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SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail-

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Apresentação em tema: "SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail-"— Transcrição da apresentação:

1 SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail- secretaria@ssvpbrasil.org.br www.ssvpbrasil.org.br Prêmio Direitos Humanos 2004 DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA

2 OS 10 PRINCÍPIOS DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA

3 DOUTRINASOCIALDAIGREJA - DOUTRINA SOCIAL - 2º BLOCO 1.Associação 1.Participação 2.Administração 3.Subsidiariedade

4 DOUTRINASOCIALDAIGREJA 1.O Princípio da Associação: “ Nossa tradição afirma que a pessoa humana não é sagrada isoladamente, mas também socialmente. A maneira como organizamos nossa sociedade – na economia e na política, nas leis e ordenamento político - afeta diretamente a dignidade humana e a capacidade dos indivíduos de se desenvolverem na comunidade.” (pe. Robert Manoley – cm) - O bem comum depende efetivamente do pluralismo social.

5 DOUTRINASOCIALDAIGREJA - A socialização (família, comunidade religiosa e civil) exprime a tendência natural que impele os seres humanos a se associarem para atingirem objetivos que ultrapassam as capacidades individuais. Desenvolve as qualidades das pessoas, particularmente seu espírito de iniciativa e de responsabilidade. Ajuda a garantir seus direitos. A criação de instituições e associações de livre escolha facilita o desenvolvimento social, cultural, humano, político e cristão das pessoas.

6 DOUTRINASOCIALDAIGREJA Associação e dignidade da pessoa: O Concílio Vaticano II mostra que “ para favorecer a participação do maior número de pessoas na vida social, é preciso encorajar a criação de associações e instituições de livre escolha, com fins econômicos, culturais, sociais, esportivos, recreativos, profissionais e políticos, tanto no âmbito interno das comunidades políticas como num plano mundial” - Uma sociedade justa pode ser realizada somente através do respeito pela dignidade da pessoa humana.

7 DOUTRINASOCIALDAIGREJA “Uma sociedade justa pode ser realizada somente no respeito pela dignidade da pessoa humana. -Também a ordem social e seu progresso devem subordinar-se constantemente ao bem da pessoa, visto que a ordem das coisas deve submeter-se à ordem pessoal e não ao contrário. - Levar em consideração, antes de tudo, a vida e os meios necessários para mantê-la dignamente.” (Concílio Vaticano II Gaudium Spes, 26/27)

8 DOUTRINASOCIALDAIGREJA “É necessário, portanto, que todos os programas sociais, científicos e culturais sejam orientados pela consciência do primado de cada ser humano. -É impossível promover a dignidade da pessoa sem que cuide da família, dos grupos, das associações, das realidades territoriais locais.” (Catecismo da Igreja católica) -“A peça central da sociedade é a família: a estabilidade da família deve ser sempre protegida e nunca desamparada. Mediante a associação com outros em família e em outras instituições, a pessoa alcança sua realização.” (Pe. Robert Maloney – cm)

9 DOUTRINASOCIALDAIGREJA Desde Leão XIII, os Papas, em suas Encíclicas Sociais deram ênfase para dois tipos de associações igualmente importantes: - Os Sindicatos, pois eles têm o objetivo principal de reivindicar os direitos dos trabalhadores e dar-lhes dignidade; - A Empresa. João Paulo II dizia que a empresa não deve ser entendida como uma simples união entre capital e trabalho e nem como subordinação do trabalho aos planos do Estado. Mas uma forma de associação de dignidade do ser humano.

10 DOUTRINASOCIALDAIGREJA 2. O Princípio da Participação: “ Nós cremos que as pessoas têm o direito e o dever de participar na sociedade, buscando juntos o bem comum e o bem- estar de todos, especialmente dos Pobres e mais vulneráveis.” (Pe.. Robert Maloney – cm) - Sem a participação, os benefícios disponíveis para um indivíduo por meio de qualquer instituição social não alcançam seu objetivo. A pessoa humana tem o direito de participação nas instituições para seu desenvolvimento humano.

