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Ciência Métodos Científicos Conjunto de atividades SISTEMÁTICAS e RACIONAIS Segurança Economia OBJETIVO = (conhecimento válido e verdadeiro) Caminho a.

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Apresentação em tema: "Ciência Métodos Científicos Conjunto de atividades SISTEMÁTICAS e RACIONAIS Segurança Economia OBJETIVO = (conhecimento válido e verdadeiro) Caminho a."— Transcrição da apresentação:

1 Ciência Métodos Científicos Conjunto de atividades SISTEMÁTICAS e RACIONAIS Segurança Economia OBJETIVO = (conhecimento válido e verdadeiro) Caminho a ser seguido

2 Etapas: 1.Descobrimento do problema ou lacuna no conhecimento; 2.Colocação precisa do problema; 3.Exame do que já é conhecido para resolver o problema/lacuna; 4.Tentativa de resolver o problema com o que já existe; 5.Elaboração de hipóteses, teorias, técnicas ou produção de novos dados empíricos para resolver o problema; 6.Obtenção de uma solução exata ou aproximada do problema; 7.Investigação das consequências da solução obtida; 8.Prova da solução obtida; 9.Correção das hipóteses (novo problema de investigação).

3 PROBLEMA /LACUNA ExplicaçãoNão há explicação Colocação precisa do problema Procura do que já é conhecido Tentativa de solução com o que já existe Satisfatória Inútil Emprego de novas idéias, dados ou técnicas Obtenção de uma solução Prova da solução Satisfatória InsatisfatóriaConclusão

4 Métodos Científicos: MÉTODO DEDUTIVO MÉTODO INDUTIVO MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO MÉTODO DIALÉTICO

5 Método Indutivo INDUÇÃO: Forma de raciocínio pela qual é possível, a partir de determinadas observações (de dados particulares), formular leis gerais (amplas). INDUTIVO: Que procede por indução Parte de dados suficientemente constatados e leva a conclusões prováveis e generalizadas. A generalização é constatada a partir da observação de casos concretos suficientemente confirmadores. Ex: O corvo 01 é negro. O corvo 02 é negro. O corvo 03 é negro. O corvo N é negro. Logo, (todo) corvo é negro. Proposto pelos empiristas Bacon, Hobbes, Locke e Hume

6 Elementos fundamentais: 1.observação dos fenômenos: observação e análise dos fenômenos para descobrir as causas de sua manifestação. 2.descoberta da relação entre eles: comparação dos fatos para descobrir a relação constante existente entre eles, submetendo-os a uma verificação experimental. 3.generalização da relação: relação encontrada entre os fenômenos e fatos semelhantes, que se confirmadas transformam-se em leis aplicáveis a todos os fenômenos do mesmo tipo. Exemplo: Pedro, José, João,... são homens. Ora, Pedro, José, João,.... são mortais. Logo, (todos) os homens são mortais. Método Indutivo

7 Amostra insuficiente: ocorrem enganos na amostras quando a generalização indutiva é feita a partir de dados insuficientes para sustentar a generalização. Amostra tendenciosa: o engano da estatística tendenciosa ocorre quando uma generalização indutiva se baseia em uma amostra não representativa da população. (ex. p. 73) Método Indutivo Problemas nas amostras que interferem na força indutiva do argumento “Leis” do método indutivo: -“ nas mesmas circunstâncias, as mesmas causas produzem os mesmos efeitos”; -“o que é verdade de muitas partes suficientemente enumeradas de um sujeito, é verdade para todo esse sujeito universal”

8 MÉTODO DEDUTIVO Proposto por: Descartes, Spinoza, Leibniz, Malebranche Dedução: do latim “deducere”, levar, retirar, fazer descer. 1. Subtrair, tirar, diminuir. 2.Tirar uma consequência de, inferir, concluir É necessário um conhecimento prévio para realizar uma afirmação. Ela organiza e especifica o conhecimento que já se possui. Tem a finalidade de explicar uma premissa Ex.: Todo mamífero tem um coração. Ora, todos os cães são mamíferos. Logo, todos os cães tem um coração.

9 MÉTODO DEDUTIVO Premissa Maior Premissa MenorConclusão Pode induzir ao erro: Todo homem se locomove em 02 pernas. João é homem. Logo, João se locomove sobre 02 pernas. Obs: João é paraplégico - Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão DEVE SER verdadeira. - Toda a informação da conclusão já estava, pelo menos implicitamente nas premissas.

