A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODELO DO MOSAICO FLUÍDO ( SINGER E NICHOLSON, MODELO DO MOSAICO FLUÍDO ( SINGER E NICHOLSON,1972) É constituída por um duplo colchão de lipídios interrompido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODELO DO MOSAICO FLUÍDO ( SINGER E NICHOLSON, MODELO DO MOSAICO FLUÍDO ( SINGER E NICHOLSON,1972) É constituída por um duplo colchão de lipídios interrompido."— Transcrição da apresentação:

1 MODELO DO MOSAICO FLUÍDO ( SINGER E NICHOLSON, MODELO DO MOSAICO FLUÍDO ( SINGER E NICHOLSON,1972) É constituída por um duplo colchão de lipídios interrompido por enormes moléculas de proteínas capazes de,polarizadas,girarem sobre si mesmas funcionando como portas giratórias.

2 SERES NÃO CONSTITUÍDOS POR CÉLULASVÍRUS SERES NÃO CONSTITUÍDOS POR CÉLULAS: VÍRUS São revestidos por uma cápside ou capsídeo protéico e não lipo- protéico como a membrana plasmática. Apresentam um único ácido nuclêico,ou o DNA ou o RNA. São sempre parasitas utilizando a célula infectada e seus organóides para transformação de energia e obtenção de matéria.

3 CÉLULA PROCARIÓTICA A figura 1 mostra uma Escherichia coli, a figura 2 uma outra bactéria(Gram), a figura 3 um Micoplasma e a 4 uma Cianophyta, uma alga azul. Em todos observa-se a ausência de carioteca e toda a cromatina acumulada numa espécie de grande cromossoma,o nucleóide. 1 2 3 4

4 AS CÉLULAS EUCARIÓTICAS Protistas,fungos,animais e vegetais apresentam células cujo núcleo possui uma carioteca que o limita ; são seres eucariontes e isto os diferencia dos pertencentes ao reino Monera (bactérias e Cianofíceas ) que são procariontes. Amoeba Paramaecium

5 CÉLULA VEGETAL Externamente a membrana plasmática,temos a parede celular,geralmente composta por celulose,mas também pode acumular suberina(súber),lignina (xilema ou esclerênquima),etc.

6 GLICOCÁLIX Externamente a membrana plasmática das células animais. Nas hemácias poderá conter os aglutinogênios A e/ou B ou,ainda,o antígeno Rh.

7 UNIDADE DE MEMBRANA Todas membranas de uma célula apresentarão a mesma composição química (lipo-protéica) e a mesma estrutura (mosaico fluído).

8 SISTEMA ENDOMEMBRANOSO Da membrana plasmática até a carioteca,com diferenciações em RE rugoso e liso,Golgi,vacúolos,li- sossomas,grânulos de secreção,etc.

9 RETICULO ENDOPLASMÁTICO Conjunto de membranas ramificadas,como um labirinto, que se extendem da membrana plasmática a carioteca,aumentando a superfície interna e tornando mais eficaz a ação das enzimas. O R.E. Rugoso apresenta ribossomas,onde alinham-se aminoácidos para a síntese de proteínas.

10 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO Armazena substâncias diversas e as utiliza para regular a concentração da célula. Participa da síntese de lipídios,em especial esteróides. Não apresenta ribossomas.

11 VACÚOLOS Dotados de uma membrana chamada tonoplasto, conterão uma série de substâncias,da água a pigmentos e regularão a concentração interna da célula,sempre próxima a concentração do meio externo.

12 COMPLEXO DE GOLGI Dictiossomas COMPLEXO DE GOLGI (Nos vegetais, Dictiossomas) Sistema de membranas lisas que formam vesículas e sáculos dispostos paralelamente. armazenamento secreção empacotamento exportação grânulos de secreçãoÉ uma central de armazenamento (proteínas),de secreção (polissacarídeos, glicoproteínas gelatinosas e enzimas),de empacotamento e de exportação da célula (grânulos de secreção).

13 RIBOSSOMAS, GOLGI E GRÂNULOS DE SECREÇÃO As proteínas sintetizadas no RE Rugoso serão armazenadas no Golgi e transformadas em substâncias mais complexas,como as enzimas dos lisossomas ou o muco lançado no exterior celular.

14 LISOSSOMAS PRIMÁRIOS eticulo endoplasmáticorugoso GolgiContém enzimas digestivas que, sendo proteínas, são sintetizadas no reticulo endoplasmático rugoso, armazenadas no Golgi e desprendem-se sob forma de pequenas vesículas. fagocitosepinocitose autofagiaParticipam de processos de digestão de partículas englobadas (fagocitose e pinocitose ) ou de processos de autofagia.

15 MITOCÔNDRIA Dotada de duas membranas,uma externa lisa e uma interna dotada de pregas,denominadas cristas. Transformam,pela respiração aeróbia,energia química da matéria orgânica em energia cinética para o metabolismo celular.

