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46 o Painel Telebrasil Florianópolis, 30 de maio de 2003 Integração da Infra-estrutura de Telecomunicações às Políticas de Governo Este documento é classificado.

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1 46 o Painel Telebrasil Florianópolis, 30 de maio de 2003 Integração da Infra-estrutura de Telecomunicações às Políticas de Governo Este documento é classificado como confidencial. Os direitos de reprodução pertencem à Telemar. Qualquer forma de reprodução, retransmissão, alteração, distribuição e/ou divulgação desta mensagem sem aprovação prévia, é estritamente proibida e poderá sujeitar o infrator às medidas judiciais aplicáveis.

2 RJ-CCO-030428 1 INFRA-ESTRUTURA DA TELEMAR Operação –Concessão Região I e novo entrante nas Regiões II e III População na Região I –Urbana: 71 milhões –Rural: 23 milhões Investimentos (1998/2002) –R$ 20 bilhões Terminais instalados –17,5 milhões até 2002 Extensão de rede –2,3 milhões de km de fibra Digitalização da rede –98,5% Natal Recife Maceió RR AM PA MA AC RO MT MS RS PR SP MG GO TO BA PI CE PB PE Porto Alegre Florianópolis Curitiba Goiânia Brasília SE São Luís Rio de Janeiro Vitória Salvador Aracaju Teresina Fortaleza Paracatu Patrocínio ES Belém RN AL Uberlândia SC Belo Horizonte São Paulo Campinas RJ AP Montes Claros Macapá Manaus Boa Vista João Pessoa

3 RJ-CCO-030428 2 A TELEMAR INVESTIU R$ 20 BILHÕES DESDE 1998 PARA AMPLIAR A INFRA-ESTRUTURA E MELHORAR A OFERTA DE SERVIÇOS 19981999200020012002 Oi Telemar Investimento acumulado R$ bilhões

4 RJ-CCO-030428 3 A UNIVERSALIZAÇÃO AMPLIOU O NÚMERO DE ACESSOS Terminais instalados – mais do que dobrou milhões 19982002 Mais telefones em 4 anos do que em toda a história do sistema Telefones públicos – quase triplicou mil O Brasil tem a terceira maior planta de telefones públicos do mundo 19982002 Deslocamento máximo de 300m Tecnologia 100% brasileira, com royalties para o CPqD 2,2 milhões de terminais analógicos foram substituídos por terminais digitais

5 RJ-CCO-030428 4 Fonte:Goldman Sachs, Anatel, análise da equipe A UNIVERSALIZAÇÃO MULTIPLICOU POR MAIS DE 5 VEZES O ACESSO DA CLASSE D AO SERVIÇO TELEFÔNICO INDIVIDUAL Telemar – Domicílios com telefone fixo por faixa de renda (%) 1998 ABCD Domicílios (mil) Renda PPP (US$) 2002 ABCD 6922.6485.0087.512 > 4.7401.581 a 4.740 633 a 1.581 315 a 633

6 RJ-CCO-030428 5 4.323 localidades mudas passaram a ter serviço Atendimento com acesso individual a 8.177 localidades Atendimento a 16.672 localidades, incluindo várias abaixo de 300 habitantes Mais de 78 milhões de pessoas atendidas com acessos individuais ou coletivos Instalação de mais de 800 painéis solares em localidades sem energia elétrica ATENDIMENTO ÀS METAS DE UNIVERSALIZAÇÃO

7 RJ-CCO-030428 6 Acessos telefônicos no Brasil milhões Outras Modalidades de serviço - Brasil Participação de mercado - Receita A COMPETIÇÃO FOI EFETIVAMENTE ESTABELECIDA SENDO AS MÓVEIS AS MAIORES CONCORRENTES DAS FIXAS EM VOZ LOCAL Concessionárias Locais Concorrentes Voz local LDN LDI Dados Internet 53% 48% 11% 37% 25% 47% 52% 89% 63% 75% 20012002200320042005 Fixos Móveis Fonte:Relatórios JP Morgan, Morgan Stanley, Dean Witter, Merrill Lynch (inclui móveis)

8 RJ-CCO-030428 7 AS PROPOSTAS POLÍTICAS TÊM SE ESPELHADO EM REFERÊNCIAS DE PAÍSES RICOS SEM CONSIDERAR AS PECULIARIDADES DO BRASIL Dimensão Geográfica Diferenças Regionais Renda Universalização Custo de Capital Requereu R$46 Bilhões de investimento nos últimos 4 anos Baixa, muito concentrada Alto, Selic de 26,5% Países ricosBrasil Na maioria, pequena e médiaContinental PequenasGrandes Alta, bem distribuída Significativa, antes da privatização Baixo, Média de 8%

9 RJ-CCO-030428 8 O OBJETIVO MAIS RELEVANTE PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA É PRESERVAR AS CONQUISTAS DA UNIVERSALIZAÇÃO *Somente serviços locais, líquidos de impostos e TU-M Nota:Amostra aleatória de contas de clientes da Telemar, Brasil Telecom e Telefônica, N = 13.709 Fonte:Estudo McKinsey 2001 Consumidores % 0 50 100 150 200 102030405060708090100 Conta média* R$/linha/mês Custo total = R$ 43 Custo acesso = R$ 34 Assinatura = R$ 17,20 Clientes Não Rentáveis Clientes Rentáveis

10 RJ-CCO-030428 9 A CAMADA DE 30% DE CLIENTES RENTÁVEIS SUSTENTA 70% DE CLIENTES NÃO RENTÁVEIS *Somente serviços locais, líquidos de impostos e TU-M Nota:Amostra aleatória de contas de clientes da Telemar, Brasil Telecom e Telefônica, N = 13.709 Fonte:Estudo McKinsey 2001 Consumidores % 0 50 100 150 200 102030405060708090100 Conta média* R$/linha/mês Custo total = R$ 43 Custo acesso = R$ 34 Assinatura = R$ 17,20 Clientes Não Rentáveis Clientes Rentáveis

11 RJ-CCO-030428 10 ACESSO À INTERNET NA REGIÃO DA TELEMAR 4% 0% 31% 73% Domicílios urbanos sem IP mil 491 1.595 2.771 3.437 1.254 97 516 1.438 3.049 1.718 Penetração estimada de Internet* % 4% 0% 31% 73% Penetração potencial de Internet* % Domicílios sem rede IP 964 mil domicílios com acesso local à Internet Demanda potencial de 289 mil domicílios para acesso local à Internet B A C D E Domicílios com rede IP Domicílios urbanos mil * IBOPE *Fonte:IBOPE, Target, IBGE

12 RJ-CCO-030428 11 A OFERTA ESCALONADA E COLETIVA É A OPÇÃO RAZOÁVEL PARA OFERECER ACESSO LOCAL À INTERNET Além de ilegal, coloca em risco as conquistas da universalização e o equilíbrio econômico- financeiro Onerar somente a Concessionária Repasse do ônus aos usuários Os beneficiários seriam no máximo 2% dos usuários residenciais, a maior parte das classes A e B O repasse do investimento significaria a necessidade de aumento da ordem de 15% na assinatura, onerando mais de 12 milhões de usuários Se o custo não for repassado aos usuários, teriam que ser disponibilizados recursos do FUST ou dos orçamentos da União, estados ou municípios Entretanto, os recursos beneficiariam, novamente, apenas as classes altas em detrimento de uma maioria de renda baixa Aporte de Recursos Oferecer acesso local à Internet nas regiões urbanas de todos os municípios da Telemar requereria um investimento superior a R$ 1 bilhão Opções


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