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Adriana, Cláudia e Marcelo

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Apresentação em tema: "Adriana, Cláudia e Marcelo"— Transcrição da apresentação:

1 Adriana, Cláudia e Marcelo
Um olhar para as estratégias da logística reversa como foco econômico, ambiental e social. Adriana, Cláudia e Marcelo

2 Conceito sobre Supply Chain (Cadeia de suprimento):
Logística Reversa Conceito sobre Supply Chain (Cadeia de suprimento): “A gestão do supply chain é o conceito mais amplo e estrategicamente mais importante, que se inicia na saída de matéria-prima dos fornecedores, passa pela produção, montagem e termina na distribuição dos produtos acabados aos clientes finais”. Ching, (1999).

3 Conceito sobre Logística:
Logística Reversa Conceito sobre Logística: “A logística é considerada o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigências dos clientes”. Ballou, (2006).

4 Logística Reversa Conceito sobre Logística Reversa
“A Logística Reversa é uma área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós - consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, através dos canais de distribuição reversos (CDR), agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros”. Leite, (2002)‏.

5 Canais de Distribuição Reverso (CDR)‏
Logística Reversa Canais de Distribuição Reverso (CDR)‏

6 Porque Logística Reversa?
Aumento da quantidade de produtos. Alta taxa de novos produtos. Alta variedade de produtos. Redução do ciclo de vida dos produtos. Estratégias de Supply Chain. Legislações ambientais crescentes. Exigências de certificação ISO

7 Taxa de retorno de alguns produtos (no Brasil e no mundo)‏
Logística Reversa Taxa de retorno de alguns produtos (no Brasil e no mundo)‏ Setor editorial = 20% a 50%. Setor do e-commerce = 25% A 35%. Produtos eletrônicos = 10% A 12%. Computadores = 10% A 20%. Peças automotivas = 4% A 6%. 80% Baterias de automóveis. 60% A 80% Latas de alumínio. 15% Dos plásticos. FONTE: Leite (2003).

8 Operadores Logístico no Brasil:
Logística Reversa Operadores Logístico no Brasil: 82% dos operadores logísticos oferecem serviços de Logística Reversa. 47% de Crescimento da oferta de serviços entre 2000 e 2003. (Fonte: Coopead, 2004)‏

9 Principais players no Brasil e no mundo

10 Estudo de Caso: DHL e HP

11 Principal acionista da DHL

12 Dados mundiais da DHL Sede em Bruxelas (Bélgica).
Atende mais de 220 países. Possui mais de 285 mil funcionários. Cerca de 450 hubs, armazéns e terminais gateways (portais) no mundo. 4,2 milhões de clientes. Mais de 1 bilhão de despachos por ano. Faturamento anual em torno de € 24 bilhões de euros.

13 Parceria logística entre DHL e HP

14 Resultados positivos para a DHL
Possibilidade do gerenciamento de toda cadeia logística da HP. Controle total dos armazéns da HP. Reestruturação nos Centros de Distribuição da DHL para atender a todos os parceiros e, principalmente a HP. Melhoria contínua dos processos. Aprimoramento dos serviços logísticos. Controle total do estoque da contratada (HP). Investimentos em TI. Lucratividade.

15 Resultados positivos para a HP
Ganhos na eficiência dos processos logísticos de distribuição (Logística Reversa como parte estratégica da empresa). Eficiência dos agentes da cadeia do pós-venda (funcionários trabalhando em conjunto com o operador logístico). Melhoria contínua nos processos de recall. Redução 15% nos custos logísticos (armazenamento e distribuição a cargo da DHL). Reposição eficiente das peças com defeito (em virtude do operador logístico atender em mais de 220 países). Redução dos fornecedores (devido a terceirização do serviço à DHL). Melhora na imagem institucional da empresa, caracterizada como uma empresa socialmente responsável.

16 Considerações finais: A importância da Logística Reversa para às organizações
Do ponto de vista financeiro: redução dos custos relacionados à compra de matéria-prima, de produção, de armazenagem e estocagem, de reuso e descarte. Do ponto de vista ambiental: diminuição dos impactos ambientais causado pela descartabilidade em virtude do ecesso de produtos no mercado. Do ponto de vista social: responsabilidade social, novas atividades econômicas, novos postos de trabalho (mercado secundário de reciclagem), nova renda familiar, melhora na imagem institucional às empresas que dela fazem uso.

17 Referências Bibliográficas
BALLOU, R. H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993. ______. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001. CHING, H.Y. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada. São Paulo: Atlas CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: égias para a redução de custos e melhoria dos serviços. São Paulo: Pioneira, 1997.

18 Referências Bibliográficas
DHL. Página inicial. Sobre a DHL. História. Divisões da DHL. Rede DHL. Companhias Aéreas DHL. Logística.Disponível em: < :// Acesso em: 20 mar FLEURY, P.F. Artigos CEL. Supply Chain Management: Conceitos, oportunidades e Desafios da Implementação Disponível em: < busca.htm?fr-fleury.htm> Acesso em: 02 dez KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. LACERDA, L. Logística reversa: visão sobre os conceitos básicos e as práticas operacionais Disponível em:< Acesso em 26 ago LEITE, P.R. Logística reversa:meio ambiente e competitividade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.

19 Referências Bibliográficas
___. Reverse Logistics. Revistas: Da Logística Empresarial à Logística Reversa Disponível em: < Acesso em: 25 mar TECNOLOGISTICA. Busca. DHL. Ao transferir a logística da linha de peças de reposição para a DHL Express, a HP Services – divisão responsável pelos serviços de pós-venda da HP Brasil – ganhou em eficiência logística, alcançando já 10%, dos 15% previstos para 2005, de redução dos custos com operações de armazenamento, distribuição e logística reversa - (Revista Tecnologística - Agosto ). 2004b. Disponível em: < Acesso em: 11 mar


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