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Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

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1 Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

2 Origem da Palavra Logística Origem francesa loger Verbo loger Alojar Origem do conceito Logística Termo bélico; Utilizado na 2a. Guerra Mundial; Agilidade no posicionamento de : tropas, provisões, e munições;

3 Sempre foi vista de forma não integrada Transportar mercadoria Armazenar mercadoria Sempre foi vista de forma não integrada Transportar mercadoria Armazenar mercadoria Supply Chain Management Fabricante, Transporte, Armazenagem, Ponto de Venda, Cliente, Lucro Supply Chain Management Fabricante, Transporte, Armazenagem, Ponto de Venda, Cliente, Lucro Ferramenta Gerencial Estratégia do negócio Ferramenta Gerencial Estratégia do negócio

4 EstoqueTransporte O processo logístico integra ArmazenamentoInformações Manuseio de Materiais Embalagem Fluxo

5 ProduçãoDistribuição/ Armazenamento Pontos de Venda Cliente Logística reversa

6 A cadeia de suprimentos... Fluxo de informações

7 A logística de mercado envolve o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiais e de produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender às exigências dos clientes e de lucrar com esse atendimento. Philip Kotler

8 Definição de Logística empresarial... “Trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.”

9 “Um produto ou serviço tem pouco valor se não estiver disponível aos clientes no tempo e no lugar em que eles desejam consumi-lo.” – Ronald Ballou

10 Indústria, comércio e serviço; Hospital – localização centros médicos; Correios – coleta e distribuição das cartas; Bancos – Estoque caixas automáticos; Gás – Rede de distribuição (canos); Material escritório – uso interno; Militar – Troca de armas, cor dos carros ;

11 Possíveis atividades em uma cadeia de suprimentos imediatos da empresa... Fontes de Suprimentos Plantas / Operações Clientes Suprimento físico (administração de materiais) Distribuição física Logística empresarial

12 Principais atividades Suprimentos Transportes Manutenção de estoques Processamento de pedidos Aquisição Embalagem protetora Armazenagem Manuseio de materiais Manutenção de informações. Distribuição Transportes Manutenção de estoques Processamento de pedidos Programação do produto Embalagem protetora Armazenagem Manuseio de materiais Manutenção de informações

13 Economia de alta inflação. Gestão totalmente financeira. Política industrial protegida. Cliente sem escolha. Falta de opção. Acesso restrito às inovações tecnológicas. Domínio das empresas familiares. Negligência total com os processos.

14 Fim da especulação financeira. Abertura da economia brasileira. Competitividade Internacional. Acesso às inovações tecnológicas. Ganho oriundo da eficiência na operação. Reestruturação dos processos.

15 População crescente População crescente Globalização Cliente mais exigente Cliente mais exigente Ciclo de vida dos produtos curto Ciclo de vida dos produtos curto Mais concorrência Mais concorrência Mais Pontos de Venda Mais Pontos de Venda Mais Fornecedores Mais Fornecedores Complexidade nos processos Complexidade nos processos Margens apertadas Margens apertadas

16 Estratégia Logística Redução de custos Minimizar os custos de transporte e armazenagem; Manter o nível de serviço; Maximização do lucro. Melhoria no nível de serviço Receitas dependem do nível de serviço; Maximizar a lucratividade, mesmo que aumentem os custos; Redução do Capital Minimizar o investimento do sistema logístico.

17 Logística de Suprimento Logística de Produção Logística de Distribuição

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19 Fator Crítico de Sucesso Diferencial competitivo Planejamento Estratégico Estratégia Mercadológica Cadeia de Abastecimento Estratégia Logística Modelo Logístico Empresarial

20 Estratégia do Negócio Visão Mercadológica

21 Decisões de transporte Decisões de estoque Decisões de localização das instalações Nível de serviço ao cliente

22 Segmentando o Mercado Nem todos os produtos devem ser fornecidos ao mesmo nível de serviços ao cliente. Cada cliente tem expectativas de nível de serviço distintas para cada produto.

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24 Logística reversa Os primeiros estudos sobre logística reversa são encontrados nas décadas de 70 e 80; Com foco principal relacionado ao retorno de bens a serem processados em reciclagem de materiais, denominados e analisados como canais de distribuição reversos; À partir da década de 90 o tema tornou-se mais visível no cenário empresarial.