11 DOUTRINASOCIALDAIGREJA a.Sociedade Pós Moderna A lógica que impera em nossa sociedade é a do individualismo, lógica esta, em que, para que haja vencedores tem que haver perdedores. E os perdedores são os Pobres explorados no mercado de trabalho com salários que não lhes garantem o mínimo necessário para viverem dignamente ou ainda sob o preceito de que não existem espaços para eles neste sistema de produção.

12 DOUTRINASOCIALDAIGREJA No compêndio da DSI, n.º 52, um aspecto chama atenção: “não nos redimimos de forma individual, mas no coletivo. “Deus, em Cristo, não redime somente a pessoa individual, mas também as relações sociais entre os homens”. - Nos tornamos responsáveis pelas consequências das ações humanas, pela nossa ação ou omissão frente às desigualdades e injustiças sociais. - Na sociedade atual, o individualismo fica cada vez mais acentuado e feroz.

13 DOUTRINASOCIALDAIGREJA b. O trabalho O trabalho é uma categoria fundamental, por meio da qual o homem em contato com a natureza cria e produz os recursos necessários para as necessidades e desenvolvimento, pelos meios de produção que são os recursos necessários para a realização dele. Podem ser citados: a terra, ferramentas, máquinas, recursos naturais etc. No sistema capitalista os meios de produção são para servirem a lógica do lucro, da dominação e da exploração.

14 DOUTRINASOCIALDAIGREJA - Uma minoria que detém os meios de produção domina e explora os que não têm esse meio. - Devido a pouca formação escolar e falta de informação lhes são negados até mesmo o direito ao trabalho. Perfil da maioria dos assistidos pela SSVP; - Sem trabalho o homem perde os meios de suprir suas necessidades e fica privado da participação na vida social, em vários aspectos.

15 DOUTRINASOCIALDAIGREJA - O grande desafio dos Pobres e da SSVP, que defende os interesses deles, é criar e participar de espaços que defendem a função social do trabalho e dos meios de produção trazendo-os para esse debate, conforme preconiza a DSI. - Recursos fundamentais como: trabalho, saúde, educação, moradia, alimentação, lazer que servem à especulação do lucro devem ser objetos de debates em toda a sociedade, utilizando do poder político, da justiça e dos espaços de participação social.

16 DOUTRINASOCIALDAIGREJA c. A participação Popular - Fala-se muito na participação nos grupos sociais, na política, na cultura, na comunicação... Mas só fica na fala, nada acontece. Há uma decepção muito grande por parte das pessoas por causa de uma democracia que não acontece. Isto significa que aqueles que são eleitos para representar os interesses do povo, acabam não fazendo nada em prol dos que mais necessitam. Defendem interesses pessoais, parentais e de corporações da elite. Os Pobres, o povo, ficam sem nada.

17 DOUTRINASOCIALDAIGREJA Por isso, é necessário participar e apoiar a luta do povo, a luta dos Pobres nos conselhos sociais, nos movimentos sociais... Os ensinamentos cristãos e os ensinamentos da DSI, conclamam a fortalecer os Pobres para que possam lutar pelos seus próprios direitos e interesses. - A igreja e a SSVP devem apoiar a luta do povo, e, principalmente dos Pobres, nos conselhos e movimentos sociais. A SSVP precisa caminhar junto com os Pobres, ajudá- los a conhecer e lutar por seus direitos.

