Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPietra Garrido Fartaria Alterado mais de 8 anos atrás
1
Responsabilidade Social
2
Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa, de qualidade de vida no trabalho e de uma gestão voltada para a sustentabilidade Início em 2001 + 500 consultorias executadas + 150 mil horas de consultoria prestadas Equipe multidisciplinar 20 soluções oferecidas, com metodologias desenvolvidas e documentadas Responsabilidade Corporativa
3
Clima Organizacional Soluções Oferecidas
4
DiversidadeÉtica Empresarial
5
Comunicação da SustentabilidadeComunidade
6
Liderança Consumo Consciente
7
Nossos Clientes
9
OBJETIVO Promover a reflexão sobre o cenário, os principais conceitos, os indutores e o valor gerado pela sustentabilidade empresarial
10
FILME Santander Serven Suzuki http://www.youtube.com/watch?v=u5fyt0rSfdI
11
DESEQUILÍBRIODESEQUILÍBRIO O planeta Terra tem sido utilizado pela humanidade segundo um modelo de produção e consumo que não garante qualidade de vida para a geração presente nem assegura a continuidade das gerações futuras. Declaração do Rio - 1992 MODELO MENTAL Equação Insustentável
12
Da Visão da Era Industrial... MODELO MENTAL Senge, 2009
13
Constituição de Matérias Primas Bauxita Silício Ferro Petróleo Urânio Todos os tipos de materiais de embalagem Milhões de anos Madeira Dezenas de anos Transformação de matéria prima FabricaçãoDistribuição Alguns meses Alguns dias, as vezes mais Consumo De algumas horas a alguns minutos Fim de Vida Tratamento de resíduos e decomposição De alguns dias a algumas centenas de milhares de anos Kazazian, 2005 Duração de Vida das Embalagens Alimentares MODELO MENTAL Madeira – papel Bauxita – alumínio Silício – vidro Ferro – aço Petróleo – plástico - energia Urânio - energia Embalagem Enchimento Estoque Transporte Venda
14
A Terra possui 13.4 bilhões de hectares
15
Padrão de Consumo Pega Ecológica (em hectares globais per capta) População Sustentável (em habitantes) Africano1,4 hectare9,6 bilhões Asiático1,8 hectare7,4 bilhões Europeu4,7 hectares2,9 bilhões Latino - Americano2,6 hectares5,2 bilhões EUA e Canadá7,9 hectares1,7 billhões Oceania5,4 hectares2,5 bilhões Mundial2,7 hectares5 bilhões Quantos habitantes a Terra pode sustentar Global Footprint Network 2010 MODELO MENTAL
16
A Terra possui 13.4 bilhões de hectares Para sustentar o padrão de consumo atual são necessários 18.1 bilhões de hectares
17
...Para a Visão da Sustentabilidade MODELO MENTAL Senge, 2009
18
EEQUILÍBRIOEEQUILÍBRIO Equação Sustentável É a capacidade de continuidade no longo prazo por meio da geração simultaneamente de benefícios econômicos, sociais e ambientais – conhecidos como os três pilares do desenvolvimento sustentável. Elkington, 1998 MODELO MENTAL
19
FILME Roberto Troca o Óculos Santander 5’25” http://www.youtube.com/watch?v=z51qykwOGxM
20
ÓCULOS DA SUSTENTABILIDADE
21
O QUE AS EMPRESAS TÊM A VER COM ISSO?
22
INSTITUIÇÃO HEGEMÔNICA Santos, 2002 Formação e Influências da Cultura do Ocidente
23
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EEQUILÍBRIOEEQUILÍBRIO Fornecedores Acionistas Empregados Clientes Governo Meio Ambiente Comunidade... Sustentabilidade Partes Interessadas
24
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL Fornecedores Acionistas Empregados Clientes Governo Meio Ambiente Comunidade Mídia
25
A RESPONSABILIDADE CORPORATIVA refere-se à FORMA DE GESTÃO que visa à SUSTENTABILIDADE da empresa e da sociedade, por meio do cuidado constante com a QUALIDADE DOS RELACIONAMENTOS com acionistas, empregados, clientes, fornecedores, comunidade e outros públicos de interesse, considerando o EQUILÍBRIO entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Responsabilidade Corporativa CONSUMIDORES EEQUILÍBRIOEEQUILÍBRIO
26
ATIVIDADE 1.Ler as notícias e identificar: 2.Qual(is) é(são) a(s) prática(s) apresentada(s)? 3.Quais são as empresas ou organizações envolvidas (setor, porte, segmento)? 4.Qual (is) a parte (s) interessada (s) podem ser percebidas na prática relatada? 5.Apresentação ao grupo.
27
CONSUMIDORES EEQUILÍBRIOEEQUILÍBRIO
28
1. Acesso a mercados e crescimento de receitas 2. Redução de custo e produtividade 3. Acesso a capital 4. Gestão de riscos e licença para operar 5. Capital Humano 6. Reputação e Imagem Retorno Corporativo GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
29
A estratégia empresarial sustentável deve gerar oportunidade de valor compartilhado – ou seja, um benefício relevante para a sociedade e valioso para a empresa. Michel Porter, 2002 CRIANDO VALOR SUSTENTÁVEL
30
“Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas possa mudar o mundo; de fato, é sempre assim que acontece” Margarete Mead
31
FILME Só de Sancanagem Texto: Elisa Lucinda Por: Ana Carolina
32
Nome:Simone Faustini E-mail:simone.faustini@joinville.sesisc.org.br Tel: 47 34416123 Você pode melhorar seus negócios melhorando o mundo MUITO OBRIGADA!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.