A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJETIVO Articular os valores da Cultura Afro-brasileira de forma interdisciplinar, envolvendo toda a comunidade escolar com enfoque no uso das Tecnologias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJETIVO Articular os valores da Cultura Afro-brasileira de forma interdisciplinar, envolvendo toda a comunidade escolar com enfoque no uso das Tecnologias."— Transcrição da apresentação:

1

2 OBJETIVO Articular os valores da Cultura Afro-brasileira de forma interdisciplinar, envolvendo toda a comunidade escolar com enfoque no uso das Tecnologias disponíveis na Unidade de Ensino.

3 JUSTIFICATIVA Pensar nessa dimensão de valorização nos coloca diante de um imenso universo a ser descoberto, ressignificado, reapropriado por nós no nosso dia-a-dia, para além da sala de aula. É um convite para que percebamos o quanto somos afro-descendentes, afro- brasileiros, não importando a cor da nossa pele ou marca fenotípica de nossa ascendência.

4 ESTRATÉGIAS *Utilizar todos os recursos tecnológicos da unidade escolar; *Elaborar trabalhos criativos; *Confeccionar jogos, livros,... *Utilizar fotos para ampliação do blog e Home Page da escola; *Divulgar o trabalho a nível Municipal e Nacional

5 CRONOGRAMA Serão preenchidas fichas de agendamentos dos professores para uso da S.T.E e os slides aqui apresentados para cada disciplina, sendo que estas farão parte como anexos na conclusão do projeto, tendo início em 31/05/06 com apresentação da proposta da Coordenação aos docentes do período matutino. Tendo como previsão de encerramento, na 2ª quinzena de outubro, visando a culminância na Feira Cultural da Escola.

6 AVALIAÇÃO Durante toda a trajetória de aplicação do projeto a Coordenação Pedagógica fará acompanhamento para verificação de planejamentos, bem como a Professora da Sala de Tecnologia Educacional-STE estará subsidiando no uso dos instrumentos tecnológicos e no enriquecimento das aulas.

7 CONCLUSÃO * Produto final a ser divulgado a Nível Municipal e Nacional por meio da Fundação Roberto Marinho Projeto A Cor da Cultura; * E-proinfo: curso Virtual de Uso da tecnologia no Processo de Aprendizagem; *Blog, Home Page da Escola e da Coordenação; * Amostra do projeto com recursos tecnológicos áudio-visuais, aberto a comunidade escolar em geral na Feira Cultural com presença de representantes negros e da Banda Afro Mukando Kandango para animação.

8 QUEM ENSINA, APRENDE AO ENSINAR E QUEM APRENDE, ENSINA AO APRENDER Paulo Freire O pensamento de Paulo Freire traz em si um mundo a ser descoberto e que se desvela especialmente quando, num momento de coerência, compreendemos a diferença entre a teoria e a prática, entre razão e emoção, e que a partir de uma experiência ricamente vivenciada é possível adquirir um novo olhar, um novo proceder que propiciaram o desenvolvimento de uma nova compreensão da prática docente.

9 CULTURA AFRO- BRASILEIRA GEOGRAFIA HISTÓRIA HISTÓRIA ARTES PORTUGUÊS MATEMÁTICA CIÊNCIAS EDUCAÇÃO FISICA EDUCAÇÃO RELIGIOSA INGLÊS

10 EDUCAÇÃO RELIGIOSA *Mitos; *Conceitos e preconceitos; *Religião no Brasil oriunda dos Afro-descendentes e respectivas regiões e em nosso Município.

11 INGLÊS Realizar traduções de: *Poesias; *Músicas; *Receitas com ervas medicinais e culinária; *Palavras, frases e textos.

12 Ciências: Pigmentação da pele: Charles Darwin; Classificação das plantas medicinais; Utilização da madeira no artesanato;

13 Artes: Arte Africana; Ouvir CDs; Releitura de figura de personagens e estilos culturais diversificados por meio de vídeos; Peça teatral com a Poesia Vista a Minha Pele de Ana Sena.

14 Educação Física: Jogo Heróis de Todo Mundo; Danças e formação de grupo de dança; Confecção de instrumentos musicais; Heranças musicais.

15 Geografia : Localização de representações de quilombolas e comunidades de afro- descendentes em nosso Município; Estrutura de forma de sustentabilidade nestas comunidades; Povos / origem: Diáspora Africana.

16 Matemática: Verificação na comunidade escolar de quantos negros fazem parte do nosso contexto; Levantamento por pesquisa sobre discriminação e preconceito racial; Fazer tabelas; Coleta de dados para construção de gráficos.

17 História: Linha do tempo; Histórias das comunidades próximas do nosso município e localizado no mesmo; Meio de vida dos afro-descendentes; Culturas africanas que desenvolvemos na atualidade.

18 Português : Dicionário de vocabulários com direcionamento: Debate sobre a importância do negro no município ou país; Produção e Interpretação de textos, poesias e músicas Tipologias textuais explorando a temática; Jogral, teatro partindo da construção do aluno.

19 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Kit A Cor da Cultura; Casa Grande Senzala; Sites de busca; Apóio do NTE/MS; Parâmetros Curriculares Nacionais volume 10 – Pluralidade Cultural;


Carregar ppt "OBJETIVO Articular os valores da Cultura Afro-brasileira de forma interdisciplinar, envolvendo toda a comunidade escolar com enfoque no uso das Tecnologias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google