A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar."— Transcrição da apresentação:

1

2 Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar em sociedade. Tratam dos pensamentos e das emoções humanas. Se as ciências, a sociedade e a religião tratam desses temas, Qual o papel/função dos mitos? A física e a biologia não falam sobre isso? A psicologia não desempenha este papel? A religião não trata desses temas? A cultura e a sociedade em que vivemos não falam sobre isso? O que é um mito?

3 Etimologia Mythos do grego que significa “palavra, “história”, ou “ fábula” O mito deve ser entendido como compreensão da realidade, o mito não é lenda, pura fantasia, mas verdade. Mas que verdade? A verdade do mito está em expressar de forma simbólica (subjetiva) aquilo que desejamos ou tememos, como somos atraídos pelas coisas ou como delas nos afastamos. A partir do século IV a.C. surge o conceito de fato histórico que modifica um pouco o que compreendemos como sendo verdadeiro. Com o estabelecimento do conceito de fato histórico, o mito passou então a significar “ficção” e até “mentira”, em oposição a logos, a “palavra da verdade” O conceito de fato histórico se refere à coerência lógica, garantido pelo rigor da argumentação e pela apresentação de provas

4 O antropólogo Lévi-Strauss procurou mostrar como as narrativas visam a resolver contradições percebidas na experiência humana. Estas podem ser imediatas e sensoriais (tal como o conflito entre vida e morte, fome e saciação) ou extremamente abstratas (como o problema filosófico do Uno e Múltiplo) Os mitos buscam resolver toda sorte de contradições relacionando, ou tentando relacionar, um aspecto da vida ao seu oposto, por exemplo, humano e animal, macho e fêmea, vida e morte. Resgatando a importância e papel dos mitos:

5 Quatro funções básicas dos Mitos (segundo Campbell): Primeira - função mística: se dar conta da maravilha que é o universo e da maravilha que é estar vivo. Segunda - função cosmológica: Se dar conta dos mistérios que ainda nos cercam e que nem as ciências, a sociedade ou as religiões conseguem desmistificar! Como/Quando surgiu o universo? De onde viemos? O que somos? Qual o sentido da vida? Existe vida inteligente fora da Terra?

6 Terceira - função sociológica: dar conta da organização social. Nesta função os mitos variam de acordo com cada ordem social. Por exemplo, temos mitos sobre a poligamia, monogamia, mitos que estabelecem classes ou castas sociais. Quarta - função pedagógica: nos trazem lições ou dicas que servem para orientar nossas vidas. Auxiliam na formação emocional e intelectual do indivíduo, desfazendo aquela ideia de que os mitos são histórias para entreter meramente.

7 Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar em sociedade. Tratam dos pensamentos e das emoções humanas. Do que tratam os mitos mesmo? Mas será que estes temas são tão importantes que qualquer civilização deveria tratar nos seus mitos?

8 Muitos temas ou questões colocados pelos mitos são absorvidos por outros mitos em um processo de entendimento que incessantemente atravessa e reatravesa limites geográficos e tribais. Lévi-Strauss e a estrutura dos mitos: Lévi-Strauss procura a estrutura básica que explica os mais diversos mitos. Exemplo? A proibição do incesto é enfatizada em mitos de muitos povos. Na tragédia de Sóflocles “Édipo Rei” ao descobrir que matou o próprio pai e se casou com a própria mãe (incesto) Édipo cega a si mesmo como punição.

9 Principais temas mitológicos: A origem do mundo e dos homens. Mundo a partir do caos ou do vácuo ou a partir de elementos/forças opostas Mundo criado por um ser divino Homens criados a partir dos elementos da natureza Criação e destruição do mundo: vários mundos, várias raças diferentes

10 Principais temas mitológicos: O Sobrenatural - Deuses, demônios, heróis Dragões e outras criaturas monstruosas Deuses humanos e semi-humanos Heróis: Quem são os heróis das imagens?

11 Casamento Principais temas mitológicos: organização social Organização social: divisão em castas, classes Definição dos bons e maus comportamentos na sociedade

12 Os mitos e seus ensinamentos na atualidade (Campbell) Quando o mito está em sua mente, você percebe sua relevância para com aquilo que esteja acontecendo em sua vida. Isso dá perspectiva ao que lhe está acontecendo. Com isto se perde o hábito de refletir sobre a vida interior, com a magnífica herança humana que se recebe através dos mitos. Hoje em dia, estamos interessados nas notícias do dia e nos problemas do momento do que com problemas ligados ao centro de nossas vidas. Os mitos falam dos problemas e valores eternos, que tem a ver com o centro de nossas vidas.

13 “Mitos são pistas para as potencialidades espirituais da vida humana, para a experiência de vida”. Campbell


Carregar ppt "Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google