16 ESTRUTURA DA MITOCÔNDRIA Na matriz mitocondrial ocorrerão as reações do ciclo de Krebs,com liberação de gás carbônico. Nas cristas da membrana interna,a cadeia respiratória,com liberação de água.

17 ESTRUTURA DA MITOCÔNDRIA Uma membrana externa,uma membrana interna dotada de pregueamentos,as cristas e uma matriz onde destaca-se a presença do DNA,o que reforça a hipótese de uma associação entre ela e a célula anaeróbia,primitiva,forman- do a célula aeróbia.

18 A CINÉTICA CELULAR: DIVISÃO,CÍLIOS E FLAGELOS Constituídos por túbulos em número de 9 ou múltiplo de 9, até um máximo de 27, o mais comum. Geralmente, por célula,encontramos 2,um a 90 graus do outro :diplossoma. Formam o fuso acromático durante a divisão celular. Cilios e flagelos são centríolos modificados.

19 PEROXISSOMOS Pequenas organelas repletas de enzimas como a catalase. A catalase decomporá a água oxigenada em água mais oxigênio. Têm como função proteger a célula contra altas concentrações de oxigênio que poderiam destruir moléculas importantes. No fígado e rins desintoxicam oxidando o álcool. Convertem algumas gorduras em glicose,para transformação de energia.

20 CLOROPLASTO granumDotado de uma dupla membrana : a interna apresenta pregueamentos chamados lamelas,sobre as quais localiza-se o grana, conjunto de granum,cada um constituído por vários tilacóides.

21 CLOROPLASTO 2 Observa-se sobre as lamelas os granum,cada um dêles constituído por vários tilacóides.O conjunto dos granum chama-se grana. O preenchimento lipo- protéico chama-se estroma.

22 ORGANIZAÇÃO DE UM TILACÓIDE Em forma de uma moeda,apresentando moléculas de clorofila que formarão os quantassomas. Ocorrerá a fase clara de fotossíntese,com liberação de oxigênio e formação de ATP e NADP reduzido. LUZ MEMBRANA DO TILACÓIDE

23 FOTOSSÍNTESE Na fase clara(ciclo de Hill) a água é decomposta (fotólise,na presença de luz), com liberação de oxigênio. Na fase escura (ciclo de Calvin) intervém o gás carbônico,com síntese de glicose.

24 A FOTOSSÍNTESE NA FOLHA Ocorrerá principalmente no parênquima paliçádico que se localiza abaixo da epiderme ventral,voltada para o sol, formada por células prismáticas e com grande número de cloroplastos. Será menos intensa no parênquima lacunoso. Energia luminosa cutícula epiderme Parênquima paliçádico fotossíntese Parênquima lacunoso epiderme cutícula estômato

25 CLOROPLASTO 3 A fase clara ocorrerá nos tilacóides. A fase escura ocorrerá no estroma. Uma parte da glicose,excedente,será desidratada formando grãos de amido.

26 NÚCLEO Nos eucariontes,dotado de uma membrana dupla e descontínua,com poros, a carioteca. Apresenta uma cariolinfa ou suco nuclear, cromossomas e o nucléolo que originará aos ribossomas do citoplasma.

27 Núcleo e CROMOSSOMAS Os cromossomas são quimicamente constituídos pelo ácido desoxirribonuclêico,o DNA,que podemos definir como um polinucleotídeo responsável pela transmissão dos caractéres hereditários.

28 NUCLEOTÍDEO Cada nucleotídeo de DNA é composto por: um açúcar, a desoxirribose. Um radical fosfato. Uma base nitrogenada: adenina, timina, guanina ou citosina.

29 A DUPLA HELICÓIDE Os nucleotídeos ligam- se por pontes de hidrogênio,duplas ou triplas,de forma constante : A-T T-A G-C C-G

30 REPLICAÇÃO A molécula de DNA é capaz de autoduplicar-se. Rompendo-se as pontes de hidrogênio separam-se as helicóides e cada nucleotídeo organizará um nucleotídeo complementar: A organizará a T G organizará a C.

31 REPLICAÇÃO Observam-se pontes duplas de hidrogênio ente a adenina (A) e a timina (T) ou vice- versa. Observam-se pontes triplas de hidrogênio entre a guanina(G) e a citosina(C) ou vice- versa.

32 O CÓDIGO Os nucleotídeos seriam as letras do código genético, formando palavras sempre com 3 letras e sempre lidas verticalmente. Cada palavra colocará em ordem um aminoácido e vários aminoácidos formarão uma proteína. A frase necessária é o gen.

33 DOGMA O DNA será copiado pelo RNA mensageiro(códon) e a mensagem será levada ao citoplasma,a superfície dos ribossomas. O RNA transportador(anticódon) complementará o mensageiro alinhando aminoácidos que formarão uma proteína responsável por um caráter. transcrição tradução proteína

34 A tradução do Código Genético O DNA será copiado pelo RNA mensageiro (códon) que se deslocará para a superfície dos ribossomas, uma trinca de nucleotídeos por ribossoma. aminoácidosO mensageiro será complementado pelo RNA transportador (anticódon), de aminoácidos, que colocados em ordem formarão uma proteína responsável por um caráter.

