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Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica

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Apresentação em tema: "Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica"— Transcrição da apresentação:

1 Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
Avaliação Nacional Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica Belo Horizonte– setembro

2 da Educação Básica (Saeb)
Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

3 Contexto Contabilizando todas as avaliações, estudantes serão avaliados em 2013; Aplicação ocorre entre 11 e 21 de novembro, em todas as unidades da federação;

4 Provas que compõem o Saeb
Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) - avaliação censitária que envolve alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. A ANA foi incorporada ao Saeb pela Portaria n° 482, de 7 de junho de 2013.

5 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB

6 Evolução – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Anos iniciais do ensino fundamental Anos finais do ensino fundamental Ensino Médio IDEB 2005 3,8 3,5 3,4 IDEB 2007 4,2 IDEB 2009 4,6 4,0 3,6 IDEB 2011 5,0 4,1 3,7 Meta IDEB 2011 3,9

7 Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem)

8 Inscrições confirmadas Inscrições confirmadas
Enem Inscrições confirmadas 2009 2010 2011 2012 2013

9 Enem 2013 REGIÃO INSCRITOS CERTIFICADOS Centro-Oeste 620.646 90.505
Norte 79.624 Sul Nordeste Sudeste TOTAL

10 Inscrições Certificados 28% 20% 13% 17% 26% 63% 19% 31% 45% 15% 36%
REGIÃO UF ENEM 2012 ENEM 2013 Crescimento % CENTRO-OESTE DF 89.570 28% GO 20% MS 13% MT 17% NORTE AC 46.306 58.364 26% AM AP 25.773 41.912 63% PA RO 69.750 83.111 19% RR 15.050 19.706 31% TO 39.803 57.522 45% SUL PR RS 15% SC NORDESTE AL 89.964 36% BA 29% CE 44% MA 14% PB 32% PE PI RN SE 80.386 SUDESTE ES 18% MG 23% RJ 21% SP TOTAL 24% REGIÃO UF ENEM 2012 ENEM 2013 Crescimento % CENTRO-OESTE DF 12.113 15.563 28% GO 17.489 22.157 27% MS 30.330 34.002 12% MT 16.929 18.783 11% NORTE AC 4.042 5.192 AM 10.598 11.487 8% AP 1.811 2.756 52% PA 33.933 41.160 21% RO 9.096 11.201 23% RR 1.266 1.584 25% TO 4.698 6.244 33% SUL PR 40.609 60.533 49% RS 80.554 88.952 10% SC 8.842 11.494 30% NORDESTE AL 8.721 11.563 BA 45.179 58.228 29% CE 35.296 58.343 65% MA 11.823 12.064 2% PB 7.866 10.734 36% PE 17.536 19.421 PI 13.353 16.825 26% RN 7.957 10.642 34% SE 7.270 9.694 SUDESTE ES 14.834 16.511 MG 73.400 88.661 RJ 46.871 57.284 22% SP 75.764 83.752 TOTAL

11 Resultados do Censo da Educação Superior 2012

12 Resultados do Censo da Educação Superior 2012
Fonte: MEC/Inep Nos últimos 10 anos a matrícula dobrou, passando de 3,5 para 7,0 milhões de alunos. No período , a matrícula cresceu 4,4%, sendo 7,0% na rede pública e 3,5% na rede privada. As IES privadas têm uma participação 73,0% no total de matrículas de graduação.

13 Resultados do Censo da Educação Superior 2012
Fonte: MEC/Inep Dentre os estados brasileiros, 6 têm mais alunos matriculados em instituições públicas do que em instituições privadas. Em São Paulo há mais de 5 alunos na rede privada para cada aluno na rede pública.

14 Resultados do Censo da Educação Superior 2012

15 Resultados do Censo da Educação Superior 2012

16 Resultados do Censo da Educação Superior 2012
Os maiores cursos de graduação – Brasil 2012 Analisando o porte dos cursos a partir da matrícula, dos ingressantes e dos concluintes, observa-se que cerca de 10 cursos concentram quase a metade da rede.

17 Resultados do Censo da Educação Superior 2012

18 Resultados do Censo da Educação Superior 2012
Os impactos da expansão da educação superior podem ser observados a partir das características de escolaridade entre as gerações mais recentes no Brasil. Apesar de expressivos avanços entre gerações, considerando diferentes dimensões (renda, cor ou raça, sexo e região geográfica), fica claro que as políticas de inclusão em curso precisam ser mantidas e ampliadas para garantir igualdade de oportunidades educacionais para todos os brasileiros.


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