A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Carlos Henrique. Biosfera/ Ecosfera Região do planeta que contém o conjunto dos seres vivos e na qual a vida é permanentemente possível.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Carlos Henrique. Biosfera/ Ecosfera Região do planeta que contém o conjunto dos seres vivos e na qual a vida é permanentemente possível."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Carlos Henrique

2 Biosfera/ Ecosfera Região do planeta que contém o conjunto dos seres vivos e na qual a vida é permanentemente possível

3 Condições essenciais à vida  Presença:  Água  Fonte de energia  Elementos químicos em contínua reciclagem  Ausência:  variações extremas de temperatura  radiações ionizantes - elétrons e prótons - partículas alfa, partículas beta - elétrons e prótons - - os raios gama, raios-x e neutrons.

4 Litosfera – camada superficial sólida da Terra (1/4 da superfície do planeta, condições climáticas variáveis, enorme biodiversidade); Hidrosfera – representada pelo ambiente líquido (3/4 da superfície do planeta, condições climáticas menos variáveis, salinidade variável, biodiversidade pequena; Atmosfera - camada gasosa que envolve as demais.

5 Hidrosfera REDE HIDROGRÁFICA: São todos os rios e afluentes contidos num determinado território. BACIA HIDROGRÁFICA: Área drenada por um rio e seus afluentes. HIDROGRAFIA: Ciência que estuda todos os recursos hídricos que compõem o planeta Terra (lagos, rios, oceanos e mares).

6 RECURSOS NATURAIS – Compreendem todos os elementos da natureza que podem ser usados pelos seres humanos. A água é um desses recursos. RECURSOS HÍDRICOS – Conjunto de todas as águas superficiais ou subterrâneas de uma região.

7 A SITUAÇÃO DA ÁGUA NO BRASIL O Brasil possui 11,6% de toda a água doce superficial do mundo; Os 70% da água disponíveis para uso estão localizados na Região Amazônica; Os 30% restantes distribuem-se desigualmente pelo país para atender a 95% da população.

8 OCEANOS OCEANOS são grandes massas de água salgada que circundam os continentes. Os 3 OCEANOS são: Ártico e Antártico não são oceanos, pois passam a maior parte do ano congelados. ATLÂNTICO PACÍFICO ÍNDICO

9 MARES MARES são porções do oceano que se encontram no interior do continente ou próximo a ele. Possuem menor profundidade que os oceanos. Recebem maior influência das terras continentais na forma de sedimentos, em grande quantidade dos rios e encostas litorâneas.

10 CARACTERÍSTICAS DE UM RIO Os rios, compostos por água doce, correm por um leito definido; São “alimentados” por chuvas (precipitação líquida), precipitações sólidas (granizo ou neve) ou por lagos e fontes (“olhos d’ água”); A nascente ou cabeceira de um rio geralmente se localiza em áreas elevadas (colinas, planaltos, serras ou montanhas); A medida que o rio avança até sua foz, seu volume vai aumentando gradativamente, uma vez que recebe água de seus afluentes e das chuvas.

11 ESTRUTURA DE UM RIO NASCENTE OU CABECEIRA – Onde o rio nasce. AFLUENTE – rios que desemboca no rio principal. MEANDRO – curva acentuada de um rio. CASCATA – ou queda d’ água ocorre em virtude de declives no relevo. FOZ OU DESEMBOCADURA – Onde o rio deságua, podendo ser um delta, um estuário ou mista. DELTA – Foz de um rio formada por vários braços ou canais do leito do rio. ESTUÁRIO – Parte do rio que se encontra com o mar. LEITO – Superfície coberta pela água (“caminho percorrido pela água”. BACIA HIDROGRÁFICA – Formada por um rio principal e seus afluentes. VAZÃO – Volume de águas.

12 CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO ESCOAMENTO EFÊMEROS – Existem durante curtos períodos de chuvas. Responsável pelas “enchentes relâmpagos” que afetam as áreas áridas e semiáridas. INTERMITENTES – Rios cujos leitos secam durante certo período do ano. Característicos de regiões bastante quentes (Sertão Nordestino) ou muito geladas. PERENES – Rios que correm durante o ano todo. A maior parte dos rios brasileiros.

13 CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO RELEVO RIO DE PLANÍCIE – Rios que correm por áreas planas onde praticamente não há cachoeiras, saltos e corredeiras. Estes rios são adequados a navegação. Ex: Amazonas, Araguaia, Tapajós e Negro RIO DE PLANALTO – Rios que correm por desníveis acentuados, onde se forma grande número de corredeiras e cachoeiras. São adequados para a construção de hidrelétricas e à prática de esportes radicais. Ex: São Francisco, Iguaçu, Paranaíba, Tietê e Paraná.