35 CARIÓTIPO Constantes cromossômicas válidas para cada espécie. Cada espécie apresenta um número constante de pares de cromossomas e, cada par, possui uma certa forma e um certo tamanho. Numerados em ordem decrescente de tamanho

36 MITOSE Prófase: cromossomas condensam-se e aparecem formados por 2 cromátides unidas pelo centrômero. Metáfase:cromossomas no plano equatorial. Anáfase: centrômero duplicou- se e as cromátides,agora cromossomas-filhos,separam- se. Telófase: divide-se o citoplasma.

37 INTERFASE E DIVISÃO CELULAR A interfase,período entre uma e outra divisão celular,caracteriza-se por um intenso metabolismo. A divisão celular distribui por duas células filhas o que foi duplicado durante a interfase. Período de autoduplicação do DNA. Componentes da célula já duplicados mitose Posterior a divisão Preparação para a duplicação do DNA.

38 PRÓFASE Os cromossomas estão condensados e,cada um dêles,apresenta - se constituído por 2 metades longitudinais chamadas cromátides unidas pelo centrômero.

39 METÁFASE Todos os cromossomas estão no mesmo plano, o equatorial,no centro da célula e poderão ser fotografados com um mesmo foco. É o momento para fazer um cariograma ou idiograma.

40 ANÁFASE Duplicaram-se os centrômeros, separaram-se as cromátides e, os agora cromossomas-filhos, começam a sua migração para polos opostos.

41 TELÓFASE Ocorrerá agora a citocinese,conjunto de movimentos que dividirão o citoplasma em duas células filhas idênticas às iniciais. Ocorrerá estrangulamento nas células animais e tabicamento nas vegetais.

42 MEIOSE:FONTE DA BIODIVERSIDADE MEIOSE A célula inicial é diplóide,com cromossomas dispostos aos pares,cada um constituído por duas cromátides unidas pelo centrômero.Os cromossomas do mesmo par chamaremos de homólogos. Entre a metáfase I e a anáfase I separam-se os homólogos sem ocorrer duplicação dos centrômeros,o que origina células haplóides, onde os cromossomas não formam pares. Entre a metáfase II e a anáfase II duplicam-se os centrômeros e cromossomas filhos migram para os polos opostos originando 4 células haplóides diferentes entre si. Portanto,ocorrerão duas divisões do citoplasma para uma só duplicação dos cromossomas.

43 CROMOSSOMAS HOMÓLOGOS Cada par de cromossomas, homólogos,apresenta um de origem materna e outro de origem paterna. Cada cromossoma é formado por duas metades chamadas cromátides, produzidas pela duplicação do DNA durante a interfase. materno paterno quiasma centrômeros Cromátides irmãs

44 MEIOSE:PRÓFASE I Nesta fase ocorrerá o mais importante dos fenômenos biológicos,o crossing-over, fonte da biodiversidade,da evolução e da sobrevivência das espécies. Cromátides homólogas, não irmãs,trocam segmentos entre si, recombinando gens.

45 MEIOSE: METÁFASE I Não ocorrerá duplicação dos centrômeros e cada cromossoma do par iniciará, depois, a migração para polos opostos da célula.

46 MEIOSE: ANÁFASE I Os cromossomas,cada um dêles ainda constituído por duas cromátides unidas pelo centrômero migram para polos opostos da célula. Observa-se a separação dos pares de homólogos. Plano equatorial Centrômeros não duplicados

47 MEIOSE: TELÓFASE I e INTERCINESE Divide-se o citoplasma (citocinese) e as duas células resultantes já serão haplóides pois apresentam um só dos cromossomas de cada par, embora cada cromossoma tenha duas cromátides unidas pelo centrômero.

48 MEIOSE: PRÓFASE II Os cromossomas iniciam o deslocamento para a placa equatorial,em cada uma das células, já haplóides e já diferentes entre si,como resultado do crossing-over que ocorreu na prófase I.

49 MEIOSE: METÁFASE II Somente agora,novamente no plano equatorial da célula, os centrômeros irão duplicar-se do que resultará a separação das cromátides, agora denominadas cromossomas-filhos.

50 MEIOSE: ANÁFASE II e TELÓFASE II Cromátides irmãs,antes unidas pelo centrômero,deslocam-se para polos opostos de cada célula, ocorrendo então a divisão do citoplasma das duas células. Originam-se 4 células haplóides e diferentes entre si.

51 TIPOS DE MEIOSE 1.Gamética: origina espermatozóides e óvulos,característica dos animais. 2.Espórica: origina esporos, participando da fase assexuada dos vegetais. 3.Zigótica: o zigoto diplóide de algumas algas origina indivíduos com células haplóides.

52


Carregar ppt "MODELO DO MOSAICO FLUÍDO ( SINGER E NICHOLSON, MODELO DO MOSAICO FLUÍDO ( SINGER E NICHOLSON,1972) É constituída por um duplo colchão de lipídios interrompido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google