oftalmologista, juiz oncologista, juiz intensivista.

4 Judicialização da saúde Causas: 1) Constituição de 1988; 2) Omissões históricas em relação à concretização dos direitos sociais; 3) Excessiva expectativa da sociedade; 4) Envelhecimento da população; 5) Alto preço das tecnologias; 6) Ascensão do Judiciário (Poder do Séc. XXI);

5 Judicialização da saúde O que o Judiciário faz para reduzir/minimizar os impactos da Judicialização? 1) STF: Audiência pública no STF (2009); 2) Conselho Nacional de Justiça - CNJ: 2.1) Cria grupo de trabalho (Portaria 650/2009); 2.2) Recomendações 31, 36 e 43 (http://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/forum-da- saude);http://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/forum-da- saude 2.3) Resolução 107/2010: cria o Fórum da Saúde (Comitê Nacional e Comitês Estaduais).

6 Comesc Comitê de Saúde do CNJ em SC. Composição: 1) Sistema de justiça: Juízes, Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradorias, OAB, TCE/SC, etc; 2) Sistema de saúde: gestores, COSEMS/SC, farmacêuticos, sociedade civil, etc.

7 Comesc Finalidade: reduzir/minimizar a judicialização da saúde. Reuniões mensais, com atas disponíveis no Portal da SES/SC (http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option =com_phocadownload&view=category&id=37&Ite mid=667) Produtos: => Recomendação; => Enunciados; => Controle do ato médico – Decreto 241/2015; => Convênios: Siscomaj; => Formulário médico padrão.

8 Judicialização da saúde – o que fazer? 1) Aproximação de todos os atores (diálogos institucionais); => Gestor precisa levar informação aos juízes. 2) Fomento à Medicina Baseada em Evidências – MBE (art. 19-O e art. 19-Q, §2º, I, ambos da Lei 8080/90); 3) Fortalecimento dos Núcleos de Apoios Técnicos – NATs (Em SC foi criado recentemente);

9 Judicialização da saúde – o que fazer? 4) Controle do ato médico; É o principal fomentador da judicialização. 5) Qualificação do gestor (governança e meritocracia) 6) Superação da cultura da “medicalização” no Brasil. => Mudança no estilo de vida. => Princípio da integralidade.

10 Judicialização da saúde – o que fazer? 7) Saúde é direito fundamental, mas não é direito absoluto! 8) Superação do mito do “governo grátis”: “É aquele que distribui vantagens a todos sem nenhum custo para a sociedade”. (Paulo Rabello de Castro) => Teoria do custo dos direitos. => “Direitos não nascem em árvores” (Flávio Galdino) 9) Transparência (cidadão precisa de informação).

11 Judicialização da saúde – o que fazer? 10) Equilíbrio no Judiciário. “O Supremo Tribunal Federal entende que, na colisão entre o direito à vida e à saúde e interesses secundários do Estado, o juízo de ponderação impõe que a solução do conflito seja no sentido da preservação do direito à vida.” (STF, ARE 801676 AgR/PE, Min. Rel. ROBERTO BARROSO, j. 19/08/2014)

12 Judicialização da saúde – o que fazer? Falta de comprovação de eficácia da fosfoetanolamina leva tribunal a negar liminar 22/03/2016 16:43:27 O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou liminar a um grupo de cinco pacientes com câncer que solicitam o fornecimento da fosfoetanolamina pela rede pública de saúde do Rio Grande do Sul (RS). Na última semana, a 4ª Turma manteve a decisão de primeira instância por entender que não há comprovação de que a droga seja eficaz no combate à doença. [...] A Justiça Federal de Porto Alegre negou liminar para fornecimento imediato da droga, levando as autoras a recorrerem junto ao TRF4. Por unanimidade, a 4ª Turma manteve a decisão. [...] O magistrado acrescentou que “ainda não existe comprovação clínica de que o composto tenha algum efeito benéfico no tratamento do câncer, assim como não se tem segurança quanto às interações com outros grupos químicos”. A decisão é liminar. O mérito da ação ainda será julgado pela Justiça Federal de Porto Alegre.

13 Judicialização da Saúde Grato! http://emporiododireito.com.br/?s=clenio Fonte: NETO, João Pedro Gebran e SCHULZE, Clenio Jair. Direito à Saúde. Análise à luz da judicialização. Porto Alegre: Verbo Jurídico, 2015.


Carregar ppt "63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de SC Judicialização da saúde Clenio Jair Schulze Juiz federal Foi Juiz auxiliar da Presidência do Conselho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google