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Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.

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1 Experiência do Município de Uberlândia

2 PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver todos os integrantes da equipe de saúde.

3 3 3.Deve focar um território: área de responsabilidade da Unidade de APS; área de responsabilidade da Equipe Saúde da Família PROGRAMAÇÃO LOCAL

4 4.Deve focar uma população definida: população cadastrada da área de responsabilidade PROGRAMAÇÃO LOCAL

5 5 CADASTRO DA POPULAÇÃO Corresponde à população cadastrada no sistema de informação (SIAB). Variáveis importantes para a programação:  Ciclo de vida;  Faixa etária;  Sexo.

6 PROGRAMAÇÃO LOCAL Registrar o número de famílias cadastradas na área da equipe Nota: “Família é o conjunto de pessoas, ligadas por laços de parentesco, dependência doméstica ou normas de convivência, que residem na mesma unidade domiciliar. Inclui empregado (a) doméstico (a) que reside no domicílio, pensionista e agregados.” (MS, 2001. Guia Prático do PSF)

7 PROGRAMAÇÃO LOCAL 5.Deve considerar o grau de risco sócio-sanitário da famílias risco social e clínico.

8 PROGRAMAÇÃO LOCAL 6.Deve identificar a população alvo, considerando: ciclo de vida: criança, adolescente, adulto, gestante e idoso condição ou patologia: hipertensão, diabete, câncer de mama, etc

9 PROGRAMAÇÃO LOCAL 7.Deve considerar a estratificação de risco desta população alvo:

10 10 PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES  Definição e descrição das atividades que devem ser realizadas para o acompanhamento do usuário em determinada condição ou patologia.  Definição dos parâmetros para realização das atividades.  Definição do responsável pela realização das atividades.

11 A definição da meta programada deve considerar:  as prioridades definidas a partir da análise da situação de saúde;  a cobertura atual de atendimento, podendo ser definida uma cobertura progressiva a cada ano de programação, até atingir 100%;  a necessidade de estratificar o grau de risco do usuário naquela condição ou patologia.

12 CONSOLIDADO E ATENDIMENTO SEMANAL  Definição da “Duração do Atendimento” (unidade de programação) a ser utilizada no cálculo do consolidado: Por consenso; Por categorial profissional; Pode-se considerar a atividade mais comum realizada pelo profissional: consulta médica, consulta de enfermagem, procedimento técnico de enfermagem, visita domiciliar do ACS. Registro em “minutos”.  Definição da carga horária diária e do número de profissionais que integram a equipe de saúde, por categoria.

13 A partir da padronização do atendimento, a planilha calculará a capacidade potencial de atendimento de toda a equipe, segundo:  categoria profissional;  Capacidade potencial/dia,  Capacidade potencial/semana (X 5 dias),  Capacidade potencial/mês (X 4 semanas) e  Capacidade potencial/ano (11 meses).

14 Consenso sobre a duração de cada uma das atividades a serem realizadas por cada profissional da equipe.  Unidade de medida: minutos. A planilha fará, automaticamente, o cálculo da correspondência entre esta atividade e o atendimento padrão definido no passo anterior (unidade de programação).

15  O campo “Consolidado do Atendimento” será preenchido automaticamente, fazendo o somatório do número total de atividades por ciclo de vida e condição ou patologia programadas nas planilhas anteriores.

16  O total de atividades será convertido em total de atendimentos, a partir da correspondência definida.

17  O campo “Análise do Atendimento” indicará, inicialmente, o número de atendimentos diários. Em seguida, é distribuído entre:  o tempo total necessário para o atendimento programado e  o tempo disponível para o atendimento à demanda espontânea.  No campo “Atendimento Semanal”, deverá ser definida a parcela de tempo, em horas, a ser dedicada à educação permanente e às atividades administrativas por semana, para cada categoria profissional.  Os demais cálculos serão feitos automaticamente.

18  O campo “Análise do Atendimento” indicará, inicialmente, o número de atendimentos diários.  Em seguida, esse valor é distribuído entre:  o tempo total necessário para o atendimento programado e  o tempo disponível para o atendimento à demanda espontânea.

19 No campo “Atendimento Semanal”:  Deve-se, primeiramente, definir a parcela de tempo a ser dedicada à:  Educação Permanente e  Atividades Administrativas.  Por semana, para cada categoria profissional, em horas.

