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OPERADORES LOGÍSTICOS

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Apresentação em tema: "OPERADORES LOGÍSTICOS"— Transcrição da apresentação:

1 OPERADORES LOGÍSTICOS
Realidade, Perspectivas e Expectativas no Brasil! Ozoni Argenton Junior Set/2002-NTC/Aslog

2 OPERADOR LOGÍSTICO Operador Logístico: “ AGREGAR VALOR AO CLIENTE ”
“ PROVEDOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS TERCEIRIZADOS QUE, COM BASE EM CONTRATO, ATENDE A VÁRIAS OU TODAS AS NECESSIDADES DAS EMPRESAS CONTRATANTES DE FORMA PERSONALIZADA: TRANSPORTES, ARMAZENAGEM, ESTOQUES, RECURSOS HUMANOS, GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES “ Paulo Fleury PhD Coppead / UFRJ Operador Logístico: “ AGREGAR VALOR AO CLIENTE ”

3 NOVA VISÃO DE NEGÓCIO FAZER CADA VEZ MAIS, COM MENOS.
MAIOR COMPETIÇÃO E COMPLEXIDADE Maior exigência de serviços (J.I.T.) Segmentação (clientes, canais distrib., mercados) Globalização NOVAS TECNOLOGIAS FOCO NA COMPETÊNCIA CENTRAL FAZER CADA VEZ MAIS, COM MENOS.

4 Fatores de Complexidade da Logística
Proliferação de Produtos Globalização Menores Ciclos de Vida Vestuários Eletrônica Maior Exigência de Serviços ( JIT, ECR, QR ) Segmentação Clientes Canais Distrib. Mercados Fonte: Centro Estudos Log. COPPEAD

5 A EVOLUÇÃO NA TERCEIRIZAÇÃO
Elos cada vez mais fortes e próximos entre fabricantes e seus prestadores de serviços logísticos. (Financial Times/Sept 1995) Brasil - “Boom” dos Operadores Logísticos Na década de 90, diversos Operadores Logísticos instalam-se no País, e iniciam suas atividades: Do potencial de mercado no Brasil, somente 10% esta contratado ( Gazeta Mercantil – Mar/2002 ) Estima-se que somente os gastos com TRANSPORTES no País sejam equivalentes a 10% do PIB, o que corresponde a R$ 100,0 Bilhões . ( Banco Mundial – estimativa )

6 A EVOLUÇÃO NA TERCEIRIZAÇÃO
Nos Estados Unidos a taxa media de crescimento é de cerca de 18% ao Ano . Até 1995, nos Estados Unidos, a revista FORTUNE indicava que 60% das 500 maiores empresas americanas, por ela pesquisada, terceirizavam pelo menos “uma”das atividades que compunham o seu processo logístico . Outra pesquisa envolvendo o Mercado Europeu e Norte-Americano, revelou que : - 78% dos Gerentes Europeus - 46% dos Gerentes Norte-Americanos, afirmaram estar comprometidos com a Terceirização de suas atividades e que a “tendência” seria de aumentar estes serviços .

7 Mercado de Operadores Logísticos
Mercado espera “maior especialização” e “flexibilidade” - Aumento na Oferta de serviços especializados - Maior flexibilidade na operação - Parcerias pró-ativas “ Logística transforma-se numa ferramenta de Qualidade e Competitividade “

8 MERCADO – Operação Frigorificada
Mercado Crescente fora do Eixo Rio – São Paulo . Hoje, temos 2,3 milhões de “metros cúbicos” de Armazéns Frigorificados públicos, sendo 30% na Grande São Paulo. No início do Plano Real ( 1994 )  4% de ocupação nos Supermercados-Prod. Ref. Atualmente ( 2002 )  15% a 20% da mesma área ocupada ( Dados Revista Tecnologística – Jul/2002) “ Amplo Mercado a ser Explorado “

9 Desafios dos Operadores Logísticos
Busca de solução para “velhos” problemas : Investimento em Tecnologias Capacitação da Mão de Obra Ampliação e Modernização da estrutura física dos Armazéns ou Centros de Distribuição Competitividade dos Custos Operacionais AUMENTO SIGNIFICATIVO DO CAPITAL A SER INVESTIDO

10 É ingenuidade pensar que só com a
Portanto... É ingenuidade pensar que só com a transferência da Logística para um Operador Logístico se obtém um serviço de excelência, com custos reduzidos . ( Revista Tecnologística-Jul/2002)

11 Mudança do “Perfil” dos Clientes
Armazenagem ESTÁTICA de produtos Armazenagem ROTATIVA Serviços de Movimentação Carregamentos Especiais ( Distribuição ) Operação Palletizada ( Unitização ) Operadores Treinados ( adequadamente ) Softwares de Controle e Gestão dos armazéns Infra-Estrutura Modernas de Operações

12 FLEXIBILIZAÇÃO DA CADEIA LOGÍSTICA
NÍVEL DE SERVIÇO SERVIÇO AO CLIENTE CONFORMIDADE COM AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE MERCADO COMPETITIVO EXIGE MELHORES SERVIÇOS E MENORES CUSTOS ... FLEXIBILIZAÇÃO DA CADEIA LOGÍSTICA

13 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
ATITUTES GERENCIAIS; PADRÕES DE CONVIVÊNCIA = PARCERIA; FILOSOFIA EMPRESARIAL; ESTRUTURA / IMAGEM; QUALIFICAÇÕES / EXPERIÊNCIA DAS PESSOAS CHAVES; CAPACIDADE ECONÔMICA.

14 VANTAGENS COMPETITIVAS SERVIÇOS LOGÍSTICOS TRADICIONAIS
OPERADORES LOGÍSTICOS Tendência: Concentração única atividade logística (Transportes, Armazenagem, etc). Objetivo: Minimização do Custo específico da atividade desenvolvida. Contrato: Baixa Duração (6 meses a 1 ano). Know-How: Limitado, trabalha com tecnologias disponíveis, dificuldades de grandes investimentos. Tendência: Oferece múltiplas atividades de forma integrada (Transportes, Armazenagens, Gestão Operacional, etc). Objetivo: Redução dos Custos Logísticos Melhoria do Nível de Serviços Flexibilização da Cadeia Abastecimento. Contratos: Longo Prazo (5 a 10 anos). Know-How: Planejamento e Análise Crítica: Investimentos, tecnologia, visão global supply-chain, soluções logísticas.

15 Melhorar o atendimento às expectativas do cliente
POR QUE TERCEIRIZAR? Focar “Core Business” da empresa Aumentar flexibilidade financeira e de serviços (ex.: substituir armazém por linha produtiva) Simplificar o processo logístico Redução de custos (substituição de estoque por informação) Aumentar a eficiência e produtividade (e consequentemente competitividade global) Melhorar o atendimento às expectativas do cliente Trabalhar melhor com degraus de economia de escala em alguns fluxos específicos Entrada em canais e mercados não familiares ou não “conquistados” Redução dos custos pela escala e sinergia Adquirir expertise e know-how Transformar custos fixos em variáveis

16 Conclusão ... “ No entanto, se eles não atendem todas estas exigências do Mercado, os Centros de Distribuição irão ficar vazios ....”

17 “ Tornar o simples complicado é fácil; tornar o complicado simples, isso é criatividade . “
Charles Mingus


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