A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mitose e Meiose. O ciclo celular Dividido em: -Intérfase:é o intervalo entre duas divisões sucessivas -Divisão Celular 1.Mitose: formam duas células geneticamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mitose e Meiose. O ciclo celular Dividido em: -Intérfase:é o intervalo entre duas divisões sucessivas -Divisão Celular 1.Mitose: formam duas células geneticamente."— Transcrição da apresentação:

1 Mitose e Meiose

2 O ciclo celular Dividido em: -Intérfase:é o intervalo entre duas divisões sucessivas -Divisão Celular 1.Mitose: formam duas células geneticamente idênticas (diplóides). 2.Meiose: formam quatro células com metade do numero de cromossomos existentes na celula-mãe.

3 Divisão Celular Intérfase O Ciclo Celular

4 Intérfase Precede a divisão celular. A célula está ativa metabolicamente: -Produção de proteínas -Duplicação do DNA

5 Fases: -G1 – síntese de proteínas -S – duplicação do DNA -G2 – síntese de proteínas e DNA duplicado Intérfase

6 G1 S G2 Síntese Protéica Duplicação do DNA Síntese Protéica

7 O núcleo interfásico Presença de carioteca Presença de nucléolo Cromatina – DNA descondensado, frouxo. -Eucromatina: parte do DNA que fica descondensado durante a intérfase – alta densidade gênica. -Heterocromatina: DNA que permanece condensado durante a interfase – baixa densidade gênica.

8

9 Mitose Duplicação do DNA Divisão Celular

10 Finalidades: -Crescimento do corpo -Reprodução assexuada -Reparar tecidos lesionados Mitose

11 Fases da Mitose Prófase Metáfase Anáfase Telófase P M A T

12 Prófase Acontecimentos: -Início da condensação do DNA, -Migração dos centríolos para os pólos da célula, -Desaparecimento da carioteca, -Desaparecimento do nucléolo.

13

14 Metáfase Acontecimentos: -Centríolos nos pólos opostos da célula, -Cromátides presas pelas fibras do fuso, -Cromossomos localizados na placa equatorial celular.

15

16 Anáfase Acontecimentos: -Migração das cromátides irmãs para os pólos da célula.

17

18 Telófase Acontecimentos: -Cromossomos chegam aos pólos opostos da célula, -Descondensação dos cromossomos, -Reaparecimento do nucléolo e carioteca.

19

20 Citocinese Divisão citoplasmática. -Em animais: citocinese centrípeta. -Em plantas: citocinese centrífuga.

21 Meiose Importância Redução do número de cromossomos a metade. Finalidades Produção de gametas em animais Produção de esporos nas plantas

22 Duplicação do DNA Div 1: Separação dos cromossomos homólogos. Div 2: Separação das cromátides irmãs.

23 Divisão 1 Importância Separação dos cromossomos homólogos Dividido em: Prófase 1 Metáfase 1 Anáfase 1 Telófase 1

24 Prófase 1 Fase mais demorada. Muito importante – crossing over Condensação dos cromossomos Desaparecimento da carioteca Desaparecimento do nucléolo Duplicação e migração dos centríolos para os pólos da célula.

25 Crossing over Importância: Aumento da variabilidade genética. Troca de seqüências de DNA entre cromossomos homólogos. Também chamado de recombinação ou permutação gênica.

26 Quiasma Cromossomos Homólogos

27 Metáfase 1 Pareamento dos cromossomos homólogos na placa equatorial da célula.

28 Anáfase 1 Migração dos cromossomos homólogos para os pólos da célula.

29 Telófase 1 Descondensação dos cromossomos Reaparecimento do nucléolo e carioteca Desaparecimento das fibras do fuso

30 Divisão 2 Importância: Separação das cromátides irmãs Dividido em: Prófase 2 Metáfase 2 Anáfase 2 Telófase 2

31 Prófase 2 Duplicação e migração dos centríolos para os pólos opostos da célula. Desaparecimento da carioteca e nucléolos Condensação dos cromossomos.

32 Metáfase 2 Cromossomos localizados na placa equatorial da célula. Fibras do fuso ligadas aos centrômeros Separação das cromátides irmãs

33 Anáfase 2 Migração das cromátides irmãs para os pólos opostos da célula.

34 Telófase 2 Reaparecimento da carioteca e nucléolo Descondensação dos cromossomos Citocinese – divisão citoplasmática

35

36 MEIOSE I

37 MEIOSE II

38

39 Propostas de discussão – pag 23 do caderno do aluno, vol uma célula que sofre mitose produz _______ células filhas? a)Uma b) duas c) três d) quatro 2 – quanto ao conteúdo genético, as células filhas _______em relação a célula que lhes deu origem? a)São diferentes b) são iguais 3 – Em que tipo de célula que acontece a mitose? a)Células da pele, por exemplo. b)b) células das gônadas sexuais masculina e feminina

40 1 – Por que na formação dos gametas o tipo de divisão tem de ser diferente do que ocorre na mitose? 2 – Como o numero de cromossomos é mantido constante ao longo das gerações nas espécies com reprodução sexuada? 4 – Quais são os eventos mais significantes que ocorrem na meiose? 5 – Quando ocorre a duplicação dos cromossomos? 6 – O que são cromossomos homólogos e quando ocorre o emparelhamento entre eles? Propostas de discussão – pag 24 do caderno do aluno, vol 2.

41 Propostas de discussão – pag 32 do caderno do aluno, vol 2. 6 – Quantos e quais tipos de gametas foram formados na meiose de uma célula duplo- heterozigótica (AaBb)? 7 – Segundo a lei da segregação independente (2ª lei de Mendel), quantos e quais tipos de gametas são produzidos por um indivíduo duplo-heterozigótico AaBb? 8 – Existe diferença entre as respostas das questões 6 e 7? Por quê?


Carregar ppt "Mitose e Meiose. O ciclo celular Dividido em: -Intérfase:é o intervalo entre duas divisões sucessivas -Divisão Celular 1.Mitose: formam duas células geneticamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google