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3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2012 )

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Apresentação em tema: "3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2012 )"— Transcrição da apresentação:

1 3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2012 )
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS 3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2012 ) CONTEÚDOS OBJETIVOS HABILIDADES SUGESTÕES AVALIAÇÃO Quem é Deus? Como surgiram as religiões afro-brasileiras? Quem são os Orixás? A dança e o som como mediador entre o humano e o divino A crença na existência do Mundo Espiritual e em Espíritos que interagem de diversas maneiras no mundo da matéria. Proporcionar conhecimento e valores para formação de um Ser Humano satisfeito nas suas necessidades basicas e espirituais e totalmente inserido na sociedade; Desenvolver, através do estudo na miscigenação da cultura africana, indígena e européia, os valores morais do Ser Humano; Utilizar os valores e a identidade da cultura afro-amerindea-brasileira no fortalecimento e crescimento do Ser Humano; Aproximar os valores divinos por seus arquétipos e associações, a fim de qualificar e fortalecer o auto desenvolvimento, a auto valorização e o crescimento do Ser Humano; Utilizar os valores convergentes da Umbanda e do Candomblé, como por exemplo: reencarnacionismo, existência do mundo espiritual e lei de causa e efeito na composição do destino do Ser Humano; Percepção da religião e dos Orixás na vida cotidiana A importância da cultura afro-amerindea-brasileira para existencia da religião afro-brasileira Identificar os diferentes rítimos Diferenciar a dança de cada Orixá Reconhecer os valores divinos existentes em todos os seres humanos Causa primária e criador do Universo; apresentação dos reinos da criação divina; as diversas nomenclaturas; Histórias dos negros, dos índios, dos europeus com a migração e colonização do Brasil; Arquétipos e sincretismo religioso; lendas dos Orixás; trabalho de artes com contas coloridas e elementos da natureza como: plantas e minerais que representam os Orixás Trabalho com músicas/cantigas; rítimos com apresentação dos instrumentos utilizados na religião; dança dos Orixás através das lendas e da mímica Textos de mediúnidade; a história das revelações mediúnicas; os diversos tipos de mediunidade; Tendo por base a Portaria E/SUBE/CED nº 9, de 07/08/2012, a avaliação deve partir de critérios que englobem: conhecimento - correspondência entre conteúdo e conduta, assimilação, expressão de atitudes; participação - o saber fazer: observação do interesse do aluno, responsabilidade e iniciativa; atitude de vida - o saber ser: espírito acolhedor, comunitário e vivência fraterna.

2 4º BIMESTRE (OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO/2012 )
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º e 5º ANO RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS 4º BIMESTRE (OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO/2012 ) CONTEÚDOS OBJETIVOS HABILIDADES SUGESTÕES AVALIAÇÃO Tendo por base a Portaria E/SUBE/CED nº 9, de 07/08/2012, a avaliação deve partir de critérios que englobem: conhecimento - correspondência entre conteúdo e conduta, assimilação, expressão de atitudes; participação - o saber fazer: observação do interesse do aluno, responsabilidade e iniciativa; atitude de vida - o saber ser: espírito acolhedor, comunitário e vivência fraterna.


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