A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REUNIÃO PEDAGÓGICA. ITEM AVALIATIVO COMPETÊNCIA/HABILIDADE O QUE DEVE SER OBSERVADO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO? CH1 - Produz textos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REUNIÃO PEDAGÓGICA. ITEM AVALIATIVO COMPETÊNCIA/HABILIDADE O QUE DEVE SER OBSERVADO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO? CH1 - Produz textos."— Transcrição da apresentação:

1 REUNIÃO PEDAGÓGICA

2

3

4

5

6

7

8

9

10 ITEM AVALIATIVO COMPETÊNCIA/HABILIDADE O QUE DEVE SER OBSERVADO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO? CH1 - Produz textos com clareza e ordenação lógica do pensamento, com utilização e disposição gráfica do papel adequadas. - Se há coerência entre as partes do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. - Se o aluno consegue relacionar a sequência dos pensamentos com a sequência do registro escrito. CH2 - Emprega elementos coesivos, estabelecendo relações entre as partes do texto através do uso de organizadores textuais apropriados ao tipo de desenvolvimento do texto. - Se o aluno consegue interligar frases e/ou parágrafos com elementos de coesão adequados: pronomes, conjunções, preposições. CH3 - Escreve em nível ortográfico. - Se o aluno obedece à norma culta da língua, com todas as suas regras. CH4 - Utiliza letras maiúsculas e pontuação (, : !. ? -) adequadas. - Se o aluno sabe utilizar vírgulas, pontos (final, de exclamação, interrogação, reticências) e travessões nas situações exigidas. CH5 - Organiza o texto através de parágrafos. - Se o aluno dividiu o texto em no mínimo 03 parágrafos. - Se os parágrafos apresentam tamanho adequado (entre 02 e 06 linhas aproximadamente). CH6 - Utiliza vocabulário variado e adequado. - Se há ocorrências excessivas de oralidade (linguagem informal como gírias, regionalismos e termos utilizados na internet) sem que estas sejam solicitadas. - Ocorrência de palavras chulas. - Repetição excessiva de termos. CH7 - As ideias e/ou argumentos desenvolvidos são coerentes à temática proposta. - Se o aluno desenvolveu a história de acordo com o tema da redação.

11

12

13

14

15

16 MATERIAL DE APOIO À DOCÊNCIA WWW.NTMMACAE.COM/IDEB

17 LEMBRETE: PROFESSOR, A FIM DE ACOMPANHAR AS ORIENTAÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, TAMBÉM DIVIDIMOS NOSSO MATERIAL DE APOIO À DOCÊNCIA EM DUAS FRENTES: LÍNGUA PORTUGUESA (GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL) E PRODUÇÃO DE TEXTO. ESPERAMOS QUE APROVEITE AS SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE SELECIONAMOS PARA VOCÊ, TENTANDO APROXIMAR O NOSSO COC DO CURRÍCULO MÍNIMO DO ESTADO, EM FUNÇÃO DO SAERJINHO E DA PROVA BRASIL. BOM TRABALHO!

18  SÃO ITENS AVALIATIVOS QUE SINTETIZAM AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM AFERIDAS PARA CADA TIPO DE SITUAÇÃO EXIGIDA DO ALUNO. (TEXTO DE APOIO)

19 D3D1D2D5D4 D10D08D07D06D09 D15D14D13 D12D11 D19D18 D17D16 D20 D21

20  Segundo Perrenoud (1999), competências referem-se ao domínio prático de um tipo de tarefa ou situação. Tais domínios práticos só podem ser alcançados se junto com eles forem desenvolvidas as habilidades dos estudantes, as quais compreendem os conteúdos/conhecimentos que precisam ser acionados para que um determinado domínio/competência seja realizado.

21 CONJUNTO DE HABILIDADES = COMPETÊNCIAS

22 HABILIDADES DE LEITURA CONJUNTO DE DESCRITORES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA ÁREA DE CONHECIMENTO A SER AVALIADA NÍVEL DE OPERAÇÃO NECESSÁRIO PARA A APRENDIZAGEM DESCRITORES ORIGINADOS DO CRUZAMENTO ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

