A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Ciclos de Formação Humana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Ciclos de Formação Humana"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Ciclos de Formação Humana
Princípios político-pedagógicos Organização e funcionamento “aprendi novas palavras e tornei outras mais belas”. (Drummond)

2 Princípios gerais do Programa
Estimular a reflexão crítica sobre os fundamentos da organização em ciclos Os estudos sobre os ciclos tanto indicam que eles podem contribuir para tornar a escola mais democrática, inclusiva e emancipatória, quanto podem reproduzir a exclusão. Também indicam que a compreensão dos ciclos continua ambivalente, ambígua e subjetiva.

3 Princípios gerais do Programa
Contribuir para a contínua profissionalização dos professores Os professores passaram por intensa proletarização no século XX. Isso significa que perderam o controle da globalidade do seu trabalho. Para alguns autores, a docência não é uma profissão, mas uma semi-profissão (falta-lhe status e procedimentos que só os profissionais dominem). O Programa quer contribuir para a contínua profissionalização docente.

4 Princípios gerais do Programa
Considerar os saberes da experiência dos professores e estimular a reflexão sobre a prática Os professores são considerados por alguns autores como “práticos-reflexivos”. É provável que, no atual contexto de mudanças na escola, eles estejam desenvolvendo novas práticas, adequadas ao que se deseja para a escola na atualidade. O Programa quer reconhecer e potencializar essas práticas, por meio da articulação prática-teoria.

5 Princípios gerais do Programa
Eixos transversais: tempo – arte – memorial Estimular a expressão das subjetividades e trajetórias docentes e a vivência da contínua educação para uma estética da sensibilidade.

6

7

8 Princípios gerais do Programa
Oportunizar a autonomia dos professores na condução de sua formação continuada Escrita Leitura Pesquisa

9 Princípios gerais do Programa
Concepção de formação Não esperamos que, no Programa, os professores mudem sua prática ou reaprendam o seu ofício. Formação continuada: continuar aprendendo ao longo de toda a vida.

10 Números e formas de atendimento
Fase I – Maio a Setembro de 2006 Educadores atendidos: 330 Fase II: Setembro de 2006 a Maio de 2007 Educadores atendidos: 451 Fase III – Agosto de 2007 a Março de 2008 Educadores atendidos – 205 Fase IV – Março a junho de 2008 Educadores atendidos - 150 Modalidades: Módulo Preliminar (curso básico) Linhas de Pesquisa

11

12

13 Organização e funcionamento

14 Carga horária 60 horas 52 presenciais (13 encontros)
08 não-presenciais (leitura e elaboração de “notas de leitura” sobre os textos da bibliografia complementar (2 textos) Freqüência mínima necessária à certificação: 48 horas (o cursista pode acumular 3 faltas). A certificação trará a carga horária efetivamente cumprida. O Programa permite a reposição de 1 (uma) falta com trabalho. Não é permitido repor aula em outra turma. Não são aceitos atestados médicos.

15 O Livro... Escrito em primeira edição pelos docentes da Fase I do Programa (maio de 2006 – capa laranja). Revisto e ampliado pelos docentes da Fase II do Programa (2007 – capa verde). Representa o estágio em que se encontrava a pesquisa dos docentes no ano da edição: obra sempre inacabada e aberta. Valor: produção cultural dos próprios efetivos da Rede.

16 Ciclos de Debates Estimular a leitura e a construção de sentidos.
Dois textos da bibliografia complementar (Luiz Carlos Freitas e Maria Teresa Esteban) serão lidos nas horas não-presenciais e discutidos em seminários no 4º e 12º encontros. Os textos serão gravados, pela secretaria do CEFE, em CDs trazidos pelos cursistas, juntamente com outras sugestões de leitura. Também podem ser enviados por .

17

18 O Caderno Composição: Toquinho / Mutinho
Sou eu que vou seguir você Do primeiro rabisco Até o be-a-bá. Em todos os desenhos Coloridos vou estar A casa, a montanha Duas nuvens no céu E um sol a sorrir no papel... Sou eu que vou ser seu colega Seus problemas ajudar a resolver Te acompanhar nas provas Bimestrais, você vai ver Serei de você confidente fiel Se seu pranto molhar meu papel...

19 O Caderno Composição: Toquinho / Mutinho
Sou eu que vou ser seu amigo Vou lhe dar abrigo Se você quiser Quando surgirem Seus primeiros raios de mulher A vida se abrirá Num feroz carrossel E você vai rasgar meu papel... O que está escrito em mim Comigo ficará guardado Se lhe dá prazer A vida segue sempre em frente O que se há de fazer... Só peço a você Um favor, se puder Não me esqueça Num canto qualquer...(2x)

20 Equipe docente Ana Claudia Gomes Carmen Lúcia de Almeida Carlos Alberto de Moraes Claudia Rosa Duarte Dias Dirlene Pereira Karina Rosa Ribeiro Maria Flávia Silva Ferreira Maria das Graças Maria Imaculada Azevedo Fernandes Nádia Dulce Silva Mendes Priscila Renata Lopes Muniz Rosani Siqueira Sofia Martins Moreira Veridiana Antônia Souza Campos

21 Secretaria Municipal de Educação Carlos Abdalla Mary Rita de Cássia do Prado Divisão Pedagógica de Ensino Gilséia da Silva Franco Câmara de Formação e Valorização de Educadores Cida Tito


Carregar ppt "Programa Ciclos de Formação Humana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google