A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA QUALITATIVA Fonte : VERA MARIA MOREIRA KUDE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA QUALITATIVA Fonte : VERA MARIA MOREIRA KUDE."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA QUALITATIVA Fonte : VERA MARIA MOREIRA KUDE

2 método para compreender o significado do fenômeno
Pesquisa qualitativa método para compreender o significado do fenômeno

3 Tipos de pesquisa qualitativa quantitativa
Experimental Positivista Estatística Empírico Perspectiva externa Etnografia Observação participante Fenomenologia Perspectiva interna

4 quantitativa qualitativa Significado Variáveis Senso comum
Compreensão Vida diária Processo Teoria emergente Construção social Variáveis Definição operacional Fidedignidade Hipótese Validade Produto Replicação predição

5 qualitativa quantitativa
Interacionismo simbólico Idealismo Etnometodologia Fenomenologia Cultura Estruturalismo Funcionalismo Realismo Positivismo Behaviorismo Empirismo lógico

6 Filiação acadêmica qualitativa qualitativa

7 qualitativa qualitativa
Filiação acadêmica qualitativa qualitativa Psicologia Economia Sociologia Ciência política Sociologia História Antropologia

8 qualitativa quantitativa
Realidades múltiplas Teoria emergente Compreensão Teste de teorias Estabelecer fatos Análise estatística Relações entre variáveis Predição Leis

9 Dados coletados qualitativa quantitativa
Quantitativos Codificação quantificada Contagens Mensurações Definições operacionais Testes estatísticos Descritivos Documentos pessoais Anotações de campo Fotografias, vídeos Palavras da própria pessoa

10 qualitativa quantitativa
Técnicas e métodos qualitativa quantitativa Experimentos Levantamentos Observação estruturada Entrevista fechada estruturada Observação Documentos e objetos Observação participante Entrevista aberta

11 Relação com sujeitos qualitativa quantitativa
Distanciamento Curto prazo Circunscrita Sujeito-objeto Empatia Contato intenso Ênfase na confiança Sujeito-sujeito Relação proximidade

12 Análise de dados qualitativa quantitativa
Dedutiva Após a coleta Estatística Indutiva Durante a coleta Fenomenológica Conteúdo, etc.

13 Finalidade da ciência

14 valorativa da pesquisa.
A pesquisa qualitativa enfatiza a natureza socialmente construída da realidade, a íntima relação entre pesquisador(a) e o que é pesquisado, as restrições situacionais que modelam o estudo e a natureza valorativa da pesquisa.

15 A pesquisa qualitativa busca respostas para perguntas que destacam o modo como a experiência social é criada e como lhe é atribuído significado. Em contraste, os estudos quantitativos enfatizam a mensuração e a análise de relações causais entre variáveis, não os processos. (DENZIN; LINCOLN, 1994, p. 4)

16 Por isso persiste ainda hoje a crença de que só é científico o que decorre do raciocínio hipotético-dedutivo.

17 Atitude científica, contudo, é ter a mente aberta e crer que ninguém possui a verdade na ciência.

18 Todas as pesquisas são afetadas pelos vieses
Todas as pesquisas são afetadas pelos vieses. Não há neutralidade na ciência.

19 Qual é o objetivo da pesquisa qualitativa?

20 Sensibilizar para conceituações. Apresentar descrições.
Produzir teoria emergente.

21 Não visa causas, leis e previsão, mas compreensão do comportamento e da experiência humanas.

22 Quer apreender e descrever os processos pelos quais os seres humanos constróem seus significados.

23 Procura também prover as pessoas - em especial as desprovidas –
com poder sobre os eventos de sua vida.

24 Pesquisa-ação e participante

25 Pesquisa-ação e participante
Seu objetivo é incentivar transformações sociais de grupo com participação direta de seus membros em todas as etapas da pesquisa.

26 Pesquisa-ação e participante
Análise da situação sócio-econômica de uma comunidade de pescadores, operários, camponeses, etc. A pesquisa ocorre em situações reais e não de laboratório.

27 Pesquisa-ação e participante
Os problemas não são baseados em hipóteses, mas em situações concretas. A pesquisa e a ação estão em permanente interação.

28 Pesquisa-ação e participante
Um processo educativo que proporciona aos pesquisados um conhecimento maior da sua situação

29 Interrogação essencial
“Qual é o tipo de conhecimento que queremos e precisamos? A quem se destina o conhecimento científico e quem dele se beneficia?” (HAGUETTE, 1990,p.139)

30 Problemas em foco Das minorias de raça de gênero de classes sociais

31 Críticas Ao princípio da neutralidade da ciência.
Ao requisito de objetividade na pesquisa científica como a conhecemos.

32 Outras Críticas Ao problema ético da utilização das camadas pobres como objeto de estudo Ao papel do pesquisador ou pesquisadora na consolidação do status quo social.

33 Pesquisa-ação e participante
Problema: Origina-se na comunidade Finalidade: melhoria da vida das pessoas envolvidas. Local: o das próprias pessoas pesquisadas

34 Estudos de caso com base em observação
Nesses estudos, a principal técnica para coletar dados é a observação participante e o foco do estudo é uma organização determinada (centro de reabilitação, hospital psiquiátrico, etc.) ou algum aspecto da mesma.

35 Focos possíveis Um local específico da organização (sala de aula, sala de professores, enfermaria, etc.) Um grupo específico membros de uma associação de pessoas (de idosos, membros de um centro acadêmico) alguma atividade específica (planejamento das tarefas, interações entre as pessoas etc.).

36 REFERÊNCIAS todas dadas em 1ª aula 8/8
BARBIER, RENÉ PESQUISA-AÇÃO Yvette acrescentou BOGDAN, Robert; BIKLEN, Bari.  Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos.  Porto: Porto Editora, 1994. DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (Ed.). Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, London: Sage, Cap. 23, p

37 REFERÊNCIAS FREIRE, Paulo. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org). Pesquisa participante. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, p ____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

38 REFERÊNCIAS HAGUETTE, Tereza Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. 2ed. Petrópolis: Vozes, 1990. JENNINGS, Jerry. Husserl Revisited - The Forgotten Distinction Between Phenomenology and Psychology. American Psychologist, Washington, v. 41, n.11, p.l ,1986.

39 REFERÊNCIAS LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação - Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, p.


Carregar ppt "PESQUISA QUALITATIVA Fonte : VERA MARIA MOREIRA KUDE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google