A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projecto de Lista de Encabeçamento de Matérias Culinária Unidade Curricular: Análise da Informação II Docente: Doutora Ana Terra Diana Oliveira (9100011)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projecto de Lista de Encabeçamento de Matérias Culinária Unidade Curricular: Análise da Informação II Docente: Doutora Ana Terra Diana Oliveira (9100011)"— Transcrição da apresentação:

1 Projecto de Lista de Encabeçamento de Matérias Culinária Unidade Curricular: Análise da Informação II Docente: Doutora Ana Terra Diana Oliveira (9100011) Suzanna Guedes (9100307)

2 Sumário  Introdução  Contextualização  Definição de lista de encabeçamento de matérias  Relações semânticas entre cabeçalhos  Lista de Encabeçamento de matérias do tema culinária  Conclusão  Bibliografia

3 Introdução  No âmbito da unidade curricular de Análise da Informação II, foi proposto a elaboração de um projecto de uma lista de encabeçamento de matérias. Como temática, o grupo 3 optou por culinária, sendo que este abrange um vasto conjunto de termos relevantes e úteis para rapidamente recolher informação necessária ligado ao tema. A nossa listagem de encabeçamento de matérias é composto por:  Cabeçalhos – 47  Subcabeçalhos – 19

4 Contextualização  Culinária é termo designado como uma arte de cozinhar, que passa pela confecção e preparação de alimentos consoante a cultura do país onde esta se insere, que tem evoluído ao longo dos tempos e história.  A alimentação dos povos está também ligada ao desenvolvimento industrial.  Um termo associado à culinária é a gastronomia, que abrange a confeção dos alimentos e os cuidados a ter com a sua apresentação.

5 Cabeçalhos e Subcabeçalhos  Cabeçalho – Consiste num ou várias palavras que representam conceitos. Destina-se a representar os assuntos tratados nos documentos  Subcabeçalhos – Palavra / grupo de palavras ou símbolo, que está subordinado ao cabeçalho e que contribui para o tornar mais especifico (matéria ou assunto, tipográficos, cronológicos e de forma)

6 Definição de lista de encabeçamento de matérias  Charles Amy Cutter (1837- 1903). Bibliotecário americano e criador dos princípios teóricos e práticos, que levaram à criação de listas de cabeçalhos de assunto para bibliotecas. Publica a obra “Rules for a printed dictionary catalog”, na qual procura definir regras para a elaboração de listas de encabeçamento de matérias.

7 Regras para elaboração de listas de encabeçamento de matéria  Especificidade - debruça-se pelos conceitos mais específicos sem os englobar em categorias mais globais  Entrada Directa - opta-se por usar a forma própria da linguagem natural nos encabeçamentos compostos por mais do que uma palavra.

8 Relações semânticas entre cabeçalhos  Para uma melhor exploração do tema, convém que se estabeleça sempre que possível uma relação de equivalência, hierárquica e associativa entre os termos. Estas relações permitem remeter de um assunto em particular para outro e inversamente, que permite a quem faz a pesquisa conseguir recuperar um maior grupo de termos e suas relações.

9 Relação de Equivalência  Controlam a preferência de uso e os aspectos de sinonímia. Estas ilustram relações de equivalência irreversíveis entre descritores e não descritores, mostrando termos que poderão representar o mesmo conceito.  Ex: CHEFES Cabeçalho simples (substantivo isolado) VER Cozinheiro – Relação de equivalência

10 Relações Hierárquicas  Baseiam-se em graus e níveis de superioridade ou subordinação, em que o termo superior representa uma classe ou um todo, e os termos subordinados elementos ou partes.  Ex: CARNES BRANCAS TG Cabeçalho composto (substantivo + adjectivo) Carnes Brancas – Galinha – TE – Subcabeçalho de matéria

11 Relação Associativa  Estabelecem-se entre termos do mesmo campo semântico. Um dos termos é necessário como explicação ou definição do outro. Para estabelecer relações associativas é necessário recorrer ao dicionário, sendo estas relações reversíveis  Ex: DIETAS Cabeçalho simples (substantivo isolado) TR Alimentação saudável – Relação associativa

12 Lista de Encabeçamento  ALIMENTAÇÃO Cabeçalho simples (substantivo isolado) VER Comida - Relação equivalência  ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Cabeçalho composto (substantivo + adjectivo)  CARNES BRANCAS TG Cabeçalho composto (substantivo + adjectivo)  Carnes Brancas – Galinha – TE – Subcabeçalho de matéria  CARNES VERMELHAS TG Cabeçalho composto (substantivo + adjectivo)  Carnes Vermelhas – Vaca – TE – Subcabeçalho de matéria  CHEFES Cabeçalho simples (substantivo isolado) VER Cozinheiro – Relação de equivalência  COMIDA Cabeçalho simples (substantivo isolado)

13 Conclusão  A unidade curricular de Análise da Informação II, permitiu-nos realizar este trabalho de uma forma positiva, comprovando que a elaboração de uma lista de encabeçamento de matéria é fundamental e uma boa ferramenta para uma pesquisa aprofundada de um tema.

14 Bibliografia  BLANC-MONTMAYEUR, Martine; DANSET, Françoise – Lista de Cabeçalhos de Assunto para Bibliotecas. Lisboa: Editorial Caminho, 1999. ISBN 972-21-1289-9.  PORTUGAL. Biblioteca Nacional – Indexação: Terminologia e controlo de autoridades (manual). Lisboa: BN, 2003. ISBN 972-565-366-7.  PORTUGAL. Biblioteca Nacional – Classificação Decimal Universal. Lisboa: BN, 2005. ISBN 972-565-395-5.  Guia Michelin [Em linha] [Consult. 4 Jan. 2012] Disponível em WWW: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guia_Michelin.  Charles Amy Cutter [Em linha] [Consult. 4 Jan. 2012] Disponível em WWW: http://es.wikipedia.org/wiki/Charles_Ammi_Cutter.


Carregar ppt "Projecto de Lista de Encabeçamento de Matérias Culinária Unidade Curricular: Análise da Informação II Docente: Doutora Ana Terra Diana Oliveira (9100011)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google