25 Definição de Logística reversa Em uma perspectiva de negócios, o termo refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reúso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura.... STOCK (1998)

26 Por que existe logística reversa? Ciclo de vida mercadológico reduzido Introdução de novos modelos; Uso de materiais de menor durabilidade; Dificuldade técnica e econômica de conserto Tendência à descartabilidade

27 Por que existe logística reversa? Atendimento de uma variedade de interesses sociais, ambientais e governamentais visando garantir seus negócios e a sua lucratividade ao longo de tempo;

28 Por que existe logística reversa? Necessidade de satisfazer diferentes stakeholders (acionistas, funcionários, clientes, fornecedores, comunidade local, governo) – avaliam as empresas sob diferentes perspectivas

29 Por que existe logística reversa? O retorno dos produtos de pós-venda em grande quantidade precisa ser equacionado, sob pena de interferir nas operações e na rentabilidade das atividades das empresas.

30 Por que existe logística reversa? Necessidade de diminuição da poluição por contaminação ou excesso; Legislações ambientais desobrigam governos e responsabilizam as empresas, ou suas cadeias industriais, pelo equacionamento dos fluxos reversos dos produtos de pós-consumo.

31 Por que existe logística reversa? Risco a imagem da empresa, à sua reputação cidadã e consciente da responsabilidade socioambiental diante da comunidade.

32 Transações de produtos Produto19942006Unidades Computadores0,68,6Milhões de unidades Internet4866Milhões de dólares Telefone celular0,1280Milhões de unidades Garrafas PetInício9Bilhões de unidades Latas de alumínioInício14Bilhões de unidades Lâmpadas de Hg-80Milhões de unidades Embalagens longa vida-9Bilhões de unidades Pneus2555Milhões de unidades Automóveis11002600Milhões de unidades Coleta de lixo em SP500016000Tonelada/dia Tabela 1: Transações de produtos entre os anos de 1994 e 2006 no Brasil Fonte: Leite (2009)

33 Diferentes tipos de fluxos logísticos Logística Fluxos Diretos Com fornecedores (fornecimento de materiais e componentes) Com clientes (produtos, peças de reposição, materiais promocionais e de propaganda Fluxos Reversos Com fornecedores (embalagem e reparo) Com fabricantes (eliminação e reciclagem) Com clientes (excesso de estoque e reparos

34 Perspectiva Estratégica da LR Refere-se às decisões de LR no macroambiente empresarial constituído pela sociedade e comunidades locais, governos e ambiente concorrencial. Portanto, levará em consideração as características que garantirão competitividade e sustentabilidade às empresas nos eixos econômico e ambiental por meio de diversificados objetivos empresariais.

35 Perspectiva Estratégica da LR Recuperação de valor financeiro; Seguimento de legislações; Prestação de serviços aos clientes; Mitigação dos riscos ou reforço da imagem de marca ou corporativa e demonstração de responsabilidade social.

36 Perspectiva Operacional da LR Envolvem o uso das principais ferramentas de logística aplicadas à logística reversa. Localização de instalações; Roteirização; Gestão de estoques; Gestão de transporte e armazenagem e etc.

37 Incentivo à LR Sensibilidade ecológica & ambiental: Pesquisas de opinião (conscientização); Quantidades excedentes visíveis em locais abandonados, rios ou córregos; Sustentabilidade empresarial (defesa da imagem corporativa) Sociedades exigem leis e regulamentações específicas.

38 Eixos de sustentabilidade Sustentabilidade Social Sustentabilidade Ambiental Sustentabilidade Econômica Fonte: Leite (2009)

39 LR na prática (Sustentabilidade) Uma pesquisa do Cambridge Report, utilizando 1250 adultos dos EUA em 1992, revelou que 70% concordavam em pagar preços maiores por produtos que oferecessem menores impactos ao ambiente

40 LR na prática (Sustentabilidade) Um estudo realizado pela Harvard Business Review indica que o meio ambiente, a disposição de resíduos sólidos e a poluição estão entre as principais preocupações de mais de 12 mil gerentes pesquisados.

41 LR na prática (Sustentabilidade) A maior empresa varejista do mundo, o Wal-Mart, encoraja compras de fornecedores que tenham produtos “amigáveis” em relação ao meio ambiente.


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