A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hereditariedade É um conjunto de processos biológicos, que asseguram que cada indivíduo receba e transmita carateres (ou caraterísticas) hereditárias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hereditariedade É um conjunto de processos biológicos, que asseguram que cada indivíduo receba e transmita carateres (ou caraterísticas) hereditárias."— Transcrição da apresentação:

1 Hereditariedade É um conjunto de processos biológicos, que asseguram que cada indivíduo receba e transmita carateres (ou caraterísticas) hereditárias. Pode ser também a disciplina que estuda essas mesmas caraterísticas.

2 Caraterísticas hereditárias Aspetos físicos, como a cor dos olhos, da pele, forma do nariz; Aspetos fisiológicos, que são relativos ao funcionamento do organismo, como por exemplo o desempenho desportivo, que depende não só do meio ambiente mas de caraterísticas funcionais do organismo que são de aquisição hereditária.

3

4 Carateres hereditários Cada ser vivo de uma espécie, tem caraterísticas comuns que o distingue das outras espécies. No entanto, dentro da mesma espécie, existem caraterísticas, traços, que diferem de indivíduo para indivíduo e que os distinguem. Estes carateres podem ser transmitidos de geração em geração e chamam-se carateres hereditários.

5 Exemplos de caracteres hereditários Cor e forma do cabelo Cor dos olhos Espessura dos lábios Comprimento das pestanas Existência ou ausência de lóbulo nas orelhas Grupos sanguíneos Doenças como o daltonismo; albinismo; hemofilia;

6 Transmissão de carateres hereditários Genética é a ciência que estuda o modo como se processa a transmissão dos carateres hereditários. Gregor Mendel (1822-1884), foi um cientista, pioneiro no estudo da transmissão de carateres hereditários. Mendel não sabia o que eram genes, no entanto, o seu trabalho com plantas, ervilheiras, levou-o a concluir que, existiam ‘’fatores ‘’que eram transmitidos pelos progenitores aos seus descendentes. Estes fatores foram mais tarde chamados de genes.

7 Caracteres herdados resultam de um par de genes, um de cada progenitor A informação sobre os carateres está nos genes, mas a expressão daqueles não depende só dos genes, depende também da interação com o meio ambiente. Em cada cromossoma do par homólogo existem genes que têm informações para a mesma caraterística - genes alelos. Ou seja, se num cromossoma existe um gene para a cor dos olhos, no cromossoma homólogo (do par), existe outro gene com informações para a cor dos olhos.

8 Genes dominantes e genes recessivos Existem caraterísticas que dominam sobre outras, ou seja, existem genes dominantes e genes recessivos, consoante as caraterísticas que determinam se expressam ( se tornam visíveis ou manifestas), dominando sobre outras ou sendo dominadas. À manifestação visível das caraterísticas, denominamos fenótipo. À constituição dos genes, denominamos genótipo.

9 Genes determinantes de carateres triviais DOMINANTESRECESSIVOS Língua enrolaLíngua não enrola Cabelo encaracoladoCabelo liso Cabelo escuroCabelo claro Olhos escuros Olhos claros Lábios grossosLábios finos Pestanas longasPestanas curtas Orelha com lóbuloOrelha sem lóbulo Grupos sanguíneos A e BGrupo sanguíneo O

10 GENES DETERMINANTES DE ENFERMIDADES OU MALFORMAÇÕES DOMINANTESRECESSIVOS NanismoEstatura normal Pigmentação normalAlbinismo Coagulacão normal do sangueHemofilia Visão normalDaltonismo Audição normalSurdomudez PolidactiliaN.º normal de dedos Visão normalCegueira para as cores

11 Caracteres dominantes (pêlo negro) e caracteres recessivos (pêlo branco) Quando se realiza o cruzamento entre indivíduos da mesma espécie, pertencentes a duas variedades ou raças puras, todos os híbridos da 1ª geração são iguais. Manifesta-se a característica dominante.

12 Caracteres dominantes (pêlo negro) e caracteres recessivos (pêlo branco) Os caracteres que haviam desaparecido na primeira geração, voltam a aparecer na 2ª geração (fruto do cruzamento entre os híbridos da 1ªgeração ).

13 Homozigótico e Heterozigótico Um indivíduo diz-se homozigótico para determinada caraterística, se apresenta dois genes iguais para essa caraterística. Se apresenta dois genes diferentes é heterozigótico. Também podemos dizer neste último caso, que é híbrido.

