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OPERADORES LOGÍSTICOS Realidade, Perspectivas e Expectativas no Brasil! Ozoni Argenton Junior Set/2002-NTC/Aslog.

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1 OPERADORES LOGÍSTICOS Realidade, Perspectivas e Expectativas no Brasil! Ozoni Argenton Junior Set/2002-NTC/Aslog

2 OPERADOR LOGÍSTICO PROVEDOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS TERCEIRIZADOS QUE, COM BASE EM CONTRATO, ATENDE A VÁRIAS OU TODAS AS NECESSIDADES DAS EMPRESAS CONTRATANTES DE FORMA PERSONALIZADA: TRANSPORTES, ARMAZENAGEM, ESTOQUES, RECURSOS HUMANOS, GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES Paulo Fleury PhD Coppead / UFRJ Operador Logístico: AGREGAR VALOR AO CLIENTE

3 NOVA VISÃO DE NEGÓCIO MAIOR COMPETIÇÃO E COMPLEXIDADE –Maior exigência de serviços (J.I.T.) –Segmentação (clientes, canais distrib., mercados) –Globalização FAZER CADA VEZ MAIS, COM MENOS. FAZER CADA VEZ MAIS, COM MENOS. NOVAS TECNOLOGIAS FOCO NA COMPETÊNCIA CENTRAL

4 Proliferação de Produtos Proliferação de Produtos Globalização Menores Ciclos de Vida Vestuários Eletrônica Menores Ciclos de Vida Vestuários Eletrônica Maior Exigência de Serviços ( JIT, ECR, QR ) Maior Exigência de Serviços ( JIT, ECR, QR ) Segmentação Clientes Canais Distrib. Mercados Segmentação Clientes Canais Distrib. Mercados Fatores de Complexidade da Logística Fonte: Centro Estudos Log. COPPEAD

5 Elos cada vez mais fortes e próximos entre fabricantes e seus prestadores de serviços logísticos. (Financial Times/Sept 1995) A EVOLUÇÃO NA TERCEIRIZAÇÃO Brasil - Boom dos Operadores Logísticos Na década de 90, diversos Operadores Logísticos instalam-se no País, e iniciam suas atividades: Do potencial de mercado no Brasil, somente 10% esta contratado ( Gazeta Mercantil – Mar/2002 ) Estima-se que somente os gastos com TRANSPORTES no País sejam equivalentes a 10% do PIB, o que corresponde a R$ 100,0 Bilhões. ( Banco Mundial – estimativa 2001 )

6 A EVOLUÇÃO NA TERCEIRIZAÇÃO Nos Estados Unidos a taxa media de crescimento é de cerca de 18% ao Ano. Até 1995, nos Estados Unidos, a revista FORTUNE indicava que 60% das 500 maiores empresas americanas, por ela pesquisada, terceirizavam pelo menos umadas atividades que compunham o seu processo logístico. Outra pesquisa envolvendo o Mercado Europeu e Norte-Americano, revelou que : - 78% dos Gerentes Europeus - 46% dos Gerentes Norte-Americanos, afirmaram estar comprometidos com a Terceirização de suas atividades e que a tendência seria de aumentar estes serviços.

7 Mercado de Operadores Logísticos Mercado espera maior especialização e flexibilidade - Aumento na Oferta de serviços especializados - Maior flexibilidade na operação - Parcerias pró-ativas Logística transforma-se numa ferramenta de Qualidade e Competitividade Logística transforma-se numa ferramenta de Qualidade e Competitividade

8 MERCADO – Operação Frigorificada Mercado Crescente fora do Eixo Rio – São Paulo. Hoje, temos 2,3 milhões de metros cúbicos de Armazéns Frigorificados públicos, sendo 30% na Grande São Paulo. No início do Plano Real ( 1994 ) 4% de ocupação nos Supermercados-Prod. Ref. Atualmente ( 2002 ) 15% a 20% da mesma área ocupada ( Dados Revista Tecnologística – Jul/2002) Amplo Mercado a ser Explorado

9 Desafios dos Operadores Logísticos Busca de solução para velhos problemas : –Investimento em Tecnologias –Capacitação da Mão de Obra –Ampliação e Modernização da estrutura física dos Armazéns ou Centros de Distribuição –Competitividade dos Custos Operacionais AUMENTO SIGNIFICATIVO DO CAPITAL A SER INVESTIDO AUMENTO SIGNIFICATIVO DO CAPITAL A SER INVESTIDO

10 Portanto... É ingenuidade pensar que só com a transferência da Logística para um Operador Logístico se obtém um serviço de excelência, com custos reduzidos. ( Revista Tecnologística-Jul/2002)

11 Mudança do Perfil dos Clientes Armazenagem ESTÁTICA de produtos Armazenagem ROTATIVA Serviços de Movimentação Carregamentos Especiais ( Distribuição ) Operação Palletizada ( Unitização ) Operadores Treinados ( adequadamente ) Softwares de Controle e Gestão dos armazéns Infra-Estrutura Modernas de Operações

12 SERVIÇO AO CLIENTE CONFORMIDADE COM AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE MERCADO COMPETITIVO EXIGE MELHORES SERVIÇOS E MENORES CUSTOS... NÍVEL DE SERVIÇO FLEXIBILIZAÇÃO DA CADEIA LOGÍSTICA

13 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS ATITUTES GERENCIAIS; PADRÕES DE CONVIVÊNCIA = PARCERIA; FILOSOFIA EMPRESARIAL; ESTRUTURA / IMAGEM; QUALIFICAÇÕES / EXPERIÊNCIA DAS PESSOAS CHAVES; CAPACIDADE ECONÔMICA.

14 SERVIÇOS LOGÍSTICOS TRADICIONAIS Tendência: Concentração única atividade logística (Transportes, Armazenagem, etc). Objetivo: Minimização do Custo específico da atividade desenvolvida. Contrato: Baixa Duração (6 meses a 1 ano). Know-How: Limitado, trabalha com tecnologias disponíveis, dificuldades de grandes investimentos. OPERADORES LOGÍSTICOS Tendência: Oferece múltiplas atividades de forma integrada (Transportes, Armazenagens, Gestão Operacional, etc). Objetivo: Redução dos Custos Logísticos Melhoria do Nível de Serviços Flexibilização da Cadeia Abastecimento. Contratos: Longo Prazo (5 a 10 anos). Know-How: Planejamento e Análise Crítica: Investimentos, tecnologia, visão global supply-chain, soluções logísticas. VANTAGENS COMPETITIVAS

15 Aumentar flexibilidade financeira e de serviços (ex.: substituir armazém por linha produtiva) Simplificar o processo logístico Redução de custos (substituição de estoque por informação) Focar Core Business da empresa Trabalhar melhor com degraus de economia de escala em alguns fluxos específicos Entrada em canais e mercados não familiares ou não conquistados Redução dos custos pela escala e sinergia Aumentar a eficiência e produtividade (e consequentemente competitividade global) Melhorar o atendimento às expectativas do cliente Adquirir expertise e know-how Transformar custos fixos em variáveis POR QUE TERCEIRIZAR?

16 Conclusão... No entanto, se eles não atendem todas estas exigências do Mercado, os Centros de Distribuição irão ficar vazios....

17 Tornar o simples complicado é fácil; tornar o complicado simples, isso é criatividade. Charles Mingus


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