10 Argumentos Dedutivos e Indutivos Dedutivos 1.Premissas verdadeiras = conclusão verdadeira 2.Busca explicar o conteúdo das premissas. 3.Argumentos matemáticos são dedutivos. Ex. de um axioma (hipótese inicial), outros enunciados são logicamente derivados Indutivos 1.Premissas verdadeiras = conclusão não necessariamente verdadeira 2.Amplia o alcance do conhecimento 3.Relação entre evidência observacional e generalização científica. Ex. Sobre a órbita elíptica do planeta Marte (p. 75) Todo mamífero em um coração. Ora, todos os cães são mamíferos. Logo, todo cão é mamífero. Todo mamífero em um coração. Ora, todos os cães são mamíferos. Logo, todo cão é mamífero. Todos os cães observados tinham um coração. Logo, todos os cães tem um coração. Todos os cães observados tinham um coração. Logo, todos os cães tem um coração.

11 MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO  Segundo Karl R. Popper: Quando os conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficientes para a explicação de um fenômeno, surge o problema. Para tentar explicar o problema, são formuladas conjecturas ou hipóteses. Das hipóteses formuladas, deduzem-se conseqüências que deverão ser testadas ou falseadas. Expectativasproblemaconjecturasfalseamento Vide esquema p.78 de Lakatos & Marconi

12 MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO  Para Bunge, as etapas do método hipotético-dedutivo são:  1º - Colocação do problema Reconhecimento dos fatos Descoberta do problema (lacuna ou incoerências no saber) Formulação do problema (colocação de uma questão que tenha alguma probabilidade de ser correta).  2º - Construção de um modelo teórico Seleção dos fatores pertinentes (suposições); Invenção das hipóteses centrais e das suposições auxiliares.  3º - Dedução de conseqüências particulares Procura de suportes racionais (dedução das consequências) e/ou suportes empíricos

13  4º - Teste das hipóteses Esboço da prova Execução das provas Elaboração dos dados (classificação, análise) Inferência da conclusão (interpretações dos dados coletados).  5º - Adição ou introdução das conclusões na teoria Comparações das conclusões com as predições e retrodições (será confirmado ou não) Reajustes ao modelo (caso necessário) Sugestões para trabalhos posteriores (caso o modelo não tenha sido confirmado). MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO

14 MÉTODO DIALÉTICO Leis fundamentais: a.Tudo se relaciona b.Tudo se transforma c.Mudança da quantidade para a qualidade d.Luta dos contrários

15 MÉTODO DIALÉTICO A. Ação recíproca: “Tudo se relaciona”. Tanto a natureza quanto a sociedade são compostos por objeto e fenomenos organicamente ligados entre si. Nenhum fenômeno da natureza pode ser compreendido isoladamente, fora dos fenômenos circundantes. Os laços são necessários e recíprocos. As idéias passam por uma mudança ininterrupta de devir e decadência, em que um desenvolvimento progessivo acaba por se fazer (Engels). O fim de um processo é sempre o começo de outro

16 MÉTODO DIALÉTICO B. Mudança Dialética: Tudo se transforma Nada é definitivo, absoluto ou sagrado. Nada é imutável, nada escapa ao movimento, à mudança. A transformação das coisas se refere à negação. A negação de uma coisa é o ponto de transformação das coisas em seu contrário. A mudança dialética é a negação da negação. O processo da dupla negação engendra novas coisas ou propriedades: TESE: ponto de partida – proposição positiva ANTÍTESE: negação da tese SÍNTESE: negação da tese e da antítese

17 MÉTODO DIALÉTICO C. Passagem da quantidade à qualidade: A mudança qualitativa decorre necessariamente da mudança quantitativa. Em certos graus de mudança quantitativa (aumento ou diminuição bruscas da quantidade), produz-se, subitamente, uma conversão qualitativa (passagem de um estado para outro). Ex. água.

18 MÉTODO DIALÉTICO D. Interpenetração (luta) dos contrários: Contradições internas: Todos tem um lado positivo e outro negativo. A luta desses contrários é o conteúdo interno do processo de desenvolvimento, da conversão das mudanças quantitativas em qualitativas. A contradição é interna e é inovadora (gera algo novo). Existe unidade entre os contrários.


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