A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREFEITURA DE ANGRA A Participação Social nas Ações de Defesa Civil Brasília – Dezembro 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREFEITURA DE ANGRA A Participação Social nas Ações de Defesa Civil Brasília – Dezembro 2011."— Transcrição da apresentação:

1 PREFEITURA DE ANGRA A Participação Social nas Ações de Defesa Civil Brasília – Dezembro 2011

2 Sumário - Introdução - Particularidades -Desastre Natural -Participação Social -Reconstrução -Parcerias e Convênios - Mapeamento de Risco - Sistemas de Monitoramento e Alerta - Centro de Operações

3 Dados Demográficos - Extensão Territorial: 825,088 Km 2 - População: 169.511 Habitantes - 365 Ilhas Fonte: IBGE

4 Condicionantes naturais Localizada na região Sul do Estado do Rio de Janeiro, a cidade de Angra dos Reis possui estreita faixa territorial entre a Serra do Mar e o oceano, e suas características geológicas, geomorfológicas e climáticas favorecem os movimentos de massa em suas encostas.

5 Particularidades Angra dos Reis é o único Município do Brasil que possui em seu território uma usina nuclear. A Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, têm Angra 1 e Angra 2 em operação, e Angra 3 em construção.

6 Desastre Natural 2010 Morro da CariocaBananal

7 Participação Social Participação de voluntários e da sociedade civil organizada na separação de donativos arrecadados em janeiro de 2010. Grupo multidisciplinar formado por psicólogos e assistentes sociais realizando atendimentos às famílias vitimadas.

8 Reconstrução Foram entregues 800 unidades habitacionais, às famílias que tiveram suas residências destruídas ou demolidas Estão sendo investidos mais de 30 milhões em obras de estabilização e recuperação de encostas

9 Integração Comunitária Formação de Núcleos de Defesa Civil em diversos bairros do município, capacitando e treinando voluntários. Capacitação profissional com cursos de pintor letrista possibilitando novas oportunidades de emprego.

10 Integração Comunitária Participação da Defesa Civil em ações e eventos organizados pela Secretaria de Ação Social e outras entidades. Palestras e atividades com as crianças, promovendo a segurança e despertando a percepção de risco.

11 Parcerias e Convênios Convênios firmados entre a Defesa Civil e a Eletronuclear, para realização de obras, aquisição e manutenção de equipamentos. Aquisição de 04 viaturas Toyota Hilux, 4x4, que possibilita resgates em áreas de difícil acesso, dotadas de equipamentos de busca e salvamento.

12 Identificação das áreas de risco Estudo geológico e geotécnico da região central do município, em parceria com a COPPE/UFRJ, a fim de identificar, mapear e hierarquizar os riscos. Oficinas com o DRM- RJ, para elaboração de mapas de risco.

13 Monitoramento Meteorológico Angra Tempo Radar meteorológico próprio, modelo banda X, integrado a 11 estações meteorológicas e 4 linígrafos. Estas estações transmitem as informações a cada 15 min, em períodos de normalidade e a cada 5 min, em caso de altos índices pluviométricos

14 Sistema de Alerta por SMS Mais de 2800 pessoas treinadas e cadastradas para receber mensagens via celular, em caso de condições de climáticas severas. Líderes comunitários, agentes de saúde e presidentes de associação, capazes de orientar a população local.

15 Sistema de Alerta por Sirenes São 18 sirenes instaladas em áreas consideradas mais vulneráveis, com o objetivo de informar e alertar a população sobre como proceder em caso de emergências e até mesmo orientar uma possível evacuação.

16 Sistema de Videomonitoramento Com 43 câmeras espalhadas em pontos estratégicos do município, com interesse para a Defesa Civil, Trânsito e Segurança Pública, o sistema de videomonitoramento será ferramenta fundamental para o Centro de Gerenciamento de Operações.

17 Sala de Crises Local onde autoridades se reunirão em casos de crises ou desastres e munidos de todas as informações poderão gerenciar tais incidentes com maior propriedade.

18 Centro de Gerenciamento de Operações Layout fachada

19 Centro de Gerenciamento de Operações O Centro de Gerenciamento de Operações, funcionará 24hs por dia, congregando todos os demais sistemas, sendo responsável pelo acionamento e desencadeamento de ações em caso de emergências. A previsão para inauguração é para o dia 10 de janeiro de 2012.

20 OBRIGADO ! www.defesacivil.angra.rj.gov.br Alexandre Milczanowski Ribeiro Coordenador de Operações milzanowskidc@angra.rj.gov.br


Carregar ppt "PREFEITURA DE ANGRA A Participação Social nas Ações de Defesa Civil Brasília – Dezembro 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google