Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Ana Virgínia
2
O Mundo Globalizado … Comunicação Distâncias Agilidade Produtividade Vulnerabilidade Confiabilidade Dispor o produto/ serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa. (Criar valor)
3
Logística Empresarial
“ Trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos e informações desde o local de aquisição de matéria-prima até o local de consumo final com o propósito de oferecer ao cliente um nível de serviço adequado com um custo mínimo”..””
4
Fundamentos da Logística Empresarial
IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA CUSTOS INTEGRAÇÃO ATENDIMENTO PERSONALIZADO CRIA: VALOR DE TEMPO (ESTOQUES) VALOR DE LUGAR (TRANSPORTES) VALOR DE FORMA: ÁREA DE PRODUÇÃO VALOR DE POSSE: ÁREA DE MARKETING / FINANÇAS
5
Estratégica Logística
É um conjunto de regras de decisão para orientar o comportamento de uma organização. É a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando a atingir objetivos de curto, médio e longo prazos. É decidida pela alta administração da empresa em conjunto com departamentos ou unidades organizacionais.
6
EstratégiaLogística Começa com uma definição clara dos objetivos da empresa, sendo indispensável o conhecimento e entendimento das metas da empresa. (MISSÃO / VISÃO) Componentes de uma boa estratégia Clientes Fornecedores Concorrentes Empresa Avaliar pontos fortes e fracos e elencar metas e perspectivas de cada um desses componentes
7
Administração Estratégica
Formulação das Estratégias (P) Implementação Estratégica (D) Controle Estratégico (C) Aprendizado Estratégico (A)
8
Análise Estratégica A Organização Aumento da Concorrência
Pressão por Menores Custos A Organização Taxas e Impostos Clientes Mais Exigentes Maior Qualidade de Produtos e Serviços Prazos Mais Apertados Aumento da Produtividade
9
Planejamento da Estratégia Logística
Serviço ao Cliente Estratégico Projeto dos canais Estratégia de Rede Estrutural Projeto e Operação de Armazéns Gerência do Transporte Administração de Materiais Funcional Sistemas Informação Procedimentos e Políticas Equipamentos Instalações Gerência da Mudança da Organização Implementação
10
Perspectiva Estratégica
OBJETIVOS EMPRESARIAIS RISCOS e INCERTEZAS OPORTUN I DADE S R E T Ç Õ Estratégia Corporativa Estratégia Marketing/ Vendas Estratégia Finanças Estratégia Logística Estratégia Tecnologia da Informação Estratégia Unidade de Negócio A Estratégia Unidade de Negócio B Estratégia Unidade de Negócio C
11
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
PLANEJAMENTO LOGÍSTICO ESTRATÉGIAS DE LOCALIZAÇÃO NÍVEL DE SERVIÇO AO CLIENTE ESTRATÉGIAS DE TRANSPORTES ESTRATÉGIAS DE ESTOQUES
12
Análise Estratégica # Análise do macro ambiente; # Analise do ambiente competitivo; # Análise do ambiente interno.
13
Ambiente das empresas Clientes AMBIENTE DE TAREFAS Fornecedores Grupos de Interesses Agências Reguladoras Concorrentes MACROAMBIENTE Internacional Tecnológico Social Econômico Legal / Político EMPRESA É o ambiente genérico e comum a todas as organizações. Condições tecnológicas – adaptações da tecnologia; Condições econômicas - a inflação, a balança de pagamentos do país, a distribuição de renda interna; Condições políticas - decisões tomadas em nível federal, estadual e municipal; Condições legais - leis de caráter comercial, trabalhista, fiscal, civil; Condições demográficas - população, raça, religião e distribuição geográfica; Condições ecológicas - poluição, clima, transportes, comunicações, intercâmbio entre seres vivos e seu meio ambiente; Condições culturais - a própria cultura de um povo. É o ambiente mais próximo e imediato de cada organização. É o segmento do ambiente geral do qual uma determinada organização extrai as suas entradas e deposita suas saídas. Fornecedores de entradas - de todos os tipos de recursos que uma organização necessita para trabalhar; Clientes ou usuários - consumidores das saídas da organização; Concorrentes - disputa com outras organizações; Entidades reguladoras - sindicatos, associações, órgãos regulamentares do governo, órgãos protetores do consumidor.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.