A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGANIZAÇÃO DE BASE ILAESE/SIMPERE. Breve Histórico da Organização Sindical.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÃO DE BASE ILAESE/SIMPERE. Breve Histórico da Organização Sindical."— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÃO DE BASE ILAESE/SIMPERE

2 Breve Histórico da Organização Sindical

3 As contradições sociais tornam-se mais evidentes. Nas fábricas trabalhavam homens, mulheres, crianças; As jornadas variavam de 12 a 18 horas de trabalho, sete dias por semana; O trabalho era extenuante: os galpões insalubres, sem condições de higiene; Os salários miseráveis. Na Inglaterra,em 1820, a idade média de vida dos operários era 21 anos. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E CONSOLIDAÇÃO DO CAPITALISMO Nas fábricas trabalhavam homens, mulheres e crianças. As jornadas variavam de 12 a 18 horas de trabalho, sete dias por semana; O trabalho era extenuante: Os galpões insalubres, sem condições de higiene; Os salários miseráveis. Na Inglaterra,em 1820, a idade média de vida dos operários era 21 anos.

4

5 NO BRASIL (Capitalismo Comercial) -Escravidão ( 4 séculos) até 1888 -Principal luta: Fuga ( Quilombos) - GreveTipógrafos – Jornal (RJ) -

6 -Sindicalismo autônomo e classista 1906-1930 (COB-CGTB) -Sindicalismo atrelado (Getúlio Vargas) - CUT em 1983- tentativa ( CUT - pela Base) - - CSP Conlutas 2006

7 ATRELADO - Conciliação com patrões e governos - Anti-democrático ( Poder na cúpula dos sindicatos) - Burocracia Sindical - Perpetuação no sindicato, (privilégios)

8 Qual SINDICALISMO estamos construindo e que queremos avançar?

9 Combativo, cuja princípio norteador é a luta dos trabalhadores. Independente dos governos e dos patrões. Autônoma frente aos partidos políticos. Democrático ( Assembléias, Delegados de base, OLT, Congressos). Controlado pela base.

10 CONGRESSOASSEMBLÉIA CONSELHO DE REPRESENTANTES DIRETORIA

11 Os objetivos da organização de base

12 Trabalho de base X OLT A organização deve começar pelo local de trabalho porque é ali que a exploração se realiza. A organização deve começar pelo local de trabalho porque é ali que a exploração se realiza.

13 Democratização dos sindicatos. Integração dos ativistas nas instâncias de decisão do Sindicato. Fortalecer a luta no local de trabalho para deter os ataques e garantir novas conquistas. OLT Fortalece : A luta contra o patrão/governo e a democratização e controle do sindicato pela base. Autodeterminação dos trabalhadores, quer dizer: Quem decide são os trabalhadores, soberania nas decisões.

14 8 EM CADA 10 TRABALHADORES NÃO ESTÃO NOS SINDICATOS

15 SIMPERE Base: Em torno de 7000 Sindicalizados Ativos: 3564 Aposentados: 966 Total: 4530 Esse ano filiou 289 e desfiliou 37

16 Há obstáculos para realizar a organização de base?

17 Refluxo das lutas Repressão patronal Atraso na consciência (“sindicato vai conseguir” – ente externo) Estrutura burocrática getulista, montada para afastar o sindicato do local de trabalho Ponto mais importante: comportamento burocrático dos dirigentes. “obstáculo subjetivo, que se traduz na acomodação e burocratização dos dirigentes dos sindicatos, inclusive dos militantes socialistas”.

18 RELATO DE ATIVISTA SOBRE A GREVE DE 1980 NO ABC “ As empresas que deram maior trabalho prá gente foram aquelas que não tinham trabalho sindical lá dentro. Isso deve servir de experiência para todos os trabalhadores. Onde não se tinha um trabalho anterior, não tinha diretor dentro da empresa, essas fábricas efetivamente não pararam.” Exemplo da mesma greve do ABC: a preparação da campanha salarial foi concluída com a formação de uma comissão eleita pela base, com cerca de 400 membros

19 Que conclusões estratégicas devemos extrair deste debate?

20 Toda luta deve ter um saldo na organização de ativistas na base e na sindicalização. Ter uma obsessão por garantir a organização da base na forma que for possível, ainda que seja atividades culturais, religiosas, esportivas. Combinada com a formação política, a organização de base garantirá novos líderes para revezar o poder no sindicato. “A libertação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores”, (Karl Marx ). A democracia operária é a base fundamental da construção de uma nova sociedade socialista, que será governada pelos próprios trabalhadores e não por “tutores” que governarão substituindo a massa de trabalhadores.

21 Dicas de como organizar os ativistas

22 Durante a luta e a campanha salarial: comando de greve, comissão de negociação, comissão salarial, delegado(a) sindical, etc. Legal e clandestino. Durante “calmaria”: Atividades culturais, artísticas, religiosas, desportivas, etc. Legal e clandestino. Formar Conselho Deliberativo do Sindicato com poderes superiores, de fato e não formalmente, aos da diretoria. A atuação no sindicato e no local de trabalho deve ter como objetivo preparar o conjunto dos trabalhadores da base e os ativistas para governar a sociedade (Escola de Governo, Escola de Luta).

23 Pode haver um sindicato de luta e combativo sem organização por local de trabalho?

24 Por um período, refletindo condições conjunturais o sindicato pode ter uma diretoria combativa sem sua base estar organizada, porém com o tempo essa separação da base com sua direção levará a burocratização dos dirigentes e sua cooptação pela burguesia. Um sindicato de luta não pode estar dissociado de sua base organizada.

25 A importância da formação política para revolucionar os sindicatos

26 Nenhum estatuto ou organização garante a imunidade frente ao perigo da burocratização e da cooptação material e ideológica pela patronal (Mecanismos para Base possa afastar). A formação política dos ativistas e da diretoria do sindicato é decisiva para a atuação no local de trabalho (luta ideológica forte com a patronal) e para a capacitação dos dirigentes para enxergar a luta em todos os seus aspectos (econômicos, políticos, jurídicos, culturais, ideológicos, etc.). A prática cotidiana dos sindicatos e dos ativistas deve incorporar debates, cursos, palestras, seminários, DVDs, cartilhas formativas, gincanas político-culturais.

27 E O SIMPERE.Servidores públicos se organizaram em sindicatos na luta ( Constituição em 1988). AMPERE.SIMPERE.Como as trabalhadoras(es) devem se organizar? METODOLOGIA DE ANÁLISE DA REALIDADE ……..


Carregar ppt "ORGANIZAÇÃO DE BASE ILAESE/SIMPERE. Breve Histórico da Organização Sindical."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google