18 DOUTRINASOCIALDAIGREJA A exclusão, a opressão e a desigualdade social, foram sendo construídas por meio da exploração do homem pelo semelhante. O desafio que se apresenta aos vicentinos é o de utilizar os espaços de participação democrática já existentes e criar novos espaços para defender os interesses dos Pobres. Criar condições e orientar para que os Pobres possam participar de movimentos e debates. “Na nossa democracia, o povo não se sente representado nos eleitos; depois de uns meses, nem sabe mais em quem votou. Não está habituado a acompanhá-los e fazer-lhes cobrança.” (Leonardo Boff – A Pobreza da Democracia Brasileira, 2010 )

19 DOUTRINASOCIALDAIGREJA “ (...) acreditar que os problemas dos Pobres podem ser resolvidos sem os Pobres, só pelo assistencialismo estatal ou social é pobreza política. Devemos criar condições para que os Pobres possam ser os sujeitos e protagonistas das transformações de um sistema social e econômico, que lhes garantem trabalho, saúde, educação, moradia, lazer, alimentação..., recursos que lhes possibilitem desenvolver o potencial criativo e viver a vida em plenitude. (Compêndio DSI)

20 DOUTRINASOCIALDAIGREJA 3. O princípio da Administração. a.Administração dos dons e talentos: Para administrar bem nossos dons e demais bens, faz-se necessário estar ciente da presença de Deus na criação de ambos. Cada pessoa deve buscar tanto na oração do dia a dia quanto nas diversas atividades, quais os dons que possui. Dons dado gratuitamente por Deus.

21 DOUTRINASOCIALDAIGREJA Cada pessoa poderá aplicar em gestos concretos todo o potencial que ela possui em favor de sua vida e da vida de seu semelhante, administrando com amor e zelo os dons concedido por Deus. b. Administrar o mundo: Deus nos deu toda a capacidade e inteligência para administrarmos o mundo e a vida terrena. Criou o ser humano com corpo, alma e espírito. O corpo faz-nos presentes no mundo; a alma abre-nos os campos do afeto.

22 DOUTRINASOCIALDAIGREJA “É no espírito que encontramos Deus. O espírito é o que temos de mais profundo. O espírito busca coisas superiores. O espírito é o que há de mais sublime em nós. É no espírito humano que se encontra o Espírito de Deus.” (Sto. Agostinho) - Deus nos dotou com capacidade e inteligência para administrar as coisas terrenas e um espírito para administrar as coisas do céu, para fazer seu Reino de justiça acontecer na terra. O espírito nos dá sabedoria para administramos a vida com harmonia, beleza, contemplação e serviço.

23 DOUTRINASOCIALDAIGREJA c. Reflexos do amor: cuidar, zelar e proteger. -“Ame seu próximo como a si mesmo”. (Mt19,19) - Há duas formas de transcender o amor próprio: cuidar da própria saúde e cuidar da saúde do meio ambiente. - Amor este que pode ser vivenciado ao visitar os lares dos Pobres, evangelizando-os e transformando-os para uma vida melhor. - A consciência voltada à proteção meio ambiente é uma forma de administrar o mundo.

24 DOUTRINASOCIALDAIGREJA - Deus é o proprietário de toda forma de vida e dos seres inanimados da natureza, portanto devemos estar atentos para administrar todos os bens, conforme a vontade Dele. Em atitudes individuais ou coletiva é sempre possível sermos bons administradores. E a grande chave para isso é preservar os princípios cristãos conforme o próprio Jesus nos ensinou. - Agindo como administradores cristãos estaremos contribuindo para elevar a dignidade humana de modo semelhante a São Vicente de Paulo: trabalhando, cuidando e zelando com amor. Só assim poderemos resgatar a dignidade humana.

25 DOUTRINASOCIALDAIGREJA 4. Princípio da Subsidiariedade a.Subsidiariedade e liberdade: Derivada do latim “subsidium” significa ajuda. - A autoridade política do Estado/União deve: 1. Deixar fazer o que os cidadãos podem realizar, com eficiência, a partir de si mesmos em relação ao bem comum; 2. Ajudar a fazer o que os cidadãos podem realizar somente de modo imperfeito em relação ao bem comum; 3. Fazer por si, só aquilo que os cidadãos são incapazes de realizar de forma eficiente em relação ao bem comum.