14 Árvore genealógica (representação gráfica dos indivíduos de uma família) Permite demonstrar a forma como alguns carateres são transmitidos dos progenitores para os descendentes

15 Núcleo celular e ADN As informações genéticas, ficam guardadas no núcleo de cada célula, nas moléculas de ADN. É através do ADN que o núcleo controla o funcionamento da célula e a transmissão da informação genética.

16 ADN ADN é uma molécula, formada por duas cadeias de sequências de nucleótidos, enrroladas em dupla hélice. Cada nucleótido tem, entre outras substâncias, uma base azotada, que pode ser: Timina(T), Adenina (A), Citosina (C)ou Guanina (G). Estas bases, ficam nos degraus que unem as duas cadeias e emparelham entre si: Timina com Adenina (T-A) e Citosina com Guanina (C-G ), ao longo de milhares de degraus, pois as moléculas do ADN são muito longas.

17

18 Cromossoma Cromossoma, é um filamento de ADN ligado a várias proteínas, numa disposição caraterística de bastonete ou em X.

19 Representações dos cromossomas

20 Cromossomas homólogos Cromossomas semelhantes quer pelo aspeto externo, assim como pelo conjunto de aspetos acerca dos quais armazenam informações. No cariótipo de uma célula encontram-se em pares.

21 Cariótipo de uma célula somática Cariótipo é a representação do conjunto de cromossomas presentes numa célula de um indivíduo.

22 Cariótipo das células sexuais Cariótipo de óvulo ou de um espermatozóide X Cariótipo de um espermatozóide Y

23 Gene Gene é um segmento de ADN que produz proteínas responsáveis pelo aparecimento e transmissão de determinado carater hereditário. É a unidade de informação genética.

24 Gene e genoma Os genes codificam ou regulam a síntese de proteínas, que evidenciam as caraterísticas exibidas pelos seres vivos, como a cor dos olhos e da pele, o grupo sanguíneo,etc. Genoma é o conjunto de todos os genes de um organismo.

25 Genes alelos Os genes alelos são segmentos de ADN constituindo pares, um deles é proveniente da mãe (óvulo) e outro do pai (espermatozóide), os quais se encontram no mesmo lócus (lugar), nos cromossomos homólogos.

26 Dominância dos genes Genes Alelos Dominantes: representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV) e expressos fenotipicamente em heterozigose. Algumas características expressas nos genes alelos dominantes: Nariz aquilino Lobo da orelha deslocado Queixo com covinha e prógnato Lábios grossos Cabelo escuro Calvície Olhos escuros Capacidade de enrolar a língua Dedo mindinho curvado Polegar curvado

27 Recessividade dos genes Genes Alelos Recessivos: representados por letras minúsculas (aa, bb, vv) donde os fenótipos são expressos somente em homozigose.  Algumas características expressas nos genes alelos recessivos:  Nariz reto  Lobo da orelha colado  Queixo sem covinha e reto  Lábios Finos  Cabelo louro e ruivo  Olhos azuis  Não possui a capacidade de enrolar a língua  Dedo mindinho reto  Polegar reto  Canhoto  Tipo Sanguíneo Negativo

28 Genes homozigóticos e heterozigóticos Quando os genes alelos são iguais denominam-se "homozigóticos" e quando diferentes, "heterozigóticos".

29 Indivíduos Homozigóticos e Heterozigóticos Homozigótico: Um indivíduo é chamado de homozigótico, ou puro, quando os alelos que codificam uma determinada caraterística são iguais. Heterozigótico: é o indivíduo que possui os dois alelos diferentes para determinar uma caraterística.

30 Genótipo e Fenótipo Genótipo: é a constituição génica de um organismo, relativamente a uma dada caraterística. É representado através de letras para simbolizar os genes, e essas letras são utilizadas quando realizamos cruzamentos. Fenótipo: O fenótipo são as caraterísticas visíveis de um organismo, que o genótipo deixa expressar. Estas caraterísticas sofrem também a influência do meio ambiente. Um indivíduo que tenha cabelo escuro como fenótipo de cor do cabelo, pode nos seus genes, transportar também informação para cabelo loiro, só que esta não se manifesta em fenótipo, porque o seu gene é recessivo. Um indivíduo com genes para ser alto, se tiver subnutrição, nunca atingirá a altura que os seus genes lhe permitiriam atingir.


Carregar ppt "Hereditariedade É um conjunto de processos biológicos, que asseguram que cada indivíduo receba e transmita carateres (ou caraterísticas) hereditárias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google