Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMárcio de Sousa Dinis Alterado mais de 8 anos atrás
1
Geometria dinâmica e as tarefas investigativas José Monteiro Ricardo Portugal
2
Formato 38 horas presenciais distribuídas por sessões de trabalho de 3 horas a decorrer ao longo do presente ano letivo 38 horas de trabalho autónomo para Criação/Adaptação de materiais para a sala de aula
3
Objetivos da Oficina Promover o estudo e a reflexão criando nos professores autonomia para o aprofundamento da utilização de software de geometria dinâmica. Criar atividades/materiais, susceptíveis de serem trabalhados na sala de aula, com um desenvolvimento adequado ao 3º ciclo do Ensino Básico e ao Ensino Secundário Testar atividades/materiais em situação de sala de aula, avaliando o seu impacto (receptividade e eficácia) junto dos alunos Promover o trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional dos formandos
4
Resolução de tarefas disponibilizados pelos formadores Seleção dos temas e início da elaboração das atividades/materiais que irão aplicar em situações de sala de aula. (sessões não presenciais) Após um interregno as atividades/materiais serão apresentadas e discutidas em grande grupo com o objetivo de as refinar Aplicação das atividades em situação de sala de aula Apresentação e discussão final em grande grupo para que se partilhem os resultados, dificuldades/facilidades, questões a reformular, partilhar as conclusões e o modo como os alunos reagiram Metodologia
5
Avaliação Intervenção nas sessões Trabalho individual ou em equipa Trabalho presencial Trabalho autónomo Realização dos trabalhos nas sessões Assiduidade Produção de trabalhos e/ou materiais Aplicação da atividade em sala de aula Reflexão crítica Trabalho final 25%5%30%12,5%5%22,5%
6
Tópicos a incluir no relatório final Capa Breve introdução Tema matemático a explorar e respetiva fundamentação Objectivos específicos a atingir Tarefa proposta aos alunos e respetiva proposta de resolução Condições de aplicação Descrição do decorrer da aula
7
Breve reflexão sobre o que os alunos terão aprendido e quais os conhecimentos que terá mobilizado para implementar a atividade Breve reflexão sobre os conhecimentos que os alunos terão mobilizado para implementar a atividade e o que terão aprendido com ela Registos dos materiais produzidos pelos alunos Dificuldades sentidas na preparação e na aplicação da tarefa Conclusões Tópicos a incluir no relatório final
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.