A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERSPECTIVAS NA ÁREA DA SAÚDE. PACTO PELA SAÚDE Conjunto de reformas institucionais pactuadas entre as três esferas de gestão que inova nos processos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERSPECTIVAS NA ÁREA DA SAÚDE. PACTO PELA SAÚDE Conjunto de reformas institucionais pactuadas entre as três esferas de gestão que inova nos processos."— Transcrição da apresentação:

1 PERSPECTIVAS NA ÁREA DA SAÚDE

2 PACTO PELA SAÚDE Conjunto de reformas institucionais pactuadas entre as três esferas de gestão que inova nos processos e instrumentos de gestão. REDEFINE RESPONSABILIDADES. Adesão ocorre pelo Termo de Compromisso de Gestão (TCG) que substitui os anteriores processos de habilitação e estabelece metas para cada ente. Engloba: PACTO PELA VIDA (1) PACTO EM DEFESA DO SUS (2) PACTO DE GESTÃO (3)

3 (1) Compromisso com prioridades que apresentam impacto na saúde da população. (2) Amplia diálogo com a sociedade na defesa do SUS. Resgata movimento da Reforma Sanitária Brasileira.

4 (3) PACTO DE GESTÃO Estabelece responsabilidade de cada ente, estabelece diretrizes para descentralização, regionalização, financiamento, planejamento. Prevê a Programação Pactuada Integrada (PPI).  Passou na Comissão Intergestores Tripartite (26/01/06) Aprovada Conselho Nacional de Saúde – 09/02/06 Portaria MS 399, de 22/02/2006 Portaria MS 699, de 30/03/2006

5 NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Portaria 198/07 designou GT Interinstitucional para elaborar processo PPI no Estado. Integrantes: SES, ASSEDISA, SMS, CES e Associação Gaúcha de Consórcios Públicos. Obs.: Estado já possui PPI baseada em série histórica. Será alterada com base nos novos eixos programáticos do PACTO PELA SAÚDE e a partir das discussões e pactuações efetuadas com os municípios para implantação da SISPPI (Sistema Informatizado da PPI). Estado piloto de teste do SISPPI. Avaliação da situação da saúde do Estado a partir dos dados epidemiológicos do Centro de Vigilância em Saúde.

6 Ainda não finalizada porque a SISPPI tem apresentado problemas. Houve mudança dos Secretários Municipais. Oitiva de todas as áreas estratégicas que estão informando exatamente o que necessitam.

7 Áreas Estratégicas: Saúde da criança, Saúde do adolescente, Saúde das mulheres, Saúde do idoso, Saúde do adulto (diabetes e hipertensão), Saúde bucal, Saúde mental, Saúde do trabalhador, Meningite, Hepatites virais, Hanseníase Tuberculose DST/AIDS Urgências Alimentação e Nutrição

8 OBSTÁCULOS Tecnológicos Políticos-partidários Interesses econômicos (planos de saúde?)

9 SisPPI - Sistema Informatizado da Programação Pactuada e Integrada da Atenção à Saúde

10 PROGRAMAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA A programação da Atenção Básica é de responsabilidade dos municípios e não estão previstos referenciamentos.

11

12 Atenção Básica: SAÚDE MENTAL

13 SAÚDE DA MULHER

14 MAMOGRAFIAS

15 SERVIÇO DE LITOTRIPSIA

16 TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA

17 FINALIDADE DIAGNÓSTICO: (Ressonância Magnética, Medicina Nuclear, Densitometria Óssea, Radiologia Intervencionista, Cardiologia Intervencionista, e Tomografia)

18 Radiologia Intervencionista: procedimentos

19

20

21 Nosso maior problema hoje é a média complexidade (consultas, exames, cirurgias especializadas). REGIONAIS. SISPPI é um excelente programa que permite VER tudo que ocorre no Município e que permite que o MP fiscalize e cobre. Para ter SISPPI, é preciso 1º que o GESTOR MUNICIPAL ASSINE PACTO DE GESTÃO (Termo de Compromisso de Gestão), em que vai dizer quais as ações vai assumir e quais as que vai passar para o município vizinho.


Carregar ppt "PERSPECTIVAS NA ÁREA DA SAÚDE. PACTO PELA SAÚDE Conjunto de reformas institucionais pactuadas entre as três esferas de gestão que inova nos processos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google