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Carolina Raany Eduardo Felipe.  A palavra orquestra tem origem grega, e significa "lugar para dançar“ (era o espaço entre palco e público, ocupado pelo.

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1 Carolina Raany Eduardo Felipe

2  A palavra orquestra tem origem grega, e significa "lugar para dançar“ (era o espaço entre palco e público, ocupado pelo coro, pelas danças e pelos instrumentistas).  Hoje designa um corpo de instrumentistas reunidos com o intuito de executar uma obra musical.  Berço: Europa

3  Maestro (função)  Spalla (função)  Chefe de Naipe de cada família: Cada secção tem um solista (ou principal ) que será o protagonista dos solos e da liderança do grupo.  Cordas vêm na frente (harpa violino, viola, violoncelo e contrabaixo);  Sopros de madeira (flauta, flautim, clarinete, oboé, fagote, corno inglês, clarone, saxofone e contrafagote)  Sopros de metal (trompete, trompa, trombone e tuba);  Percussão atrás: tímpano, caixa, prato, pandeiro, triângulo, bumbo, vibrafone, carrilhão, castanhola, dentre outros;  Teclados: o órgão é considerado um instrumento independente da orquestra; o cravo é usado apenas nas orquestras barrocas e o piano, apenas como instrumento solo, assim como o violão.

4  Configuração diferentes configurações ao longo dos séculos. A orquestra padrão segue um conjunto de diretrizes. Hoje possui pequenas variações e os músicos são dispostos em semicírculo.  Depende: da música, do espaço, da acústica, preferências do condutor, que pode mover instrumentos baseados na preferência pessoal e /ou a qualidade do som  Geralmente: Violinos são colocados à esquerda do condutor; violas, violoncelo e baixos são colocados àdireita. A secção de sopros é muitas vezes colocado no meio (clarinetes, fagotes, flautas e oboés ). Os metais (trompas, tubas, trompetes, trombones) são colocados atrás das madeiras. A percussão é colocada atrás dos demais instrumentistas

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6  Diferença: maneira como se constitui jurídica e administrativamente  A palavra sinfônica indica um repertório composto por sinfonias e serve pra representar grupos musicais mantidos pelo poder público  Orquestras Filarmônicas são financiadas por empresas ou grupos de pessoas, amantes ou amadores da música (privada).

7  Como ingressar em uma orquestra?  É preciso uma formação Acadêmica?

8  Entre 1920 e 1937: bandas militares, banda da Prefeitura, que atuavam em coretos; conjuntos musicais da emissora de rádio, orquestras das sociedades sinfônicas e as jazz bands, assíduas nos cassinos, baes e restaurantes (p.43)  O mais antigo programa de um concerto sinfônico de Ribeirão Preto data de 1923.  Sociedade de Concertos Sinfônicos de Ribeirão Preto (1923), Sociedade Cultura Artística de Ribeirão Preto (1929), Sociedade Musical de Ribeirão Preto (1938)

9  Orquestra Sinfônica de Recife: fundada em 1930  Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro: fundada em 1909  Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto: fundada em 1938 e mantida pela Sociedade Musical de Ribeirão Preto.  Orquestra Sinfônica Brasileira: fundada em 1940 no RJ.

10  Terceira Orquestra brasileira a funcionar ininterruptamente;  O nome é OSRP é usado desde 1929 (Orchestra Symphonica de Ribeirão Preto, mantida pela Sociedade Cultura Artística de Ribeirão Preto);  Será a orquestra brasileira mais antiga a funcionar de modo ineterrupto, se for comprovadp sua participação na inauguração do Teatro Pedro II, em 1930  1938: ano de fundação da Sociedade Musical de Ribeirão Preto, posteriormente chamada de Sociedade Lítero Musical e hoje é chamada de Associação Musical de Ribeirão Preto.  A chegada da rádio em Ribeirão Preto, em 1924(P.R.A.-7) colaborou com a formação de diversos grupos musicais (programação musical intensa)e para a formação da OSRP.  OSRP: 86 anos  Associação: 77 anos

11  Era formada por presidência, diretoria e músicos voluntários.  Características de filarmônica, porém o nome “Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto” permaneceu por tradição.  Recursos financeiros (poucos): mensalidades de sócios, posterior subvenção da Prefeitura.  Crises: crises financeiras, administrativas, deficiência de instrumentos, falta de músicos, de sede própria, descrenças, entre outras.  Projetos Sociais: Juventude Tem Concerto; Escola de Canto Coral; Cordas da Cultura, Instituição Aparecido Savegnado e Tocando a Vida (escolas de instrumentistas), Série Ciranda Sinfônica (difusão da música erudita-parques, praças, ecolas); Programa de estágio (aos estudantes de música).

12  1992: chegadas dos músicos búlgaros  1995: Roberto Minckzuk. Houve aumento do número de músicos (segunda vinda de músicos europeus-búlgaros, moldavos, russos). Reestruturação dos naipes e do repertório.  2000: Norton Morozowicz. Local de ensaio pequeno, não regularização de alguns músicos estrangeiros no Brasil.  2002: Cláudio Cruz. Continuidade à porofissionalização (investimento no arquivo e nos instrumentos, músicos com casaca). Crise: salários atrasados e ameaça de não tocar no Concerto de Aniversário, pelos músicos.  2006: regularização com a carteira de trabalho  2001: Lei Rouanet para captação de recursos  2008: a Associação Musical lança a revista “Movimento Vivace”, na qual traz reoprtagens, artigos, entrevistas, visando um marketing maior e aproximação do público com a orquestra.  Outras estatégias de Marketing: Parceria com a TV Thathy em 2009, criação de um site institucional, gravação de 4 CD’s

13  Repertório com variados estilos: erudito, populares, natalinos, temáticos (trilha sonora de filmes). Concertos por diversas cidades da região e outros estados brasileiros;  Atividades regulares: Concertos Internacionais e Juventude Tem Concerto (didático) no Teatro Pedro II, com diversos solistas; Concertos Sociais (escolas, hospitais, praças, asilos); Concertos de Natal, concertos com parcerias com patrocinadores.  Funcionários além dos músicos: gestão, produção, arquivista musical, inspetor de orquestra, montadores, administração, financeiro, seviços gerais

14  Estatuto da Associação: presidente e diretores. Não há participação dos músicos nas decisões (repertório por exemplo)  Gestão(como é e qual o modelo ideal):  Marketing(importância e como é feito hoje):  Crise (dificuldades enfrentadas pelos músicos):

15  O perfil da OSRP se transformou gradativamente, ou seja, o amadorismo deu espaço ao profissionalismo.  A captação de recursos sempre foi uma das mais importantes e fundamentais tarefas das diretorias da Sociedade Musical ao longo dos anos. A captação é feita por leis de incentivo à cultura, na qual empresas destinam parte do imposto de renda a projetos culturais. Várias empresas aliaram suas marcas à OSRP através do benefício fiscal, proporcionando o crescimento da OSRP (quantidade de músico e qualidade artística). Porém, a vida financeira da OSRP sempre teve altos e baixos (em 2013, o custo mensal da OSRP foi de 370 mil reais).


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