26 DOUTRINASOCIALDAIGREJA Segundo este princípio da DSI, “uma sociedade de ordem superior não deve interferir na vida interna de uma sociedade inferior, privando-a de suas competências, mas, deve antes, apoiá-la em caso de necessidade e ajudá-la a coordenar sua ação com as dos outros elementos que compõem a sociedade, tendo em vista o bem comum.” - O cidadão tem competência para coordenar ações que podem mudar sua vida, por isso só deverá receber ajuda naquilo que foge a sua competência de realizar.

27 DOUTRINASOCIALDAIGREJA b. Subsidiariedade e o Estado - Este princípio regula o que o Estado/União deve fazer e aquilo que a pessoa não pode fazer. O Estado deve ajudar os membros da sociedade, sem contudo, impedi-los de fazer o que podem realizar por si mesmos. - O fundamento deste princípio é que as pessoas e as comunidades são anteriores ao Estado. - Por este princípio cabe ao Estado/união a obrigação para com as pessoas e à comunidade de ajudá-las a alcançar seus objetivos, criando condições e estímulos pra isso.

28 DOUTRINASOCIALDAIGREJA - O princípio da subsidiariedade tem o objetivo de assegurar tomadas de decisões mais próximas possíveis dos cidadãos. No entanto, o Estado/União só poderão interferir quando a ação não é da competência regional ou local. - Os Municípios passam a ser reconhecidos no ordenamento jurídico principais responsáveis pelos cidadãos, comunidades. - São agentes que possuem a capacidade econômica, social e política de desenvolver projetos e subsídios para o desenvolvimento social dos cidadãos, bem como fazer valer e cumprir seus direitos sociais.

29 DOUTRINASOCIALDAIGREJA c. O Papel do Estado: Quando se fala do papel do Estado no aspecto econômico devem-se levar em conta: 1. Aspecto jurídico institucional: o Estado tem o dever de incentivar as iniciativas que são direcionadas para o bem da coletividade e proteger os cidadãos dos abusos relacionados aos interesse individuais de grupos privados. Ao estado cabe o papel de manter a ordem econômica, aos convênios coletivos, a organização sindical entre outros;

30 DOUTRINASOCIALDAIGREJA 2. Aspecto social: “A primeira garantia do Estado, é garantir a segurança, de maneira que, quem trabalha e produz possa, gozar dos frutos do trabalho” (João Paulo II, Centesimus Annus, 1991, n.º 48) 3. Aspecto ético: “a falta de segurança juntamente com a corrupção dos poderes públicos e a proliferação de fontes ilícitas de aumento de patrimônio familiar e dos benefícios fáceis, fundamentadas nas atividades ilegais ou puramente especulativas é um dos principais obstáculos para o desenvolvimento e para a ordem econômica.” (João Paulo II, Centesimus Annus, 1991, n.º 48)

31 DOUTRINASOCIALDAIGREJA Bento XVI disse que “a subsidiariedade é a coordenação das atividades da sociedade em apoio à vida interna das comunidade locais. Este princípio deve ser, sem dúvida, enriquecido pela fé na Trindade, e, em particular, deve ter a potencialidade de situar os homens e as mulheres no caminho que conduz à descoberta do seu destino último e sobrenatural. A inclinação humana natural de viver em comunidade é confirmada e transformada pela “unidade do Espírito” que Deus conferiu a seus filhos e filhas adotivos.”

32 DOUTRINASOCIALDAIGREJA Concluindo O ser humano nasceu para viver em comunidade, em uma sociedade onde haja justiça para todos. Nossa responsabilidade é trabalhar pela paz e pela justiça. É fazer com que os direitos humanos prevaleçam. Lutar pelo bem comum é lutar para que o Reino de Deus cresça na Terra; que o sonho de Jesus seja realizado: “...que todos sejam um como eu e o Pai somos um.”

33 SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail- secretaria@ssvpbrasil.org.br www.ssvpbrasil.org.br Prêmio Direitos Humanos 2004 Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! ECAFO - CNB


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