A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Neste trabalho iremos abordar um dos problemas da utilização da água, a Sobrexploração e Poluição da Água Doce. Falaremos das causas, consequências e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Neste trabalho iremos abordar um dos problemas da utilização da água, a Sobrexploração e Poluição da Água Doce. Falaremos das causas, consequências e."— Transcrição da apresentação:

1

2 Neste trabalho iremos abordar um dos problemas da utilização da água, a Sobrexploração e Poluição da Água Doce. Falaremos das causas, consequências e daremos exemplos. O mundo tem mais água doce do que o suficiente para cobrir todas as necessidades. No entanto alguns países têm muito menos água que outros e sobrexploram as suas reservas subterrâneas e superficiais, o que compromete a água disponível no futuro.

3 97,5% da água da terra é salgada, e apenas 2,5% da água na terra é doce, encontrando-se de diversas formas diferentes como: Calotes polares – 77,39% Águas subterrâneas – 22,3% Lagos, rios, etc. – 0,37% Humidade do solo – 0,18% Vapor atmosférico – 0,03% A água doce é a água dos rios, lagos e a maioria dos lençóis subterrâneos. Tem um baixo nível de salinização. É procedente de um processo de precipitação (por exemplo chuva, granizo, neve…) ou do degelo dos calotes polares

4 Sobrexploração Causas – Em termos globais, o mundo tem mais água doce do que o realmente suficiente para cobrir todas as necessidades. O problema é que alguns países têm menos água do que outros e estão a sobrexplorar as suas reservas. Assim comprometem a quantidade de água disponível no futuro!

5 Poluição Causas Os esgotos domésticos e os efluentes industriais e de explorações pecuárias são muitas vezes lançados na água sem qualquer tipo de tratamento. Os pesticidas e fertilizantes químicos da agricultura contaminam as águas subterrâneas ao infiltrarem-se no subsolo.

6 Consequências – escassez de água doce – aumento da exploração das águas – impactos da eutrofização – descida das toalhas freáticas

7 Solução – Uma das soluções mais utilizadas para reduzir os problemas de escassez de água doce é a construção de barragens, que permitem o seu armazenamento.

8 Vantagens e Desvantagens das barragens Vantagens: produção de hidroelectricidade reserva de água doce para abastecimento público prática de pesca e de actividades recreativas Desvantagens: perda de água por evaporação diminuição dos caudais e da deposição de sedimentos ricos em nutrientes elevados custos de produção

9 Exemplo da Sobrexploração O mar de Aral A diminuição do volume de água no Mar de Aral é considerado um dos maiores desastres ambientais e humanos da história.

10 Conclusão Neste trabalho demos a conhecer as causas, consequências, a solução e um exemplo da sobrexploração e poluição da água doce. Esperamos que este trabalho tenha contribuído para vos sensibilizar a respeitar a água. Trabalho realizado por: Ângela Ana Cláudia e Inês


Carregar ppt "Neste trabalho iremos abordar um dos problemas da utilização da água, a Sobrexploração e Poluição da Água Doce. Falaremos das causas, consequências e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google