14 Lagos São formados quando algum obstáculo impede o curso das águas de rios, chuvas ou geleiras, que acabam se acumulando em áreas mais baixas. Em sua maioria possuem água doce, com algumas exceções, como o Mar Morto. “Poça d’ água gigante”

15 LIMNOCICLO O Limnociclo refere-se às águas existentes nos continentes (rios, riachos, lagos e áreas alagáveis ou brejos). Estes ambientes também são denominados de águas continentais. Eles podem ser classificados como águas lóticas e lênticas: Águas lóticas são as massas de águas correntes, como por exemplo os rios e os riachos. Águas lênticas são as massas de águas estacionárias ou paradas, como por exemplo os lagos.

16 Ecossistemas lóticos O ecossistema lótico é aquele cuja a água é corrente, como por exemplo, rios, nascentes, ribeirões, e riachos. Esse ecossistema tem como características o movimento, o contato água e terra e o teor de oxigênio. Os rios se originam a partir de pequenos cursos de águas derivados de nascentes ou águas em demasia que escoam sobre a superfície formando córregos. Conforme o córrego se move, a temperatura da água vai elevando-se, a velocidade diminui e ocorre um aumento no número de nutrientes.

17 Ecossistemas lênticos São as massas de águas estacionárias ou paradas, como por exemplo os lagos. A comunidade de plantas e animais de um lago pode, basicamente, ser dividida em duas zonas, embora não respeite limites precisos. zona fótica, região mais superficial da coluna d’água e onde existe luz suficiente para a fotossíntese, predominância de fitoplâncton (algas microscópicas e cianobactérias) e o zooplâncton (protozoários, rotíferos e microcrustáceos). zona afótica, mais profunda e onde pouca ou nenhuma luz penetra, predominância de organismos decompositores (bactérias e fungos).

18 Organismos  PLANCTON: Define-se como plâncton todos os organismos animais e vegetais incapazes de vencer as correntes de água, sejam elas doce ou salgada, flutuando passivamente na coluna d’água, ou nadando fracamente. A grande maioria dos componentes do plâncton é microscópica, havendo exceções como as medusas, o Krill e outros invertebrados, que são macroscópicos.  Fitoplancton: O fitoplâncton é composto pelos organismos vegetais, ou seja, espécies capazes de realizar a fotossíntese. Basicamente os componentes do fitoplâncton são as algas unicelulares.  Zooplâncton: Todos os animais do plâncton estão reunidos neste grupo. A diversidade do zooplâncton é extremamente grande, composta tanto por larvas como por animais adultos.

19  NECTON: O nécton inclui todos os animais capazes de se moverem independentemente das correntes de água. Sua capacidade de locomoção lhes permite perseguir presas, fugir de predadores, bem como realizar grandes migrações. Assim não estão restritos a uma determinada área, ocupando toda a coluna de água. Estão incluídos no nécton a maioria dos peixes adultos, os moluscos cefalópodes como lulas e polvos, mamíferos marinhos, répteis marinhos e grandes crustáceos.  BENTON: É o conjunto de seres que vivem fixos ou se arrastam no fundo do mar. Enfim, são os seres que pouco se afastam do fundo. Muitas algas, esponjas, ouriços-do-mar, estrelas-do- mar são exemplos de representantes de seres bentônicos.

20 Água dos oceanos pode ser dividida em zonas distintas com perfil ambiental e formas de vida exclusivas e características. No plano horizontal distinguem-se claramente duas zonas ou províncias marinhas: a nerítica e a oceânica TALASSOCICLO

21 Sistema Litoral : Zona supralitoral - acima da linha de nível médio da maré alta, mas influenciada profundamente pelo mar. Zona mediolitoral - entre as linhas de nível médio de mares altas e baixas. Fica periodicamente exposta ao ar durante as marés baixas. Zona infralitoral - abaixo da linha de nível médio da maré baixa (baixa-mar), até o limite de existência de algas fotófilas (dependentes de boa luminosidade).

22 EPINOCICLO Conjunto dos ecossistemas terrestres. Esse biociclo pode ser dividido em biomas, definidos pela combinação de um determinado clima com uma certa vegetação. Correspondem a grandes ecossistemas com aspecto homogêneo. O desenvolvimento dos biomas depende de fatores abióticos como a temperatura, pluviosidade, solo, luminosidade e disponibilidade de água. A latitude e a altitude são critérios importantes na caracterização dos biomas terrestres.

23 Biomas terrestres


Carregar ppt "Professor Carlos Henrique. Biosfera/ Ecosfera Região do planeta que contém o conjunto dos seres vivos e na qual a vida é permanentemente possível."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google