20  Definido o número de horas semanais para educação permanente e atividades administrativas, os demais cálculos serão feitos automaticamente:  o número de horas semanais correspondente ao atendimento programado  e, por subtração, o número de horas semanais restante para a atenção à demanda espontânea.  É calculado o percentual correspondente a cada uma das ocupações dentro do total de horas disponíveis por semana para cada um dos profissionais.

21  Fazer a análise final do atendimento, comparando o tempo dedicado à atenção programada, ao atendimento da demanda espontânea, à educação permanente e às atividades administrativas.

22  Parâmetro de equilíbrio para a agenda dos profissionais, deve-se garantir:  50 a 60% do tempo seja dedicado à atenção programada e  40 a 50% ao atendimento da demanda espontânea, à educação permanente e às atividades administrativas.  Caso não seja alcançado este equilíbrio, deve-se retornar às planilhas de programação, definir as prioridades do atendimento e rever as metas progressivas definidas na programação das atividades em cada ciclo de vida.

23 DIAGNÓSTICO E PROGRAMAÇÃO LOCAL: Cadastro de acordo com o SIAB; Atualização do SIAB quinzenalmente; Classificação familiar segundo o risco social e clínico inserida na planilha de programação; Estratificação dos riscos por condições crônicas; Pactuação das metas programadas com a equipe; Construção da Agenda da Equipe conforme consolidado da Programação Local. Etapas

24 Planilha de Programação Observações sobre as faixas etárias no SIAB Criança < 1 mês Mulheres de 20 a 24 anos Idosos > 80 anos

25 Planilha de Programação Etapa indispensável Classificação do Risco Social e Clinico das Famílias

26 Planilha de Programação Classificação do Risco Social e Clinico das Famílias Visitas dos ACS

27 Planilha de Programação Portaria 1.101

28 Planilha de Programação Consulta do Médico

29 Planilha de Programação Visitas

30 PEP- Médicos 4 horas por semana PEP – D equipe 1 hora por semana Reunião de Equipe 1 horas por semana

31 Planilha de Programação PROFISSIONAISATIVIDADEDURAÇÃO Medico Realizar visitas domiciliares para consulta de usuários com condições ou patologias graves. 2 horas Enfermagem Realizar supervisão da equipe de enfermagem e agentes comunitários. 4 horas Enfermagem Realizar visitas domiciliares para consulta de usuários com condições ou patologias graves. 2 horas Técnico de Enfermagem Realizar visitas domiciliares para consulta de usuários com condições ou patologias graves. 2 horas ACS Realizar visitas domiciliares para todas as famílias de risco da área de responsabilidade da UBS. 2 visitas/mês

32 Planilha de Programação

33 Pop. Alvo atendida na Unidade: corresponde à população que realiza consulta de demanda programada na unidade de saúde

34 Planilha de Programação Cobertura a ser Pactuada: corresponde a porcentagem de cobertura em relação ao parâmetro

35 Porcentagem a ser Pactuada Regra Básica Pactua-se na Planilha de Programação o percentual correspondente à cobertura da Situação Saúde Programação Local

36

37 Visita e Imunização em < de 1 ano: Pactuar 91% = nº de crianças cadastradas

38 Programação Local Triagem Neonatal (Teste do Pezinho): Pactuar 91% caso a Unidade realize o Teste

39 Programação Local Pactuar conforme cada UAPSF Vacinação: Vacinação: 100% Educação em Saúde: Educação em Saúde: Cobrir todos os equipamentos sociais do setor

40 Programação Local Citologia Oncótica: Pactuar conforme acordo entre médico e enfermeiro

41 Monitoramento Indicadores do Plano Operativo Anual vinculados aos Indicadores do Termo de Compromisso do Saúde em Casa

42 Monitoramento

43 A linha amarela é preenchida automaticamente a medida que se alimenta-se o monitoramento do POA Monitoramento

44 Fonte de Dados - Uberlândia Relatórios do Sistema Saúde Uberlândia

45 Fonte de Dados - Siab

46 OBRIGADO PELA ATENÇÃO! Secretaria Municipal de Saúde dps@uberlandia.mg.gov.br Uberlândia - 2010


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