23 Leia o texto abaixo: ZIRALDO. As anedotinhas do Bicho da Maçã. São Paulo: Melhoramentos, 1988. (p0900354ex_sup) No texto, há traço de humor em: A) “E a nova freguesa da quitanda...” B) “_ As coisas que o senhor vende duram?” C) “_ Ah, devem durar muito, madame.” D) “Os fregueses não voltam nunca.” E a nova freguesa da quitanda perguntou ao dono: _ As coisas que o senhor vende duram? _ Ah, devem durar muito, madame. Os fregueses não voltam nunca. E a nova freguesa da quitanda perguntou ao dono: _ As coisas que o senhor vende duram? _ Ah, devem durar muito, madame. Os fregueses não voltam nunca. D16 - ESSE ITEM AVALIA A HABILIDADE DE IDENTIFICAR EFEITOS DE IRONIA OU HUMOR. ENUNCIADO SUPORTE COMANDO GABARITO DISTRATORES

24 Leia com atenção a charge abaixo: www.epoca.globo.com Segundo a personagem Mafalda, quem está doente? A) O mundo. B) O menino. C) A mãe. D) O pai. D5 – INTERPRETAR TEXTO COM AUXÍLIO DE MATERIAL GRÁFICO. ENUNCIADO SUPORTE COMANDO GABARITO DISTRATORES

25 Leia a estrofe abaixo retirada do texto “Ditados populares”: A que se referem as palavras destacadas, segundo o autor do cordel? A) Ao público. B) Ao universo C) Aos pássaros. D) Aos ditados populares. D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. ENUNCIADO SUPORTE COMANDO GABARITO DISTRATORES No universo dos ditados Juro que eu estou gostando Mando outro para público Responder ao meu comando Vale mais ter um na mão Do que eu ter dois voando

26

27 “No universo dos ditados Juro que eu estou gostando Mando outro para público Responder ao meu comando Vale mais ter um na mão Do que eu ter dois voando” OBEID, César. Minhas rimas de cordel.2ª ed. SP, Moderna, 2013. 03) IDENTIFICAR O TEMA DE UM TEXTO. Qual é o tema do cordel? De que ele trata? 01) LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM UM TEXTO. Transcreva dois exemplos de ditados populares presentes no texto. 02) INFERIR UMA INFORMAÇÃO IMPLÍCITA EM UM TEXTO. Explique com suas palavras o que esses 02 ditados escolhidos na questão anterior significam no dia a dia. D1 D4 D6 SUPORTE

28

29 Assim como o COC, o Material de apoio à docência também separou os conteúdos de Produção Textual x Língua Portuguesa. Os POPs precisam estar atentos, visando à integração dessas duas frentes de trabalho. POPs, incentivem o diálogo entre os professores dessas disciplinas!!!

30

31 CORDEL O MUNDO ESTÁ DOENTE... QUAL SERÁ A CURA? O QUE É PRECISO PARA FAZER ESSE MUNDO MELHOR? PRODUZA UM TEXTO POÉTICO (POEMA, CANÇÃO OU CORDEL) QUE ABORDE A IMPORTÂNCIA DOS VALORES HUMANOS PARA REVERTER ESSA SITUAÇÃO...

32 DEIPOMENTO Todos os tipos de preconceito e de discriminação ferem os valores humanos. Com base na leitura dos textos apresentados e em seus conhecimentos sobre o assunto, produza um texto em forma de depoimento no qual o narrador-personagem conte alguma experiência em que sentiu na pele essa desvalorização como pessoa.

33 NOTÍCIA APÓS LER COM ATENÇÃO O POEMA “MORTE DO LEITEIRO”, UTILIZE AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES PARA PRODUZIR UMA NOTÍCIA DE JORNAL. (SEU TEXTO DEVE OBSERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DESTE GÊNERO.)

34 REGULAMENTO PRODUZA UM REGULAMENTO COM 10 ITENS BASEADOS NOS VALORES HUMANOS COM OBJETIVO DE TER UM MUNDO MELHOR.

35  PCNs  MATRIZES DE REFERÊNCIA – Prova Brasil  MORETTO, Vasco – “Prova: um momento privilegiado de estudos, não um acerto de contas”.  COLEÇÃO APROVA BRASIL - Guia e Recursos Didáticos Língua Portuguesa – Ens. Fund. II – Editora Moderna (1ª Edição)  INTERNET – Sites variados.

36 “NÃO HÁ ENSINO SEM PESQUISA E PESQUISA SEM ENSINO.” PAULO FREIRE


Carregar ppt "REUNIÃO PEDAGÓGICA. ITEM AVALIATIVO COMPETÊNCIA/HABILIDADE O QUE DEVE SER OBSERVADO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO? CH1 - Produz textos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google