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PublicouEdite Van Der Vinne Nobre Alterado mais de 8 anos atrás
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Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo da vida com e para cidadãos seniores
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Objetivo Geral Desenvolver, na Universidade de Aveiro, um espaço de interação, partilha de saberes e experiências com e para os cidadãos seniores, promovendo a sua participação social e aprendizagem ao longo da vida. Público-Alvo Docentes e funcionários reformados da Universidade de Aveiro; Cidadãos seniores reformados residentes no Concelho de Aveiro.
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Principais Objetivos Específicos Promover o envelhecimento ativo; Incentivar o contacto inter-geracional; Potenciar as capacidades, competências e recursos dos cidadãos seniores; Reforçar a ligação entre a ciência e a comunidade;
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Contextualização (Problema que se pretende resolver) Envelhecimento Demográfico Novo perfil de envelhecimento Necessidade de novas respostas Aprendizagem ao longo da vida
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Contextualização (continuação) “Sinfonia de Saberes” um espaço aberto a todos os cidadãos reformados. ajudar as pessoas a envolverem-se em atividades com sentido e significado após a reforma; promover a partilha de conhecimentos e competências; ajudar as pessoas a viver uma vida gratificante; fomentar a igualdade de oportunidades entre os seniores; promover a solidariedade inter-geracional; Criar impacto social, criar valor social
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Atividades (Como se vai transformar/resolver o problema) i) Vertente formativa e de desenvolvimento pessoal: cursos de curta duração, conferências, seminários, workshops, palestras. ii) Vertente sociorecreativa: workshops de promoção da saúde e bem-estar, grupo coral, atividades ligadas à fotografia e à arte, contadores de histórias a crianças e adultos, passeios pedestres, criação de um blogue na internet. iii) Vertente de voluntariado: atividades culturais, recolha de bens de primeira necessidade para pessoas carenciadas, envolvimento em campanhas de cidadania.
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Avaliação (como avaliar os resultados do projeto) Impacto do projeto número de candidatos inscritos; satisfação dos formandos e formadores; feedback da comunidade em geral, dos docentes ativos, estudantes e funcionários da UA. Equipe representante dos docentes e funcionários reformados da UA representante dos docentes e funcionários em actividade na UA representante da associação acadêmica da UA representante dos fundadores da sinfonia de saberes representante dos formandos da sinfonia de saberes
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Sustentabilidade (exequibilidade e continuidade) Assegurada pela/pelo (s): participação voluntária dos docentes reformados da Universidade de Aveiro na dinamização de formações; contribuição de uma mensalidade simbólica por parte dos formandos; colaboração voluntária por parte de estudantes de 1º e 2º ciclos e docentes do Departamento de Educação, Escola Superior de Saúde e Secção Autónoma de Ciências da Saúde na promoção e dinamização de cursos de promoção de saúde e bem-estar;
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Sustentabilidade (exequibilidade e continuidade) - continuação reforço dos protocolos que a Universidade de Aveiro já tem com entidades como o poder local, instituições de solidariedade social, no âmbito da Saúde e empresas privadas; envolvimento dos cidadãos seniores como parceiros ativos nas atividades, promoção e divulgação do espaço; grande diferencial que a Universidade de Aveiro representa em termos da sua localização, infraestrutura e recursos tecnológicos.
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Obrigada Isabel Nascimento (mariavilalobos@ua.pt) Maria da Glória Tomás (mariagtomas@ua.pt)
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